http://blogdovalmutran.blogspot.com/2008/05/o-insupervel-nepotismo-de-hugo-chvez.htmlMatéria de Renata Miranda, direto de Caracas, publicada no Estadão de hoje, revela o insuperável nepotismo da família do cada vez mais ditador da Venezuela, Hugo Chavez.
No estilo de Chávez, família de líder concentra poder em Barinas
Em meio a denúncias, pai, irmãos e até a mãe do presidente ocupam os mais importantes espaços políticos no EstadoReinando soberano no Palácio Miraflores, em Caracas, lançando mão de instrumentos que lhe permitem governar por decreto, com 100% de controle do Legislativo e um Judiciário totalmente dócil, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, vem trabalhando também para ampliar a influência política de sua família. O clã Chávez vem consolidando seu domínio principalmente em Barinas, Estado do sudoeste do país - em meio a insistentes denúncias, por parte de opositores, de corrupção e abuso de poder.
http://redefurada.blogspot.com/2008/11/nepotismo-uma-praga.html"...li no jornal que o estado venezuelano de Barinas é campeão em nepotismo. O pai de Hugo Chávez é o governador; o irmão Argenis é secretário de Estado, o irmão Adán é candidato ao governo do Estado (ganhou); o irmão Aníbal é prefeito de Sabaneta; o irmão Nacho é candidato à prefeitura de Bolívar; e o irmão Adelis controla os recursos do Estado de Barinas..."
http://www.estado.com.br/editorias/2008/05/25/int-1.93.9.20080525.14.1.xml"...No estilo de Chávez, família de líder concentra poder em Barinas
Em meio a denúncias, pai, irmãos e até a mãe do presidente ocupam os mais importantes espaços políticos no Estado
Renata Miranda, CARACAS
Reinando soberano no Palácio Miraflores, em Caracas, lançando mão de instrumentos que lhe permitem governar por decreto, com 100% de controle do Legislativo e um Judiciário totalmente dócil, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, vem trabalhando também para ampliar a influência política de sua família. O clã Chávez vem consolidando seu domínio principalmente em Barinas, Estado do sudoeste do país - em meio a insistentes denúncias, por parte de opositores, de corrupção e abuso de poder.
O historiador venezuelano Manuel Caballero afirma que o poder da família presidencial em Barinas está 'fora do controle'. 'Quando os Chávez chegaram ao governo, tivemos o início de um processo de concentração de poder e centralização da economia no Estado',...
O clã Chávez começou a apossar-se de Barinas em 1998, quando o pai do presidente, Hugo de Los Reyes, foi eleito governador. 'El Maestro' - como é conhecido - foi reeleito sob o lema: 'O que um pai pode pedir a um filho que ele não lhe dê?' Uma das primeiras medidas do patriarca foi criar o cargo de secretário de Estado - posição que não existe em nenhum outro organograma estadual - e nomear seu filho Argenis para ocupá-lo. Há alguns anos, o governador sofreu um enfarte e escolheu Argenis para substituí-lo.
Adán Chávez, que até o mês passado era ministro da Educação, e o mais velho dos irmãos...
Chávez tem outros dois irmãos envolvidos na política de Barinas: Aníbal, prefeito de Sabaneta ...
...e Narciso, que vai disputar no segundo semestre a prefeitura de Bolívar, outro importante município do Estado.
A mãe, dona Elena, também exerce papel importante na manutenção do poder da família. Para muitos, é ela 'quem veste as calças' e comanda o clã chavista. Há especulação de que ela poderia assumir a candidatura ao governo para pôr fim à disputa entre Argenis e Adán.
De origem humilde, a matriarca mudou completamente o estilo de vida desde que o marido assumiu o governo: fez cirurgias plásticas, mudou o guarda-roupa e assumiu uma atitude de constante ostentação - em Barinas, dizem que a primeira-dama tem anéis de ouro 'até nos dedos dos pés'.