Autor Tópico: Rio de Janeiro: Favela gigante... (corram enquanto dá tempo...)  (Lida 3208 vezes)

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
Re: Rio de Janeiro: Favela gigante... (corram enquanto dá tempo...)
« Resposta #25 Online: 09 de Fevereiro de 2009, 14:40:38 »
O diabo não é tão feio quanto pintam, não. O que não significa que seja bonito, ou que não tenha nada de errado.

Morei alguns anos em Campinas, visitei Porto Alegre, Salvador, Florianópolis e diversas capitais do Nordeste e constatei o mesmo problema (se não na mesma intensidade, ou com as mesmas peculiaridades) do Rio de Janeiro: descaso do governo e indiferença da população com irregularidades.

É a maldição do brasileiro médio, eu suponho.

Você esta querendo, de alguma maneira, comparar Porto Alegre ao Rj?
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #26 Online: 09 de Fevereiro de 2009, 14:51:24 »
Na verdade estou sim. Gosto muito de Porto Alegre, tenho parentes lá e se pudesse, mudaria para lá. Mas me assustei com a diferença para pior entre minha primeira visita e a mais recente. E esse é o cerne do meu argumento: a deterioração urbana é um fenômeno ubíquo e universal no Brasil. O Rio está num estágio mais avançado que PoA, mas detectam-se os mesmos sinais.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 09 de Fevereiro de 2009, 14:54:33 »
Poderia falar quais?

É verdade que a cidade piorou muito depois que o governo do PT saiu (ficou por 12 ou 16 anos, não lembro), mas não a ponto de ser comparada com o RJ...
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2009, 14:56:50 por Di »
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #28 Online: 09 de Fevereiro de 2009, 14:59:04 »
Crescimento da zona favelizada, aumento da violência perto do centro e na Cidade Baixa, aumento da população de rua, trânsito exibindo os mesmos sinais de complicação que SP, BH e RJ exibiam alguns anos atrás, etc.

Os sinais estão à vista.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #29 Online: 09 de Fevereiro de 2009, 15:10:19 »
Bom, eu visitei a cidade do Rio por 4 dias em 2001 e não tenho a menor vontade de morar lá. Já deixei de prestar concursos lá porque acho que não me adaptaria aos problemas da cidade.

Já em Sampa o que me incomoda é o trânsito, a falta de vagas e os estacionamentos caros...  e claro, as distâncias... pra ir no hospital da Unimed a partir da zona oeste demora uma hora.

Além disso tem a questão de moradia ser cara (aluguel, etc), e que para comprar uma casa razoável eu teria de trabalhar a vida inteira e não sei se conseguiria...

Fora tudo isso, acho Sampa ótima (claro que não é perfeita...).
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 09 de Fevereiro de 2009, 15:10:26 »
Eu não acho que estejam tão à vista assim.

Não estou dizendo que o que você escreveu esta errado, apesar de você não ter nenhum embasamento exceto algumas visitas esporádicas, pois como eu já falei, realmente a coisa piorou depois que o PT saiu.

O que eu ainda não entendo é onde que POA esta parecida com o RJ...

E o trânsito aqui só incomoda um pouco no horário de entrada e saída do trabalho, e nem é tanto assim, eu por exemplo, fazia 7km em 20 minutos, no horário de pico.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #31 Online: 09 de Fevereiro de 2009, 15:12:32 »
Ah, e claro, Curitiba é meu sonho de consumo, mas infelizmente a política de apoio à pesquisa no Paraná é péssima. Aí fica difícil ir pra lá.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 09 de Fevereiro de 2009, 15:13:39 »
Posso estar errado mas POA, Curitiba e Florianópolis parecem ser as melhores cidades para se viver no Brasil.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #33 Online: 09 de Fevereiro de 2009, 15:15:50 »
POA não sei, só passei por lá indo para Gramado. Mas vi bastante favela no caminho do busão...

Curitiba tem estado bastante violenta também, mas a qualidade de vida ainda é boa.

Floripa eu encaro como cidade-aposentadoria... não ia conseguir ir trabalhar morando numa cidade daquelas! :P

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 09 de Fevereiro de 2009, 15:16:51 »
Sonho da minha mãe é se aposentar e ir morar em Floripa :P

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #35 Online: 09 de Fevereiro de 2009, 15:20:56 »
Mas eu não estou dizendo que está tão ruim quanto o Rio :-)

Estou dizendo que estou vendo os mesmos sinais lá que os que vi aqui anos atrás - impressão que parentes e amigos meus compartilham. E que de maneira geral, as capitais brasileiras estão indo para o mesmo buraco.

De fato, a única que eu digo que é tão ruim quanto o Rio é São Paulo. Eu não moraria lá nem amarrado, apesar de gostar muito de visitar a cidade. As duas capitais ficam se alternando no posto de mais problemática do país.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 09 de Fevereiro de 2009, 15:40:04 »
Mas eu não estou dizendo que está tão ruim quanto o Rio :-)

Estou dizendo que estou vendo os mesmos sinais lá que os que vi aqui anos atrás - impressão que parentes e amigos meus compartilham. E que de maneira geral, as capitais brasileiras estão indo para o mesmo buraco.

De fato, a única que eu digo que é tão ruim quanto o Rio é São Paulo. Eu não moraria lá nem amarrado, apesar de gostar muito de visitar a cidade. As duas capitais ficam se alternando no posto de mais problemática do país.

Ah sim, concordo. Mesmo não tendo os números, Porto Alegre já foi bem melhor, com certeza. Agora é torcer para que não piore mais.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #37 Online: 09 de Fevereiro de 2009, 15:45:02 »
Pois é, se eu pudesse me mudava hoje mesmo para PoA. Gosto muito da capital gaúcha :-)

Offline yud

• Nível 11
  • *
  • Me and the Devil
« Resposta #38 Online: 09 de Fevereiro de 2009, 16:49:52 »
Estou notando essa nova postura da polícia baiana - e olha que nunca me falaram nada a respeito. Não sei se você acompanhou o caso de um garoto que fazia parte de um circo e que foi assassinado por policiais - o caso gerou certa polêmica e até rendeu manifestações em um ponto da cidade. O problema é que o garoto não tinha qualquer envolvimento com o mundo do crime, estava sentado numa pracinha junto com outro indivíduo (esse sim, tinha envolvimento com o crime): ambos foram mortos a tiros e a pm não considerou o fato de existir gente nas redondezas (inclusive mulheres e crianças).

Acompanhei sim Lua, e como falei, acompanho de perto por ter alguns conhecidos dentro da PM, e a sentença de ordem é: "Matem para não morrer", ou seja, o serviço carcerário / judicial é extremamente falho e lento, não existem vagas dentro das delegacias e presídios e os policias matam pois tem medo de que daqui a 1 semana o bandido seja liberado e corra atrás dele para retaliação.

Você é esperançoso, Yud. Se você for avaliar quem trabalha no serviço público municipal e estadual, vai perceber que a maioria é formada por pessoas que não chegaram lá através de concurso público. São apadrinhados políticos que tem pouca ou nenhuma preocupação com o bom andamento do serviço público. Análise de desempenho? Porque eles fariam isso? Já pensou se a filhinha de algum prefeito ou deputado não passa?   :)

Não dizem que a esperança é a última que morre?  :P :histeria:

:( Verdade. Impressão minha ou Salvador está se tornando uma cidade caótica? Eu simplesmente perdi o animo de sair por lá. Calor do inferno, congestionamentos e mais congestionamentos, serviço público péssimo (felizmente não dependo dos hospitais e postos de lá) e um povo que vive rindo e dançando pagode e axé... |(

Impressão nenhuma, realidade, impossível passar em horário de rush pelas zonas comerciais (centro, comércio, iguatemi, tancredo neves) e como nossa gestão é corretiva e não preventiva, vai chegar uma hora que a bomba vai explodir.  |(

Normalmente o conflito acontece dentro dos limites das favelas, envolvendo policia - ladrão - moradores e dificilmente desce para o "asfalto", apesar de acontecer.

O que mais me impressionou no Rio foi a convivência pácifica entre bandido e polícia, é normal você ver viaturas estacionadas embaixo dos morros e a 300 metros acima adolescentes com metralhadoras e fuzís.

Os conflitos descem para o asfalto com frequência. E mesmo quando não descem, é bom lembrar que conflitos com armas de fogo não se limitam a área dominada ou atacada pelos bandidos e sim ao alcance da arma. O que me lembra de outro problema: balas perdidas (ou achadas).

Quanto a convivência pacífica... corrupção e covardia policial são mais dois problemas por aqui.

Concordo com você Orbe, não estou dizendo que é impossível que aconteça, mas nos 2 anos que morei no Rio "apenas" ouvi 2 rajadas de algo que soou como uma metralhadora em Ipanema e, vivendo na Z. Sul, acompanhava todos os conflitos que aconteciam apenas pela TV, sei que em outras zonas menos abastadas como a Z. Norte e Baixada a situação é de dar medo, tenho um amigo que mora na Tijuca e o apartamento dele já foi alvejado 3 vezes por balas "perdidas". Me parece que existe um pacto entre a polícia e os bandidos para deixarem as zonas ricas fora do conflito principal e, mesmo morando bem próximo do D. Marta, nunca ouvi um tiro vindo de lá.

Ah, Quando falei convivência pacífica, estava sendo irônico!  :hihi:
"You may bury my body, down by the highway side
So my old evil spirit can catch a Greyhound bus and ride"

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #39 Online: 09 de Fevereiro de 2009, 16:53:43 »
O que eu conheço como favela aqui é: Vila fani, Vila pinto, Cajuru e São José dos Pinhais.

:biglol:

http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Jos%C3%A9_dos_Pinhais

Offline Luis

• Nível 06
  • *
« Resposta #40 Online: 09 de Fevereiro de 2009, 22:14:18 »
A impressão que eu tenho é de que o RJ é um lugar péssimo para se viver.

Impressão correta.

A cidade é imunda. O centro, o subúrbio, as praias. Tudo muito sujo. Dá a impressão que não há garis na cidade. Lixo no chão, prédios e monumentos negros de tanta sujeira... As praias são puro esgoto.

Os mendigos estão por toda parte. Em todas as áreas movimentadas da cidade há moradores de rua.

Favelas para todo lado.

Os tiroteios acontecem a qualquer hora do dia ou da noite. Venda de drogas em qualquer esquina. Há arrastões nas praias e nos centros comerciais.

Os parques e as praças estão abandonados.

Alguns pontos turísticos são utilizados como ponto de desova de cadáveres.

Os camelôs estão tão abusados que chegam a tomar o espaço público para construir barracas de concreto e metal. Assim mesmo, na cara de pau, em cima de qualquer calçada... Sem falar nos que tomam espaço da areia das praias e reservam áreas para seus "clientes".

Engarrafamentos diários, transporte público insuficiente e ineficiente, alagamentos frequentes, hospitais caindo aos pedaços, universidades sucateadas, governantes incompetentes e/ou corruptos...

Se lembrararem de mais algum problema acrescentem à lista.

Vamos lá:
-> Além de desova de cadaveres, os ambientes públicos servem para todo tipo de orgia sexual entre turistas e cariocas e entre mendigos.

-> Quanto aos Camelôs, hoje estava andando e escutei a conversa entre uma lojista e camelôs. No caso, a lojista vendia roupas intimas entre outras, mesma coisa que a moça da barraquinha vendia.
"Lojista: Você se importa de vender, pelo menos, um pouco mais afastada aqui da loja pq não tem como eu concorrer com esse preço aí.."
"Camelô: Vai fazer o que se eu não sair? Tu ta achando que é quem?"

-> Os engarrafamentos são cada vez piores e sem querer parecer preconceituoso, eu acredito que há uma relação próxima entre nível de escolaridade e educação (em grande parte do que eu observo). No ônibus, vê-se, com frequencia, que o exigido para ser motorista é apenas ter tal tipo de carteira e só. Não há muita prova, muito teste, muito nada. O cara que dirige o ônibus muitas vezes é um sujeito grosseirão que não tem o menor respeito (as vezes, noção) de compartilhar o espaço público. Tenho pena é dos mais idosos que tem de andar de ônibus.

-> Os alagamentos tão cada vez piores. Um colega meu da faculdade pegou leptospirose agora em novembro em razão dos alagamentos. Onde ele estava? Indo à faculdade que fica na região mais nobre da cidade...

-> A universidade estadual do Rio de Janeiro teve parte do 12º Andar despedaçada pelo tempo. As autoridades falaram que "ah, isso acontece" (não estou aumentando, saiu até no jornal)

-> Quanto ao governo. Muita parte da população não votou no Gabeira com o único argumento: "ele é viado..."

-> Saiu dia desses uma notícia falando do crescimento urbano. Se eu achar eu coloco aqui, mas é algo do tipo. Moradores de favela tem 5 filhos em média, moradores do 'asfalto', tem 1,4 em média... Dá para imaginar o futuro, né?

-> Para finalizar, além disso tudo (e mais um pouco), a população faz questão de jogar tudo qto é tipo de lixo na rua e não usar, parece que de propósito, as lixeiras.

-> Talvez seja melhor finalizar com a citação do colega para ilustrar nosso admiravel mundo novo..

Qual o problema das favelas? Deixe-os em paz! Alguém gostaria de construir uma casa de praia na Patagônia? Ou montar uma Rave no meio do Saara? Quem não quer conviver com favelas, vá embora do Rio. Simples.

Eu, pelo menos, acho muito trágico.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #41 Online: 09 de Fevereiro de 2009, 22:37:10 »
Trágico seria morar no Rio. Quanta importância se dá para uma cidade... Com tantos outros para viver...

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #42 Online: 09 de Fevereiro de 2009, 22:45:35 »
Alguns não têm opção, então é melhor arregaçar as mangas e tentar consertar o que der :-)

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #43 Online: 09 de Fevereiro de 2009, 22:53:33 »
Quer dizer que o Governo do Rio não tem opção? Então concordo que Eles deveriam arregaçar as mangas... Mas transferir tal responsabilidade é um problema.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #44 Online: 09 de Fevereiro de 2009, 22:57:35 »
Quer dizer que o Governo do Rio não tem opção? Então concordo que Eles deveriam arregaçar as mangas... Mas transferir tal responsabilidade é um problema.

Quem vota no governo?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #45 Online: 09 de Fevereiro de 2009, 23:04:35 »

Quem vota no governo?

Ah... Agora virou aulinha de escola primária... Por favor! Que poder tem o voto? E se tem, nossos líderes deveriam no mínimo, seguir a Constituição Brasileira, a polícia, médicos e etc. seus respectivos juramentos. Se o Rio está em franca derrocada, não é só pelo voto. E muito inguênuo pensar que oligarquias partidárias não manipulem o voto. As eleição são e sempre serão uma esculhambação. Vivemos num regime Facista, pelo menos é que o se vê quando um Estado exige tanto deveres e poucos direitos... Não dá mais para dizer quem vota no governo. Isso acabou ainda na época de Getúlio.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #46 Online: 09 de Fevereiro de 2009, 23:07:18 »
Não, *eu* não tenho opção. Eu gostaria de mudar para PoA não para fugir do Rio, mas porque gosto do frio no inverno (no verão é a mesma coisa ou até pior).

De qualquer forma, ainda que eu quisesse fugir, isso também não seria opção porque, como indiquei lá em cima, vejo todas as grandes cidades caminhando para a mesma situação. Então o melhor é fazer alguma coisa - qualquer coisa - que contribua para melhorar o que temos.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #47 Online: 09 de Fevereiro de 2009, 23:11:29 »
Bom, neste caso você está exigindo um comportamento muito difícil de se obter de um brasileiro, que é fazer qualquer coisa para melhorar...

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #48 Online: 09 de Fevereiro de 2009, 23:22:42 »
Se eu pego esse tal de brasileiro médio, eu dou uma surra nele :-)

Não estou falando de ninguém, estou falando de mim mesmo ;-)

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #49 Online: 09 de Fevereiro de 2009, 23:33:00 »
Hum... Entendi agora.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!