A questão não é se a Vale seria tão grande como hoje se fosse pública, mas sim que o dinheiro gerado por ela, mesmo que em menor quantidade, seria do governo e não de algumas poucos pessoas.
Não, eu discordo. A questão é.
O Retorno em impostos que a Vale gera hoje é Maior, Menor ou Igual ao que ela gerava quando era estatal?
É maior, o Brasil hoje arrecada mais com a Vale, em impostos, do que quando ela era estatal e deveria dar lucro para o país.
E só pelo que para de sair de dinheiro público para Aspones que ocupam diretorias criadas com fins políticos já vale a pena privatizar.
A corrupção em estatais seria diminuida na mesma época que corrupção da população brasileira.
Provavelmente nunca. Aliás, quando uma empresa deixa de ser pública, a corrupção deixa de ser feita com dinheiro público e passa a ser problema dos donos, privados da empresa. Privatização, SE FOR BEM FEITA, e eu tenho sérias restrições sobre como elas foram conduzidas no Brasil, apesar de não negar os avanços advindos dai.
Sim, ditaturas nunca estão certas, mas dizer que o melhor para o povo governado, seja por uma ditadura ou democracia, serve de justificativa para implantar uma ditadura. Um governo bom, independente de ser democrático ou não, deve visar, primeiramente, o melhor para todos e não só para o seu povo.
Eu discordo, um governo não tem a obrigação de resolver os problemas de outros países, se não for ganhar nada. Mas aqui temos um problema de discordância na base. A minha maneira de ver o mundo é totalmente diferente da sua. Dificilmente vamos concordar em algo além de discordar.
Tenho 19 anos
Nunca
Eu tenho 34, quaaaaase 35.
Bom, a Bolsa de Telefones (ou do Telefone) era uma empresa, onde as pessoas compravam e vendiam linhas de telefone. Porque na época, a telesp, que era estatal, levava ANOS para instalar uma linha telefônica. Dias para transferir uma linha de uma casa para outra. Linhas de telefone, em determinadas regiões chegavam a valores próximos de carros populares. (USD 3.000 até USD 7.000).
Se o sistema de telefonia tivesse permanecido estatal, você acha que teriamos a facilidade que temos hoje para ter um telefone OU continuaria assim, lento, devagar, levando anos (4+) para alguém comprar um telefone do governo?
Esta é a eficiência estatal média brasileira.
E sim, são de Três mil até Sete Mil dólares americanos, se a memória não me falha.