Autor Tópico: Shiatso e acupuntura  (Lida 3083 vezes)

Offline rafael d

• Nível 08
  • *
Shiatso e acupuntura
« Online: 11 de Fevereiro de 2009, 23:25:01 »
criei esse tópico para discutir essas duas praticas que hoje em dia ocupam cada vez mais espaco quando o assunto é saude.
estava cunversando com um amigo que faz curso de chiatso, e ele comecou a me esplicar como funcionava. ele explicou que no nosso corpo existem canais de energia, e que apenas tocando partes do nosso corpo poderiamos dar "manuntencao" aos nossos orgãos. por exemplo, um determinado ponto no nosso pulso controla um orgão que se eu não me engano ë o figado.
após essa explicacão perguntei se esses canais eram os canais nervosos, e obtive a resposta "nao". perguntei então que forma de energia era essa que passava por todo o meu corpo e não eram impulsos nervosos, então não obtive nenhuma resposta concreta, a não ser: "pare de pensar em tudo como se tudo fosse física".
resumindo, achei esse negocio de chiatso e acupultura muito carlatanismo, pode ate ser que isso funcione de alguma forma, afinal, massagem é massagem né, mas dai a essa historia de canais energeticos.....nao botei muita fé nao.
gostaria de escutar a opiniao de outras pesoas sobre o assunto, ceticos e amantes dessas praticas milenares.
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2009, 09:54:48 por Dbohr »

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Shiatso e acumputura
« Resposta #1 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 09:54:28 »
Groselha? :-)

Acupuntura pode, talvez, quem sabe, ser eficaz no alívio de dores crônicas. Há estudos que dizem que isso não é diferente do efeito placebo, entretanto. Como não sou médico, não posso criticar a validade de tais estudos contra ou a favor.

Mas certamente acupuntura não cura doenças, nem faz os milagres que se lhe atribuem.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
Re: Shiatso e acupuntura
« Resposta #2 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 10:08:32 »
Shiatsu é massagem. Massagem relaxa a musculatura e é bom. Nada de baboseira aí.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #3 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 10:16:50 »
Ah, sim. Shiatsu como massagem é mesmo muito bom e relaxante. Quando começam a dizer que cura resfriado e faz nascer cabelo é que o problema começa :-)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #4 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 10:26:32 »
Ah, sim. Shiatsu como massagem é mesmo muito bom e relaxante. Quando começam a dizer que cura resfriado e faz nascer cabelo é que o problema começa :-)

Quando começam a dizer isso, eu já estou dormindo... :lol:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 10:29:17 »

Onan dizia que a auto-massagem num lugar bem específico fazer nascer pêlo na palma da mão, mas não é nada científico. 8-)
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #6 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 10:34:36 »
Tem disso mesmo no shiatsu?!?! :|

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 10:36:01 »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #8 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 10:37:45 »

Eu tô precisando disso... Cura dor no estômago?  :depre:
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #9 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 10:56:21 »

Onan dizia que a auto-massagem num lugar bem específico fazer nascer pêlo na palma da mão, mas não é nada científico. 8-)

:histeria: :histeria: :histeria: :histeria:

E nascem espinhas.............
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline rafael d

• Nível 08
  • *
« Resposta #10 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 16:58:00 »
pelo visto todos aqui compartilham a mesma opinião que a minha, queria encontrar alguem que acredita nisso tudo para tentar explicar

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #11 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 15:19:36 »
pelo visto todos aqui compartilham a mesma opinião que a minha, queria encontrar alguem que acredita nisso tudo para tentar explicar

É meu amigo... Vai ser difícil encontrar alguém aqui que acredite nisto.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 22 de Fevereiro de 2009, 23:58:32 »
A Acupuntura como massagem também é bem relaxante. Penso nela como uma massagem ultra-localizada. Mas quanto a curar doenças, duvido. Muito.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Maeve Brooks

• Nível 11
  • *
« Resposta #13 Online: 27 de Fevereiro de 2009, 17:48:17 »
Já fiz acupuntura e deu resultado. Foi pra dor nas costas, comparei os resultados do RPG que já fazia com a junção RPG + acupuntura. Só com RPG demorei quase 10 sessões pra ficar sem dor, com acupuntura na sexta já não sentia nada.

O cara que me atendia explicou várias coisas, esses canais de energia tinham a ver com as complexas relações do nosso corpo. Como medicina chinesa tem muito de prática e quase nada de ciência fica difícil ser objetiva.
Mas se é comum somatizarmos stress com dor de estomago, uma agulhada no joelho pode melhorar dor nas costas.
"Não existem inocentes. Apenas diferentes graus de responsabilidade."  Stieg Larsson

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #14 Online: 27 de Fevereiro de 2009, 19:43:05 »
O que é RPG?
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 27 de Fevereiro de 2009, 19:44:19 »
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #16 Online: 27 de Fevereiro de 2009, 20:03:13 »
hehe... e eu achando que tinha algo a ver com Final Fantasy MCXVIII

hehe

Valew Snow...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #17 Online: 27 de Fevereiro de 2009, 22:16:00 »
Já fiz acupuntura e deu resultado. Foi pra dor nas costas, comparei os resultados do RPG que já fazia com a junção RPG + acupuntura. Só com RPG demorei quase 10 sessões pra ficar sem dor, com acupuntura na sexta já não sentia nada.
Pra dor nas costas eu tomei um antiinflamatório receitado pelo médico, na primeira dose não funcionou muito, mas na segunda dose a dor passou... :D

Eu queria fazer shiatsu, acupuntura eu acho muito homeopatia, mas o snow disse que é como uma massagem ultra localizada, e massagem aumenta a circulação sanguinea, mas a inflamação (que provoca a dor) continua ali... 
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline rafael d

• Nível 08
  • *
« Resposta #18 Online: 27 de Fevereiro de 2009, 22:31:32 »

O cara que me atendia explicou várias coisas, esses canais de energia tinham a ver com as complexas relações do nosso corpo. Como medicina chinesa tem muito de prática e quase nada de ciência fica difícil ser objetiva.
Mas se é comum somatizarmos stress com dor de estomago, uma agulhada no joelho pode melhorar dor nas costas.

voce pretendia ficar a vida inteira fazendo rpg?

Offline Maeve Brooks

• Nível 11
  • *
« Resposta #19 Online: 28 de Fevereiro de 2009, 17:38:07 »
Minha dor nas costas não é por inflamação, tenho uma escoliose considerável...
Já parei de fazer RPG, fiz por 2 anos, aprendi a sentar (sério dá muita diferença) e hoje faço exercícios físicos. Parei também com a acupuntura e não voltei a sentir dor.
Fabi, também não acreditava muito no efeito das agulhas, mas vc sente seu corpo responder....é parte muito importante aprender a relaxar, no começo só ficava pensando naquelas coisinhas espetadas em mim, depois de um tempo quase dormia nas sessões.

Eu recomendo!!! E apoio também que façam perguntas pros caras que aplicam, medicina chinesa é muito legal. Claro que não to falando daquelas partes bizarras de comer pinto de cachorro, mas muita coisa pode ser aproveitada.
"Não existem inocentes. Apenas diferentes graus de responsabilidade."  Stieg Larsson

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #20 Online: 24 de Março de 2009, 18:23:34 »
Gigaview

Shiatso e acupuntura
------------------------------------------------------------------------------
Citação de: Dbohr  em  12 Fev 2009, 09:16:50Ah, sim. Shiatsu como massagem é mesmo muito bom e relaxante. Quando começam a dizer que cura resfriado e faz nascer cabelo é que o problema começa

Onan dizia que a auto-massagem num lugar bem específico fazer nascer pêlo na palma da mão, mas não é nada científico.

Em "teoria", a massagem pode de facto induzir um "poderoso" efeito placebo, que junto com uma melhor circulação sanguínea, pode estimular as células locais a revitalizarem-se.

Eu participei dum curso para massagistas, no qual se dava larga atenção ao efeito placebo. Partia-se do princípio, que é hipoteticamente eficaz, que as boas sugestões e auto-sugestões, realmente funcionam, embora não se saiba bem explicar porquê...

___________________________________________________________ ____
especulativamente -artur.
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline pablito

• Nível 14
  • *
« Resposta #21 Online: 31 de Março de 2009, 11:39:52 »
Olá,

Há algum tempo li um artigo em que se defendia que a acupuntura (a invasão de um corpo estranho, a agulha) provocava uma resposta imunológica eficaz contra algumas inflamações e outros problemas.

A agulha também teria efeito sobre os músculos, relaxando-os ou provocando reações que os fortaleceriam, o que também ajudaria no tratamento de algumas lesões.

Shiatsu, como outras formas de massagem, pode melhorar problemas de posicionamento ósseo e muscular, ajudando a promover melhoras em situações de dor, inflamações e problemas circulatórios.

O interessante é que como nosso corpo é uma coisa só, melhorar o fluxo sanguíneo em uma dada região ou promover uma "excitação" no sistema imunológico pode afetar outras partes e, por exemplo, melhorar algum problema hepático e coisa e tal.

Não se trata apenas de "efeito placebo".

Essas formas tradicionais de medicina foram criadas depois de séculos de 'tentativa e erro'.  E algumas dessas técnicas têm bom grau de eficiência sobre doenças ... digamos... mais cotidianas.

As sociedades que as criaram tentaram explicar porque funcionava, mas como não tinham meios para isso, acabaram usando o arcabouço que sua cultura permitia. Daí tratarem da "circulação de energia" e coisas assim.

Do ponto de vista pragmático, essas técnicas resolvem alguns problemas e podem ser de custo mais baixo.
Se deixarmos a bagagem cultural tradicional (que fala de fluxos de energia e talz) de lado, não vejo problema em seu uso. Se funciona (e tem certo grau de eficiência), que mal tem?

Por exemplo, a acupuntura é uma boa técnica de apoio no tratamento de tendinites (e quem trabalha digitando em um computador o dia inteiro sabe como precisamos de tratamentos para isso  :chorao: ) e reduz o uso de anti-inflamatórios (que só parecem inofensivos, mas podem causar um mal danado).

.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 31 de Março de 2009, 12:26:46 »
Todas essas terapias funcionam, pelo efeito placebo, pela sugestão, por coincidência com um processo de recuperação natural do organismo ou seja lá o que for. O problema é separar essas coisas todas e se concentrar na investigação do processo de cura da terapia em sí e descobrir como funciona, em que condições, etc, aplicando uma metodologia científica. Uma evidência interessante é que elas não funcionam sempre, são muitas vezes aplicadas segundo critérios pessoais do terapeuta, carecem de controles adequados de eficácia e podem ser um convite aberto ao curandeirismo e à exploração das pessoas.
« Última modificação: 31 de Março de 2009, 18:04:30 por Gigaview »

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #23 Online: 02 de Abril de 2009, 17:33:50 »
Gigaview

--------------------------------------------------------------------------------
Todas essas terapias funcionam, pelo efeito placebo, pela sugestão, por coincidência com um processo de recuperação natural do organismo ou seja lá o que for. O problema é separar essas coisas todas e se concentrar na investigação do processo de cura da terapia em sí e descobrir como funciona, em que condições, etc, aplicando uma metodologia científica. Uma evidência interessante é que elas não funcionam sempre, são muitas vezes aplicadas segundo critérios pessoais do terapeuta, carecem de controles adequados de eficácia e podem.

Como é que é o efeito placebo, consegue ser tão eficaz, se é que tem alguma eficácia?

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 02 de Abril de 2009, 21:38:14 »
Gigaview

--------------------------------------------------------------------------------
Todas essas terapias funcionam, pelo efeito placebo, pela sugestão, por coincidência com um processo de recuperação natural do organismo ou seja lá o que for. O problema é separar essas coisas todas e se concentrar na investigação do processo de cura da terapia em sí e descobrir como funciona, em que condições, etc, aplicando uma metodologia científica. Uma evidência interessante é que elas não funcionam sempre, são muitas vezes aplicadas segundo critérios pessoais do terapeuta, carecem de controles adequados de eficácia e podem.

Como é que é o efeito placebo, consegue ser tão eficaz, se é que tem alguma eficácia?

http://skepdic.com/brazil/placebo.html

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!