Autor Tópico: Globo.com - Para ter autocontrole, adote uma religião, afirmam psicólogos  (Lida 5826 vezes)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: Globo.com - Para ter autocontrole, adote uma religião, afirmam psicólogos
« Resposta #25 Online: 14 de Fevereiro de 2009, 23:46:18 »
Sujeito não acredita em religiões, por tanto essa é a sua religião.
Sujeito não acredita em ideologias, portanto essa é sua ideologia.
Fulano é absolutamente inconstante, portanto ele é constante em sua inconstância.
Fulano chama fanáticos de fanático, logo é um fanático em chamar fanáticos de fanáticos.

Essa resposta é do Sottomaior:

Ateísmo é uma religião como qualquer outra...
Assim como Careca é cor de cabelo
Assim como Ausente é só uma maneira de dizer presente
Assim como "A Pé" é um tipo de Carro
Assim como "Não Fumo" é uma marca de Cigarro
Assim como Desligado é um canal de Televisão

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 14 de Fevereiro de 2009, 23:49:48 »
 :histeria:
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #27 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 00:18:52 »
Mas venhamos e convenhamos, existem ateus religiosos, assim como existem comunistas religiosos.Quem prega que o ateísmo é o supra sumo moral do planeta é religioso.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 00:21:05 »
Mas venhamos e convenhamos, existem ateus religiosos, assim como existem comunistas religiosos.Quem prega que o ateísmo é o supra sumo moral do planeta é religioso.

Existem ateus com muita fé, de fato.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 00:23:41 »
Ateísmo não pode ser o suprasumo moral já que por si só não se pronuncia a respeito deste tema.

Dawkins falou a questão de confundir paixão com religiosidade. Eu sou um apaixonado pelas coisas que faço, mas serei religioso quando trocar as evidências pelo dogma.
Temos que manter a qualquer custo o conceito das palavras.

Se você falar que existem ateus fanáticos, aí pode ser mais preciso.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 00:24:53 »

Qual é a fé que o ateu pode ter?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 00:30:40 »

Fé na inexistência de Deus. Seria crer que Deus não existe, em vez de simplesmente não crer que ele existe. É o chamado ateísmo forte, positivo ou dogmático.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 00:37:23 »
entendo, é um assunto um pouco difícil não? Fé na inexistência de algo, me parece logicamente inadequado.

Por exemplo, se eu vejo um bode em minha frente, ou um esqueleto de dinossauro e afirmo que eles não existiram, o termo fé na inexistência poderia ser, com ressalvas, utilizado.

A frase

Eu não acredito em [EnteMístico] e tenho certeza de que ele não existe porque absolutamente não há evidências não anedóticas disponíveis.

Troque os entes:
EnteMístico=Deus  --> Afirmação é fé.
EnteMístico=Bumba --> Afirmação é lógica
EnteMístico=Fada  --> Afirmação é lógica

Se concordamos que não há evidências, não importa qual EnteMístico eu utilizo, a afirmação continua sendo verdade e não pode ser tachada de fé.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #33 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 00:37:58 »

Fé na inexistência de Deus. Seria crer que Deus não existe, em vez de simplesmente não crer que ele existe. É o chamado ateísmo forte, positivo ou dogmático.

Honestamente, são os tipos mais irritantes de ateus, já que não diferem muito dos religiosos teístas. Ateu que quer doutrinar os outros é a coisa mais sem sentido que existe.
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #34 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 00:39:54 »
entendo, é um assunto um pouco difícil não? Fé na inexistência de algo, me parece logicamente inadequado.

Por exemplo, se eu vejo um bode em minha frente, ou um esqueleto de dinossauro e afirmo que eles não existiram, o termo fé na inexistência poderia ser, com ressalvas, utilizado.

A frase

Eu não acredito em [EnteMístico] e tenho certeza de que ele não existe porque absolutamente não há evidências não anedóticas disponíveis.

Troque os entes:
EnteMístico=Deus  --> Afirmação é fé.
EnteMístico=Bumba --> Afirmação é lógica
EnteMístico=Fada  --> Afirmação é lógica

Se concordamos que não há evidências, não importa qual EnteMístico eu utilizo, a afirmação continua sendo verdade e não pode ser tachada de fé.

300 anos atras poderíamos substituir o [ente místico] por átomos.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline yud

• Nível 11
  • *
  • Me and the Devil
« Resposta #35 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 00:44:49 »

Junte a isso uma "catequização", uma imposição de que sua crença é única, absoluta e real, que todas as outras são erradas e voilà... Temos uma religião

"You may bury my body, down by the highway side
So my old evil spirit can catch a Greyhound bus and ride"

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 00:50:28 »
Esse é sempre um ponto interessante Barata.

E basicamente poderia ser traduzido como "Caso não sejamos capazes de provar a inexistência de algo, deveríamos acreditar em sua existência ou não descartá-lo por completo?"

Há 300 anos atrás, eu poderia tratar a hipótese dos átomos como é tratada a energia escura. Existe um fenômeno, ele é verificável, eu estou criando minhas hipóteses sobre isso. Pode ser um átomo, é uma explicação possível.

No caso de Deus, não existe um fenômeno visível, a não ser que aceitemos que a criação é a prova da existência de dele. Premissa, prova e fenômeno se tornam o mesmo aqui.

Não sei se são comparáveis Barata.  Infelizmente para mim, que sou o cara que mais gostaria neste mundo que deus existisse, não há material para constuirmos uma hipótese.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #37 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 01:26:37 »
Esse é sempre um ponto interessante Barata.

E basicamente poderia ser traduzido como "Caso não sejamos capazes de provar a inexistência de algo, deveríamos acreditar em sua existência ou não descartá-lo por completo?"

Há 300 anos atrás, eu poderia tratar a hipótese dos átomos como é tratada a energia escura. Existe um fenômeno, ele é verificável, eu estou criando minhas hipóteses sobre isso. Pode ser um átomo, é uma explicação possível.

No caso de Deus, não existe um fenômeno visível, a não ser que aceitemos que a criação é a prova da existência de dele. Premissa, prova e fenômeno se tornam o mesmo aqui.

Não sei se são comparáveis Barata.  Infelizmente para mim, que sou o cara que mais gostaria neste mundo que deus existisse, não há material para constuirmos uma hipótese.

O deus das lacunas sempre vai ser uma possibilidade, microscópica, mas uma possibilidade.Cientificamente falando o agnosticismo é a opção mais correta.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 01:27:49 »
Você pode até achar Deus muito, muito improvável, mas não dizer que sabe que ele não existe.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 01:33:05 »
Barata

tenho dúvidas. Não descarto a existência de uma inteligência por de trás do universo, mas eu tenho dúvidas em que a postura agnóstica é a mais adequada.

Mas, Uili, eu não poderia afirmar que Fadas são muito improváveis, mas que eu não posso afirmar a sua inexistência. E que a rigor, eu não posso afirmar a inexistência de praticamente nada?

E neste caso, o agnosticismo seria um sinônimo para essa incapacidade de constituir provas  e não de um sintoma de alguma evidência existente, ainda que mínima? E no caso de ser esse sinônimo, o que há de especial da hipótese Deus criador versus Fada do pântano criadora?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #40 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 01:35:45 »
Barata

tenho dúvidas. Não descarto a existência de uma inteligência por de trás do universo, mas eu tenho dúvidas em que a postura agnóstica é a mais adequada.

Mas, Uili, eu não poderia afirmar que Fadas são muito improváveis, mas que eu não posso afirmar a sua inexistência. E que a rigor, eu não posso afirmar a inexistência de praticamente nada?

E neste caso, o agnosticismo seria um sinônimo para essa incapacidade de constituir provas  e não de um sintoma de alguma evidência existente, ainda que mínima? E no caso de ser esse sinônimo, o que há de especial da hipótese Deus criador versus Fada do pântano criadora?

Nada impede que você seja agnóstico ateísta.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 02:13:11 »
Barata

Tudo bem, são seres muito improváveis, mas você pode dizer que sabe que eles não existem? Bom, o Dawkins tem uma escala de ateísmo que vai de um a sete:

1.00: Strong theist. 100% possibility of God. In the words of C.G. Jung, 'I do not believe, I know"
2.00: Very high probability 'I cannot know for certain, but I strongly believe in God '
3.00: Higher than 50 per cent but not very high. Technically agnostic but leaning towards theism.
4.00: Exactly 50 per cent. Completely impartial agnostic.
5.00: Lower than 50 per cent but not very low. Technically agnostic but leaning towards atheism.
6.00: Very low probability, but short of zero. De facto atheist.
7.00: Strong atheist. 'I know there is no God, with the same conviction as Jung "knows" there is one

Eu me enquadraria com 6 tanto quanto a Deus quanto a fadas (talvez um pouquinho mais, essa escala admite números fracionários) - seria um descrente de facto, mas não poderia dizer que sei que eles não existem com toda convicção.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 15:19:58 »
Não posso dizer que sei que não existem. Não seria lógico.

Eu me coloco como 7 frente a qualquer deus religioso e 6 quanto a possibilidade de um princípio criador que eu não tenho a mínima condição de avaliar.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #43 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 17:04:07 »
Não posso dizer que sei que não existem. Não seria lógico.

Eu me coloco como 7 frente a qualquer deus religioso e 6 quanto a possibilidade de um princípio criador que eu não tenho a mínima condição de avaliar.
Eu tambem... se bem me lembro essa discussão ja ocorreu aqui no passado e a conclusão foi a mesma...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 17:09:46 »
É...  depois que escrevi me deu um deja vu

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #45 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 19:35:44 »
Viu? Você tá falando de dejà vú. Você tem fé neles. :biglol:
(Calma, brincadeira rapaz...!)

Tá, pontos esparsos:
1. Eu quando bêbado consigo ser mais controlado que muito religioso por aí. Já tirei a prova disso, eu tava de cara cheia num churrasco e o pessoal decidiu discutir religião.
2. As frases do Sottomaior são ótimas, eu só conhecia a do cabelo.
3. Tá faltando a definição de religião aqui. A xaropada que fez o artigo deve estar confundindo ateísmo com niilismo.
4. Adotando a definição de religião = dogmas+mitologia+código de ética, o Barata está correto em dizer que existem comunistas religiosos é correto. Mas esconde o fato que você vai achar gente política e economicamente religiosa em tudo quanto é canto - e sim, inclusive centristas.
5. Pra mim, existem agnósticos teístas e agnósticos ateus.
6. Na escala do Dawkins, me coloque no 7. Falar na possibilidade de existir um deus soa igualzinho a falar na possibilidade de um Papai Noel.
Latebra optima insania est.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #46 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 21:37:05 »
Lembrei, foi até com participação do Jus... (pelo menos eu acho que lembrei).
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #47 Online: 02 de Maio de 2009, 15:41:30 »
Barata

Tudo bem, são seres muito improváveis, mas você pode dizer que sabe que eles não existem? Bom, o Dawkins tem uma escala de ateísmo que vai de um a sete:

1.00: Strong theist. 100% possibility of God. In the words of C.G. Jung, 'I do not believe, I know"
2.00: Very high probability 'I cannot know for certain, but I strongly believe in God '
3.00: Higher than 50 per cent but not very high. Technically agnostic but leaning towards theism.
4.00: Exactly 50 per cent. Completely impartial agnostic.
5.00: Lower than 50 per cent but not very low. Technically agnostic but leaning towards atheism.
6.00: Very low probability, but short of zero. De facto atheist.
7.00: Strong atheist. 'I know there is no God, with the same conviction as Jung "knows" there is one

Eu me enquadraria com 6 tanto quanto a Deus quanto a fadas (talvez um pouquinho mais, essa escala admite números fracionários) - seria um descrente de facto, mas não poderia dizer que sei que eles não existem com toda convicção.

0.00: I am God.
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 03 de Maio de 2009, 10:22:34 »
Se eu adotar uma religião mesmo sem conseguir sinceramente acreditar nela, também funciona?

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #49 Online: 09 de Maio de 2009, 20:35:30 »
Fiz uma descoberta espiritual!

E de quebra, terei mais autrocontrole, muhahahahahaha!

Ei-la: Eu sou o imperador-deus de mim mesmo e de minha religião!

Oh, my Godmyself!!! I bless myself!

Agora vou sair pregando por aí e arrecadar mais grana!
Eis o mote: "Cada um pode ser o seu deus de si mesmo. Pergunte-me como" (sic)

Tenho até um nome para um livro, no prelo espiritual de minha mente:
"O Segredo espiritual"
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!