No segundo ponto eu tenho que concordar que todos fazem isso. Entretanto, todos fazerem não quer dizer que é o certo e nem sempre existe a possibilidade de agir diplomaticamente ou buscar um acordo - como foi o caso do Brasil colonial.
No terceiro:Como o Brasil estava situado em um local que poderia ser explorado e foi colonizado por um país que tinha a intenção de sugar todas as riquezas daqui e leva-las para a metropole; como somos uma civilização nova, nascidos a pouco mais de 500 anos, sempre sendo joguete de outros países. Tudo isso foi relevante, na minha opinião.
Mas não fizemos isso.
Pois é, infelizmente.
Na realidade é certo sim. O primeiro compromisso de um governo deve ser com os cidadãos, não tem porque fazer caridade com os cidadãos de outros países, exceto se isso gerar algum retorno maior para ele.
Exemplo, a Petrobrás investiu na Bolívia, construiu e o que ganhamos? Nada, um pé na bunda, a nacionalização das refinarias, e uma indenização menor do que o valor delas. Fora a humilhação internacional
Se o presidente da época, FHC, tivesse escolhido corretamente, teriam procurado outras alternativas do que investir em um país instável e indigno de confiança.
Os EUA são uma civilização nova, a Austrália, o Canadá, Nova Zelândia. Não me consta que sejam exatamente subdesenvolvidos.
A Coréia do Sul era bem pior do que o Brasil até 1950 ou 1960.
O Japão estava em cacos no pós guerra. A Europa então, nem se fala.
Será que o Brasil, que não teve guerra em seu território, não poderia ter aproveitado o momento e dado um salto em desenvolvimento? Mesmo sem os pesados investimentos feitos pelos EUA no pós guerra na Europa e Japão (plano Marshall, se não estiver enganado), não poderiamos estar melhor do que somos hoje? Será que a colonização tem tanta culpa assim, ou é só uma maneira de diminuir a nossa percepção de culpa pela situação brasileira hoje?
Será que com toda a percepção do que poderiamos ter sido, resolvemos, como um país, trabalhar e melhorar a situação aqui? Não poderiamos ter nos desenvolvido mais nos últimos 20 anos?