O delito não foi grave e eles poderiam ter sido apenas advertidos.
As comparações que você fez com o turismo sexual só mostram a desproporção que da atitude das autoridades neste caso, dado que existem crimes muito mais graves cometidos por estrangeiros.
A questão é: o fato é considerado crime pela lei penal brasileira (se é grave ou não, você pode tentar discutir com os autores do nosso CP) e a pena prevista é detenção de 3 meses a 1 ano e multa. O nosso CP não prevê a hipótese de apenas advertir o infrator. Mas seria interessante apenas advertir os turistas e continuarmos prendendo brasileiros por cometerem o mesmo delito - mostra o quanto nosso sistema privilegia os mais ricos e estrangeiros ricos.
Se fosse um brasileiro ali, eles fariam a mesma coisa? Aposto que eles simplesmente tirariam o sujeito do aeroporto. O fato do cara ser turista e brasileiro adorar se fazer de coitado faz com que a polícia se aproveite dessa situação pra ganhar status na mídia. Não foi o tratamento devido. Eles não cometeu nenhum ato realmente obsceno, ele só ficou de cueca, não deveria ter ficado só de cueca, mas é só uma cueca, mulheres vêm assistir aula na faculdade com um shorts que mostra basicamente a mesma coisa que uma cueca. Vocês estão tratando o assunto como se ele tivesse feito algo absurdamente contra às regras de conduta da nossa sociedade super conservadora e estão concordando com uma atitude de extrema repressão.
Se o fato constitui crime no local em que é praticado, não haverá simples advertência, André. A menos que o sistema penal abra essa possibilidade, a polícia não pode simplesmente advertir e mandar embora o cidadão. Quem diz se o tratamento é ou não devido é a legislação e cabe à polícia cumprir o que ela determina. Você disse que não é o tratamento devido, mas a lei diz que é - e quem está no território brasileiro se sujeita à lei local, brasileiros ou estrangeiros.
Vamos lá: estar vestida de mini-short ou mini-saia ainda é considerado 'estar vestido'. Estar de cueca no meio de um aeroporto em que centenas de pessoas circulam o dia inteiro é algo nonsense. Quando andar de cueca tornar-se um hábito de nós brasileiros, certamente o fato deixará de ser crime e nós poderemos até parabenizar os estrangeiros por exibirem suas pernocas translúcidas para nós...

Saiu no jornal sobre turistas que foram detidos por tirarem a roupa. Se brasileiros tirarem e não chegarem nem a ser detido, nunca sairia no jornal. Foi isso que eu disse.
E outra, tirar a roupa parece ser algo absurdo, que eles ficaram correndo nús pelo aeroporto, pelo que a notícia diz, eles ficaram de cueca por algum pequeno período de tempo, pra trocarem de roupa, é algo errado, sim, concordo, mas justifica esse alvoroço?
Não lembro de algum brasileiro ter resolvido fazer o mesmo em algum aeroporto internacional... Eu já vi brasileiros serem detidos por resolverem urinar em locais públicos - um, inclusive, era meu colega de faculdade. Sim, essa prática é comum, mas será que é interessante fazer isso em frente à uma escola infantil? Ou no calçadão da praia com um monte de gente caminhando, correndo ou passeando?