Autor Tópico: Selecionada, bebê nasce na Inglaterra sem gene para câncer de mama  (Lida 2621 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
Selecionada, bebê nasce na Inglaterra sem gene para câncer de mama
« Online: 25 de Janeiro de 2009, 19:23:57 »
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u488217.shtml

A primeira bebê britânica selecionada para não ter um gene relacionado ao câncer de mama nasceu em Londres, informou nesta sexta-feira (9) o hospital do University College. O embrião que se desenvolveu e deu origem à menina passou por um diagnóstico pré-implante, para evitar que a criança possuísse a variação do gene BRCA1, que aumenta o risco de câncer de mama ou de ovário.

Em junho do ano passado, a mãe, de 27 anos, decidiu recorrer à escolha genética após ver de perto o caso familiar. Três gerações de mulheres de sua família --entre elas sua avó, mãe, irmã e uma prima- tiveram o tumor diagnosticado. O marido também é portador do gene.

O diretor da Unidade de Reprodução Assistida do hospital, Paul Serhal, que não informou a data do nascimento, disse hoje que "a menina não terá que enfrentar o risco desta carga genética do câncer de mama ou câncer de ovário quando for adulta". A identidade dos pais da criança não foi anunciada.

Sem a intervenção da ciência, a menina teria entre 50% e 80% de probabilidades de desenvolver o tumor. Por isto, a equipe médica examinou diversos embriões e selecionou os que estavam livres deste gene.

Cerca de mil bebês nasceram até agora se beneficiando deste método de seleção genética para eliminar a carga genética de outras doenças, como a fibrose cística ou a doença de Huntington.

Esse tipo de procedimento está proibido na Alemanha, Áustria, Itália e Suíça. Em compensação, é autorizado na Bélgica, Dinamarca, Espanha e Reino Unido. Na França é permitido apenas para detectar uma doença genética incurável, como a miopatia ou mucoviscidose.

Em 2006, o Reino Unido ampliou a possibilidade de recorrer ao diagnóstico, acrescentando a mutação genética BRCA 1.
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
Re: Selecionada, bebê nasce na Inglaterra sem gene para câncer de mama
« Resposta #1 Online: 26 de Janeiro de 2009, 01:17:36 »
Daqui a pouco estaremos escolhendo cor dos olhos e cabelos :)
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #2 Online: 26 de Janeiro de 2009, 09:28:40 »
Daqui a pouco alguém vai reclamar que reduzir a probabilidade da menina ter câncer é antinatural e uma ofensa a Deus :-(

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 26 de Janeiro de 2009, 11:29:28 »
Capaz, vai ser mais um "Se descobrimos isso, foi porque deus permitiu" :P
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 26 de Janeiro de 2009, 13:04:58 »
A identidade dos pais da criança não foi anunciada.

Ótimo. E devem preservar a identidade da criança por muito tempo, até certos conceitos evoluirem.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #5 Online: 26 de Janeiro de 2009, 20:31:03 »
Daqui a pouco estaremos escolhendo cor dos olhos e cabelos :)

É, eugenia com embriões. Mas não vejo nada de errado nisso. Querer um filho sem tendências a desenvolver uma doença, evita sofrimentos desnecessários! Determinar cor de olhos, cabelos, já é frescura mesmo. Nem todo mundo tem genes para características recessivas, como olhos azuis e cabelos loiros. A solução seria terapia gênica. Uma prática ainda em testes, e com resultados nem sempre positivos (mas válida em casos de doenças)!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #6 Online: 27 de Janeiro de 2009, 01:46:30 »
Isso me lembra o filme GATTACA... alguém chegou a assistir?

O tema do filme é a vida de um garoto que nasceu pelos meios incomuns para a época (sexo reprodutivo, e não seleção in vitro, o "natural"). A questão ética que aborda é exatamente a de vocês agora, recomendo.
Latebra optima insania est.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #7 Online: 27 de Janeiro de 2009, 13:39:47 »
Passou ontem no Fox Channel (outra vez...)
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #8 Online: 27 de Janeiro de 2009, 14:41:46 »
Passou hoje no AXN.

Sobre a terapia genética, espero que fique acessível a todos. E que as modificações genéticas não se tornem mais um fator de discriminação.
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #9 Online: 27 de Janeiro de 2009, 14:48:02 »
Já ouviu falar em Trans-Humanismo? Possivelmente, uma das próximas grandes polêmicas.

Offline André Padoveze

• Nível 11
  • *
« Resposta #10 Online: 28 de Janeiro de 2009, 09:23:18 »
Concordo com o método utilizado em prol da cura de doenças. Mas todo cuidado é pouco nesse assunto, em breve só serão aceitos homens e mulheres perfeitos, e uma nova guerra em prol da "etnia superior" viria, ou talvez uma marginalização ainda maior.
O que eu quero dizer, é que essa seleção de genes deve se manter na cura de doenças e não partir para vaidade.
Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente. (Zeitgeist - Addendum)

Filmes para assistir!
http://www.megaupload.com/pt/?d=KHY8RM5S - Zeitgeist Addendum

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #11 Online: 28 de Janeiro de 2009, 09:49:40 »
Por isso mesmo que eu acho que o Trans-Humanismo (se chegarmos lá...) vai ser uma grande polêmica. Trata-se de manipular os genes para criar pessoas mais adaptáveis a determinados ambientes, para propósitos de colonização espacial, por exemplo - mas não apenas para isso. Em casos extremos, produziria-se até uma especiação artificial. Alguns autores se perguntam quais seriam as implicações éticas e legais de criar-se novas espécies humanas.

Se tratamento com células-tronco já causa uma gritaria, imagine isto :-)

Offline André Padoveze

• Nível 11
  • *
« Resposta #12 Online: 28 de Janeiro de 2009, 09:57:38 »
Por isso mesmo que eu acho que o Trans-Humanismo (se chegarmos lá...) vai ser uma grande polêmica. Trata-se de manipular os genes para criar pessoas mais adaptáveis a determinados ambientes, para propósitos de colonização espacial, por exemplo - mas não apenas para isso. Em casos extremos, produziria-se até uma especiação artificial. Alguns autores se perguntam quais seriam as implicações éticas e legais de criar-se novas espécies humanas.

É, me dá pontadas na espinha ler isso. Essa seria a melhor forma de manipulação de massas, e isso me estremece. hehehe
Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente. (Zeitgeist - Addendum)

Filmes para assistir!

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #13 Online: 28 de Janeiro de 2009, 10:09:53 »

Eu acho que o barulho gerado pela questão das células tronco vai ser equivalente ao de uma biblioteca fechada, se comparado com o do trans-humanismo. Se chegarmos lá.

A propósito eu sou 100% favorável a idéia do trans-humanismo.
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline André Padoveze

• Nível 11
  • *
« Resposta #14 Online: 28 de Janeiro de 2009, 10:12:10 »

Eu acho que o barulho gerado pela questão das células tronco vai ser equivalente ao de uma biblioteca fechada, se comparado com o do trans-humanismo. Se chegarmos lá.

A propósito eu sou 100% favorável a idéia do trans-humanismo.

Sei lá, toda tecnologia desse tipo vira método de persuasão e repressão. Não sou contra o desenvolvimento dessa tecnologia, mas tenho medo do uso que ela terá.

Filmes para assistir!

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #15 Online: 28 de Janeiro de 2009, 10:13:50 »
Como essa tecnologia pode virar método de persuasão e repressão? (Só curiosidade)

Donald Kendall

Offline André Padoveze

• Nível 11
  • *
« Resposta #16 Online: 28 de Janeiro de 2009, 10:33:26 »
Como essa tecnologia pode virar método de persuasão e repressão? (Só curiosidade)

Você poder além de selecionar genes, transmutá-los de maneira como achar razoável, é uma ótima ferramenta de controle. E além de todas as inferências sociais que terá, e essas inferências podem muito bem ser manipuladas e utilizadas como uma ferramenta de persuasão e de controle.

Filmes para assistir!

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #17 Online: 28 de Janeiro de 2009, 10:39:02 »
Sim, mas como? Como se daria esse processo de controle e persuasão?

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #18 Online: 28 de Janeiro de 2009, 10:40:07 »
E exatamente como esse controle se dá? Vão inventar um gene da obediência à autoridade?  :histeria:

Lembrando que isso é pura especulação.

Donald Kendall

Offline André Padoveze

• Nível 11
  • *
« Resposta #19 Online: 28 de Janeiro de 2009, 10:46:38 »
Pensando de forma bem simplista, numa repercussão social, um grupo de pessoas transmutadas geneticamente de maneira a terem um grupo de características semelhantes para adaptação em determinado ambiente, pode ser controlado utilizando a própria justificativa dessas características, uma estratégia a lá nazismo.
E não necessariamente um gene da obediência, mas afinal, qual é o poder da nossa cadeia genética? Com certeza tem ali algo que faria a diferença. E isso somado há um controle social dado aos moldes tradicionais, dariam algum resultado semelhante ao que eu disse.

E talvez eu não tenha a capacidade de especular uma maneira muito bem estruturada, mas com certeza grandes mentes encontrarão, afinal muitas tecnologias que teriam fins satisfatórios, acabaram por serem utilizadas dessa maneira.

Filmes para assistir!

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #20 Online: 28 de Janeiro de 2009, 10:51:31 »
 :o  :o

WTF?

Donald Kendall

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 28 de Janeiro de 2009, 10:53:13 »
Essa discussão me lembrou o filme A Ilha.

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #22 Online: 28 de Janeiro de 2009, 12:40:47 »
Eu ainda não sei (nem fiz exame) que tenho desordem neurológica hereditária de Huntington. Se tenho, poderei a fazer isso e não quero o meu filho que sofra depois 35 anos da idade o ínicio desenvolvimento a doença.
Assim por vai aí, existe muita gente com vários tipos de doenças genéticas, se chegar as curas para nós é milagre a nossa ciência.
Mas calma, não podemos ficar só a planeta Terra, a cura genética vale para todos os seres e reprogramar os malditos genes defeitosos.
« Última modificação: 28 de Janeiro de 2009, 12:43:00 por Vito Álvaro »

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #23 Online: 28 de Janeiro de 2009, 15:32:30 »

O que mais me preocupa nisso é a possibilidade da sociedade começar a se dividir "castas". Cada grupo com código genético específico para executar determinada função. Ou grupos melhorados geneticamente tendo acesso a tudo de bom e do melhor enquanto os humanos "normais", incapazes de competir, são reduzidos a condição de seres inferiores. Sem a possibilidade de fazer algo diferente. Sem a possibilidade de mobilidade social. O fim da ascensão pelo mérito e pelo esforço.
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline André Padoveze

• Nível 11
  • *
« Resposta #24 Online: 28 de Janeiro de 2009, 15:46:16 »

O que mais me preocupa nisso é a possibilidade da sociedade começar a se dividir "castas". Cada grupo com código genético específico para executar determinada função. Ou grupos melhorados geneticamente tendo acesso a tudo de bom e do melhor enquanto os humanos "normais", incapazes de competir, são reduzidos a condição de seres inferiores. Sem a possibilidade de fazer algo diferente. Sem a possibilidade de mobilidade social. O fim da ascensão pelo mérito e pelo esforço.

É, foi mais ou menos isso que eu quis dizer sobre meu medo acima citado.
Mas, em relação às castas, isso já existe, e já é assim dividido, loucos, bandidos, miseráveis, são "castas" da sociedade que são excluídas e mantidas em níveis inferiores de sobrevivência, mas, ainda existe a luta a favor deles, a Luta Antimanicomial é um exemplo de conquista de direitos em torno da "loucura".

Filmes para assistir!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!