Tem uma coisa que eu acho interessante na imagem do Lula, escândalos não "colam" nele, è mensalão, dólar na cueca, não importa, a população (em grande parte) não associa ele aos escândalos, ou não liga para essa questão. E isso explica muito da popularidade dele.
E a oposição também ajuda.
Quando o Duda Mendonça falou aquilo tudo no Congresso, havia motivo, havia clima para pelo menos pedir o impeachment do Lula, se ia pegar ou não, não sei. Mas poderia no mínimo marcar ele e talvez o associasse aos escândalos. E é o que deveria ter sido feito, se a oposição realmente acreditava que eram graves as acusações e os crimes eleitorais cometidos.
A oposição optou por "deixar ele sangrar lentamente e assim massacrá-lo na eleição presidencial". Ele não só ganhou a reeleição, como continua se mantendo, aos olhos de grande parte da população, dissociado de escândalos.
E agora lançou o PAN (nas palavras de Reinaldo Azevedo): Programa de Aceleração de Notícias. 500 mil Casas, 100 bilhões para o PAC, isso e aquilo. Com uma imagem positiva, mais anúncios desse tipo eu vejo como normal que a popularidade dele seja tão alta.
E a campanha para 2010 já começou, enquanto isso, os principais partidos de oposição ainda estão pensando em discutir para se reunir para considerar analisar como poderá se desenvolver a criação do processo que poderá ser utilizado para escolher o candidato delas em 2010 (Aécio ou Serra no PSDB).
Até um tempo atrás eu duvidava seriamente da possibilidade da Dilma ser a próxima presidente. Não mais.