Autor Tópico: Homeopatia: por que é difícil combatê-la?  (Lida 3043 vezes)

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
Homeopatia: por que é difícil combatê-la?
« Online: 02 de Fevereiro de 2009, 13:01:22 »
Homeopatia: por que é difícil combatê-la?

Além de não ser comprovada cientificamente, a homeopatia é muito usada e indicada por muitos médicos. Na minha opinião, o que a torna difícil de ser combatida é a crença que a envolve. Tive essa impressão ao ver no orkut que os usuários a utilizam e a descrevem como se fosse algo quase religioso.

Tentar convencer algum usuário de homeopatia a não usá-la, é o mesmo que tentar fazer com que alguém deixe a sua religião. Muitos homeopatas admitem que não existem provas científicas do funcionamento da homeopatia; apelam dizendo que a ciência ainda não avançou num nível para comprovar a eficácia da homeopatia.

Vou postar abaixo alguns posts de defensores da homeopatia. Nesses posts pode-se ver por que ela é difícil de ser combatida. Seus defensores são pessoas que, geralmente, são espiritualistas, que acreditam em coisas místicas, uma boa parte são espíritas. Andam e cagam para a comprovação científica. Para eles o relato é suficiente como prova. Veja agora por que é difícil combatê-la:

Acho muito simples explicar o vídeo: ainda não temos tecnologia para mostrar a evidência da eficácia da homeopatia.
Pq essa crença tão cega na ciência tradicional? É bom não esquecer que os cientistas já acreditaram ser possível criar ratos por geraçao expontânea.

O vídeo que o post se refere é um documentário da BBC sobre homopatia.

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=379643&tid=5238513268098854697&na=3&nst=21&nid=379643-5238513268098854697-5284496364856640269

Se a homeopatia atua no duplo-eterico... este campo de energia que nos cerca... com a ciência fisica... pode detecta-la - eu como radiestesista uso o pendulo tanto nos materiais como água... ferro... alimentos etc... e uso tb na homeopatia e funciona.

Não adianta tentar provar tratamentos holísticos. Um médico holístico vê o corpo divido em, Corpo físico, mental, emocional, energético e espiritual... como provar algo que nao se pode ver?

Geralmente (não estou generalizando) médicos alopatas curam só aquilo que é físico, e quando o problema está no corpo energético, nao tem como melhorar fazendo o tratamento no corpo físico, por isso há tantos problemas que a medicina alopática nao consegue curar e umas terapias de acupuntura tira isso de letra, ou a homeopatia...

Eu estudo todas as medicinas altenartivas... desde da década de 60... e a melhor coisa que aprendi... é que todas medicinas são complementares... e os alopatas tem dificuldades de entender isso... namaskar

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=379643&tid=5238513268098854697&na=3&nst=31&nid=379643-5238513268098854697-5296814764795059427

"Perguntaram-me... se o remédio homeopatico pode ser tomado...para quem está
se tratando com "Antibióticos"... eu acho que sim... pois... o alopata atua no físico
e o homeopático no duplo-etérico... o que vcs acham?

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=379643&tid=5204410699524593782&kw=duplo

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Re: Homeopatia: por que é difícil combatê-la?
« Resposta #1 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 13:03:30 »
Eu pensei comentar algo na mesma linha quando li o título do tópico: combater a homeopatia é tão difícil quanto combater a "macumba" e o cristinamismo, por exemplo. Homeopatia é uma crença.

O que dá pra fazer é deixar claro esse aspecto de crença e associá-la ao curandeirismo ou coisa assim, talvez?
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #2 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 13:07:08 »
Não, isso também não funciona. Já tentei... só deixa as pessoas ainda menos receptivas a críticas.

Você as está chamando de idiotas, afinal :roll:

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 13:09:57 »
Hmm, bem colocado.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 13:39:36 »
Uma crença que se aapresenta como sendo científica é muito mais difícil de ser derrubada do que algo mais primitivo. Assim é com a homeopatia, design inteligente, etc.

Assisti no youtube uma palestra do Adauto Lourenço (eu sei, eu sou masoquista) onde ele faz um comentário muito peculiar, reproduzo-o abaixo conforme eu lembro (não vou assitir de novo, não sou tão masoquista assim):

- Alguém chegou para mim e disse que o dilúvio está explicado na Bílbia, e que Deus pode ter criado essa água. Bom, meu amigo, isso é questão de fé, eu estou falando de ciência, e podemos provar cientificamente de onde Deus tirou as águas do dilúvio.

Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #5 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 14:50:49 »
É difícil principalmente porque a Homeopatia é uma especialidade médica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina , tem portanto o aval para ser ensinada nas faculdades e para ser exercida seja no ãmbito privado quanto no SUS.
Aliás no jornal do CREMERJ deste mês há um artigo questionando a falta de homeopatas em orgão públicos de saúde... Nada de espantar já que o CREMERJ tem uma Câmara Técnica de Homeopatia ( assim como de Terapia Intensiva , Obstetrícia , etc...) que já promoveu mais de um Simpósio de Homeopatia Baseada em Evidências... :umm:
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #6 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 14:56:21 »
Urgh! E não tem como reverter isso, não? E quanto aquele estudo da Lancet??

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #7 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 16:32:53 »
Urgh! E não tem como reverter isso, não? E quanto aquele estudo da Lancet??

Reverter? Possivel , mas trabalhoso. Não basta um estudo como o do Lancet ( aliás , já questionado pelos homeopatas) mas uma politica de cobrar evidência e , em última análise , bancar revogar uma especialidade( o que significa retirar titulações e descredenciar cursos). É bancar um embate político contra toda uma categoria que já foi institucionalizada.
O caminho talvez seja realizar estudos ( como revisões sistemáticas e metanálises) para embasar um questionamento formal do status de especialidade junto ao CFM ; gostaria muito de fazer isso mas não tenho nem tempo nem bagagem teórica para isso atualmente , meu foco profissional está em outro campo.

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #8 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 17:46:49 »
Como o CFM reconheceu a homeopatia...?
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #9 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 18:33:23 »
Nos últimos anos tenho convivido mais próximo de pessoas da área de saúde, e me surpreendi com o nível de credulidade
desse pessoal. Conheço uma enfermeira com doutorado, que ensina em universidade e que acredita em todo tipo de asneira
imaginável (feng-shui, cristais, astrologia, reiki, discos voadores etc... é groselha, ela acredita).

Já ouvi histórias também de enfermeiras querendo chamar alguem para fazer exorcismo em um paciente que estava tendo
convulsoes. Daí que nao fico surpreso de saber que a homeopatia ainda tenha tantos seguidores.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #10 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 18:45:26 »
Nos últimos anos tenho convivido mais próximo de pessoas da área de saúde, e me surpreendi com o nível de credulidade
desse pessoal. Conheço uma enfermeira com doutorado, que ensina em universidade e que acredita em todo tipo de asneira
imaginável (feng-shui, cristais, astrologia, reiki, discos voadores etc... é groselha, ela acredita).

Já ouvi histórias também de enfermeiras querendo chamar alguem para fazer exorcismo em um paciente que estava tendo
convulsoes. Daí que nao fico surpreso de saber que a homeopatia ainda tenha tantos seguidores.

O ceticismo (e mais ainda o ateísmo ou agnosticismo)  é raro entre os profissionais de saúde.Talvez por lidar continuamente com a doença , o sofrimento e a morte se procura uma "lógica" que explique o que vivenciamos. De de forma geral o que vejo é que , entre os profissionais de nível superior , o espiritismo e os misticismos new-age são muito prevalentes , talvez por darem um aspecto racional que o catolicismo e as correntes evangélicas não dão. É mais comum achar um médico espírita praticante que um católico convicto , o primeiro racionalizará com os conceitos de carma o que o primeiro aceitará dogmáticamente como vontade divina.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #11 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 18:51:35 »
Entendo. Mas o que até certo ponto me alarma é a falta de preocupaçao com o que chamo de pedigree das idéias.
Eles nao param para pensar sobre a origem do conceito básico da homeopatia, nem o de outras crendices. Eles sempre
ouvem de alguem, que ouviu de alguem, etc. e acreditam mesmo assim. Isso, vindo de um profissional que lida com a
vida humana, chega a ser preocupante.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #12 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 19:41:56 »
No que tange a novas formas de "medicamentos", não deveria haver químicos/fĩsicos envolvidos no processo de aprovação?
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #13 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 21:20:20 »
Pelo que vejo, a homeopatia tá no mesmo campo que as curas espirituais. Os seus defensores utilizam argumentos espiritualistas para explicá-la. Como você vai convencer os defensores da homeopatia se eles são, na maioria das vezes, espiritualistas que utilizam explicações espiritualistas, sabem que não foi comprovada cientificamente, mas insistem em usá-la? Basta ver os argumentos deles. Ainda mais quando a homeopatia é uma especialidade médica.

Quem viu no Globo Repórter uma reportagem sobre medicina alternativa, onde existe um medicamento homeopático contra a dengue? Aqui em minha cidade não sei se implantaram tal medicamento, mas me lembro que não foi aprovado; não por causa de uma susposta ineficácia do medicamento, mas por causa de alguma coisa buracrática.

E tudo isso se estende para toda a medicina alternativa.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 22:17:56 »
que já promoveu mais de um Simpósio de Homeopatia Baseada em Evidências... :umm:
Isso sim é extremamente bizarro.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #15 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 22:53:34 »
Bizarro é o conselho federal de medicina aceitar a homeopatia...
« Última modificação: 03 de Fevereiro de 2009, 01:25:05 por Di »
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #16 Online: 03 de Fevereiro de 2009, 00:35:59 »

Acabei de descobrir que meu plano de saúde cobre médicos homeopatas... :|

"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #17 Online: 03 de Fevereiro de 2009, 00:40:24 »
Um tempo atrás estava tentando explicar como é um remédio homeopata prum japonês, ele me perguntou se no Brasil não existia um órgão tipo o FDA americano.

Existe?E se existe, como são aprovados os homeopáticos?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 03 de Fevereiro de 2009, 01:18:14 »
Um tempo atrás estava tentando explicar como é um remédio homeopata prum japonês, ele me perguntou se no Brasil não existia um órgão tipo o FDA americano.

Existe?E se existe, como são aprovados os homeopáticos?

Acho que seria a ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

O link abaixo leva a uma resolução oficial sobre o registro de remédios homeopáticos:

http://e-legis.anvisa.gov.br/leisref/public/showAct.php?id=15419&word=
« Última modificação: 03 de Fevereiro de 2009, 01:28:32 por Dodo »
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Gilson

• Nível 10
  • *
    • Céticos
« Resposta #19 Online: 07 de Fevereiro de 2009, 01:34:23 »
O CFM aceitou a homeopatia, e acredito a acupuntura, por motivo político e de reserva de mercado.

Há um tempo eu e um grupo estavamos tentando fazer a Anvisa reverter o processo, ou cobrar o mesmo nível de evidência para os produtos homeopaticos que cobra para outras produtos. Mas foi sem sucesso, apesar do diretor concordar, faltou vontade de fazer algo de verdade.

É lastimável como existem médicos crédulos, que acreditam em besteiras de monte, uma colega espírita certa vez perguntou se havia mesmo como tratar doenças mentais, por "ser algo da alma", (sou psiquiatra), fiquei o plantão todo tentando explicar um pouco sobre ciência e método científico, e ateismo também, é lamentável o analfabetismo científico de boa parte dos médicos, ela é oncologista, perguntei por que ela não aplicava o mesmo rigor que usava para sua área em outras áreas, não soube o que responder. Muitos confundem homeopatia com fitoterapia.

Os poucos que se envolvem com pesquisa e ciência, acaba refuntando facilmente a homeopatia (óbvio) e outras asneiras. Vejo que os psiquiatras talvez sejam os mais céticos, até mesmo pela visão da mente como produto do cérebro. Mas mesmo assim tem muitos que não escapam.  :chorao:

Basta ver a quantidade de médicos que até a pouco tempo prescreviam vitamina c para gripe. Talvez como foi dito seja uma defesa contra as dificuldades psicológicas da profissão.

Enquanto isso na folha http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u469601.shtml
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2009, 01:46:10 por Gilson »
"What can be asserted without evidence can also be dismissed without evidence". (Christopher Hitchens)

Céticos
http://www.ceticos.com.br

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #20 Online: 07 de Fevereiro de 2009, 02:09:17 »
Acho que a maior dificuldade em combater a homeopatia é que ela foi sancionada pelo Conselho Regional de Medicina. Assim, mesmo os médicos alopatas céticos evitam críticas por razões de ética profissional.

Há um tempo havia um artigo no site da Associação de Medicina Homeopática Brasileira um artigo explicando os fundamentos e a origem da homeopatia. É tão absurdo que eles retiraram.

A homeopatia surgiu quando o paciente de um médico alemão sofreu uma intoxicação acidental por quinino.
O quinino na época era usado para tratamento de malária e por coincidência os sintomas da intoxicação
deste paciente foram muito semelhantes aos da própria malária: calafrios, febre alta, etc...

Daí, sem nenhuma justificativa lógica ou empírica este médico postulou que "semelhante cura semelhante".
Ou seja, se uma determinada substância quando ingerida em determinada dosagem, causa determinados
sintomas, então esta substância, em uma dosagem muito menor, seria capaz de curar alguma doença com
sintomas semelhantes.

Por quê? Bom, isso eles nunca explicaram...

Na verdade a maioria destas substâncias seriam bastante venenosas então eles inventaram que a substância teria uma espécie de "ânima" capaz de contaminar o veículo usado para sua ministração,
fazendo com que de alguma forma este adquirisse suas propriedades.

Então a substância pode ser diluida indefinidamente em água, por exemplo, até ela virtualmente
desaparecer e ainda assim, ao tomar desta água o paciente receberia os efeitos da substância
curativa.

Essa é a parte boa da medicina homeopática. Na maioria dos medicamentos não há nada ali além
do veículo. Pode não fazer bem, mas também não tem como fazer mal.

Offline Gilson

• Nível 10
  • *
    • Céticos
« Resposta #21 Online: 07 de Fevereiro de 2009, 02:42:32 »
Pode fazer mal, se adiar o início de um tratamento eficaz enquanto se está usando homeopatia.
"What can be asserted without evidence can also be dismissed without evidence". (Christopher Hitchens)

Céticos

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
« Resposta #22 Online: 07 de Fevereiro de 2009, 03:43:33 »
Pelo que vejo, a homeopatia tá no mesmo campo que as curas espirituais. Os seus defensores utilizam argumentos espiritualistas para explicá-la. Como você vai convencer os defensores da homeopatia se eles são, na maioria das vezes, espiritualistas que utilizam explicações espiritualistas, sabem que não foi comprovada cientificamente, mas insistem em usá-la? Basta ver os argumentos deles. Ainda mais quando a homeopatia é uma especialidade médica.

É curioso como os médicos homeopatas patinam (no pun intended) na hora de explicar os fundamentos científicos da técnica que usam pra ganhar a vida. Ou eles enrolam com as famosas teorias da memória molecular na água (nonsense), ou então eles saem do armário e vêm com explicações espiritualistas. Isso irrita muito os homeopatas, mas eles não têm como sair desse impasse. Eles me lembram aqueles personagens de faroeste americano - os Medicine Men - que iam de cidade em cidade no velho oeste vendendo o tal óleo de cobra pra curar qualquer coisa... Não me admiro que eles também não fizessem homeopatias...

"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline Gilson

• Nível 10
  • *
    • Céticos
« Resposta #23 Online: 07 de Fevereiro de 2009, 13:13:57 »
Há alguns anos o CFM proibiu que médicos pratiquem florais de Bach, cromoterapia e algumas técnicas de ortomolecular, além de outras práticas. Infelizmente não abriu mão da homeopatia. O CFP também proibi que psicólogos façam terapias de vidas passadas, só que vejo vários fazendo.

Céticos

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #24 Online: 07 de Fevereiro de 2009, 15:02:11 »
Como o CFM reconheceu a homeopatia...?

Política, sem dúvida.  A Homeopatia é o sonho de muitos médicos: uma "especialidade" que não exige estudo nem investimento, não leva a ouvir lamentações dos pacientes quanto ao preço dos tratamentos, e sequer é questionada quando falha...

Entendo. Mas o que até certo ponto me alarma é a falta de preocupaçao com o que chamo de pedigree das idéias.
Eles nao param para pensar sobre a origem do conceito básico da homeopatia, nem o de outras crendices. Eles sempre
ouvem de alguem, que ouviu de alguem, etc. e acreditam mesmo assim. Isso, vindo de um profissional que lida com a
vida humana, chega a ser preocupante.

Muito preocupante.  Mas relativamente fácil de entender.  Esse tipo de crendice é muito tentador porque afasta dos profissionais a responsabilidade (muitas vezes angustiante) de suas decisões. 

Ninguém gosta de sentir que seu esforço é basicamente inútil ou que seus pacientes precisam de coisas que simplesmente não tem como conseguir.  Aí vem a idéia de que "no fundo" é "culpa" deles próprios... quem não está atento pode acabar caindo na conversa.

Há alguns anos o CFM proibiu que médicos pratiquem florais de Bach, cromoterapia e algumas técnicas de ortomolecular, além de outras práticas. Infelizmente não abriu mão da homeopatia. O CFP também proibe que psicólogos façam terapias de vidas passadas, só que vejo vários fazendo.

Tem certeza?  Que eu saiba florais são basicamente ignorados pelo CFM, até porque realmente não merecem atenção exceto talvez como falsa prática médica.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!