Autor Tópico: Shiatso e acupuntura  (Lida 3084 vezes)

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
Re: Shiatso e acupuntura
« Resposta #25 Online: 03 de Abril de 2009, 10:28:01 »
Acupuntura, shiatsu, medicina tradicional chinesa, etc, são os ornitorrincos da medicina... só sobreviveram porque evoluiram isoladamente, sem competição com terapias mais eficazes, agora só servem por serem bonitinhas e curiosas.

Todo estudo científico bem feito que investiga a acupuntura encontra, no máximo, resultados marginais e mesmo assim só para situações bem específicas. Em teoria, a estimulação nervosa da agulha poderia aumentar o limiar de dor, mas não há diminuição de inflamação ou da causa do problema. A acupuntura só age na causa do problema pelo relaxamento e efeito placebo.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline rafael d

• Nível 08
  • *
« Resposta #26 Online: 03 de Abril de 2009, 10:33:17 »
Olá,

Há algum tempo li um artigo em que se defendia que a acupuntura (a invasão de um corpo estranho, a agulha) provocava uma resposta imunológica eficaz contra algumas inflamações e outros problemas.

A agulha também teria efeito sobre os músculos, relaxando-os ou provocando reações que os fortaleceriam, o que também ajudaria no tratamento de algumas lesões.

Shiatsu, como outras formas de massagem, pode melhorar problemas de posicionamento ósseo e muscular, ajudando a promover melhoras em situações de dor, inflamações e problemas circulatórios.

O interessante é que como nosso corpo é uma coisa só, melhorar o fluxo sanguíneo em uma dada região ou promover uma "excitação" no sistema imunológico pode afetar outras partes e, por exemplo, melhorar algum problema hepático e coisa e tal.

Não se trata apenas de "efeito placebo".

Essas formas tradicionais de medicina foram criadas depois de séculos de 'tentativa e erro'.  E algumas dessas técnicas têm bom grau de eficiência sobre doenças ... digamos... mais cotidianas.

As sociedades que as criaram tentaram explicar porque funcionava, mas como não tinham meios para isso, acabaram usando o arcabouço que sua cultura permitia. Daí tratarem da "circulação de energia" e coisas assim.

Do ponto de vista pragmático, essas técnicas resolvem alguns problemas e podem ser de custo mais baixo.
Se deixarmos a bagagem cultural tradicional (que fala de fluxos de energia e talz) de lado, não vejo problema em seu uso. Se funciona (e tem certo grau de eficiência), que mal tem?

Por exemplo, a acupuntura é uma boa técnica de apoio no tratamento de tendinites (e quem trabalha digitando em um computador o dia inteiro sabe como precisamos de tratamentos para isso  :chorao: ) e reduz o uso de anti-inflamatórios (que só parecem inofensivos, mas podem causar um mal danado).

.

pablo, achei sua explicação muito interessante, para mim você explicou o real funcionamento dessas praticas.
So não consigo entender, se hoje já se explica cientificamente como essas praticas agem, porque eles continuam com esse papo de canais de energia. Será que é medo de perder a credibilidade entre os nada céticos?
Outro ponto é que, de acordo com a teoria, cada ponto do corpo melhora um orgao, tipo, um ponto no pulso, melhora um orgão interno como o figado por exemplo. Acho isso muita besteira, queria que alguem tentasse me explicar sem esse papo de canal de energia.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #27 Online: 03 de Abril de 2009, 10:42:30 »
pablo, achei sua explicação muito interessante, para mim você explicou o real funcionamento dessas praticas.
So não consigo entender, se hoje já se explica cientificamente como essas praticas agem, porque eles continuam com esse papo de canais de energia. Será que é medo de perder a credibilidade entre os nada céticos?
Outro ponto é que, de acordo com a teoria, cada ponto do corpo melhora um orgao, tipo, um ponto no pulso, melhora um orgão interno como o figado por exemplo. Acho isso muita besteira, queria que alguem tentasse me explicar sem esse papo de canal de energia.
Simples. Excluindo a questão da dor, o resto só seria explicável pelos "canais de energia" - mas isso se tivesse eficácia não explicável pelo efeito placebo, o que não é o caso.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline rafael d

• Nível 08
  • *
« Resposta #28 Online: 03 de Abril de 2009, 10:45:54 »
Simples. Excluindo a questão da dor, o resto só seria explicável pelos "canais de energia" - mas isso se tivesse eficácia não explicável pelo efeito placebo, o que não é o caso.

Po, eu achei essa história de melhorar a circulação lógicamente tranquila. Acho bem cábivel, você vai desobstruindo os cápilares, ai melhora a circulação.
quer dizer que estudos já disseram que isso também é besteira?

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #29 Online: 03 de Abril de 2009, 10:51:39 »
Po, eu achei essa história de melhorar a circulação lógicamente tranquila. Acho bem cábivel, você vai desobstruindo os cápilares, ai melhora a circulação.
quer dizer que estudos já disseram que isso também é besteira?
Logicamente tranquila mas biologicamente ilógica. Há correntes esdrúxulas que propõe que a maiora das doenças sejam causadas por alteração do fluxo em capilares (tenho até um livro autografado do alemão líder nessa área) , mas não há qualquer suporte científico para essa alegação.

Offline pablito

• Nível 14
  • *
« Resposta #30 Online: 03 de Abril de 2009, 15:06:17 »

Acho que é isso mesmo.
Mantém-se a explicação  :?: dos "canais de energia" para pegar mais facilmente os crédulos.
Funciona, creio, como uma estratégia de marketing.

Claro, tem uns caras que aplicam essas técnicas e acreditam mesmo nesse lance de "energia". Não conseguem aceitar as limitações das técnicas nem suas explicações mais científicas.

Infelizmente, essas técnicas não são tão boas quanto os que aplicam acham que são, porém, elas têm algum grau de eficiência sobre problemas menores. Especialmente musculares e circulatórios.

Mas, milagre, decididamente, não são.

Penso que se a pessoa não se deixa levar pelo papo de "energias" e usa essas técnicas como apoio a outros tratamentos, não tem nada demais.

O problema é sair por aí acreditando que a acupuntura vai curar os cegos e fazer andar os aleijados.

Mas gostaria de reforçar que nem tudo é efeito placebo.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!