Geotecton, mais simples.
Simplificado está.
Começa pequeno como prova de conceito. Pra caso se for dar bosta [desculpe o termo!], já se descobrir logo de cara e o preju ser pequeno.
Entendi. Mas continuo vendo problemas. Mesmo a instalação de uma unidade piloto demanda investimento em infra-estrutura e despesas com pessoal e que,
no caso de não dar certo, implica em uma despesa permanente pois o pessoal desta empresa pública provavelmente será concursado, ou seja, sob a proteção da lei trabalhista do setor público.
A eficiência é em objetivos - nesse caso, a empresa teria o objetivo de tornar as lâmpadas alternativas mais eficientes para o consumidor.
"Eficientes para o consumidor" significa 'menor energia despendida por unidade de área iluminada' ou "mais barato"? Se for a primeira não vejo o porque de instalar uma fábrica, mesmo que piloto, pois isto pode ser realizado em um departamento de engenharia de uma universidade pública. Para a segunda hipótese, veja as próximas respostas.
E, a partir do momento que ela não visa maximizar os lucros, ela força preços menores, o que abaixa o das fábricas privadas.
Não necessariamente, pois vai depender, entre outras coisas, de qual será o percentual que os salários, encargos e vantagens irá representar no custo final do produto.
Pressão tanto política quanto sindical é um problema, concordo.
Em todas as empresas públicas, sejam estatais ou de economia mista.
Mas... se os objetivos da empresa ficarem claros pra ambos [sindicatos e grupos políticos], não há espaço para eles ficarem com pressão.
Os objetivos da Petrobrás e da Copel são claros e nem por isto elas deixam de sofrer uma enorme pressão dos grupos políticos, dos sindicatos e dos funcionários.
Quanto a formas de controle e etc., não sei. Ainda estou pensando sobre isso.
Auditorias independentes co-responsáveis solidariamente pelas informações; a publicação de balancetes e balanços mensais e a formação de uma comissão observadora e ou gestora com participação ativa de membros da sociedade são formas muito eficazes de controle, no meu entendimento.
De qualquer forma... bom, é uma possibilidade, certo?
Sem dúvida.