Vi esse filme ontem e até ler a mensagem do Gabriel dCF, acima nesta página, eu não tinha entendido como os tripods simplesmente começaram a perder seus escudos e pararem de funcionar de uma hora para outra. Então foram as bactérias que "venceram" os alienígenas!
Detestei o filme. Guerra dos Mundos não é nada mais que um filme
trash de horror, pobre de enredo e com situações ridículas, onde o diretor parece presumir que os espectadores são idiotas.
Muitas cenas são impossíveis de serem digeridas, como essas:
- Aquela armação cheia de gente despencando de, digamos, uns 30 metros de altura, após Ray (Tom Cruise) jogar explosivos dentro do Tripod e aparentemente todo mundo saindo ileso e podendo correr normalmente.
- O filho dele sobreviver ileso.
- Falta de esclarecimento sobre várias outras coisas, tais como: o que o mundo estava fazendo contra os alienígenas, o que estava ocorrendo em outros países, o que eram de fato os alienígenas, qual era o pronunciamento dos líderes mundiais sobre o assunto, onde estavam os cientistas e suas opiniões... enquanto nada disso ocorria o filme se focara unicamente no personagem do Tom Cruise e sua luta, no melhor estilo Gremlins, ao ter que fugir o tempo todo das "terríveis criaturas".
- Alienígenas que apresentam tal capacidade tecnólogica e terem que se alimentar de sangue humano! (Não sei se choro ou rio com essa idéia grotesca.)
-
A frase final do filme contradiz com a idéia central do mesmo. Ela cita Deus, mas durante o filme está explícita a idéia de que os alienígenas já colocaram suas máquinas aqui muito antes do homem existir. Eu entendi isso como se a terra fosse um tipo de "plantação" para eles "colherem" posteriormente a produção. Ou seja: supostamente foram os aliens que implataram a vida na terra, para mais tarde virem aqui e colonizarem o planeta, se alimentando de sangue humano. Talvez no planeta natal deles há milhões de anos já estavam prevendo a falta de alguma substância essencial para sua subsistência que se assemelhasse com a constituição do nosso sangue e eram incapazes de sintetizarem tal coisa.
Mas então: onde está o "Deus criador" das religiões nessa estória?
Além de tudo isso, há muito mais enfoque no horror, como cenas mostrando seres humanos terem seu sangue chupado pelas máquinas e ambientes se transformando em canais de sangue, com vasos sangüíneos se espalhando por tudo.