Autor Tópico: guerra dos mundos e deus  (Lida 6047 vezes)

Offline Snake

• Nível 31
  • *
Re: Re.: guerra dos mundos e deus
« Resposta #25 Online: 12 de Julho de 2005, 12:37:09 »
Citação de: Gabriel dCF
SPOILER: (Não leia se não tiver assistido!)

Não gostei do filme, não como uma boa diversão. É o tempo inteiro o Tom Cruise correndo de um lado para o outro para salvar os filhos, e no final os alienígenas começam morrer tão de repente que parece realmente que um milagre aconteceu de uma hora para outra. Na verdade o final do livro mesm já parece meio ingênuo: como uma civilização tão mais avançada do que a nossa pode ter sido tão descuidada com a ameaça das bactérias nativas de nosso planeta?

Uma hipótese bem provável é que bactérias existentes há milhões de anos aqui entraram nos Tripods logo quando eles foram inseridos aqui, e depois desapareceram da superfície terrestre. Outra hipótese é que uma nova espécie de bactéria tenha surgido durante ou um pouco antes da invasão, não dando tempo para os aliens desenvolverem uma profilaxia.

De qualquer forma, um filme que poderia muito bem ter saído um épico sobre o choque de duas civilizações acabou sendo um filme sobre um pai que tenta reconquistar o amor dos filhos, típico roteiro de sessão da tarde, só faltou um cachorrinho para fugir e eles tentarem encontrar...

Esse é só o background do filme. O roteiro vai muito além disso.
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
guerra dos mundos e deus
« Resposta #26 Online: 12 de Julho de 2005, 21:12:45 »
Sobre o Tom Cruise:

Ele é um ótimo ator, independente de ser bonito. Tem muito ator bonito por aí que não é reconhecido pela sua atuação pela beleza. O Tom Cruise é um, outros são o Brad Pitt e o Johnny Depp ( que se esforça pra ficar feio nos filmes pra ser reconhecido pela atuação ).

Sobre H. G Wells ( isso sim é um bom assunto pra discussão ):

H. G. Wells foi um dos primeiros alunos de uma faculdade de biologia na Inglaterra. Ela foi idealizada, entre outros, por Thomas Huxley, o "Buldogue de Darwin". Wells foi aluno de Huxley e não seguiu seu exemplo apenas profissional. Foi um evolucionista "militante", trabalhou em pesquisas em biologia, aderiu ao agnosticismo de Huxley ( apesar de ter declarado que já havia abandonado o cristianismo muito antes ) e mais tarde tornou-se ateu, chegando até a fazer discurso na British Academy sobre o ateísmo e contra o cristianismo. As obras dele deixam bem claro que o homem não é o centro do universo ( Guerra dos Mundos ) e sobre evolução das espécies ( Máquina do Tempo ).
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
Re.: guerra dos mundos e deus
« Resposta #27 Online: 12 de Julho de 2005, 21:13:21 »
Ah, achei o filme um lixo...
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Res Cogitans

• Nível 14
  • *
« Resposta #28 Online: 13 de Julho de 2005, 00:48:29 »
Citação de: Cristiano
Ele não morreu, ele tava na porta junto com a mãe dele no final quando os dois se abraçaram e tudo...

A Axia tava beijando na boca nesta hora.
"Conhecer a verdade não é o mesmo que amá-la, e amar a verdade não equivale a deleitar-se com ela" Confúcio

Offline Axia

• Nível 13
  • *
« Resposta #29 Online: 13 de Julho de 2005, 02:11:30 »
Citação de: Res Cogitans
Citação de: Cristiano
Ele não morreu, ele tava na porta junto com a mãe dele no final quando os dois se abraçaram e tudo...

A Axia tava beijando na boca nesta hora.

:oops: Como descobriu? Você estava na mesma sala de cinema?
 :lol: Mas voltando ao filme. Ele morreu sim! Aliás a familia toda morreu! Vocês não acharam aquela cena muito estranha? Convenhamos, a cena está muito mal feita (e canastrona em comparação ao restante do filme) a unica desculpa é ser simbólica. Tudo bem que depois que o diretor bateu a cabeça quando resolveu reformular "ET" e concluiu um filme fantástico como"AI" pessimamente (eu teria reescrito aquele final muito melhor) tudo é possivel.
 :) O filme me parecesse excessivamente simbolico e tem certos disparates e "erros de possibilidade natural", entre um deles o que envolve o Robbie, melhor dizendo, a morte dele e também sobre o comportamento dos alienigenas. Eu vou procurar o livro e tirar minhas duvidas sobre essas simbologias e o que pode ter sido modificado!

Axia
(eu adoro arte)
"eu já disse que não sou a pessoa mais indicada para falar sobre isso?"

Offline Res Cogitans

• Nível 14
  • *
« Resposta #30 Online: 13 de Julho de 2005, 02:20:24 »
Citação de: Axia

Ele morreu sim! Aliás a familia toda morreu! Vocês não acharam aquela cena muito estranha? Convenhamos, a cena está muito mal feita (e canastrona em comparação ao restante do filme) a unica desculpa é ser simbólica. Tudo bem que depois que o diretor bateu a cabeça quando resolveu reformular "ET" e concluiu um filme fantástico como"AI" pessimamente (eu teria reescrito aquele final muito melhor) tudo é possivel.

Não, não tem desculpa. Ele queria fazer um final bonitinho. Agora essa da família toda ter morrido é forte...
Quanto a AI, também detestei, ô filme chato, até o Homem Bicentenário é melhor que aquilo.
"Conhecer a verdade não é o mesmo que amá-la, e amar a verdade não equivale a deleitar-se com ela" Confúcio

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #31 Online: 13 de Julho de 2005, 10:54:17 »
:lol: Mas voltando ao filme. Ele morreu sim! Aliás a familia toda morreu! Vocês não acharam aquela cena muito estranha? Convenhamos, a cena está muito mal feita (e canastrona em comparação ao restante do filme) a unica desculpa é ser simbólica.

Muito mal feita? Eu achei um dos pontos altos do filme: a trilha sonora simples e triste do John Williams no piano (contrariando as trilhas excessivamente pomposas que ele costuma fazer), a cara das pessoas, claramente traumatizadas pelo evento, as ruas vazias de Boston atrás, etc. Aliás, na direção, poucas pessoas batem o Spielberg hoje em dia.

E "AI" é um dos melhores filmes do Spielberg.
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 16 de Julho de 2005, 11:11:45 »
A discussão sobre AI, Spielberg, diretores e roteiristas foi para:
http://www.clubecetico.org/forum/viewtopic.php?t=2109
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Axia

• Nível 13
  • *
« Resposta #33 Online: 18 de Julho de 2005, 03:48:57 »
Citação de: Snake
:lol: Mas voltando ao filme. Ele morreu sim! Aliás a familia toda morreu! Vocês não acharam aquela cena muito estranha? Convenhamos, a cena está muito mal feita (e canastrona em comparação ao restante do filme) a unica desculpa é ser simbólica.

Muito mal feita? Eu achei um dos pontos altos do filme: a trilha sonora simples e triste do John Williams no piano (contrariando as trilhas excessivamente pomposas que ele costuma fazer), a cara das pessoas, claramente traumatizadas pelo evento, as ruas vazias de Boston atrás, etc. Aliás, na direção, poucas pessoas batem o Spielberg hoje em dia.

Eu adoro o Spielberg e foi um dos principais motivos que resolvi ver o filme. Achei a cena mal feita, opinião pessoal, talvez a termo correto fosse "desfocada de contexto". A cena isoladamente é bonita, muito mesmo, mas ela tem apelos e visual "desfocado" dentro do filme. Por exemplo:
 :arrow: a rua deserta ficou linda, com aquelas folhas outonais voando.. mas de acordo com o massacre que houve, e o número de pessoas que "sobrevivem" quando o ultimo Tripod cai puxaria uma cena com pessoas saindo das casas, procurando seus parentes perdidos, gente festejando a derrota alienigena.
 :arrow: a ex-esposa abre a porta e olha Tom Cruse chegando com a fiha Dakota. Não seria mais natural a mãe correr e abraçar o ex-marido que trouxe sua filha salva, depois de possivelmente já ter acreditado que a menina estaria morta? Aliás... não seria natural que todos os parentes fizesem o mesmo, ao invés de ficarem parados na porta?
 :arrow: As pessoas que saíram até a porta estavam muito maquiadas e arrumadas... (não tenho muita certeza... mas parece que o atual marido da ex-esposa do Tom Cruise não estava na cena - se isso se confirma, foi bem a proposito só ter as pessoas que o Tom Cruise amava, na casa)
 :arrow: a sobrevivência do filho mais velho é extremamente forçada. Vale rever a cena em que o rapaz sobe o morro para se aliar ao exercito. O Tripod surge incendiando tudo, logo em seguida percebe-se  tamanho o estrago que fez e que nenhum soldado havia sobrevivido. É muito rápido o ataque, o foco mostra uma área vasta de destruiçao. A sobrevivência (não mostrada como) deste personagem parece o cachorrinho que escapou em "Inferno de Dante" (filme com temática mais leve, mais divertida do que "GDM" onde situação assim é aceita)
 :( Existiam outros detalhes bastante sutis, estavam frescos logo que saí do cinema, que deixavam a cena estranha em comparação ao resto do filme, mas agora não recordo bem.
 :? Como eu acho que existem muito de Apocalipse High Tech no filme, a cena parece simbolicamente uma chegada no "paraiso" onde os mortos se encontram. Mas aí... eu levaria outro post imenso para explicar porque achei que o filme tem esse ar de apocalipse biblico.
 :cry: Mas por favor... não achem que porque sou teísta eu vejo a biblia em tudo que é filme. Foi apenas uma coincidência.
:) Bom... é apenas minha opinião sobre o flme. Ainda estou procurando o livro do H.G. Wells e o filme de 1953 para comparar e falar com mais propriedade!

Axia
"eu já disse que não sou a pessoa mais indicada para falar sobre isso?"

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
guerra dos mundos e deus
« Resposta #34 Online: 30 de Julho de 2005, 14:50:24 »
Vi esse filme ontem e até ler a mensagem do Gabriel dCF, acima nesta página, eu não tinha entendido como os tripods simplesmente começaram a perder seus escudos e pararem de funcionar de uma hora para outra. Então foram as bactérias que "venceram" os alienígenas!

Detestei o filme. Guerra dos Mundos não é nada mais que um filme trash de horror, pobre de enredo e com situações ridículas, onde o diretor parece presumir que os espectadores são idiotas.

Muitas cenas são impossíveis de serem digeridas, como essas:

- Aquela armação cheia de gente despencando de, digamos, uns 30 metros de altura, após Ray (Tom Cruise) jogar explosivos dentro do Tripod e aparentemente todo mundo saindo ileso e podendo correr normalmente.
- O filho dele sobreviver ileso.
- Falta de esclarecimento sobre várias outras coisas, tais como: o que o mundo estava fazendo contra os alienígenas, o que estava ocorrendo em outros países, o que eram de fato os alienígenas, qual era o pronunciamento dos líderes mundiais sobre o assunto, onde estavam os cientistas e suas opiniões... enquanto nada disso ocorria o filme se focara unicamente no personagem do Tom Cruise e sua luta, no melhor estilo Gremlins, ao ter que fugir o tempo todo das "terríveis criaturas".
- Alienígenas que apresentam tal capacidade tecnólogica e terem que se alimentar de sangue humano! (Não sei se choro ou rio com essa idéia grotesca.)
- A frase final do filme contradiz com a idéia central do mesmo. Ela cita Deus, mas durante o filme está explícita a idéia de que os alienígenas já colocaram suas máquinas aqui muito antes do homem existir. Eu entendi isso como se a terra fosse um tipo de "plantação" para eles "colherem" posteriormente a produção. Ou seja: supostamente foram os aliens que implataram a vida na terra, para mais tarde virem aqui e colonizarem o planeta, se alimentando de sangue humano. Talvez no planeta natal deles há milhões de anos já estavam prevendo a falta de alguma substância essencial para sua subsistência que se assemelhasse com a constituição do nosso sangue e eram incapazes de sintetizarem tal coisa. :roll:
Mas então: onde está o "Deus criador" das religiões nessa estória?
Além de tudo isso, há muito mais enfoque no horror, como cenas mostrando seres humanos terem seu sangue chupado pelas máquinas e ambientes se transformando em canais de sangue, com vasos sangüíneos se espalhando por tudo.
Who cares?

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 31 de Julho de 2005, 23:17:03 »
Também não gostei, independente do final

Uma coisa que não entendi foi que o cara tava gravando a saída dos tripods da Terra, mas toda aparelhagem da cidade não funcionava.

E como o Agnostic colocou, há muita coisa difícil de engolir, a mais importante é o fato do Ray sobreviver depois de passar por tudo aquilo.

NightMare

• Visitante
« Resposta #36 Online: 04 de Agosto de 2005, 13:07:32 »
Eu esperava um filme "novo" mas é exatamente igual a "independenci day" só muda os atores e a forma com que os "marcianos" tentam destruir os seres humanos.

A gripe sempre mata os alieniginas

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!