Autor Tópico: Imposturas intelectuais: Arte abstrata  (Lida 2972 vezes)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Imposturas intelectuais: Arte abstrata
« Online: 12 de Janeiro de 2009, 10:40:52 »
Sabe aquelas obras de "arte" abstrata que você achava que até uma criança era capaz de fazer? Pois é...

12/01/09 - 06h08  - Atualizado em 12/01/09 - 08h39 
Menina de 2 anos expõe quadros na Austrália

Diretor de galeria em Melbourne aceitou quadros sem saber que eram de menina de 2 anos.

Da BBC

A artista-mirim Aelita Andre.
(Foto: Divulgação/BBC)
            Uma menina de 2 anos terá suas pinturas expostas em uma das principais galerias da Austrália.

Mark Jamieson, diretor da galeria de arte Brunswick Street Gallery de Melbourne, segunda maior cidade da Austrália, afirma ter aceitado expor as pinturas abstratas de Aelita Andre, sem saber que a artista tem apenas 2 anos.

A mãe da menina, Nikka Kalashnikova, também artista, não mencionou a idade da filha ao mostrar os quadros ao diretor, que gostou do que viu e fez questão de incluir as obras em uma mostra com outras duas outras artistas, uma delas, a própria mãe de Aelita.

Kalashnikova disse que, ao apresentar as pinturas da filha a Mark, ela e o marido apenas queriam uma outra opinião sobre o trabalho da pequena artista, que acreditam ser uma criança prodígio.

Uma das obras de Aelita Andre. (Foto: Divulgação/BBC)
(Foto: Divulgação/BBC)
            Após Jamieson descobrir que as obras tinham sido pintadas por uma criança, mesmo admitindo constrangimento, decidiu levar adiante a idéia de expô-las.

Antes de descobrir a idade de Aelita, o diretor já teria mandado produzir convites e feito publicidade sobre a mostra.

"Vou manter a exposição, mas isso não vai se tornar algo comum aqui", disse ele ao jornal australiano "The Age".

A mostra das pinturas de Aelita, avaliadas entre US$ 250 e US$ 1,5 mil, começa no final de janeiro.

Acho que a mãe da artista-mirim, sem querer, fez algo parecido com o que fez o Alan Sokal com seu célebre artigo "Transgredir as fronteiras: em direcção a uma hermenêutica transformativa da gravitação quântica", onde ele conseguiu publicar em uma conceituada revista de ciências humanas alinhada com o que há de pior na filosofia pós-modernista uma paródia de artigo com um monte de abobrinhas. (Veja o tópico Imposturas intelectuais)

Eu sempre olhei meio torto para essas obras de arte abstrata, pois, por mais que algumas contenham rabiscos e manchas aleatórios que vistos de longe até poderiam ser considerados bonitos, minha impressão era de que essas obras dependem de zero de técnica, são quadros que eu mesmo, com um pouco de sorte, poderia fazer, qua até uma criança poderia fazer, como ficou provado...

E agora, pós-modernistas?
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2009, 10:45:35 por uiliníli »

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
Re: Imposturas intelectuais: Arte abstrata
« Resposta #1 Online: 12 de Janeiro de 2009, 10:49:12 »
Eu sempre olhei meio torto para essas obras de arte abstrata, pois, por mais que algumas contenham rabiscos e manchas aleatórios que vistos de longe até poderiam ser considerados bonitos, minha impressão era de que essas obras dependem de zero de técnica, são quadros que eu mesmo, com um pouco de sorte, poderia fazer, qua até uma criança poderia fazer, como ficou provado...

Compartilho do seu pensamento. Não é algo que faz uma brincadeira com a percepção, mostrar novos ângulos, visões. São só.... manchas e pingos de tinta dispersos...

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #2 Online: 12 de Janeiro de 2009, 11:08:59 »
Lembrei de uma foto resposta boa para este papo de arte abstrata, mas nao a achei   :(

Era um sujeito admirando e refletindo sobre um extintor de incendio, e o guarda dizendo que a frescura era em outro andar

Offline ReVo

• Nível 19
  • *
  • "!"
« Resposta #3 Online: 12 de Janeiro de 2009, 14:29:44 »
Finalmente! Agora, os chimpanzés e elefantes artistas poderão reivindicar os seus totens no "Hall dos Célebres" da arte pós-moderna.  :D
"Most men love money and security more, and creation and construction less, as they get older." John Maynard Keynes

"Plus ça change, plus c´est la même chose." Giuseppe Tomasi di Lampedusa

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #4 Online: 12 de Janeiro de 2009, 15:10:19 »
Acho que o mais importante na arte abstrata (arte abstrata mesmo, e não outros movimentos modernistas) é dizer que a beleza de uma obra de arte está em quem vê, e não em quem faz.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 12 de Janeiro de 2009, 15:14:30 »
Tudo bem, só não concordo em chamar isso de arte, não no mesmo sentido em que obras com legítima qualidade técnica são arte. Eu não sou acadêmico, mas para mim da Vinci é arte, Rembrandt é arte, Monet é arte, Van Gogh é arte, Dalí é arte, Picasso é arte. Já um monte de manchas e respingos ou um urinol de porcelana branca não são arte.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 14 de Janeiro de 2009, 04:45:43 »
Poderiam fazer o inverso:  pegar umas bizarrices de artistas abstratos-conceituais consagrados e oferecer a algum curador alegando que são de uma criança só para ver sendo negado.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #7 Online: 17 de Janeiro de 2009, 21:02:51 »
Tudo bem, só não concordo em chamar isso de arte, não no mesmo sentido em que obras com legítima qualidade técnica são arte. Eu não sou acadêmico, mas para mim da Vinci é arte, Rembrandt é arte, Monet é arte, Van Gogh é arte, Dalí é arte, Picasso é arte. Já um monte de manchas e respingos ou um urinol de porcelana branca não são arte.
Tire o Picasso da lista que posso até concordar com você.
E quanto a Dalí, fico meio na dúvida, mas geralmente sou legal e coloco-o como arte também.
Latebra optima insania est.

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #8 Online: 28 de Março de 2009, 23:54:43 »
Há uma polêmica com os quadros em questão. Alguns críticos acreditam que boa parte do trabalho das telas é feito pelos pais da menina (que são artistas), e que a participação da menina neles é mais induzida que espontânea. Os pais negam.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 29 de Março de 2009, 08:06:46 »
Não é o primeiro caso assim que aparece, coisa de uns 5 anos atrás uma menina de cinco anos teve suas "obras" expostas em um concurso na Inglaterra e ganhou o primeiro lugar. Os jurados não conheciam a "artista".

A tal tirinha do cara admirando um extintor de incêndio é de um tópico em que falamos sobre arte moderna, acabei colocando lá algumas fotos de um "artista" que enlatou o próprio estrume e outro que fez uns quadros com merda de vaca...

E exatamente como comentei na época, será que as tais obras seriam tão aceitas  se os críticos de arte soubessem que ao invés de serem feitas por um "artista" famoso elas fossem feitas pelo porteiro da exposição?

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #10 Online: 29 de Março de 2009, 09:06:23 »
E quanto a Dalí, fico meio na dúvida, mas geralmente sou legal e coloco-o como arte também.
Eu não tiraria nenhum deles. Já se você está se referindo a boa arte, eu tiraria o Van Gogh.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 10 de Abril de 2009, 20:45:49 »
Paranóia ou mistificação? - texto de Monteiro Lobato.

No site do Art Renewal Center também há uns textos interessantes sobre isso, com os quais eu tendo a concordar bastante.

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #12 Online: 13 de Abril de 2009, 07:37:57 »
Para quem não tem escrúplos e ao mesmo tempo tem alguma criatividade é mesmo muito fácil chamar a atenção e ganhar ganhar dinheiro.
Não que eu queira acusar estes artistas disto.

Entretanto, já vi alguns exemplos de arte abstrata pra lá de esquisitos.

Dizem que gosto não se discute.
Mas, digam pelo amor de Odin, qual o mérito, qual a estética, qual o virtuosismo envolvido numa foto de um mictório?
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Bogoton

• Nível 10
  • *
« Resposta #13 Online: 13 de Abril de 2009, 18:11:20 »
Pode deixar o Salvador no rol dos grandes artistas, sem medo. Apesar de muitos de seus quadros serem apenas ilustrações imaginosas, o apuro técnico da bicha espanhola sempre foi tremendo.
Como desenhista então, mesmo seus maiores inimigos reconhecem sua habilidade.

Offline Bogoton

• Nível 10
  • *
« Resposta #14 Online: 13 de Abril de 2009, 18:20:48 »

E exatamente como comentei na época, será que as tais obras seriam tão aceitas  se os críticos de arte soubessem que ao invés de serem feitas por um "artista" famoso elas fossem feitas pelo porteiro da exposição?

Não seriam aceitas de maneira alguma. Basta dar uma olhada na história de Van Meegeren

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 16 de Abril de 2009, 01:46:00 »
Pode deixar o Salvador no rol dos grandes artistas, sem medo. Apesar de muitos de seus quadros serem apenas ilustrações imaginosas, o apuro técnico da bicha espanhola sempre foi tremendo.
Como desenhista então, mesmo seus maiores inimigos reconhecem sua habilidade.

Acho que em técnica Dali até que é fraquinho comparado a outros pintores da época, o destaque é justamente a maluquice, um pouco como o Escher.

Offline Bogoton

• Nível 10
  • *
« Resposta #17 Online: 16 de Abril de 2009, 08:15:50 »
Outros pintores da época?
Bem... cite alguns nomes, por favor.

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
« Resposta #18 Online: 16 de Abril de 2009, 10:22:03 »
Minha posição sobre a Arte Abstrata, já que sou professor de Arte:

Arte Abstrata é relevante sim, exigindo técnica, estilo, conhecimento profundo sobre a linguagem visual e de composição. Por isso mesmo é mais difícil de ser realizado do que a arte figurativa.

Mais difícil? Uma criança de 2 anos faz.

Não faz não. O que ela fez são borrões de tinta. É difícil mas tentarei explicar. Vamos pegar grandes artistas abstratos do século XX, como Mondrian, Miró, Kandinski e Pollock. São apenas manchas, borrões, linhas, cores, etc, mas me mostre o quadro de qualquer um deles e imediatamente os reconhecerei, afinal, possuem uma identidade única, derivado de anos de estruturação da própria arte. Possui um conceito forte atrás de cada tela, um conhecimento profundo da arte real. Pollock só jogava tinta, mas a maneira de fazer isso, os padrões que ele criou, as sutilezas de tons para criar efeitos tridimensionais são únicos e muito originais.

O grande problema da arte contemporânea é a Arte Conceitual, estreiada pelo merda do Duchamp quando o mesmo colocou um urinol numa exposição de arte, e foi aceito. A piada era essa, mandar um mictório de cabeça para baixo, chamar de A fonte e mandar para uma exposição, na esperança de ser recusado, mas por incrível que pareça aceitaram a "obra", o que justificava a questão: quais são os critérios para definir o que é e o que não é arte?
Só que os artistas vanguardistas desencanados pós-modernistas e frescos acharam a idéia genial: Poderiam fazer arte sem depender de técnica, apenas escolhendo coisas bizarras para expor, sendo que a idéia, o conceito por traz da escolha seria a arte, por isso Arte conceitual.

No Brasil isso chegou com a exposição de um porco empalhado, O Porco, de Nelson Leiner, em 1966.

É uma crítica feroz ao sistema de Salões com premiações para artistas, mas é ridículo como arte em si.

A bosta começa a feder quando isso vira moda. Os críticos de arte e marchants deixam de valorizar obras que dependam de apuro estético, e todos vão atrás de um novo Duchamp. Correm atrás do seu porco empalhado para se dizerem geniais. Isso leva ao caso dos macacos, elefantes e crianças.

Não é a pintura em si que faz sentido para esta gente, mas o fato de expor estas tranqueiras como arte, numa maneira de dizer que tudo é arte, que ela independe de processos lógicos, apenas sentimento e expressão. Baboseira pura.
Neste paradoxo cognitivo, a pintura da criança não é arte, mas expor estes quadros como arte fazem dela uma forma de arte. Difícil de entender? Pra mim também.

Por causa disso é que a pintura deixou de ser uma arte relevante no final do século XX e início do século XXI. Outras formas se destacam mais, sob o vácuo formado por esta crise, principalmente o audiovisual e a fotografia. Hoje discutimos filmes e grandes fotos, de vez em quando a construção de um grande prédio, mas nunca mais é discutido pintura. Virou um tabu ou então irrelevante culturalmente, o que é muito pior. Só aparece nas discussões quando prima pela bizarrice, como o macaco pintando e expondo.

A pintura virou o refúgio dos pedantes, passatempo para mulheres fúteis e decoração de interiores.

Merece um fim muito maior que isso.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 16 de Abril de 2009, 13:34:15 »
Outros pintores da época?
Bem... cite alguns nomes, por favor.

Pode procurar no site do art renewal center, organizando pela data de nascimento. O mais próximo e compatível com o que eu disse seria Pietro Annigoni, nascido em 1910. Mas eu pensava em algo mais abrangente, fim do século XIX, começo do XX, não década. Tem um monte de material interessante nesse período, e muitos que parecem ser tecnicamente superiores ao Dali.

http://www.artrenewal.org/asp/database/contents.asp?page=30&sort=b&

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 16 de Abril de 2009, 13:50:07 »
Não faz não. O que ela fez são borrões de tinta. É difícil mas tentarei explicar. Vamos pegar grandes artistas abstratos do século XX, como Mondrian, Miró, Kandinski e Pollock. São apenas manchas, borrões, linhas, cores, etc, mas me mostre o quadro de qualquer um deles e imediatamente os reconhecerei, afinal, possuem uma identidade única, derivado de anos de estruturação da própria arte. Possui um conceito forte atrás de cada tela, um conhecimento profundo da arte real. Pollock só jogava tinta, mas a maneira de fazer isso, os padrões que ele criou, as sutilezas de tons para criar efeitos tridimensionais são únicos e muito originais.

Eu não sou tão radical quanto os caras do ARC, acho que esse tipo de coisa pode ser até bonita, mais ou menos como uma foto duma nebulosa, de fumaça de cigarro, ou a textura de uma parede pode ser. Também não vejo tanta importância fabulosa em se conseguir um estilo pessoal apenas fazendo padrões visualmente agradáveis (ou não), não é um feito "genial", crianças de uns poucos anos de idade provavelmente também seriam capazes de fazer, além de eventualmente talvez conseguirem outros efeitos sobre os quais se pudesse analizar e então glamurizar, só que inconscientemente. O que talvez, ou provavelmente, talvez seja até a forma como essas coisas foram desenvolvidas pelos adultos pintores de rabiscos e borrões, depois acharam interessante e determinaram que era seu estilo, talvez analisando e discorrendo sobre isso de forma mais elaborada do que uma criança, que simplesmente faz porque lhe agrada aquele padrão. Até coisas meio Duchampianas eu posso achar meio interessantes, como umas coisas do Guto Lacaz meio engraçadas. Acho que são de certa forma um tipo de paródia disso tudo, e algumas vezes só curiosas (como uma arquibancada de cadeiras que parecia flutuar num lago, colocadas firmes sobre uma pedra sobre a qual havia apenas uma fina camada de água).

Não me incomodam as coisas em si, mas todo o verniz intelectual e glamurização que jogam sobre elas (que também pode ocorrer com pintores não-modernistas, diga-se de passagem). Não tem como discorrer horas sobre uma tela toda pintada de preto ou dois quadrados sobrepostos com diferentes tonaidades de branco.

Para finalizar, uma só pintura que acho 1000 vezes melhor do que qualquer coisa de Pollock, Kandinsky e cia:

Chama-se "connoisseur", de Norman Rockwell, mas poderia se chamar de "a vingança pelo bigode na Monalisa", talvez.

Offline Bogoton

• Nível 10
  • *
« Resposta #21 Online: 16 de Abril de 2009, 15:12:59 »

Pode procurar no site do art renewal center, organizando pela data de nascimento. O mais próximo e compatível com o que eu disse seria Pietro Annigoni, nascido em 1910. Mas eu pensava em algo mais abrangente, fim do século XIX, começo do XX, não década. Tem um monte de material interessante nesse período, e muitos que parecem ser tecnicamente superiores ao Dali.

Beleza, Banzai.
Eu dei uma boa olhada no Pietro, que me parece ser um ótimo acadêmico, mas... não sei cara.
Preciso ver mais. Vou segurar a minha língua até ver mais.
O grande problema é julgar por imagens da Net.
Legal você curtir o Norman. Entre os ilustradores eu apostaria que o maior é James Bama

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!