Reposto aqui uma troca de e-mails entre pastores protestantes. Talvez possamos ter esperanças, não?
"Eu queria uma opinião do senhor a respeito: a igreja é um bom lugar para ensinar ciência? Em que circunstâncias? Como isso pode ser feito (caso o senhor ache que seja uma boa ideia) e que cuidados tomar?
Atenciosamente
Marcio Antonio Campos
Gazeta do Povo – Editor – Economia"
------------------------------------------------------------------------------------
Bom dia Márcio Campos
Li o artigo e achei bastante interessante. respondo a sua pergunta dizendo que acho que as questões levantadas pela ciência podem e devem ser tratadas nas igrejas. Quero fazer um pequeno comentário sobre isso e reportar ao exemplo de uma igreja que pastoreei em São Paulo. como você sabe nem sempre o conhecimento científico e a Teologia estiveram distantes, pelo contrário, houve entre os primeiros teólogos a ideia de que era possível o conhecimento de Deus através da observação da natureza - é o que chamamos de Teologia Natural - a contemplação da natureza permitiria chegar ao pleno conhecimento de Deus e da sua vontade. Assim muitos teólogos tinham conhecimento de matemática, física, biologia e astronomia. Estes teólogos escolásticos imaginavam que o conhecimento da natureza libertaria o homem das trevas e da superstição. desta forma muito do conhecimento científico moderno nasceu nos mosteiros e nas universidades estabelecidas e patrocinadas pela Igreja. Não é do desconhecimento de ninguém que grandes universidades americanas que são responsáveis pelo desenvolvimento científico mundial foram e algumas permanecem escolas confessionais - ex. Harvard, Princeton e outras. A separação entre ciência e teologia começa a ocorrer quando cresceu - principalmente a partir da Reforma Protestante - a ideia de que a revelação natural era insuficiente para nos dar um conhecimento completo a respeito de Deus e da sua vontade, e assim os teólogos se dedicaram a revelação especial, ou seja, a Bíblia e a sua interpretação. Informo que fazia parte do currículo do primeiro seminário presbiteriano no Brasil o estudo de matemática, física e biologia além das ciências humanas, e um dos primeiros pastores presbiterianos Antônio Trajano (1843-1921) era um matemático e que foi autor de vários livros de matemática, e que o primeiro curso da Universidade Presbiteriana Mackenzie foi de engenharia. Como estudar ciência hoje na igreja? entendo que a igreja não deve assumir a função da escola de formar cientistas, mas deve ser um espaço para se tratar dos temas vitais da humanidade, assim ela não forma mas desperta o interesse vital. E aí eu reporto para uma experiência que vivi: tive a honra de ser pastor de uma comunidade em que muitos dos membros eram cientistas - a Igreja Presbiteriana do Butantã em São Paulo. Como esta igreja ficava nas portas da USP e professores, funcionários e alunos de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) desta instituição de ensino participavam da igreja, o conselho resolveu criar um fórum de discussão A sexta filosófica foi coordenada por muito tempo pelo Prof Dr. Luiz Salomão que era prof. da USP - fisiologista e que desenvolveu importante pesquisa sobre o câncer - a sexta filosófica está na sua 100ª edição.
Alguns dos temas tratados (tirados do site da igreja);
XXI Sexta Filosófica
Dia 30 de junho de 2000
Tema: Deus e a ciência
Dr. Paulo Nogueira Neto
Ex-secretário nacional do Meio Ambiente, premiado pela ONU
Momento musical:
José Luiz Ribeiro
XLII Sexta Filosófica
Dia 26 de outubro de 2003
Tema: Homeopatia e ecologia médica
Prof. Dr. Fernando Antonio Cardoso Bignardi
Escola Paulista de medicina
LXXXVI Sexta Filosófica
Dia 28 de maio de 2010
Tema: A procura de vida fora da Terra
Augusto Damineli:
É professor titular e chefe do Departamento de Astronomia do IAGUSP e representante do Brasil para o Ano Internacional da Astronomia (IYA2009). Fez pós-doutorado em Roma (IAS/CNR) e foi professor visitante na Universidade do Colorado em Boulder. Pesquisa na área de estrelas massivas. Sua pesquisa sobre a estrela eta Carinae teve repercussão mundial (
www.etacarinae.iag.usp.br).
Momento musical:
Trio Marupà - obras de Corelli e Astor Piazolla
O site da igreja é
http://www.ipbutanta.org.br.
Abs
Agemir