Autor Tópico: Cafeína pode causar alucinações  (Lida 4842 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
Cafeína pode causar alucinações
« Online: 15 de Janeiro de 2009, 09:24:44 »
http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2009/01/090114_cafe_vozes.shtml

Uma pesquisa feita por psicólogos da Universidade de Durham, na Grã-Bretanha, sugeriu que beber grandes quantidades de café pode fazer com que uma pessoa tenha uma tendência maior de sofrer alucinações. Pessoas que consomem mais de sete xícaras de café instantâneo por dia têm três vezes maior probabilidade de ouvir vozes, ver coisas que não existem ou até acreditar que estão sentindo a presença de pessoas que já morreram, do que as que bebem menos do equivalente a uma xícara, de acordo com os pesquisadores. Segundo o líder do estudo, Simon Jones, "alucinações não são necessariamente um sinal de doença mental (...) A maioria das pessoas tem experiências breves de ouvir vozes quando não há ninguém presente e cerca de 3% ouvem tais vozes regularmente". Mas o trabalho científico sugeriu que o risco de isso acontecer aumenta com o alto consumo de café e outras fontes de cafeína.

Os pesquisadores atribuem os resultados de sua pesquisa, feita com 200 estudantes, ao fato de que o café pode levar a um aumento da produção de um hormônio chamado cortisol.

A cafeína aumenta os efeitos fisiológicos do estresse e, nesse estado, o corpo libera cortisol. Uma concentração mais alta da substância no organismo pode fazer com que uma pessoa escute vozes não existentes.

Os cientistas dizem que esperam que a descoberta contribua para um melhor entendimento do efeito da nutrição sobre alucinações.

"Este é o primeiro passo para observar os fatores mais amplos associados a alucinações", disse Jones. "Pesquisas anteriores sublinharam vários fatores importantes, como trauma de infância, que pode levar a alucinações clinicamente relevantes."

"Acredita-se que vários destes fatores podem estar ligados a alucinações em parte por causa do seu impacto sobre a reação do organismo ao estresse. Dada a ligação entre comida e humor, e especialmente entre cafeína e a resposta do organismo ao estresse, parece sensato examinar o que uma perspectiva nutricional pode esclarecer", concluiu Jones.

\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
Re: Cafeína pode causar alucinações
« Resposta #1 Online: 15 de Janeiro de 2009, 09:43:01 »
...Uma vozinha está me dizendo agora pra diminuir o café!!!!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #2 Online: 15 de Janeiro de 2009, 09:47:07 »
...Uma vozinha está me dizendo agora pra diminuir o café!!!!

É só uma alucinação, não dê ouvidos a ela. :D
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Temma

• Visitante
« Resposta #3 Online: 15 de Janeiro de 2009, 10:43:21 »
prevejo comunidades no orkut

-cafeína da onda?

e relatos do tipo: cheirei 100 gramas de borra de café e até agora nada

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 15 de Janeiro de 2009, 10:47:56 »
Eu não tenho costume com café, é só tomar que dá uma coceira no corpo todo... só de lembrar já começo a coçar.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Iconoclasta SP

• Nível 15
  • *
« Resposta #5 Online: 15 de Janeiro de 2009, 11:37:33 »
Primeira vez que ouço falar de alguém que tenha alergia a café.

Bom, eu tomo café o dia todo. Tirando essa Girafa com a camisa do MST que às vezes sai de dentro da máquina de Xerox às vezes, não tenho visto nada de diferente durante o dia.

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #6 Online: 15 de Janeiro de 2009, 12:00:27 »
Depois de saber da origem deste café http://www.youtube.com/watch?v=0RiEtaS7k5s pessoas vão ficar alérgicas e ter alucinações. :o :susto:
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #7 Online: 15 de Janeiro de 2009, 12:03:16 »

A cafeína aumenta os efeitos fisiológicos do estresse e, nesse estado, o corpo libera cortisol. Uma concentração mais alta da substância no organismo pode fazer com que uma pessoa escute vozes não existentes.

Aleluia, irmão! O Senhor falou comigo!
To raise your kids

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #8 Online: 15 de Janeiro de 2009, 12:05:08 »
Não me espanta a descoberta.  Cafeína tem um forte efeito neurológico.  E se o café for muito gostoso, então ...
To raise your kids

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 15 de Janeiro de 2009, 13:58:09 »
Eu não sei se isso é alergia.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #10 Online: 15 de Janeiro de 2009, 15:26:36 »
Alucinações eu nunca tive, mas confesso que o excesso de café já me colocou em maus lençóis... Ainda essa semana tive taquicardia e não consegui fazer nada só porque cometi a besteira de tomar duas xícaras concentradas de café solúvel e granulado de uma marca bem conhecida...

Não me espanta a descoberta.  Cafeína tem um forte efeito neurológico.  E se o café for muito gostoso, então ...

Café torrado e moído "em casa" não tem preço... Dá vontade de passar o dia inteiro bebericando café...  ::)
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #11 Online: 15 de Janeiro de 2009, 15:42:49 »
Pobre de nós que adoramos estimulantes.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 15 de Janeiro de 2009, 18:57:18 »
Tomar um monte de garrafas de café e Coca-Cola todo dia me deram cálculos renais, mas alucinações nunca tive... :lol:

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #13 Online: 15 de Janeiro de 2009, 19:07:43 »
Quem nos garante que os pesquisadores dessa matéria não estavam sobre efeito da cafeína?

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 15 de Janeiro de 2009, 19:39:07 »
Se a substância responsável for a cafeína, então quem toma mate e chá (este possui mais cafeína do que o café) também está sujeito.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 15 de Janeiro de 2009, 19:57:25 »
Se a substância responsável for a cafeína, então quem toma mate e chá (este possui mais cafeína do que o café) também está sujeito.

Ou refrigerante, ou chocolate. Mas não é todo chá que tem cafeína.

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #16 Online: 15 de Janeiro de 2009, 20:14:07 »
Guaraná então deve deixar o pessoal muito doido!!!!! Dá-lhe guaranaína!!!
To raise your kids

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 16 de Janeiro de 2009, 02:11:52 »

Ou refrigerante, ou chocolate. Mas não é todo chá que tem cafeína.
Bem lembrado. Mas não são todos os refrigerantes que tem cafeína também, né?

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #18 Online: 16 de Janeiro de 2009, 05:40:03 »
Para quem não sabe, o  guaraná  é  recordista em presença de cafeína.  Chegou-se até a pedir pela mudança do nome da substancia para guaranaína. Cerca de 5% dele é cafeína.
 :oba:
Para ver como nossa terra é  abençoada! Temos o guaraná, o santo daime e fomos o maior produtor de café durante muito tempo!!! :oba: :oba: :oba: :ok:
To raise your kids

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #19 Online: 19 de Janeiro de 2009, 00:37:16 »
Falando sério, eu às vezes uso isso como método de "pirar". Preparo um café bem forte, tomo umas quatro ou cinco xicrinhas de uma vez só.

Fico elétrico, meu cérebro funciona numa agilidade que me impressiona, parece que o tempo passa mais devagar. Dá um pouco de ansiedade quando você tem que lidar com outras pessoas. Elas se tornam "lêsmicas". Mas é gostoso pra quando vou escrever.

É completamente legal - cafeína não é nem acho que será proibida pelo governo federal.
É mais ou menos saudável - desde que você faça de vez em quando, tipo uma vez por mês, não vai ter nenhum dano permanente à saúde.
Vicia um pouco - mas de boa, a maior parte dos que conheço já é viciado em cafeína...

Mas alucinação nunca tive.

EDIT: experimentem fazer isso ouvindo Chop Suey (System oaD). Se o pessoal que cheira cocaína tiver 1/10 da sensação que eu tenho com café e Chop Suey ao mesmo tempo, até consigo entendê-los.
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2009, 00:46:36 por Eremita »
Latebra optima insania est.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #20 Online: 25 de Janeiro de 2009, 22:06:26 »
Vou começar a fazer café para virar a noite aqui... chá é para os fracos hehe
Não deseje.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #21 Online: 27 de Janeiro de 2009, 02:33:31 »
Faça alguma faculdade de Exatas e você vai saber o que é ser viciado em cafeína. Sério.
(Arquitetura também serve.)
Latebra optima insania est.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #22 Online: 27 de Janeiro de 2009, 02:35:43 »
Faça alguma faculdade de Exatas e você vai saber o que é ser viciado em cafeína. Sério.
(Arquitetura também serve.)

Humanas também....... tente ficar acordado lendo um livro contando que uma coisa muito chata aconteceu com alguém muito feio trocentos anos atrás........
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #23 Online: 27 de Janeiro de 2009, 12:23:41 »
Reafirmo o que o Barata disse. Experimente ter um livro para cada matéria para estudar para as provas.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #24 Online: 27 de Janeiro de 2009, 12:37:30 »
Reafirmo o que o Barata disse. Experimente ter um livro para cada matéria para estudar para as provas.

3

Falando sério, eu às vezes uso isso como método de "pirar". Preparo um café bem forte, tomo umas quatro ou cinco xicrinhas de uma vez só.

Fico elétrico, meu cérebro funciona numa agilidade que me impressiona, parece que o tempo passa mais devagar. Dá um pouco de ansiedade quando você tem que lidar com outras pessoas. Elas se tornam "lêsmicas". Mas é gostoso pra quando vou escrever.

Eu vivo fazendo isso e acabo virando noite sem nem sentir... O ruim é que quando faço várias vezes numa mesma semana e fico igual a um zumbi - além das malditas taquicardia e azia. Também fico com essa sensação de agilidade, principalmente para escrever. O ruim é a impaciência mesmo... via de regra já acho as pessoas lentas demais, imagina depois de estar agitada... ::)
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!