E que as modificações genéticas não se tornem mais um fator de discriminação.
Dificilmente. Mais provável acontecer o oposto. Como é algo para as classes mais altas, vai passar a ser algo "chique" nos olhos do povo, e a Igreja reclamando não vai ser tão eficaz.
Concordo com o método utilizado em prol da cura de doenças. Mas todo cuidado é pouco nesse assunto, em breve só serão aceitos homens e mulheres perfeitos, e uma nova guerra em prol da "etnia superior" viria, ou talvez uma marginalização ainda maior.
Mas já existe isso, em forma de concursos de beleza e afins.
O que eu quero dizer, é que essa seleção de genes deve se manter na cura de doenças e não partir para vaidade.
Eu já acho esse pensamento bobagem. Quando nós nos atraímos sexualmente por uma pessoa devido a aparência, já estamos selecionando genes de forma "natural".
Sem falar em bancos de esperma onde as mulheres escolhem indivíduos de uma lista baseado na descrição de altura e QI.
O que mais me preocupa nisso é a possibilidade da sociedade começar a se dividir "castas". Cada grupo com código genético específico para executar determinada função. Ou grupos melhorados geneticamente tendo acesso a tudo de bom e do melhor enquanto os humanos "normais", incapazes de competir, são reduzidos a condição de seres inferiores. Sem a possibilidade de fazer algo diferente. Sem a possibilidade de mobilidade social. O fim da ascensão pelo mérito e pelo esforço.
Nossa sociedade já é assim de todas as formas, seres humanos nunca foram e nunca serão iguais geneticamente.

Aliás, já que você usa o termo "esforço", vale lembrar que
fôlego e
concentração também é algo submisso ao fator genético.
Essa discussão me lembrou o filme A Ilha.
Eu diria que não. O filme tem um fator "mítico". O princípio do filme é fazer clones para roubar os órgãos, mas o filme segue o princípio de que os órgãos só funcionaram se os clones tiverem vidas felizes.
Além de que comparações com animais criados em cativeiro já destroem o princípio mágico que o filme criou, nós só faremos isso futuramente quando desvendarmos o gene da anencefalia.
Isso já me lembra de outra coisa, quando descobrirem o gene da anencefalia, todos os protestos quanto a aborto de embriões ou de fetos anencéfalos vai por água abaixo, já que a expectativa de vida dos atuais protestantes vai depender disso.