Enquete

Você tomaria a decisão do protagonista?

Sim.
Não.

Autor Tópico: Medo da verdade: dilema moral  (Lida 4493 vezes)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: Medo da verdade: dilema moral
« Resposta #25 Online: 04 de Janeiro de 2009, 01:02:59 »
A Justiça brasileira deixa muito a desejar, sem dúvida... mas é melhor que a anarquia.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #26 Online: 04 de Janeiro de 2009, 02:06:36 »
Sim, concordo. Só não acho que a escolha seja necessariamente tão dicotômica.  De fato, duvido muito que seja.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 14 de Janeiro de 2009, 05:41:27 »
Assisti o filme hoje para ver do que se tratava o tópico. :P

Achei a situação do filme um tanto inverossímil, principalmente porque não haveria condição do policial aposentado manter tanto sigilo sobre sua decisão.
De ficar com a filha? Ué, era só mantê-la na casa de campo e depois se mudar para longe, que era o que eles estavam fazendo.  

Os raptores optaram por meios ilegais que causaram sofrimento a pessoas inocentes e puseram a vida da criança em risco. A farsa ainda custou a vida de muitas pessoas, embora a maioria deles não fossem exatamente inocentes.
Todas essas pessoas que morreram sabiam dos riscos e decidiram que valia a pena.  Penso mesmo que nenhuma delas se arrependeu.  Motivo para se arrepender, não acho que tinham.
O homicídio do  traficante e do seu capanga faziam parte da farsa, então a única morte "acidental" que ela custou foi a do Remy Bressant. Os outros que morreram foi em decorrência do sequestro do outro guri.

Sobre a decisão do protagonista, desculpem, mas eu não li a extensa discussão de vocês. Primeiramente, a decisão do tio da Amanda em foi em um caso extremo, onde a mãe viciada pretendia fugir com um bandido com ambos tendo um traficante na cola. Ou seja, a Amanda tava fudida. Já a decisão do protagonista se deu com a mãe prometendo largar as drogas, mostrando-se preocupada com a filha, arrependida, sem o parceiro bandido e com a questão com o traficante resolvida. Então havia uma boa oportunidade para a Amanda criar-se bem, apesar da falta de preocupação demonstrada pela mãe no final do filme.

Mas, quem garante? Aqueles dois guris do massacre de Columbine cresceram em excelentes famílias e  fizeram aquilo sem nenhum motivo decente. Sofreram bullying, jogavam Doom e escutavam música pesada. E aí? Eles simplesmente eram uns idiotas. Já tem gente que se criou com muitas dificuldades e tornaram-se grandes pessoas, não vou dar nenhum exemplo porque já comentam muito disso na TV e nos filmes.

Talvez a Helene não tivesse largado as drogas, o que poderia acarretar em novos problemas com o tráfico, violência doméstica ou em sua morte. A guria então teria de ir para um orfanato onde iria criar-se em o amor de pais que o casal Doyle ofereceria. Mas quem sabe? Não é por deslize que se deve retirar a guarda de alguém. Paternidade não é questão meritocrática, é, acima de tudo, de sangue. A decisão do protagonista de deixar a criança com o ex-policial pareceria algo como tirar uma criança do Morro do Alemão para pais que moram no Leblon só pela justificativa que ela terá mais oportunidade assim. Não é assim que as coisas funcionam.

A propósito, a questão não deixa de ser semelhante com a acontecida no filme Juno. Lembrei também daquele filme I am Sam, em que o Sean Penn interpreta um deficiente mental tentando obter o direito da guarda de sua filha.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 14 de Janeiro de 2009, 11:50:06 »
Em Juno a decisão de entregar a criança para outra família é voluntária, mas não deixa de ter algumas semelhanças sim. De qualquer forma, Medo da Verdade é um grande filme, desses que fazem você pensar e ter longas discussões :ok:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #29 Online: 14 de Janeiro de 2009, 23:21:54 »
Juno foi um filme (e uma situação) bem diferente.  A começar por ter muito menos dissimulação e personagens muito mais maduros e responsáveis.

Paternidade não é questão meritocrática, é, acima de tudo, de sangue.

Infelizmente.  E, espero, por enquanto :)
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 15 de Janeiro de 2009, 00:20:12 »
Eu quis dizer que os dois filmes tratam de pessoas mais velhas definindo o conceito de lar para crianças que não possuem esse poder de escolha. Como diz o filme deste tópico no início:
I always believed it was the things you don't choose that makes you who you are. Your city, your neighborhood, your family. People here take pride in these things, like it was something they'd accomplished.

Em Juno a decisão de entregar a criança para outra família é voluntária, mas não deixa de ter algumas semelhanças sim. De qualquer forma, Medo da Verdade é um grande filme, desses que fazem você pensar e ter longas discussões :ok:
:ok:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!