A impressão que eu tenho é de que o RJ é um lugar péssimo para se viver.
Impressão correta.
A cidade é imunda. O centro, o subúrbio, as praias. Tudo muito sujo. Dá a impressão que não há garis na cidade. Lixo no chão, prédios e monumentos negros de tanta sujeira... As praias são puro esgoto.
Os mendigos estão por toda parte. Em todas as áreas movimentadas da cidade há moradores de rua.
Favelas para todo lado.
Os tiroteios acontecem a qualquer hora do dia ou da noite. Venda de drogas em qualquer esquina. Há arrastões nas praias e nos centros comerciais.
Os parques e as praças estão abandonados.
Alguns pontos turísticos são utilizados como ponto de desova de cadáveres.
Os camelôs estão tão abusados que chegam a tomar o espaço público para construir barracas de concreto e metal. Assim mesmo, na cara de pau, em cima de qualquer calçada... Sem falar nos que tomam espaço da areia das praias e reservam áreas para seus "clientes".
Engarrafamentos diários, transporte público insuficiente e ineficiente, alagamentos frequentes, hospitais caindo aos pedaços, universidades sucateadas, governantes incompetentes e/ou corruptos...
Se lembrararem de mais algum problema acrescentem à lista.
Vamos lá:

Além de desova de cadaveres, os ambientes públicos servem para todo tipo de orgia sexual entre turistas e cariocas e entre mendigos.

Quanto aos Camelôs, hoje estava andando e escutei a conversa entre uma lojista e camelôs. No caso, a lojista vendia roupas intimas entre outras, mesma coisa que a moça da barraquinha vendia.
"Lojista: Você se importa de vender, pelo menos, um pouco mais afastada aqui da loja pq não tem como eu concorrer com esse preço aí.."
"Camelô: Vai fazer o que se eu não sair? Tu ta achando que é quem?"

Os engarrafamentos são cada vez piores e sem querer parecer preconceituoso, eu acredito que há uma relação próxima entre nível de escolaridade e educação (em grande parte do que eu observo). No ônibus, vê-se, com frequencia, que o exigido para ser motorista é apenas ter tal tipo de carteira e só. Não há muita prova, muito teste, muito nada. O cara que dirige o ônibus muitas vezes é um sujeito grosseirão que não tem o menor respeito (as vezes, noção) de compartilhar o espaço público. Tenho pena é dos mais idosos que tem de andar de ônibus.

Os alagamentos tão cada vez piores. Um colega meu da faculdade pegou leptospirose agora em novembro em razão dos alagamentos. Onde ele estava? Indo à faculdade que fica na região mais nobre da cidade...

A universidade estadual do Rio de Janeiro teve parte do 12º Andar despedaçada pelo tempo. As autoridades falaram que "ah, isso acontece" (não estou aumentando, saiu até no jornal)

Quanto ao governo. Muita parte da população não votou no Gabeira com o único argumento: "ele é viado..."

Saiu dia desses uma notícia falando do crescimento urbano. Se eu achar eu coloco aqui, mas é algo do tipo. Moradores de favela tem 5 filhos em média, moradores do 'asfalto', tem 1,4 em média... Dá para imaginar o futuro, né?

Para finalizar, além disso tudo (e mais um pouco), a população faz questão de jogar tudo qto é tipo de lixo na rua e não usar, parece que de propósito, as lixeiras.

Talvez seja melhor finalizar com a citação do colega para ilustrar nosso admiravel mundo novo..
Qual o problema das favelas? Deixe-os em paz! Alguém gostaria de construir uma casa de praia na Patagônia? Ou montar uma Rave no meio do Saara? Quem não quer conviver com favelas, vá embora do Rio. Simples.
Eu, pelo menos, acho muito trágico.