Enquanto esperamos, olha só esse vídeo:
http://www.youtube.com/v/nwxizEMuSB8Olha, a primeira vista, além das Enormes Dificuldades Técnicas, vejo também algumas questões econômicas: você não só tem que ter uma infraestrutura para lançar o equipamento de mineração, você tem antes que identificar a composição mineral do asteróide, e tem também que enviar o equipamento para trazer o minério de volta. Lembrando que o que você pretende é criar um fluxo de essencialmente meteoros caindo na Terra. Não sei até que ponto isso pode se pagar.
Existem outros problemas: a maneira mais simples de proceder é procurar um asteróide que passe próximo da Terra e enviar seu equipamento para ele. Nesse caso, (supondo que o equipamento funcione perfeitamente - não estou contando com a presença de primatas no local) o fluxo de minérios vai ser sazonal, dependendo do delta-V disponível para enviar o minério. O jeito mais esperto e, como ficará claro, arriscado de proceder é enviar um Puta Foguete (tm) para o asteróide e
trazê-lo para órbita baixa da Terra. Isso é algo que poderia ser mais viável financeiramente falando... mas também poderia causar um certo temor, principalmente entre os humanos que preferem viver sem o risco de que uma pedra de alguns trilhões de toneladas despenque sobre suas cabeças.
A propósito: sou totalmente a favor da exploração de asteróides. Se algum dia a humanidade se espalhar pelo espaço, eles serão os locais ideais para a criação de habitats. Muito melhores do que Marte além de que, com algum esforço, podem até ser convertidos em espaçonaves.