Autor Tópico: Pesquisa diz:Religiosos são mais equilibrados !  (Lida 1545 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
Pesquisa diz:Religiosos são mais equilibrados !
« Online: 09 de Janeiro de 2009, 17:07:35 »
http://g1.globo.com/Noticias/0,,MUL939940-9982,00-PARA+TER+AUTOCONTROLE+ADOTE+UMA+RELIGIAO+AFIRMAM+PSICOLOGOS.html

Michael McCullough e um psicólogo da Universidade de Miami, Brian Willoughby, revisaram oito décadas de pesquisas e chegaram à seguinte conclusão, que será publicada na próxima edição da revista científica Psychological Bulletin: a crença religiosa e a devoção promovem o autocontrole. McCullough não tem nenhuma motivação evangélica. Ele confessa não ser, ele próprio, um devoto. “Em relação à religião”, afirmou, “profissionalmente, sou fã, mas, pessoalmente, não vou muito a campo.” Seu interesse profissional surgiu do desejo de entender por que a religião evoluiu e por que ela parece ajudar tantas pessoas. Pesquisadores de todo o mundo descobriram repetidamente que pessoas devotas de religiões tendem a se sair melhor na escola, vivem mais, têm casamentos mais satisfatórios e são mais felizes de modo geral.

Esses resultados têm sido atribuídos às regras impostas aos devotos e ao apoio social recebido por eles através dos colegas de religião, porém esses fatores externos não respondem por todos os benefícios. No novo artigo, os psicólogos de Miami analisaram a literatura para testar a proposição de que a religião dá às pessoas uma força interior. “Simplesmente perguntamos se havia boas evidências de que pessoas mais religiosas têm mais autocontrole”, disse McCullough. “Por um longo tempo, não era legal que cientistas sociais estudassem religião, mas alguns pesquisadores o fizeram silenciosamente durante décadas. Quando você soma tudo, descobre fatos notavelmente consistentes de que a religiosidade se relaciona a um maior autocontrole.”

Na década de 1920, pesquisadores descobriram que estudantes que passam mais tempo em escolas religiosas com aulas também aos domingos se saíram melhor em testes laboratoriais para medição da autodisciplina. Estudos subsequentes mostraram que crianças devotas de uma religião foram classificadas pelos pais e professores como tendo baixa impulsividade, e a religiosidade se relacionou a maiores níveis de autocontrole em adultos também. Pessoas religiosas, conforme foi descoberto, têm mais tendência a usar cinto de segurança, ir ao dentista e tomar vitaminas. (...)

“Estudos de imagens cerebrais geradas enquanto as pessoas rezam ou meditam, mostram muita atividade em duas partes do cérebro, importantes para a auto-regulação e o controle da atenção e da emoção”, explicou ele. “Os rituais que as religiões têm encorajado durante milhares de anos parecem ser um tipo de exercício anaeróbico para o autocontrole.”

Em um estudo publicado pela Universidade de Maryland em 2003, estudantes expostos de forma subliminar a palavras religiosas (como Deus, oração ou Bíblia) foram mais lentos em reconhecer palavras associadas a tentações (como drogas ou sexo antes do casamento). De forma oposta, quando foram preparados com palavras de tentação, foram mais rápidos em reconhecer as palavras religiosas. “É como se as pessoas associassem a religião com a anulação dessas tentações”, disse McCullough. “Quando as tentações passam por suas mentes no dia-a-dia, eles rapidamente usam a religião para dissipar esses pensamentos.”

Num estudo de personalidade, pessoas altamente religiosas foram comparadas a pessoas que apoiavam noções espirituais mais genéricas, como a idéia de que suas vidas eram “dirigidas por uma força espiritual maior do que qualquer ser humano” ou que eles sentiam “uma conexão espiritual com outras pessoas”. Os participantes religiosos obtiveram pontuação relativamente maior para nível de consciência e autocontrole, enquanto as pessoas espiritualizadas tenderam a obter pontuações relativamente menores. “Pensar na unificação da humanidade e na unidade da natureza não parece estar relacionado ao autocontrole”, concluiu McCullough. “O efeito do autocontrole parece vir do envolvimento com instituições e comportamentos religiosos.” (...)

Estudos de personalidade identificaram uma diferença entre devotos verdadeiros e aqueles que frequentam os rituais por razões externas, como o desejo de impressionar as pessoas ou estabelecer ligações sociais. As pessoas intrinsecamente religiosas têm maior autocontrole, porém os extrinsecamente religiosos não. (...)

Pessoal,eu só postei o que eu vi,não me matem...  :histeria: :histeria:
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Re: Pesquisa diz:Religiosos são mais equilibrados !
« Resposta #1 Online: 09 de Janeiro de 2009, 19:02:39 »
Concordo. Não duvido disso.
Só que esse equilíbrio, está longe de ser uma virtude; é apenas mais uma das mazelas da religião.

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #2 Online: 09 de Janeiro de 2009, 19:37:27 »
São equilibradíssimos, na verdade, a maioria dos homens-bomba e demais terroristas são ateus.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 09 de Janeiro de 2009, 19:55:48 »
O cara da pesquisa sabe explicar o motivo da pauleira entre os equilibrados católicos contra os equilibrados protestantes na Irlanda ou os atos dos civilizados religiosos que colocam bombas em estações de Metrô na Inglaterra ou a existência de gente como Jim Jones?

Acho que esqueceu de incluir esse pessoal todo na pesquisa .

Offline Fabrício Fleck

• Nível 07
  • *
    • Bruxo de Santos
« Resposta #4 Online: 10 de Janeiro de 2009, 16:07:31 »
Interessante pesquisa. Gostaria de ler mais quando ele for publicada. Mas acho que o resultado vai variar de acordo com o nicho religioso que você pesquisa.

Exemplos:

1.
Por experiência própria e por ler muitos tópicos aqui (e outros fóruns) sabemos que muitos pentecostais são desequilibrados emocionalmente, estéricos, violentos na defesa da sua fé e exagerados na sua credulidade.

2. Canção Nova, Monfort, Opus Dai e vários segmentos católicos idem

3. Grupos esotéricos, ufolatras etc idem

3. Fundamentalistas islâmicos, que por causa de uma simples caricatura matam e morrem idem

E tantos e tantos outros exemplos atuais e da própria história.

Talvez esse "equilibrio" que o pesquisador constatou seja apenas reflexo do culto a obediência que as religiões promovem.

Mas vamos lá, quanto mais dados obtivermos da psicologia da religião melhor.

Só lembrando que mesmo que seja constatado que religião traga paz, equilibrio e aumente a expectativa de isso não PROVA nada das suas alegações e seres fantásticos. Muito pelo contrário, prova sim que tudo é resultado da psicologia...da mente humana :ok:

"Mas qualquer que fizer tropeçar um destes pequeninos que creem em mim, melhor seria se lhe pendurasse ao pescoço uma pedra, e se submergisse na profundeza do mar." Mateus 18:6

http://obruxodesantos.haaan.com

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #5 Online: 10 de Janeiro de 2009, 16:17:24 »
Exemplo de equilíbrio muito comum no clero

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #6 Online: 10 de Janeiro de 2009, 16:26:14 »
Maldade copenhagen!
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #7 Online: 11 de Janeiro de 2009, 01:50:16 »
Só que esse equilíbrio, está longe de ser uma virtude; é apenas mais uma das mazelas da religião.

Como assim?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 11 de Janeiro de 2009, 02:04:09 »
Tópico repetido (pela segunda vez), mas no original o título dizia que religiosos têm mais autocontrole. A notícia, porém, é a mesma.
../forum/topic=18793.0.html
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2009, 02:06:16 por uiliníli »

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
  • Disculpen las molestias, esto es una revolución.
« Resposta #9 Online: 11 de Janeiro de 2009, 18:44:04 »
Diazepan e Haldol também deixam a pessoa mais dopada equilibrada!
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #10 Online: 11 de Janeiro de 2009, 18:51:23 »
Duas observações:

1) Mesmo que os dados estejam corretos e que haja uma verdadeira correlação, não será necessariamente no sentido de que a religiosidade ou a religião causam esse suposto equilíbrio.  Pode, por exemplo, ser o contrário.

2) Sobre psicofármacos: eles podem ser necessários em alguns casos.  Mas nunca serão melhores do que o que um sistema nervoso completamente saudável pode fazer por sua própria conta, com autoregulagem bem cuidada e bem treinada. 

Psiquiatras simplesmente não podem avaliar o estado de seus pacientes e rever as receitas com agilidade comparável à do próprio cérebro do paciente.

Pior ainda, há uma tendência a se apelar para fármacos em problemas como o distúrbio borderline que pouca ou nenhuma relação tem com neuroquímica e são mais cognitivos do que bioquímicos.  Esse é um problema sério que não tem recebido a atenção devida... e que a religião pode ajudar a resolver, se for suficientemente competente e lúcida.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #11 Online: 12 de Janeiro de 2009, 12:59:43 »
O grande problema com a questão dos benefícios/malefícios abstratos da religião é que temos de aceitar o "depoimento" dos praticantes.
  Tem muito crente que acha que "melhorou" depois de aceitar Gezuis! :biglol:
  Alguns parentes discordam e pensam seriamente em eliminá-lo. :histeria: :histeria:
  É tudo subjetivo!
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 12 de Janeiro de 2009, 17:30:02 »

Como assim?

Esse equilíbrio não é resultado de um processo de amadurecimento ou de crescimento pessoal, acho que é resultado de um pacto de comportamento com um ser superior invisível e vigilante: se "andar na linha papai-do-céu" não castiga e se "colaborar" papai do céu pode até ajudar.

Em outras palavras, acho que é um equilibrio fundamentado no mêdo e na insegurança, por isso não considero virtude, mas mazela. Equilibrio que gera passividade e acomodação, que inibe a capacidade de fazer perguntas sem considerar riscos de castigos divinos.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #13 Online: 12 de Janeiro de 2009, 18:19:53 »
2.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #14 Online: 12 de Janeiro de 2009, 20:09:49 »
Esse equilíbrio não é resultado de um processo de amadurecimento ou de crescimento pessoal, acho que é resultado de um pacto de comportamento com um ser superior invisível e vigilante: se "andar na linha papai-do-céu" não castiga e se "colaborar" papai do céu pode até ajudar.

Desculpe, mas essa é uma generalização bastante tosca e desinformada.

Em outras palavras, acho que é um equilibrio fundamentado no mêdo e na insegurança, por isso não considero virtude, mas mazela. Equilibrio que gera passividade e acomodação, que inibe a capacidade de fazer perguntas sem considerar riscos de castigos divinos.

Não sei qual a amostragem de religião que você está usando, mas é bastante distorcida, com certeza.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 12 de Janeiro de 2009, 20:48:18 »

Não sei qual a amostragem de religião que você está usando, mas é bastante distorcida, com certeza.

Então está ótimo, estou pensando certo.
 :histeria:

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #16 Online: 13 de Janeiro de 2009, 13:42:12 »

Não é.
Sintetiza muito bem a expectativa tosca dos religiosos de que a realidade será modificada, caso encontrem os rituais mágicos que agradem ao ser mítico.
  Giga tocou no ponto nevrálgico da questão! :ok:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!