Liberdade de expressão é um princípio a ser preservado. É aquela frase "posso discordar de você, mas farei o máximo para defender seu direito de dizê-lo."
Temos direito a informação. Não é por temor que as opiniões de alguém sejam exibidas causará um apocalipse. Essa mesma parte da população tem direito a ouvir essa opinião, e mudar suas opiniões se quiser. Querer censurar essa opinião, é querer manipular a opinião das massas, justificando que as massas ter essa opinião é prejudicial.
Certo, Foxes. Concordo com você sobre 'respeitar o direito individual à liberdade de expressão". Sim, nós temos o direito à informação. Onde negamos isso? Mas o direito à informação consiste em ter acesso a fatos, situações, hábitos que não incitem a população a desenvolver preconceitos contra qualquer etnia, sexo, religião, etc. A partir do momento em que meu direito de expressão é utilizado para afrontar um grupo com base em informações inverídicas, preconceituosas ou generalização, cabe ao Estado zelar pelo princípio da isonomia e da dignidade da pessoa humana. Será que você acha que aqueles que não se enquadram na generalização não são atingidos em sua dignidade enquanto cidadãos de bem?
Em nome da liberdade de expressão, é um erro permitir que pessoas discriminem pessoas e adotem um comportamento nocivo e excludente. Se isso for permitido, então o caos social imperará, uma vez que meu direito não encontra limites em qualquer outro direito.
E não confunda direito à informação embasada, livre de preconceitos e generalizações com informação preconceituosa e que toma o todo pela parte. A primeira deve sim, ser protegida. A segunda não, deve ser coibida. Aliás, só pra finalizar: Se todos pudessem expressar-se livremente, não haveria sentido existir um capítulo tratando dos crimes contra a honra no Código Penal, não é? Se eu tenho o direito de afirmar que Joãozinho é ladrão e gay, ele tem o direito de suportar calado minhas opiniões - afinal, eu preciso ter meu direito à liberdade de expressão preservado (mesmo que isso custe a dignidade de outra pessoa).