Ok, todo mundo sabe aqui que homeopatia é água com açúcar balélica nonsense. Vamos ver se afundamos mais um pouco na questão do título.
Por que é difícil combater a homeopatia?
1) Quem procura homeopatia tem problemas. Isso é meio óbvio, ninguém procura medicamento (ou o que acha que é um medicamento) por estar sem problemas de saúde. Muitas vezes, a pessoa está insatisfeita com o tratamento médico, acha-o insuficiente, ou quer garantir e atacar por duas vias.
2) Tenho o problema X. O medicamento para ele me trata, porém dá um efeito colateral indesejado Y, que posso remediar com o remédio para Y, e por aí vai. Em compensação, me falam de um medicamento sem efeito colateral. Ah, quem não quer um medicamento que não tenha efeito colateral, que seja preciso e mexa somente aonde está doendo? "Na pior das hipóteses, não faz nada..."
3)Ore para a chuva, ela vai passar um dia e você vai achar que foi devido à sua oração.
Tome homeopatia para dor-de-cabeça, ela vai passar e você acha que foi devido ao "remédio".
4)Embora não seja a maioria, sempre há um desenganado que PRECISA ver a doença sanada logo - especialmente se é alguma mortal, em um ente querido. O que ele vai fazer? Usar remédio e homeopatia ao mesmo tempo. Quando esse doente se cura, dá-se graças à homeopatia; quando ele morre, xinga-se a medicina convencional.
Lembrem-se... a maior parte das pessoas não leva o espírito científico a sério a ponto de morrer por ele, ou sequer passar por uma dor-de-cabeça.