Autor Tópico: Homeopatia: por que é difícil combatê-la?  (Lida 3044 vezes)

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
Re: Homeopatia: por que é difícil combatê-la?
« Resposta #25 Online: 07 de Fevereiro de 2009, 15:07:16 »
Legal saber que o CFM coloca interesses políticos acima da saúde das pessoas...
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Gilson

• Nível 10
  • *
    • Céticos
« Resposta #26 Online: 07 de Fevereiro de 2009, 15:35:28 »
O que falei foi que o CFM não permite que médicos façam florais, apesar de haver vários.

O que vejo também é que muitos médicos que não conseguiram fazer residências,  ao longo tempo acabam procurando atuar com homeopatia ou acupuntura, entre outros, como uma maneira de escapar de atuar como clínico geral em intermináveis plantões.

Mas realmente é muito mais fácil atuar como homeopata, pouco responsabilidade, mesmo errando por não oferecer o tratamento adequado, raramente são responsabilizados por isso, se é que alguém já foi. Grande parte das pessoas que procuram bastante serviços médicos procuram principalmente por problemas psicossomáticos que são aliviados pela atenção dada na consulta.
"What can be asserted without evidence can also be dismissed without evidence". (Christopher Hitchens)

Céticos
http://www.ceticos.com.br

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #27 Online: 07 de Fevereiro de 2009, 15:35:53 »
Creio que é um pouco mais complicado do que isso, Di.  

O CFM é por definição um órgão de médicos que tem preocupações de vários tipos, inclusive políticas e de auto-preservação da classe médica.  

Na minha opinião a angústia de médicos diante dos dilemas que a atividade traz é legítima e merece mais atenção do que atualmente recebe.  O grau de responsabilidade deles diante da situação atual, em que a medicina é capaz de muita coisa mas os pacientes tendem a fazer grandes sacrifícios (inclusive econômicos) para tentar obtê-los, é grande mas não é total.  A sociedade como um todo deve buscar ser mais consciente e realista quanto ao que espera dos médicos.

Honestamente eu não sei como reagiria se fosse médico e passasse o dia todo ouvindo histórias tristes sobre como não há condição de pagar tratamentos.  Talvez eu tivesse muito mais simpatia pela Homeopatia.  Quero crer que não, mas nunca se sabe.  

Se os pacientes não merecem bater com a cara na vidraça dos custos médicos, é pelo menos tão justo afirmar que os médicos não podem ser responsabilizados pelas dificuldades sócio-econômicas da população.  O máximo que podem fazer é tentar difundir uma mentalidade mais sóbria e consciente, mas as dificuldades são titânicas.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Gilson

• Nível 10
  • *
    • Céticos
« Resposta #28 Online: 07 de Fevereiro de 2009, 15:39:03 »
Em plantões de emergência clínica boa parte dos pacientes, principalmente mulheres, estão lá por problemas recorrentes (dores, tonturas, mal estar) causados por aflições psicológicas, é realmente desgastante com o tempo e você acaba aceitando qualquer coisa que pareça trazer alívio para essas pessoas, se não tiver um espírito crítico a homeopatia é a primeira da lista a ser aceita.
"What can be asserted without evidence can also be dismissed without evidence". (Christopher Hitchens)

Céticos

Offline guicn

• Nível 16
  • *
« Resposta #29 Online: 07 de Fevereiro de 2009, 16:27:20 »
Então os Florais não tem respaldo legal pelo CFM?
Conheço uma pessoa que inclusive administra cursos sobre tal prática e tem vários clientes. Não é médico e muito menos tem alguma ligação com a área biológica, é apenas um "aventureiro" que leu os livros de Bach e agora ministra cursos e medicamentos para seus clientes.

Caso alguém denunciasse para o CFM, alguma atitude seria tomada?

Offline Gilson

• Nível 10
  • *
    • Céticos
« Resposta #30 Online: 07 de Fevereiro de 2009, 16:38:07 »
Florais não são reconhecidos pelo CFM e medicina, e não devem ser usados por médicos.

O CFM tem autoridade apenas sobre médicos que atuem com florais, aonde cabe denúncia.

Essa pessoa pode ainda ser denunciada ser estiver realizando exercício ilegal da medicina.

Veja o texto do CFM: http://www.portalmedico.org.br/resolucoes/cfm/1998/1500_1998.htm
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2009, 16:41:13 por Gilson »

Céticos

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #31 Online: 07 de Fevereiro de 2009, 19:14:22 »
Em plantões de emergência clínica boa parte dos pacientes, principalmente mulheres, estão lá por problemas recorrentes (dores, tonturas, mal estar) causados por aflições psicológicas
Como os médicos sabem que é por aflições psicológicas? E que não é um sintoma de algo mais sério?

Há uns anos atrás eu fui num médico porque eu tinha tonturas, palpitações e etc, ele disse que era "normal" pra idade... que era coisa de adolescente... tá bom... eu acreditei... Há uma semana atrás eu fui no médico (outro) e como lá no prédio tem uma escada, eu subi, e meu coração começou a bater rapidinho, eu comecei a ficar meio tonta... era a coisa "normal" acontecendo de novo...só que dessa vez, por um golpe de sorte, aconteceu na frente do médico... e ele me examinou, era uma arritimia cardíaca, era um problema no coração meio sério, que exige mais exames... não era normal... mas o outro médico disse que era normal  :desconfiado: ...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Gilson

• Nível 10
  • *
    • Céticos
« Resposta #32 Online: 07 de Fevereiro de 2009, 19:53:30 »
Depende do básico, uma boa anamnese (conversa com o paciente) para tirar a história, um bom exame físico, conhecimento técnico, experiência e se necessário exames complementares. Também uma dose de conhecimento epidemiológico, é óbvio que alguns casos vão passar sem um diagnóstico correto.

E o que eu disse acima é que são alguns pacientes estão em busca de serviços médicos por problemas psicológicos manifestados através de sintomas físicos, mesmo pacientes diabéticos, por exemplo, podem ter níveis elevados de glicose no sangue devido alterações emocionais. Mas mesmo não quer dizer que não precisam de tratamento, mas é mais difícil tratar sintomas psicossimáticos, dai a proliferação de homeopatia e afins.
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2009, 19:56:23 por Gilson »

Céticos

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #33 Online: 07 de Fevereiro de 2009, 22:20:22 »
Sim, eu sei, mas o problema é...que os médicos não podem fazer os problemas desaparecerem... e isso significa que os médicos não tem como combater a causa...só tratar os sintomas....aí fica dificil tratar esses sintomas psicossomáticos..
A mãe de uma amiga minha tava doente, não conseguia nem levantar da cama, nem se mexer, e os médicos não sabiam o que era...até que um dia veio uma parente dela, evangélica, e começou a ir todo dia no hospital e ficava lendo a bíblia...até que um belo dia a mãe da minha amiga, que tava imóvel na cama, virou pra ela e disse: "eu pensava que eu tava sozinha"...e depois desse dia ela melhorou, e todos os sintomas desapareceram...era psicossomático... não foi homeopatia e nem a mulher tinha dons de cura... era só porque ela estava convencida de que estava sozinha e que ninguém se importava com ela...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Gilson

• Nível 10
  • *
    • Céticos
« Resposta #34 Online: 07 de Fevereiro de 2009, 22:42:36 »
Acredito que seja possível tratar as causas, como através da psicoterapia, ou mesmo uma boa relação médico-paciente. Mas ainda é preciso que o conhecimento avance muito.

Céticos

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
« Resposta #35 Online: 07 de Fevereiro de 2009, 23:16:45 »
O que vejo também é que muitos médicos que não conseguiram fazer residências,  ao longo tempo acabam procurando atuar com homeopatia ou acupuntura, entre outros, como uma maneira de escapar de atuar como clínico geral em intermináveis plantões.

É verdade, além disso tem a famosa "rendosa relação" entre médicos homeopatas e farmácias homeopáticas... Será que não rola aí um dinheirinho fácil pra recomendar a farmácia A, B, ou C?

"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #36 Online: 08 de Fevereiro de 2009, 00:30:41 »
Pode fazer mal, se adiar o início de um tratamento eficaz enquanto se está usando homeopatia.

Tem razão.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #37 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 11:51:24 »
Homeopatia é uma coisa ridicula, altamente lucrativa, e ja desmistificada (Randi que o diga).

Ja na propria teoria se encontram erros crassos e na prática não é superior a placebo. O CFM apenas envergonha a nação ao conceder a homeopatia status de medicina legitima. Na Suécia isso não existe, é curandeirismo.
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2009, 12:02:51 por Tupac »
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 12:10:40 »
Homeopatia é uma coisa ridicula, altamente lucrativa, e ja desmistificada (Randi que o diga).

Ja na propria teoria se encontram erros crassos e na prática não é superior a placebo. O CFM apenas envergonha a nação ao conceder a homeopatia status de medicina legitima. Na Suécia isso não existe, é curandeirismo.

Existe sim. Na Inglaterra também e lá existe um hospital totalmente homeopático (http://www.itnsource.com/stockfootage/K07744/)

Citação de: [url=http://][/url]
In 1985 Svenska Akademin för Klassisk Homeopati (SAKH) was established with 15 members, growing to about 90 during its 13 years of existence. Today, practicing homeopaths in Sweden can belong to the SAKH, the SHR, and the Hahnemann Collegium (HC), founded in 1988. Two organizations whose members use different therapies including homeopathy are Svenska Naturmedicinska Sällskapet (SNS) and Svenska Naturläkarförbundet (SNLF).

The total membership in the three homeopathic organizations is about 250 (some are members of two organizations). In Stockholm (one million population) 40 homeopaths are in the yellow pages. Medicina Futura (MF), started in 1995, teaches from the ECCH guide lines. The homeopathic part of the school is a three year, part-time course.

Nordiska Akademi för Klassisk Homeopati (NAKH), is a three year part time school of homeopathy. Students have to have a nurse's level of medical training to be accepted. It started teaching in 1986. Naturmedicinska Fackskolan (NMF), is a five year part-time, or two year, full-time, school of medicine homeopathy and other alternative methods. It started in 1975. Nordiska Hahnemann Institutet (NHI), provides a course of homeopathy, and is associated with a school for medical studies.

http://www.wholehealthnow.com/homeopathy_pro/sweden.html

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #39 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 14:20:34 »
Conheço um Brasileiro residente na Suécia desde os anos 70 por ai... veja o que ele disse:
http://www.portaldocriador.org/forum/viewtopic.php?f=50&t=2523&start=60#p11163

Segundo a lei brasileira Edir Macedo não é charlatão. Pelo contrário, é merecedor de isenções de impostos e de estímulos oficiais. Trata-se, portanto, de um benfeitor, no Brasil. Na Suécia estaria preso, ou nem existiria.

Os homeopatas, também não são charlatães, no Brasil.

Na Suécia não existem médicos praticando homeopatia. Homeopatia não pode ser apresentada como ciência, nem como medicina, sob risco de incorrer em crime sério, contra a população. O mesmo se dá com todas as outras "medicinas alternativas": aromaterapia, magnetoterapia, tratamento espiritual, cromoterapia, medicina ortomolecular, espiritismo, cartomancia...

Ninguém está proibido de se consultar, por risco e conta própria, com nenhum desses terapeutas, mas vai sabendo que o Órgão Nacional de Saúde os desautoriza. Se algum terapeuta homeopático apresentar-se como praticante de uma ciência, incorre em crime de curandeirismo.

Nenhuma dessas terapias é proibida por lei, mas em qualquer farmácia há impressos bem feitos alertando para a ineficiência dessas "técnicas" e de seus "terapeutas". Vejam que na página da homeopatia na Suécia que só há terapeutas estrangeiros http://www.homeopati.se/

p.s. quando disse que "isso não existe" me referia ao conselho de medicina legitimar esta pratica e trata-la como ciencia.
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 19 de Fevereiro de 2009, 03:01:29 »
Por isso que eu adoro Futurama:

<a href="http://www.youtube.com/v/swDpWNKB5Co" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/swDpWNKB5Co</a>
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #41 Online: 19 de Fevereiro de 2009, 13:49:35 »
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
 - Carl Sagan

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #42 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 07:52:37 »
Ok, todo mundo sabe aqui que homeopatia é água com açúcar balélica nonsense. Vamos ver se afundamos mais um pouco na questão do título.

Por que é difícil combater a homeopatia?

1) Quem procura homeopatia tem problemas. Isso é meio óbvio, ninguém procura medicamento (ou o que acha que é um medicamento) por estar sem problemas de saúde. Muitas vezes, a pessoa está insatisfeita com o tratamento médico, acha-o insuficiente, ou quer garantir e atacar por duas vias.

2) Tenho o problema X. O medicamento para ele me trata, porém dá um efeito colateral indesejado Y, que posso remediar com o remédio para Y, e por aí vai. Em compensação, me falam de um medicamento sem efeito colateral. Ah, quem não quer um medicamento que não tenha efeito colateral, que seja preciso e mexa somente aonde está doendo? "Na pior das hipóteses, não faz nada..."

3)Ore para a chuva, ela vai passar um dia e você vai achar que foi devido à sua oração.
Tome homeopatia para dor-de-cabeça, ela vai passar e você acha que foi devido ao "remédio".

4)Embora não seja a maioria, sempre há um desenganado que PRECISA ver a doença sanada logo - especialmente se é alguma mortal, em um ente querido. O que ele vai fazer? Usar remédio e homeopatia ao mesmo tempo. Quando esse doente se cura, dá-se graças à homeopatia; quando ele morre, xinga-se a medicina convencional.

Lembrem-se... a maior parte das pessoas não leva o espírito científico a sério a ponto de morrer por ele, ou sequer passar por uma dor-de-cabeça.
Latebra optima insania est.

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #43 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 12:40:28 »

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #44 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 15:21:56 »
Em compensação, me falam de um medicamento sem efeito colateral
E é sempre para desconfiar de tratamentos sem efeitos colaterais.

Um tratamento vai mexer com seu corpo (e o corpo de cada pessoa é diferente). Efeitos colaterais é algo esperado para medicamento que façam algo de verdade.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!