Autor Tópico: [PARÁ NEWS]Mais duas vítimas da onda de "fúria popular"  (Lida 2974 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
[PARÁ NEWS]Mais duas vítimas da onda de "fúria popular"
« Online: 15 de Fevereiro de 2009, 16:09:55 »
http://www.diariodopara.com.br/noticiafull.php?idnot=29889

Sem acreditar na Justiça ou motivados pelo desejo de ter uma situação resolvida, populares realizam sessões diárias de espancamentos, principalmente na Região Metropolitana de Belém. Os casos são crescentes e todos os dias os hospitais públicos recebem uma grande e preocupante quantidade de vítimas da “justiça com as próprias mãos” realizadas pela população.

Ontem, um adolescente de 16 anos foi espancado, na WE- 32, na Cidade Nova 4. Ele foi perseguido por populares depois de assaltar um professor e roubar seu notebook.

Segundo informações, o professor foi levar seu filho à escola e ao estacionar o carro foi abordado pelo bandido. Armado com um revólver e em companhia de um comparsa, identificado pelo vulgo “Pingo”, Luís ameaçou a vítima e conseguiu roubá-la.

Na tentativa de ter seu aparelho de volta, o senhor correu atrás dos bandidos e sua reação fez com que os ladrões atirassem em sua direção. Por sorte, ninguém ficou ferido. Na hora do assalto, várias pessoas caminhavam pela rua e muitas crianças estavam entrando na escola. A cena foi de pânico. O medo se espalhou e causou revolta em algumas pessoas que passaram a perseguir os bandidos depois de presenciarem a falha no revólver.

“Pingo” conseguiu fugir e o adolescente foi alcançado. Teve início, assim, uma sessão de espancamento, com direito a chutes e socos. Uma roda se formou ao redor do bandido e populares instigavam aos mais corajosos que batessem no acusado. Minutos depois, policiais chegaram ao local em uma viatura da polícia e prenderam o acusado. Ele foi levado ao Hospital Metropolitano, onde foi atendido. Segundo informações da assessoria de Imprensa do hospital, o estado de saúde do acusado é estável. Ele teve uma fratura na mandíbula e permanece internado em observação.

>>> Espancado na Cidade Nova sobrevive por “milagre”

Outra vítima de espancamento foi Moisés Souza Martins. Ele é acusado de tentar assaltar um mototaxista na noite de terça-feira, o que ocasionou em uma sessão de espancamento de mais de uma hora. Segundo informações de colegas de trabalho da vítima, o assaltante chegou em companhia de um comparsa e pediu ao mototaxista para realizar uma corrida.

Ao sair do ponto, apontou um revólver para o condutor e informou que se tratava de um assalto. Colegas da vítima disseram ter desconfiado da ação dos bandidos e foram em direção ao amigo.

Para azar do bandido, a arma falhou e ele foi cercado por amigos da vítima. Moisés foi espancado por quase uma hora. Motoqueiros, revoltados com a situação, passaram por cima dele com suas motos. Ele foi agredido ainda com chutes, pauladas e pedradas.

Quando a polícia chegou ao local encontrou o acusado bastante ferido e sangrando muito. Ele foi tirado da ira popular por policiais militares e levado ao Hospital Metropolitano.

No HM constatou-se que o acusado não apresentava nenhuma fratura. Com apenas algumas escoriações e luxações pelo corpo, ele recebeu alta no dia seguinte.

>>> Após roubo de moto, rapaz é alcançado por populares

Alan Rodrigues Costa, de 18 anos, foi mais uma vítima da impiedosa revolta de populares contra a violência dos bandidos. Ele e outros três comparsas roubaram a moto de um homem na Cidade Nova VI. Mas foram perseguidos e Alan foi capturado pelos populares. Ele foi violentamente espancado e acabou sendo salvo das mãos da população pela polícia.

O sargento Chucre, da 7ª Zpol, contou que o crime ocorreu por volta das 23h40, na SN-3, no conjunto Cidade Nova VI, em Ananindeua. O veículo roubado por Alan e seus comparsas foi uma moto Honda Biz, de cor preta, subtraída de um morador da área.

Alguns minutos depois de ocorrer o roubo, a moto foi localizada próximo ao final da linha do ônibus Guajará.

Do grupo de ladrões, apenas Alan foi detido por populares. Os outros participantes do crime conseguiram escapar. Depois de ser espancado pela população, o criminoso detido foi socorrido e levado para a Seccional da Cidade Nova.
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Lua

• Nível 40
  • *
Re: [PARÁ NEWS]Mais duas vítimas da onda de "fúria popular"
« Resposta #1 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 16:29:19 »
Imperando o sentimento de injustiça por parte da população, é natural que muitos se utilizem da justiça privada para tentar punir criminosos. Os índices de criminalidade aumentam, o Judiciário é lento em punir delinquentes e o sistema carcerário é falho e nocivo. Não é de admirar que essa postura se torne frequente nos dias atuais. E quanto mais o tempo passa, menos credibilidade se dá à polícia, ao Judiciário e ao Executivo... Se ninguém é por nós, seremos por nós mesmos... :umm:

Questão intrigante: As armas dessa cidade são todas defeituosas?  :|
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #2 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 16:31:51 »
Eu ainda não tenho certeza de minha posição, mas, tenho tendência a apoiar esse tipo de ação da população.

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #3 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 16:34:01 »
O problema é que a população não investiga, não pensa, não quer saber de nada. Só parte pra cima de quem estiver no caminho. Em uma dessas confusões, mais cedo ou mais tarde, um inocente vai acabar espancado.
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 16:42:04 »
O problema é que a população não investiga, não pensa, não quer saber de nada. Só parte pra cima de quem estiver no caminho. Em uma dessas confusões, mais cedo ou mais tarde, um inocente vai acabar espancado.

Já foi, algum tempo atrás tentaram linchar um homem em SP (?), logo depois da polícia resgatá-lo foi constatado que ele não tinha nada a ver com o crime. Se eu conseguir achar a reportagem eu posto aqui.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #5 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 16:43:48 »

E se formos considerar a possibilidade disso virar moda, o país vai virar um inferno - além de estarmos involuindo, social e juridicamente falando.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #6 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 16:44:36 »
Precisamente. Pelo menos alguns casos são "flagrantes", então nem dá para ter pena.

E antes do Direitos dus Manus vier reclamar, dessa vez talvez até pudessem ter razão, vale lembrar que eles são um dos culpados pela população ter esse sentimento!!

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #7 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 16:52:31 »
Não é uma questão de ter pena.

O problema é que qualquer pessoa pode gritar "pega ladrão", apontando para um sujeito do qual ela não gosta muito, e a multidão histérica vai espancar um inocente.
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #8 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 17:09:23 »
Eu sei.

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
« Resposta #9 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 17:25:44 »

O problema é que qualquer pessoa pode gritar "pega ladrão", apontando para um sujeito do qual ela não gosta muito, e a multidão histérica vai espancar um inocente.

Eu só postei essa notícia pq os meliantes foram pegos no flagra...
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #10 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 17:30:46 »

Haha, será que é fácil assim?

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #11 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 20:30:26 »
O sentimento de injustiça ta grande...
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #12 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 21:24:43 »
Indulto de natal... :demente:
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #13 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 21:31:19 »
É difícil não simpatizar com um vagabundo sendo espancado. Uma pena que a "justiça popular" seja tão sujeita a falhas de julgamento. Mas se em uma situação dessas eu tenho como me assegurar da culpa do sujeito, o pegando em flagrante, por exemplo, eu participaria da sessão.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #14 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 22:40:00 »
O sentimento de injustiça ta grande...

E quando a sociedade sente que as autoridades não são capazes de inibir e punir a prática de crimes, é natural que alguns tomem para si a responsabilidade de reduzir a criminalidade (vide grupos de extermínio de criminosos que existem em algumas cidades) ou de penalizar fisicamente criminosos. E ainda existem os casos de crimes que provocam grande revolta social e que acabam levando muitos cidadãos a agredirem seus autores.

Em minha cidade houve um caso assim: um pedófilo foi preso, acusado de molestar várias meninas. Uma parte da sociedade não acreditou e resolveu fazer um abaixo assinado em prol da liberdade do santo homem (tem coisas que são inexplicáveis). A outra invadiu a delegacia e conseguiram espancar o acusado. Só não mataram porque a pm chegou ao local. Como previsto, ele foi solto e continua pelas ruas 'olhando' menininhas... E já tem gente falando que 'a batata dele está cozinhando'. ::)

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #15 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 00:24:04 »
O bom cristão perdõa.

Sério, bandido no Brasil nunca é bandido... é um revoltado com a sociedade, tudo culpa da sociedade... é um rebelde, está tentando se comunicar... bandido é a última coisa que ele é.

Legal é nos EUA. Bandido = bandido, é uma lógica simples. Tá assaltando tua casa? Pode meter bala!

Bandido no Brasil antes de tudo tem que ter todos seus direitinhos preservados. Direitos esses que nós não temos. Se nós formos espancados, mas não formos bandidos, o Direito dus Manus não vai estar nem aí pra gente! :lol:

Aí é de se esperar o que? O cara ganha pirulito por ser criminoso, e depois acham linchamento ruim. Linchamento é algo antiquado, e totalmente passível a falhas. Mas se é a única coisa que nós podemos fazer, antes comer excrementos do que morrer de fome!

Vejam este vídeo de um espancamento até a morte:

<a href="http://www.youtube.com/v/-cxjUJGwMWg" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/-cxjUJGwMWg</a>

Agora veja que não foi de graça. população estava vivendo atrás das grades. Viver atrás das grades geralmente é o castigo de assaltantes e assassinos, não de pessoas honestas. É de se esperar que pessoas sofrendo esse castigo injustamente se revoltem, não é?

Uma justiça ideal seria: eficiente, capaz de demonstrar a verdade e severa. O Brasil é exatamente o oposto em todos os termos.
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2009, 00:35:16 por Ilovefoxes »

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #16 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 00:34:39 »
Huahuahua!

Mas é sério. Bandido no Brasil nunca é bandido... é um revoltado com a sociedade, tudo culpa da sociedade, é um rebelde, está tentando se comunicar... bandido é a última coisa que ele é.

Legal é nos EUA. Banido = bandido, é uma lógica simples. Tá assaltando tua casa? Pode meter bala!

Bandido no Brasil antes de tudo tem que ter todos seus direitinhos preservados. Direitos esses que nós não temos. Se nós formos espancados, mas não formos bandidos, o Direito dus Manus não vai estar nem aí pra gente! :lol:

Aí é de se esperar o que? O cara ganha pirulito por ser criminoso, e depois acham linchamento ruim. Linchamento é algo antiquado, e totalmente passível a falhas. Mas se é a única coisa que nós podemos fazer, antes comer excrementos do que morrer de fome!

Em tese, o linchamento em si já é uma falha. Ou, no mínimo, ocasionado por uma grande falha num sistema maior.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #17 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 00:37:39 »

Você percebe que a coisa está fora dos limites quando se depara com cidadãos sensatos que se envolvem no linchamento de alguém por conta de um crime. O sentimento de injustiça é intenso e não existe uma resposta imediata por parte do Judiciário. Aliás, o STF recentemente concedeu habeas corpus à um acusado de tentativa de homicídio: responderá em liberdade até que não caiba mais qualquer recurso, ou seja, se tiver bons advogados, não será preso nunca. Com isso, abre-se o precedente pra esse tipo de concessão - li que essa semana foram mais 4 casos.

Onde vamos parar eu não sei. Sistema penitenciário falido e Judiciário lento e burocrático demais = caos social. Em minha modesta opinião, os casos de justiça privada aumentarão gradativamente a cada ano. E vamos culpar essas pessoas por tomarem para si um direito que lhes é concedido mas não garantido?  :)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #18 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 00:47:15 »
E tem mais, quando um bandido furta a sua casa, e por uma sorte incomum você consegue chamar a polícia e a polícia consegue prender o bandido. Eles soltam no dia seguinte...Se alguém te assalta na rua, e você fizer um B.O a polícia também não pode prender o bandido (mesmo que você saiba onde ele mora ::) ) porque ele não foi pego em flagrante....E diante dessa situação em qua a polícia não pode prender/ ou manter preso um bandido... O que a sociedade pode fazer?

Vou contar um freaky caso que aconteceu num prédio que eu morava... Tinha um bandido que entrava na garagem e roubava o som dos carros... E ele já tinha feito isso tantas vezes que até sabia por onde entrar...

Aí um dia... o alarme do carro do meu pai disparou... aí outro morador do prédio que tinha arma em casa... saiu na janela com a arma e gritou: "Eu vou atirar em você!" Aí o bandido se assustou soltou o som do carro... e fugiu...e nisso veio um segurança particular de moto que fazia a ronda numas mansôes que tinha por perto...e pegou o bandido... Daí prenderam o cara...chamaram a polícia e foi todo mundo pra delegacia..meu pai, o vizinho da arma, o segurança, o bandido, o sindico...Aí chegando lá, o delegado disse que era melhor não fazer um B.O porque eles não iam poder manter o bandido preso por mais que uma noite porque ele não tinha sido pego no flagra (a polícia não viu ele indo lá no carro abrindo e tirando o som, só pegou ele imobilizado depois), e aí ele(bandido) poderia voltar pra se vingar.... *

Moral, da história... Se nem a polícia pode manter um bandido preso... O que que a sociedade pode fazer pra se defender?

Os linchamentos vão aumentar, ou eles mudam a lei (não para aquela lei que só pode ser preso depois do ultimo recurso no tribunal, como fizeram)... Eu sei que não é nada legal linchamento, e que é cruel e bárbaro... Mas se a sociedade ficar parada que nem uma mosca morta esperando ser assaltada, a lei nunca que vai mudar...

*Ah e sim, o morador da arma tinha porte de arma....
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #19 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 01:15:08 »
Invariavelmente, a pressão social nesse sentido demandará uma atitude séria por parte do Legislativo. Nosso Código Penal é de 1940 e precisa de uma reforma urgente. O CPP tem passado por reformas, mas nada que altere significativamente a situação atual: acusados podem responder em liberdade por crimes e essa é uma posição nociva à uma sociedade em que a polícia é insuficiente ou mal preparada para conter a criminalidade crescente.

Por essas e outras, achei ridículo o referendo que tentava proibir a comercialização de armas de fogo: desarma a sociedade enquanto o bandido permanece armado e cada vez mais ousado.

As regras precisam ser mais duras com quem comete crimes - primariedade significar privilégio? Só para crimes culpososo e olhe lá. Tem um apresentador baiano que diz que no Brasil todo mundo tem o direito de cometer um crime, desde que tenha endereço fixo e boa conduta: aí você responde em liberdade, claro. Ou o governo leva a sério a reforma penitenciária e das leis penais ou pode se preparar para uma crise social muito em breve.

A situação é insustentável: pessoas trabalham e não tem direito sequer de sair de suas casas. E ainda me aparecem uns defensores dos 'direitos dus manu' (nesse ponto, concordo com o Foxes) que fazem estardalhaço quando polícia mata bandido. O que vejo é um protecionismo à bandidagem (obviamente, pautado na burocracia legislativa) enquanto a sociedade se mantém atrás das grades de suas portas e janelas.  :hmph:

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
« Resposta #20 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 01:41:37 »
Já vivemos esta crise social. são 50.000 homicidios por ano.

Offline guicn

• Nível 16
  • *
« Resposta #21 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 01:41:56 »
Caramba, que cenas terríveis.

Eu nem com muita revolta teria coragem de bater no cara daquele jeito.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #22 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 01:42:54 »
Já vivemos esta crise social. são 50.000 homicidios por ano.

Mas ainda existe uma 'aparência' de contenção e prevenção por parte do governo... :)

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #23 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 09:51:22 »
Eu disse por aí que o réu respondendo em liberdade seria uma maravilha, pois diminuiria bastante a população carcerária, mas pelo visto, a máquina judiciária nem precisará ser acionada, já que os populares estão fazendo "justiça" com as próprias mãos... Alguém ainda acha que crimes de vingança sejam raros?

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #24 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 12:06:44 »
Eu disse por aí que o réu respondendo em liberdade seria uma maravilha, pois diminuiria bastante a população carcerária, mas pelo visto, a máquina judiciária nem precisará ser acionada, já que os populares estão fazendo "justiça" com as próprias mãos... Alguém ainda acha que crimes de vingança sejam raros?

Li o artigo que você me indicou no outro tópico, Mr. Muito interessante, até esqueci de agradecer. :ok:

Mas mesmo que muitos respondam em liberdade, existem criminosos que são tão temidos que a população sequer cogitaria em algum tipo de vingança privada. E esses costumam ser os piores e os que mais reincidem na prática de crimes.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!