Autor Tópico: Crentes e descrentes classificados por meio da lógica epistêmica-doxástica  (Lida 3050 vezes)

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
d%3D%5E%7Bdef%7D+existe ao menos uma entidade que verifica os atributos divinos

Bp%3D%5E%7Bdef%7DAcredita-se na proposição p

Kp%3D%5E%7Bdef%7DTem-se conhecimento da proposição p

Ateu regular: B%5Cneg+d , i.e., acredita que não exite sequer uma entidade que verifique atributos divinos.

Ateu Forte: BK%5Cneg+d  , i.e., acredita que sabe que não exite sequer uma entidade que verifique atributos divinos.

Obs: Se o ateu forte for um raciocinador regular1 e acreditar que o axioma da distributividade2 vale para o operador epistêmico, então ele também é um ateu regular.

Agnóstico regular: B%5Cneg+%28Kd%5C+%26amp%3B%5C+K%5Cneg+d%29 , i.e., acredita que não se pode saber se existe tal entidade ou não.

Obs: outras formulações equivalentes para o agnóstico regular são: B%28%5Cneg+Kd%5C+%26amp%3B%5C+%5Cneg+K%5Cneg+d%29, B%5Cneg+Kd%5C+%26amp%3B%5C+B+%5Cneg+K%5Cneg+d
Agnóstico ateu: B%5Cneg+%28Kd%5C+%26amp%3B%5C+K%5Cneg+d%29%5C+%26amp%3B+%5C+B%5Cneg+d , i.e., acredita que não se pode saber se existe tal entidade ou não, e acredita que esta não exista.

Agnóstico teísta: B%5Cneg+%28Kd%5C+%26amp%3B%5C+K%5Cneg+d%29%5C+%26amp%3B+%5C+Bd , i.e., acredita que não se pode saber se existe tal entidade ou não, e acredita que esta exista.

Teísta regular: Bd , i.e., acredita que exite ao menos uma entidade que verifique atributos divinos.

Teísta forte: Bd+%5C+%26amp%3B+%5C+BKd acredita que exite ao menos uma entidade que verifique atributos divinos e que é possível saber disto.

Não-teísta: %5Cneg+Bd

Obs: Todo ateu é não-teísta, mas nem todo não-teísta é ateu.

1 %28Bp%5C+%26amp%3B+%5C+B%28p%5Crightarrow+q%29%29%5Crightarrow+Bq
2 K%28p%5Crightarrow+q%29%5Crightarrow+%28Kp+%5Crightarrow+Kq%29
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2009, 03:10:47 por Dante Cardoso Pinto de Almeida »

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: Crentes e descrentes classificados por meio da lógica epistêmica-doxástica
« Resposta #1 Online: 25 de Janeiro de 2009, 02:13:13 »
Você não vê diferença entre "não acredita que" e "acredita que não"?

Pode ser que eu que não tenha entendido, mas não existe uma opção 'não acreditar que Deus existe', em vez de somente 'acreditar que não existe Deus'?

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #2 Online: 25 de Janeiro de 2009, 03:06:32 »
Você não vê diferença entre "não acredita que" e "acredita que não"?

Claro que vejo! Assim como "Nem sempre p" é diferente de "Sempre não-p" ("Nunca p"); ou "Não é obrigatório p" é diferente de "É Obrigatório não-p" ("É proibido p").

Pode ser que eu que não tenha entendido, mas não existe uma opção 'não acreditar que Deus existe', em vez de somente 'acreditar que não existe Deus'?

Acontece que eu não achei interessante %5Cneg+Bd, por ser mais fraco que B%5Cneg+d. Pois B%5Cneg+d+%5Crightarrow+%5Cneg+Bd, enquanto não é sempre verdade que %5Cneg+Bd+%5Crightarrow+B%5Cneg+d. Mas já que você tocou no assunto, lá vamos para a 8ª classe.

Não-teísta: %5Cneg+Bd

Obs: Todo ateu é não-teísta, mas nem todo não-teísta é ateu.
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2009, 03:11:33 por Dante Cardoso Pinto de Almeida »

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 25 de Janeiro de 2009, 03:52:12 »
É que eu me senti incomodado com sua classe agnóstico ateu que acredita que Deus não existe. Ou talvez deva se definir também um agnóstico não-teísta. Ou talvez o sono esteja me fazendo falar bobagem :P

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #4 Online: 25 de Janeiro de 2009, 05:10:39 »
É que eu me senti incomodado com sua classe agnóstico ateu que acredita que Deus não existe. Ou talvez deva se definir também um agnóstico não-teísta. Ou talvez o sono esteja me fazendo falar bobagem :P

Bem, convenhamos que um raciocinador consistente pode acreditar que uma proposição é indecidível, %5Cneg+Kp%5C+%26amp%3B+%5C+%5Cneg+K+%5Cneg+p, ao mesmo tempo estar inclinado a acreditar nela ou em sua negação. Por exemplo, eu posso acreditar que a Conjectura de Goldbach é indecidível, mas ainda assim acreditar que ela seja verdadeira.

No caso do agnosticismo, existem vários agnósticos teístas, que acreditavam que a existência de Deus é impassível de prova ou refutação, mas professavam uma religião. e.g., David Hume, que criticou a religião natural, e Pascal, que fazia apologia ao espírito inquisitivo, mas sempre ressaltando que este não se aplica à religiao (talvez um caso de duplipensar, o que caracterizaria Pascal como um raciocinador inconsistente).

Da mesma forma existem agnósticos ateístas, aqueles que acreditavam que a existência de Deus é impassível de prova ou refutação, mas estão inclinados a não acreditar na existência de deus. Veja o argumento do bule de chá de Bertrand Russell.

Agora, acatando suas sujestões, talvez possamos definir os agnósticos da seguinte forma:

Agnóstico Regular: %5Cneg+Bd+%5C+%26amp%3B+%5C+%5Cneg+B+%5Cneg+d

Agnóstico epistêmico ou forte: B%5Cneg+Kd+%5C+%26amp%3B+%5C+B%5Cneg+K+%5Cneg+d

Obs: Apenas o agnóstico epistêmico pode ser ateu ou teísta e, ao mesmo tempo, um raciocinador consistente.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #5 Online: 25 de Janeiro de 2009, 07:39:30 »
Acho que sou este último. Depois de muito pensar a respeito, concluí que Deus (especialmente o deusão faz-tudo dos filósofos e de certas religiões recentes) é incognoscível; e que em última instância não importa muito se Ele existe ou não.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 25 de Janeiro de 2009, 12:16:57 »
Acho que o agnóstico da sua primeira definição era melhor, Dante, afinal por definição o agnosticismo diz respeito a uma crença sobre o seu conhecimento. Esse "não acredita e não desacredita" está mais para um apateísta. Eu também me qualifico como agnóstico epistêmico, mas com inclinação a não acreditar na existência de Deus.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #7 Online: 25 de Janeiro de 2009, 12:38:07 »
Deus tem uma cara tão macaquítica que é uma obvia reprodução de nossa necessidade de entender o mundo. Logo, Deus existe... cá dentro da nossa caixa craniana.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #8 Online: 25 de Janeiro de 2009, 13:09:29 »
Eu queria saber ler essas letrinhas e simbolos...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 25 de Janeiro de 2009, 13:18:34 »

Tá vendo a assinatura do Dante? Vai lá e clica em "Lógica" :ok:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #10 Online: 26 de Janeiro de 2009, 01:51:50 »
Este tópico me lembra da minha convicção de que Deus é um conceito dos mais supervalorizados que existem: quando se tenta chegar a alguma conclusão lógica sobre ele, tudo parece muito forçado e artificial... porque no fundo é mesmo forçado e artificial.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 26 de Janeiro de 2009, 09:03:01 »
Este tópico me lembra da minha convicção de que Deus é um conceito dos mais supervalorizados que existem: quando se tenta chegar a alguma conclusão lógica sobre ele, tudo parece muito forçado e artificial... porque no fundo é mesmo forçado e artificial.

:biglol: Tem razão :ok:

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #12 Online: 26 de Janeiro de 2009, 09:16:54 »
É uma velha birra que eu tenho. Por que é mesmo que o deusão dos filósofos e de determinadas correntes religiosas tem que ser onipotente? Por incrível que pareça, um Deus menos absoluto seria mais crível.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #13 Online: 26 de Janeiro de 2009, 09:24:56 »
Foi a conclusão a que o Rabino Kushner chegou, inclusive.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #14 Online: 26 de Janeiro de 2009, 09:26:39 »

Tá vendo a assinatura do Dante? Vai lá e clica em "Lógica" :ok:

hehehe
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #15 Online: 26 de Janeiro de 2009, 13:23:50 »
Caro Dante - boa tarde.

Obrigado, por esse poste que você colocou. Faz-me imaginar que se pode criar um algorítmo, que permita detectar falácias automaticamente e aplicá-lo a um sistema informático. Do mesmo modo que foi possível criar o corrector gramatical e ortográfico automatico; assim como o tradutor linguístico universal. Pelo menos o Inglês/Português.

=========================================================

Crentes e descrentes classificados por meio da lógica epistêmica-doxástica.

Agnóstico epistêmico ou forte:

Obs: Apenas o agnóstico epistêmico pode ser ateu ou teísta e, ao mesmo tempo, um raciocinador consistente. 

Estou em crer, se posso inferir correctamente, que tem um limite racional, que tem de ser arbitrado pela intuição emocional "infalível"...!?!...

(Gosto muito mais deste sabor a " Deus não existe". «------» ou considero muito mais agradável este sabor a "Deus existe")...

Se eu estou a perceber a sua intenção, então acho que você teve uma excelente ideia em colocar esse poste.

Especulando realismo fantástico, em termos de paralogismo comparado - artur.
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 26 de Janeiro de 2009, 14:05:08 »
É uma velha birra que eu tenho. Por que é mesmo que o deusão dos filósofos e de determinadas correntes religiosas tem que ser onipotente? Por incrível que pareça, um Deus menos absoluto seria mais crível.

Perfeito. E eliminando essa mentira óbvia de ele ser infinitamente bom e justo ainda resolvem o problema do mal.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 26 de Janeiro de 2009, 14:08:00 »
A religão é tão forte na m* desse sociedade que vc "acredita que não" ao invés de 'não acredita'. Para mim tem diferença porque eu não acredito em nenhum deus. Como eu posso acreditar que não exita algo inexistente, como se existisse....? (Não me provaram que existe e as alegações de sua existência são ridículas e contraditórias, então por que o "acredito que não"? Nem sequer é uma possibilidade)

Ateu regular: B\neg d , i.e., acredita que não exite sequer uma entidade que verifique atributos divinos.

Ateu Forte: BK\neg d  , i.e., acredita que sabe que não exite sequer uma entidade que verifique atributos divinos.

Qual a diferença? O de cima não sabe que "acredita que não"...?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 26 de Janeiro de 2009, 14:10:54 »
Caro Dante - boa tarde.

Obrigado, por esse poste que você colocou. Faz-me imaginar que se pode criar um algorítmo, que permita detectar falácias automaticamente e aplicá-lo a um sistema informático. Do mesmo modo que foi possível criar o corrector gramatical e ortográfico automatico; assim como o tradutor linguístico universal. Pelo menos o Inglês/Português.

Essa ideia já foi cogitada, principalmente no século XVII, quando houve tentativas de se construir "línguas filosóficas" mais ou menos com esse objetivo de detectar falácias e facilitar um discurso perfeitamente lógico, mas nenhuma tentativa deu certo.

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #19 Online: 26 de Janeiro de 2009, 15:30:29 »
A religão é tão forte na m* desse sociedade que vc "acredita que não" ao invés de 'não acredita'. Para mim tem diferença porque eu não acredito em nenhum deus. Como eu posso acreditar que não exita algo inexistente, como se existisse....? (Não me provaram que existe e as alegações de sua existência são ridículas e contraditórias, então por que o "acredito que não"? Nem sequer é uma possibilidade)

Ateu regular: B\neg d , i.e., acredita que não exite sequer uma entidade que verifique atributos divinos.

Ateu Forte: BK\neg d  , i.e., acredita que sabe que não exite sequer uma entidade que verifique atributos divinos.

Qual a diferença? O de cima não sabe que "acredita que não"...?

O de cima tem uma crença sobre a proposição d, enquanto o de baixo tem uma crença sobre o conhecimento acerca da proposição d.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #20 Online: 26 de Janeiro de 2009, 15:32:15 »
Uma diferença sutil, mas muito importante :-)

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #21 Online: 26 de Janeiro de 2009, 15:52:03 »
Essa ideia já foi cogitada, principalmente no século XVII, quando houve tentativas de se construir "línguas filosóficas" mais ou menos com esse objetivo de detectar falácias e facilitar um discurso perfeitamente lógico, mas nenhuma tentativa deu certo.

Quem realmente propos algo neste sentido foi o Leibniz. Ele tanto propos o Calculus Ratiotinator, o que seria o que hoje entendemos por "Lógica Simbólica", quanto a Lingua Characteristica Universalis, o que seria o CR mais um vocabulário de ideogramas precisamente definidos. Leibniz acreditava que com a LCU as pessoas não precisariam mais discutirm, mas calcular.

O problema é que por falta de um, hoje temos um monte de sistemas de lógica simbólica. Antes de calcular temos que discutir qual sistema está valendo. :)

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 26 de Janeiro de 2009, 18:29:20 »
Não vi nenhuma diferença..... Ambos não acreditam, seja como for....

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #23 Online: 26 de Janeiro de 2009, 19:05:07 »
Vou tentar traduzir os símbolos do Dante...
¬ = "não",
B = "crença" (como ele mesmo colocou),
d = "o que se está falando" (no caso, um deus).
K = "conhecimento".
& = "e".

Bd = crença deus = crença em deus (teísta)
B¬d = crença não deus = descrença em deus (ateu "fraco")
BK¬d = crença conhecimento não deus = crença em saber que deus não existe (ateu "forte").
BKd = crença conhecimento deus = crente chato que fica "mais eh claru qui deus ezizte!!!"/ crença em saber que deus existe.
B¬(Kd & K¬d) = crença não [(conhecimento deus) e (conhecimento não deus)] = acredita que não se pode "saber se deus existe" nem "saber se deus não existe" (agnóstico).

Por aí, vocês já vão entendendo, né?

Não vi nenhuma diferença..... Ambos não acreditam, seja como for....
Se você não acredita em "deus existe", o ônus da prova cai em quem diz que existe.
Se você acredita em "deus não existe", o ônus da prova cai sobre você.

Não vale só pro teísmo, mas pra qualquer coisa.
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2009, 19:07:14 por Eremita »
Latebra optima insania est.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 26 de Janeiro de 2009, 19:42:26 »
Assim serve para o "qualquer-coisa-onipotente"? Entende o que eu digo? A religião se impôs durante tantos anos (e ainda se impõe...) que "deus-jeová-alá-cristo" está mais para fato do que uma mera bizarrice.....

É mais que óbvio que não se pode provar que o "qualquer-coisa-onipotente" não existe (seja vc um "ateu forte", "fraco", "gordo" ou "magro"...). Ora, ele está acima de qualquer tipo de matéria e energia (e de coisas além disso, se houver...). Não se pode argumentar nada perante isto. Parece que essa idéia 'deus' (não definida por si só, mas temos três religiõeszinhas que dá essa ideia...) e 'provável' são semelhantes..... Aparente até ateus estão mais teístas.....  :hihi: Mas não são. Ninguém pode provar algo que contenha "onipotência", seja quem for e em que modo for. Isto dá margem a qualquer idiotice. :)

Depois posto o resto.  :hihi:

Edit: Vermelhor
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2009, 20:01:11 por Mussain! »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!