Autor Tópico: Ação e reação: Richard Dawkins estimula rejeição ao evolucionismo na Inglaterra  (Lida 5315 vezes)

Offline Kmile

• Nível 15
  • *
Re: Ação e reação: Richard Dawkins estimula rejeição ao evolucionismo na Inglaterra
« Resposta #25 Online: 20 de Março de 2009, 23:41:43 »
É o seguinte, ele fez um documentário para televisão: The root of all evil?
Eu lembro de ele explicar (no Deus é um delírio, que foi o único que li dele. A escalada do Monte improvável é o próximo da minha lista) que os produtores escolheram esse nome e que ele não gostou não. Vou ver se acho esse trecho no livro.
"Gosto do céu pelo clima e do inferno pela companhia"
Mark Twain

Offline Dr. Jekyll

• Nível 07
  • *
  • "Teísta: Se você crê é irmão se não crê é néscio"
Re: Ação e reação: Richard Dawkins estimula rejeição ao evolucionismo na Inglaterra
« Resposta #26 Online: 21 de Março de 2009, 03:43:21 »
Não concordo contigo. Ele deixa muito claro que são apenas teorias e que as causas são muitas para a existência (e persistência) da religião. Não vi ele dizendo que a religião é a causa dos males do mundo e sim que é maléfica em muitos sentidos: torna as pessoas preconceituosas, incentiva a diminuir os que não tem a mesma crença (e em muitos casos, a odiar), reprova o pensamento lógico e etc. Não é preciso lembrar o quanto de sangue se derramou (e se derrama) em guerras santas.
Ele é um fundamentalista do ateísmo assumido, ele mesmo se diz ateu radical. E qual é o problema nisso?

Olá Kmile.

Bem, você tem o direito de discordar de quem quiser, entretanto ficará muito difícil discutirmos essas questões quando realmente o Dawkins diz abertamente em documentários e livros que a religião é a causa dos males do mundo e que se ela fosse estirpada o maus do mundo acabaria, seria interessante se você desse uma lida nas obras do Dawkins (todas de preferência)

Quanto à sua afirmação de que a religião torna as pessoas preconceituosas, bem todos sistema de crença é capaz de tornar às pessoas preconceituosas, infelizmente me parece que há uma dificuldade para não dizer má vontade de ver o óbvio em que todo sistema seja ele teísta ou ateísta pode levar ao preconceito, e tem mais seja esse sistema intelectual ou não ele pode levar às pessoas a diminuirem quem não tem a mesma crença que elas, se teístas amaldiçoam ateus como eu mesmo já fui amaldiçoado então são chamados de fanáticos, mas nós ateus não, nós temos todo o direito de chamar cristãos de idiotas simplesmente porque somos evolucionistas ou porque pensamos mais que eles que são alucinados e iludidos, como tenho visto aqui em alguns tópicos, quanto a religião reprovar pensamentos lógicos, não sei se notou, mas porque a religião não faz isso com muitos que estudam? O problema está com a religião ou com a incapacidade crítica gerada pela má educação que a grande maioria recebe e até mesmo pela personalidade passiva que é comum em muitas populações inclusive em nosso Brasil?

Realmente não é necessário lembrar o quanto de sangue já foi derramado em guerras santas, da mema maneira que não é necessário lembrar a quantidade de sangue que já foi derramada em todas as guerras não santas que já existiram no mundo haja vista, nossas 1º, 2º guerras mundiais, Nazismo, regimes ateísticos na Russia e na China e muitos outros, acho que está claro que qualquer crença seja ela teista ou ateísta é suficiente para levar qualquer um que simplesmente não tenha senso crítico a um banho de sangue.

Você perguntou qual o problema em ser um fundamentalista ateístico? Isso é o que chamamos de absurdo em si, é o equivalente a vermos um homosexual reprovando a homosexualidade ou um assassino deflagrando críticas a assassinos como se ele fosse muito diferente deles, quando reprovamos algo Kmile o fazemos por vai de encontro ao que pensamos ser correto e para que nossa crítica tenha força nós precisamos ser o exato oposto daqueles que praticam aquele mal, dessa forma espero que você possa refletir um pouco se realmente são plausíveis suas asserssões.

Os meus amigos de Fórum que já me conhecem sabem que sempre exponho minhas opiniões que quase sempre vão contra o bojo da maioria, entretanto tento ser o mais honesto possível, sei que há muitos fãs do Dawkins aqui eu mesmo sou um deles, porém quando se trata de religião sinceramente o Dawkins é uma negação usando argumentos que são simplistas até mesmo para mim que sou um ateu e que bem vejo que em se tratando de religião ele perde seu poder de convencimento e continua a ser a torre inespugnável de argumentação apenas para aqueles que simplesmente olham para ele como sendo "O ATEU" o cara que tem as respostas mais interessantes contra a religião, Dawkins faz caricaturas da religião ele simplesmente constroi um alvo ao próprio gosto e esmaga fazendo em farelos e simplesmente se gaba achando que destruiu com os argumentos religiosos quand em realidade ele destruiu aquilo que ele compreende como sendo verdade dos argumentos religiosos e será possível que ninguém vê isso? Alguém já parou para se dar ao trabalho de ler as referências bibliográficas e as notas de rodapé de Deus um Delírio, a menos que nossos amigos de fórum Kmile não queiram ver simplesmente não existe nada na bibliografia de Deus um Delírio que me diga ou que diga a qualquer um de nós que devo ter respeito pelos conteúdos arolados ali, simplesmente porque não tenho confiança em citações da Wikipédia, mas Dawkins tem e acha realmente que a Wikipédia é fonte segura de conteúdo, tanto que cita inúmeras informações de lá. Alguém aceitaria um estudo profundo sobre biologia molecular com referências de textos da Wikipédia? Alguém acha que se Deus um Delírio fosse um obra séria de conteúdo acadêmico tomaria Wikipédia como sendo autoridade em citações ou informações históricas? Creio que não, da mesma maneira e justamente por não ter fontes confiáveis não posso levar a sério as informações que Dawkins tras ali, primeiro porque sou conhecedor de hebraico e grego e sei que a falta de conhecimento dessas línguas na ora de ler até mesmo a tão afamada bíblia causa problemas, portanto, recomendo Deus um delírio para os que gostam de fantasiar que conhecem argumentos fántásticos para darem aos crentes e que receberam esses conteúdos em Deus um delírio, porém podem amargar uma séria derrota na hora de argumentar contra crentes que possuem um mínimo de informação plausível como o Maykon aqui neste fórum.

Peço desculpas por ter me extendido bastante, mas creio que essa é uma discursão amplamente saudável.

Cordialmente, Dr. Jekyll.
"Não sei se Deus existe. Mas seria melhor para sua reputação que não existisse." Jules Renard.

Online Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #27 Online: 21 de Março de 2009, 13:03:50 »
Jekyll,

Eu não li o livro, mas acho que alguém inteligente como Dawkins jamais diria que a religião é
a fonte de todos os males. Dawkins sequer afirma que Deus não exise, limitando-se a dizer, de
forma bastante razoável, que não há nenhuma evidência de sua existência e que por tudo que se
sabe tal existência parece bastante improvável.

O que todos já vimos ele dizer, e com isso eu concordo, é que a religião é a fonte de muitos males!

Especialmente as religiões monoteísticas, que possuem em seu bojo um forte componente xenófobo
e de intransigência. Vemos isto desde o Velho Testamento, com Deus comandando os hebreus em
batalhas, massacres e pilhagens. A cobiça dos hebreus sendo justificada como uma guerra santa
contra os ímpios. A vontade de Deus sendo usada como desculpa para as mais torpes vontades dos
homens.

É claro que os outros povos não precisaram de um deus único para realizarem suas próprias guerras,
massacres e pilhagens, mas quando existe um deus totalitário e absoluto, demandando total dedicação
dos homens em qualquer aspecto de suas vidas, isto se torna um instrumento ainda mais poderoso de
manipulação das massas. Deus fornece uma justificativa moral para a imoralidade, o que é ainda pior que ser imoral sem ter justificativa alguma.

No entanto, com Deus ou sem Deus, com religião ou sem religião, a natureza humana é a mesma.

Colocando em uma balança os benefícios e malefícios das grandes religiões monoteístas eu creio que o peso dos malefícios supere o dos benefícios.

Entre os aspectos positivos das religiões poderíamos citar:

- Pregam determinados valores que são desejáveis na sociedade.
- Realização de obras sociais
- Fornecem conforto e resposta para muitos problemas existenciais do homem
- Ajudam às pessoas a atravessarem momentos de desespero

Em contrapartida:

- Valores religiosos não impediram e não impedem que as piores torpezas sejam cometidas em nome da religião, insufladas pela religião.
- O que é dispendido em obras sociais constitui-se em um ínfima parte do que as instituições religiosas arrecadam, sem pagar impostos, e sem oferecerem produtos ou serviços que justifiquem estes rendimentos.
- Indução ao fanatismo, à superstição, e a uma postura diante da vida que entorpece a razão.
- As disputas religiosas agravam e levam a tensões políticas e sociais. Tanto entre Estados como
dentro das sociedades. Criam-se divisões e separações onde a princípio não precisariam existir.
- No passado e no presente a religião foi e é um entrave ao desenvolvimento e divulgação da
Ciência. Não estamos mais em uma época em que alguém corre risco por escrever um livro de Física
(por enquanto) mas o fundamentalismo religioso, tanto cristão como muçulmano e judaico continuam
a travar uma guerra com todas as armas que dispôem contra fatos cientificamente evidenciados.

Mas para quem é ateu ou agnóstico pelos motivos certos estes prós e contras não importam. Porque a
única questão que interessa não é se a religião é boa ou ruim, mas sim se ela é verdadeira ou falsa. Eu tenho todos os motivos para honestamente entender que as religiões sejam falsas, razão suficiente e única para que eu não creia em nenhuma delas, ainda que tivessem o poder de instituírem o paraíso sobre a Terra.

Eu não rejeito a idéia de que judeus sejam um povo escolhido porque seja errada, injusta, absurda, ridícula e ruim, mas simplesmente porque é uma grande mentira. Algo tão inventado quanto à ressureisção de Jesus ou os ectoplasmas do espiritismo.

O que Richard Dawkins está propondo é simplesmente que "se você é uma pessoa que também não encontra motivos para acreditar em nenhuma religião, ok, está tudo bem, veja, há muitos como você por aí. Levantem as suas vozes, se façam ouvir, existam como um grupo, mostrem sua relevãncia política para
que ninguém tenha poder o bastante para enfiar seus deuses e rituais pela sua goela abaixo"

Online Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #28 Online: 21 de Março de 2009, 13:09:14 »
Mas só uma curiosidade, o que esse tópico está fazendo na seção Origens e Evolução?  :|

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
« Resposta #29 Online: 21 de Março de 2009, 13:21:16 »
Mas só uma curiosidade, o que esse tópico está fazendo na seção Origens e Evolução?  :|

começou como uma discussão evolucionista. mas os papos evoluem, ou não.

Offline Dr. Jekyll

• Nível 07
  • *
  • "Teísta: Se você crê é irmão se não crê é néscio"
« Resposta #30 Online: 21 de Março de 2009, 13:48:32 »
Jekyll,

Eu não li o livro, mas acho que alguém inteligente como Dawkins jamais diria que a religião é
a fonte de todos os males. Dawkins sequer afirma que Deus não exise, limitando-se a dizer, de
forma bastante razoável, que não há nenhuma evidência de sua existência e que por tudo que se
sabe tal existência parece bastante improvável.

O que todos já vimos ele dizer, e com isso eu concordo, é que a religião é a fonte de muitos males!

Especialmente as religiões monoteísticas, que possuem em seu bojo um forte componente xenófobo
e de intransigência. Vemos isto desde o Velho Testamento, com Deus comandando os hebreus em
batalhas, massacres e pilhagens. A cobiça dos hebreus sendo justificada como uma guerra santa
contra os ímpios. A vontade de Deus sendo usada como desculpa para as mais torpes vontades dos
homens.

É claro que os outros povos não precisaram de um deus único para realizarem suas próprias guerras,
massacres e pilhagens, mas quando existe um deus totalitário e absoluto, demandando total dedicação
dos homens em qualquer aspecto de suas vidas, isto se torna um instrumento ainda mais poderoso de
manipulação das massas. Deus fornece uma justificativa moral para a imoralidade, o que é ainda pior que ser imoral sem ter justificativa alguma.

No entanto, com Deus ou sem Deus, com religião ou sem religião, a natureza humana é a mesma.

Colocando em uma balança os benefícios e malefícios das grandes religiões monoteístas eu creio que o peso dos malefícios supere o dos benefícios.

Entre os aspectos positivos das religiões poderíamos citar:

- Pregam determinados valores que são desejáveis na sociedade.
- Realização de obras sociais
- Fornecem conforto e resposta para muitos problemas existenciais do homem
- Ajudam às pessoas a atravessarem momentos de desespero

Em contrapartida:

- Valores religiosos não impediram e não impedem que as piores torpezas sejam cometidas em nome da religião, insufladas pela religião.
- O que é dispendido em obras sociais constitui-se em um ínfima parte do que as instituições religiosas arrecadam, sem pagar impostos, e sem oferecerem produtos ou serviços que justifiquem estes rendimentos.
- Indução ao fanatismo, à superstição, e a uma postura diante da vida que entorpece a razão.
- As disputas religiosas agravam e levam a tensões políticas e sociais. Tanto entre Estados como
dentro das sociedades. Criam-se divisões e separações onde a princípio não precisariam existir.
- No passado e no presente a religião foi e é um entrave ao desenvolvimento e divulgação da
Ciência. Não estamos mais em uma época em que alguém corre risco por escrever um livro de Física
(por enquanto) mas o fundamentalismo religioso, tanto cristão como muçulmano e judaico continuam
a travar uma guerra com todas as armas que dispôem contra fatos cientificamente evidenciados.

Mas para quem é ateu ou agnóstico pelos motivos certos estes prós e contras não importam. Porque a
única questão que interessa não é se a religião é boa ou ruim, mas sim se ela é verdadeira ou falsa. Eu tenho todos os motivos para honestamente entender que as religiões sejam falsas, razão suficiente e única para que eu não creia em nenhuma delas, ainda que tivessem o poder de instituírem o paraíso sobre a Terra.

Eu não rejeito a idéia de que judeus sejam um povo escolhido porque seja errada, injusta, absurda, ridícula e ruim, mas simplesmente porque é uma grande mentira. Algo tão inventado quanto à ressureisção de Jesus ou os ectoplasmas do espiritismo.

O que Richard Dawkins está propondo é simplesmente que "se você é uma pessoa que também não encontra motivos para acreditar em nenhuma religião, ok, está tudo bem, veja, há muitos como você por aí. Levantem as suas vozes, se façam ouvir, existam como um grupo, mostrem sua relevãncia política para
que ninguém tenha poder o bastante para enfiar seus deuses e rituais pela sua goela abaixo"

Estimado Pedro.

Vamos por partes.

Você diz que ACHA que jamais alguém inteligente como o Dawkins diria que a religião é a fonte de todos os males (Argumentum ad Baculum & Argumentum ad Verecundiam), bem se você não se informou a ponto de não ler como realmente admitiu não ter lido e em outro caso ainda mais contundente não ter visto o longa metragem chamado "A Raiz de todo mal" bem o título é sugestivo, porém de que diabos estaria Dawkins falando? Óbvio aos olhos de qualquer um de nossos amigos ateus que ele fala da RELIGIÃO, pois é, me parece que inteligência Pedro não é, não foi nem nunca será sinal de que alguém não possa fazer uma afirmação imbecíl como esta.

Engraçado como a retórica advocatícia de Dawkins enrola as pessoas, a ponto de você realmente achar que diante de todas as alegações que ele fez dizer que ele não nega a existência de Deus? Sinceramente penso que você deveria ler todas as obras primeiro, depois de ter lido às obras você deveria ver o vídeos completos e depois vim até aqui dizer que Dawkins não nega a existência de Deus, simplesmente porque sua afirmação é desprovida de base. Ademais vale lembrar que o maiores erros de filosofia da ciência são cometidos por Dawkins e vale a pena ver quais são:

1º - Desde quando ciência trabalha com provas? Se quiser provas vá para a matemática.

2º - Desde quando a ciência trabalha com Fatos? Se quer fatos vá para o Jornalismo.

Ciência trabalha com EVIDÊNCIAS que podem ser interpretadas num modelo Teísta ou Ateísta, porém não exige ser interpretada por nenhum do dois, a ciência não pode ser tomada para "explicar o mundo", mas apenas para "explicar os fenômenos que são observados no mundo".

Você disse: "O que todos já vimos ele dizer, e com isso eu concordo, é que a religião é a fonte de muitos males!" (Falácia da Divisão)

Estranho que um dos principais documentário do Dawkins contradiga sua afirmação "A raiz de TODO o mal".

Você disse: "Especialmente as religiões monoteísticas, que possuem em seu bojo um forte componente xenófobo
homens." (Petitio Principii & Falácia da Pressuposição)

Você disse: "No entanto, com Deus ou sem Deus, com religião ou sem religião, a natureza humana é a mesma."

Estranho alguém que concluiu e que utilizou a poucos instantes argumentantos tentando demonstrar que a religião tem elementos maus, mas que a natureza humana é má mesma o nome disso é Falácia do Espantalho, Dicto Simpliciter, Petitio Principii, Circulus in Demonstrando, Falácia da Pressuposição, Falácia da afirmação do consequente, todas estas falácias estão sendo cometidas em seus argumentos o que me diz que não há muito o que analisar,

A menos que realmente não tenha lido a bíblia, para não saber que Israel não é nem nunca foi monoteísta, você caiu naquilo que conhecemos como falácia, simplesmente porque monoteísmo é um termo da história para caracterizar um povo que crê em vários deuses, porém que há um só que é verdeiro ou poderoso. (falácia do espantalho)

Você disse: "Mas para quem é ateu ou agnóstico pelos motivos certos estes prós e contras não importam. Porque a
Eu não rejeito a idéia de que judeus sejam um povo escolhido porque seja errada, injusta, absurda, ridícula e ruim, mas simplesmente porque é uma grande mentira. Algo tão inventado quanto à ressureisção de Jesus ou os ectoplasmas do espiritismo." (Ausência de evidência não é evidência de ausencia) Petitio Principii.

Você afirma: "Eu não rejeito a idéia de que judeus sejam um povo escolhido porque seja errada, injusta, absurda, ridícula e ruim, mas simplesmente porque é uma grande mentira. Algo tão inventado quanto à ressureição de Jesus ou os ectoplasmas do espiritismo."

Você fez uma afirmação e por lógica tem que provar que ela é verdadeira, poderia provar para nós que foi inventado?

"Não sei se Deus existe. Mas seria melhor para sua reputação que não existisse." Jules Renard.

Online Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #31 Online: 21 de Março de 2009, 18:04:54 »
Meu caro Jekyll,

Memorizar os termos com os quais nos referimos a muitas falácias vem a ser bastante distindo de compreender
a que tais falácias efetivamente se referem. O senhor parece não estar sabendo fazer acuradamente esta
associação, entre falácia e argumento.

Talvez a sua grande habilidade em memorizar nomes não seja a mesma quando se trata de compreender conceitos e idéias.

Senão vejamos...

Mas antes devo esclarecer que sim, eu ACHO, eu PRESUMO, CONCLUO ATRAVÉS DO RACIOCÍNIO LÓGICO QUE É BASTANTE IMPROVÁVEL que alguém inteligente como Dawkins tenha afirmado que a religião é a raiz de TODOS os males. E como expliquei antes, mas parece não ter ficado claro, esta é uma Conclusão que podemos inferir do fato de que Dawkins é intelectualmente cuidadoso a ponto de sequer afirmar a inexistência de Deus, já que esta não seria uma afirmação cientificamente aceitável.

Talvez você não perceba a diferença entre alguém dizer que não existem motivos suficientes para sustentar
uma crença em deuses e dizer tacitamente que é impossível que deuses não existam. O fato de não haver
motivo suficientemente forte para que eu creia na existência de gnomos não é motivo suficientemente forte
para que eu afirme a impossibilidade de gnomos existirem. Tudo que eu posso dizer é que tenho motivos
bastante claros para acreditar que gnomos não existam, que a existência de tais seres seja altamente
improvável. E é exatamente esta a posição que Dawkins sustenta diante da possibilidade da existência de
Deus, conforme já o vi mesmo declarar publicamente em uma conferência em Berkley.

Porque você mesmo se identifica como ateu? Certamente porque você não pôde ser convencido da existência de
um Criador, ainda que lhe seja impedido provar que tal entidade não exista.

Quanto ao título do documentário algum outro forista, neste mesmo tópico, já lhe esclareceu que esta foi
uma IMPOSIÇÃO dos produtores, da qual o própiro Dawkins discordou. Usar a frase de um produtor como sendo
representativa do discurso de Richard Dawkins é um exemplo perfeito de falácia de espantalho.

Não ficou muito claro a que se refere o seu argumento sobre os métodos da ciência, mas, em um contexto
informal, é comum as pessoas falarem de fortes evidências como fatos ou provas científicas, mas nós
devemos achar bastante provável que um cientista como Dawkins tenha conhecimento suficiente para distinguir
estas coisas, razão pela qual ninguém deveria confundir o discurso informal com o formal.

Mas se preferir, então sim, a ciência trabalha com evidências, e até o momento não foram apresentadas
evidências que justifiquem a hipótese "Deus".

E apontar que a religião cause MUITOS MALES embora não seja a causa de TODOS OS MALES jamais, em nenhuma hipótese, em tempo algum, poderia ser confundido com a falácia da divisão.

Por acaso é uma falácia dizer-se que alguém roubou PARTE do dinheiro mas não o dinheiro todo? A estrutura
lógica da sentença é a mesma.

Falácia da divisão consiste em atribuir a cada uma das partes as mesmas qualidades do todo, o que obviamente
não tem nenhuma relação com a afirmação acima, sendo perfeitamente possível, como de fato acontece, que a
religião cause muitos males sem que isso a responsabilize por tudo que há de errado neste mundo.

Também a minha observação sobre a historicamente conhecida predisposição a intransigência e xenofobia
 - no sentido de rejeição ao diferente - das religiões monoteístas não pode ser considerada petição
de princípio porque claramente estou listando estes itens como causas, e não como consequências. Sendo
as consequências, ou seja, os males apontados por mim, totalmente diversos.

Você disse: "No entanto, com Deus ou sem Deus, com religião ou sem religião, a natureza humana é a mesma."

Estranho alguém que concluiu e que utilizou a poucos instantes argumentantos tentando demonstrar que a
religião tem elementos maus, mas que a natureza humana é má mesma o nome disso é Falácia do Espantalho,
Dicto Simpliciter, Petitio Principii, Circulus in Demonstrando, Falácia da Pressuposição, Falácia da
afirmação do consequente, todas estas falácias estão sendo cometidas em seus argumentos o que me diz
que não há muito o que analisar,

Depois desta lista de falácias, algumas claramente incompatíveis com outras, portanto impossíveis de
ocorrerem em um mesmo argumetnos, eu nem poderia dizer em que falácia o senhor incorre, já que o
período acima se quer se constitui em um argumento, uma vez que a conclusão não decorre das premissas,
e na verdade nem uma conclusão propriamente dita há.

A religião tem aspectos maus porém a natureza humana é má independentemente da religião e isto teria
nome de falácia do espantalho?!

Não, o nome disso é "baita confusão"!

Confunde o que é falácia do espantalho, confunde o que eu disse, e se confunde porque não conclui nada.

Então vamos tentar esclarecer um pouco desta confusão.

Religião causa muitos males. Por exemplo, milhões de pessoas humildes não estariam sendo descaradamente
exploradas se não pertencessem a seita chefiada pelo Bispo Macedo. Porque eu não consigo imaginar
nenhum outro sistema capaz de extorquir quase tudo de quem já não tem quase nada com a mesma eficiência
da religião. Também importantes avanços médicos e científicos, como a pesquisa com células troncos, não
estariam sendo obstaculados sem nenhum movito lógico se não existisse a resistência de determinadas
religiões. O ensino de biologia nas escolas públicas americanas, que teriam condição de oferecer um
ensino do mais alto padrão, não teria a qualidade sofrível que tem não fosse pelo lobby irracional dos
fundamentalistas cristãos.

Estes são alguns exemplos de problemas, de males desnecessários, que só existem porque religião existe.

No entanto a natureza humana é a mesma (não disse que era má), independentemte dos homens serem religiosos
ou não. Pessoas dispostas a se aproveitarem da ingenuidade alheia, como os pastores da Universal, irão
existir também entre ateus e agnósticos, mas o fato é que a religião fornece uma ferramenta extremamente
eficaz e poderosa para esse tipo de estelionato.

Não há nenhuma falácia nisso.

Aqui talvez um exemplo didático ajude a esclarecer melhor o argumento:

A ideologia nazista de superioridade racial serviu muito aos planos de Hitler de promover uma guerra de
agressão (com planos de posterior colonização) aos países do leste, porém estes planos se originavam
em interesses econômicos e geopolíticos, e não em convicções ideológicas. Sem dúvida a natureza das
aspirações da elite do paritdo nazista, de gente como Hitler ou Gooebles, seria a mesma, independentemente
de com que ideologia chegassem ao poder. Mas é inegável que o discurso da superioridade racial e do direito
natural dos povos arianos foi muito útil para a tentativa de realização destas mesmas aspirações.

Da mesma forma nem as cruzadas ou a expansão colonial tiveram como causa a religião cristã, mas sem dúvida
essa prestou um grande serviço a estes objetivos também políticos e econômicos, fornecendo ótimos
motivadores ideológicos.

E se por acaso ainda não ficou muito claro o que se quer mostrar é que, embora talvez os reais motivos
que levaram ao massacre ocorrido em 11 de setembro não tenham sido as diferenças entre o islã e o
cristianismo, ainda assim teria sido muito mais difícil cooptar uma dúzia de zelotes suicidas não
fosse pela capacidade de indução ao fanatismo que só a religião tem.

Ainda, eu realmente desconhecia que monoteísmo é um termo que se aplica a um povo que crê em muitos
deuses tendo apenas um como verdadeiro (sic), porque além da contradição espantosa de se crer na
existência de muitos deuses mas ao mesmo tempo achar que só um deles existe, se você procurar em
qualquer dicionário, o verbete para "monoteísmo" o define exatamente no sentido que eu o usei: crença
em um único deus.

Mas seja qual for o termo que preferir utilizar isto não altera o fato de que, ao longo da história,
as religiões monoteístas, por serem intransigentes com as crenças alheias, serviram de motivação
e justificativa ideológica para muitas agressões a outros povos, como aquelas cometidas pelos hebreus,
as quais o Velho Testamento foi pródigo em documentar.

Você disse: "Mas para quem é ateu ou agnóstico pelos motivos certos estes prós e contras não importam.
Porque a única questão que interessa não é se a religião é boa ou ruim, mas sim se ela é verdadeira ou falsa.
Eu tenho todos os motivos para honestamente entender que as religiões sejam falsas, razão suficiente e única
para que eu não creia em nenhuma delas, ainda que tivessem o poder de instituírem o paraíso sobre a Terra.
Eu não rejeito a idéia de que judeus sejam um povo escolhido porque seja errada, injusta, absurda, ridícula
e ruim, mas simplesmente porque é uma grande mentira. Algo tão inventado quanto à ressureisção de Jesus ou
os ectoplasmas do espiritismo." (Ausência de evidência não é evidência de ausencia) Petitio Principii.

Novamente tropeça-se no bê-a-bá da Lógica. Não há nenhuma petição de princípio aí, e onde você enxergou
que eu tenha usado a total ausência de evidências para a escolha privilegiada de um povo nômade e sem
importância do deserto por um Ser Criador como prova de que isso jamais ocorreu?

As evidências - e não a prova - podemos encontrar no próprio despropósito da idéia, no absurdo evidente,
na total inutilidade que isso pudesse ter para um Deus onipotente, no fato de que muitos outros povos
tb se julgam escolhidos, também no fato de que a história em nada ratifica tal pretensão, e assim por
diante, e como além disso não é apresentada nenhuma evidência de que isso possa ser verdadeiro a única
atitude mentalmente sadia e racionalmente aceitável é encarar esse tipo de alegação com total ceticismo.

Idem para ectoplasmas e ressusrreisções divinas.

Em outras palavras, eu tenho tantos motivos para crer em unicórnios rosas quanto tenho motivos para crer
em ectoplasmas ou que hebreus sejam especialmente escolhidos. Ou seja, nenhum motivo.

O meu motivo para não acreditar em nenhuma religião consiste exatamente no fato de não haver nenhum
motivo para que eu acredite! Porque na ausência total de evidências seria razoável se esperar que as
pessoas tenham motivos outros para crer em determinada coisa, mas se além de evidências estão ausentes
também quaisquer outras razões, se não é possível fazer nenhuma alegação respeitável que corrobore uma
determinada crença, então não há simplesmente razão para crer.

Meu caro Jekyll, você acha que fadas existem ou existem apenas na imaginação de quem as inventou?

Você pode provar que as fadas e os unicórnios rosas não existem?

Você realmente acha que a impossibilidade de fornecer essa prova é motivo suficiente para alguém
como eu e você NÃO estarmos bastante seguros que estas entidades não existem?

Ora, a contradição é que você, definindo-se como ateu, também afirma que ectoplasmas e deuses não
existem. Eu sou agnóstico, mas o ateu, ao contrário, é alguém que faz esta afirmação implicitamente.

Você fez uma afirmação e por lógica tem que provar que ela é verdadeira,
poderia provar para nós que foi inventado?

Ok, sem problema. Mas antes de dar a minha prova eu gostaria muito de ver o que eu poderia aprender
com a sua.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #32 Online: 22 de Março de 2009, 14:27:24 »
Olá Kmile.

Bem, você tem o direito de discordar de quem quiser, entretanto ficará muito difícil discutirmos essas questões quando realmente o Dawkins diz abertamente em documentários e livros que a religião é a causa dos males do mundo e que se ela fosse estirpada o maus do mundo acabaria, seria interessante se você desse uma lida nas obras do Dawkins (todas de preferência)

Quanto à sua afirmação de que a religião torna as pessoas preconceituosas, bem todos sistema de crença é capaz de tornar às pessoas preconceituosas, infelizmente me parece que há uma dificuldade para não dizer má vontade de ver o óbvio em que todo sistema seja ele teísta ou ateísta pode levar ao preconceito, e tem mais seja esse sistema intelectual ou não ele pode levar às pessoas a diminuirem quem não tem a mesma crença que elas, se teístas amaldiçoam ateus como eu mesmo já fui amaldiçoado então são chamados de fanáticos, mas nós ateus não, nós temos todo o direito de chamar cristãos de idiotas simplesmente porque somos evolucionistas ou porque pensamos mais que eles que são alucinados e iludidos, como tenho visto aqui em alguns tópicos, quanto a religião reprovar pensamentos lógicos, não sei se notou, mas porque a religião não faz isso com muitos que estudam? O problema está com a religião ou com a incapacidade crítica gerada pela má educação que a grande maioria recebe e até mesmo pela personalidade passiva que é comum em muitas populações inclusive em nosso Brasil?

Realmente não é necessário lembrar o quanto de sangue já foi derramado em guerras santas, da mema maneira que não é necessário lembrar a quantidade de sangue que já foi derramada em todas as guerras não santas que já existiram no mundo haja vista, nossas 1º, 2º guerras mundiais, Nazismo, regimes ateísticos na Russia e na China e muitos outros, acho que está claro que qualquer crença seja ela teista ou ateísta é suficiente para levar qualquer um que simplesmente não tenha senso crítico a um banho de sangue.

Você perguntou qual o problema em ser um fundamentalista ateístico? Isso é o que chamamos de absurdo em si, é o equivalente a vermos um homosexual reprovando a homosexualidade ou um assassino deflagrando críticas a assassinos como se ele fosse muito diferente deles, quando reprovamos algo Kmile o fazemos por vai de encontro ao que pensamos ser correto e para que nossa crítica tenha força nós precisamos ser o exato oposto daqueles que praticam aquele mal, dessa forma espero que você possa refletir um pouco se realmente são plausíveis suas asserssões.

Os meus amigos de Fórum que já me conhecem sabem que sempre exponho minhas opiniões que quase sempre vão contra o bojo da maioria, entretanto tento ser o mais honesto possível, sei que há muitos fãs do Dawkins aqui eu mesmo sou um deles, porém quando se trata de religião sinceramente o Dawkins é uma negação usando argumentos que são simplistas até mesmo para mim que sou um ateu e que bem vejo que em se tratando de religião ele perde seu poder de convencimento e continua a ser a torre inespugnável de argumentação apenas para aqueles que simplesmente olham para ele como sendo "O ATEU" o cara que tem as respostas mais interessantes contra a religião, Dawkins faz caricaturas da religião ele simplesmente constroi um alvo ao próprio gosto e esmaga fazendo em farelos e simplesmente se gaba achando que destruiu com os argumentos religiosos quand em realidade ele destruiu aquilo que ele compreende como sendo verdade dos argumentos religiosos e será possível que ninguém vê isso? Alguém já parou para se dar ao trabalho de ler as referências bibliográficas e as notas de rodapé de Deus um Delírio, a menos que nossos amigos de fórum Kmile não queiram ver simplesmente não existe nada na bibliografia de Deus um Delírio que me diga ou que diga a qualquer um de nós que devo ter respeito pelos conteúdos arolados ali, simplesmente porque não tenho confiança em citações da Wikipédia, mas Dawkins tem e acha realmente que a Wikipédia é fonte segura de conteúdo, tanto que cita inúmeras informações de lá. Alguém aceitaria um estudo profundo sobre biologia molecular com referências de textos da Wikipédia? Alguém acha que se Deus um Delírio fosse um obra séria de conteúdo acadêmico tomaria Wikipédia como sendo autoridade em citações ou informações históricas? Creio que não, da mesma maneira e justamente por não ter fontes confiáveis não posso levar a sério as informações que Dawkins tras ali, primeiro porque sou conhecedor de hebraico e grego e sei que a falta de conhecimento dessas línguas na ora de ler até mesmo a tão afamada bíblia causa problemas, portanto, recomendo Deus um delírio para os que gostam de fantasiar que conhecem argumentos fántásticos para darem aos crentes e que receberam esses conteúdos em Deus um delírio, porém podem amargar uma séria derrota na hora de argumentar contra crentes que possuem um mínimo de informação plausível como o Maykon aqui neste fórum.

Peço desculpas por ter me extendido bastante, mas creio que essa é uma discursão amplamente saudável.

Fico muito feliz em ver uma resposta como essa aqui neste fórum. Concordo com cada linha.

Fico até mais esperançoso, há uma luz no fim do túnel afinal.
Como me dá prazer ver pessoas apresentando o que creêm (ou não creem) de maneira sensata e cordial.

*E muito obrigado pelo elogio.

Abraços.

"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline Kmile

• Nível 15
  • *
« Resposta #33 Online: 22 de Março de 2009, 15:43:38 »
Não concordo contigo. Ele deixa muito claro que são apenas teorias e que as causas são muitas para a existência (e persistência) da religião. Não vi ele dizendo que a religião é a causa dos males do mundo e sim que é maléfica em muitos sentidos: torna as pessoas preconceituosas, incentiva a diminuir os que não tem a mesma crença (e em muitos casos, a odiar), reprova o pensamento lógico e etc. Não é preciso lembrar o quanto de sangue se derramou (e se derrama) em guerras santas.
Ele é um fundamentalista do ateísmo assumido, ele mesmo se diz ateu radical. E qual é o problema nisso?

Olá Kmile.

É o seguinte, ele fez um documentário para televisão: The root of all evil?
Eu lembro de ele explicar (no Deus é um delírio, que foi o único que li dele. A escalada do Monte improvável é o próximo da minha lista) que os produtores escolheram esse nome e que ele não gostou não. Vou ver se acho esse trecho no livro.

Só para lembrar o que eu já tinha postado antes e que tu teria ignorado. Não achei meu livro do "Deus é um delírio", mas talvez eu ache na internet o comentário dele sobre o titulo deste documentário.

Sobre ele ser um fundamentalista ateu, sim, ele defende com unhas e dentes o conjunto de principios em que acredita. Sei que o termo é usado para religiosos, mas muitos afirmam ser o ateísmo uma religião, o que não é a minha a opinião, mas acreditei ser a sua.

Tu diz que ele faz muita referência ao Wikipédia e a fontes da internet. Faz, mas também faz a inúmeros livros e artigos(religiosos, científicos, etc.), reveja as notas dos livros dele, por favor.

PS: Tu se diz conhecedor de hebraico e grego e não sabe português?

Se escreve discussão, não discursão.

Atenciosamente, Kmile.
"Gosto do céu pelo clima e do inferno pela companhia"
Mark Twain

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #34 Online: 23 de Março de 2009, 04:08:53 »
Pessoal, eu vou entrar nessa discussão tb. Eu vi o Dr. Jekyll criticando a intolerância do Dawkins e de outros "ateístas" com relação aos religiosos, e concordo em parte. Agora primeiro acho que devemos dividir os grupos aqui, primeiro que ateu é só aquele que não acredita em deus. Um ateu pode até ser supersticioso, acreditar em mau agouro, etc, desde que não esteja vinculado a uma divindade. Mas até onde eu sei, ateu é uma filosofia sem maiores propósitos. Aí tem que se falar em humanista, pacifista, desenvolvimentista, etc. Por isso acho o termo "ateísta" muito vago.

Outra coisa errada que acho é condicionar a ciência aos ateus. As ciências padrões são modelos explicatórios dos fenômenos naturais, e entre eles está a cosmologia e a diversidade da vida. Acredita quem quer. Agora o progresso civilizatório que a ciência trouxe a torna a filosofia natural utilizada dominantemente na sociedade, e portanto sendo adotada pelos estados modernos. E por isso que eu acho que os "ateístas" que queiram utilizar a ciência para justificar as suas crenças em um debate respeitoso é legal, agora "ateístas" utilizarem a ciência para refutar os religiosos de maneira arrogante é complicado e talvez até contra producente. Digo isso porque já que a ciência tá ganhando e trazendo os melhores frutos, pq aumentar a aversão dos grupos religosos. Repetindo, a empresa vencedora no mercado tem que procurar cativar os clientes insatisfeitos, e não atacá-los, como eu acho que faz o Dawkins.

Agora Dr. Jekill, a matemática tb é um modelo como as outras ciências. Só que nesse caso há um consenso esmagador sobre as evidências da sua aplicabilidade para os fenômenos observados. Quem não concorda com a matemática é considerado um louco, que em última análise também seria uma espécie de discriminação, mas como tudo na sociedade humana, quem tá certo é a maioria.

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
« Resposta #35 Online: 23 de Março de 2009, 08:16:14 »
E por isso que eu acho que os "ateístas" que queiram utilizar a ciência para justificar as suas crenças em um debate respeitoso é legal, agora "ateístas" utilizarem a ciência para refutar os religiosos de maneira arrogante é complicado e talvez até contra producente. Digo isso porque já que a ciência tá ganhando e trazendo os melhores frutos, pq aumentar a aversão dos grupos religosos. Repetindo, a empresa vencedora no mercado tem que procurar cativar os clientes insatisfeitos, e não atacá-los, como eu acho que faz o Dawkins.

Não tem jeito, Gilberto. Qualquer um que diga que a religião é também culpada pelos males do mundo, causando mais ódio e intolerância, será acusado de arrogante? Porquê? Simples, eles pregam o contrário, dizem buscar um mundo mais belo, mais justo, com fraternidade, com amooooour. O que Dawkins faz é mostrar que o discurso não serve de parâmetro para análise, e sim os atos e consequências. Ele demonstra que atrás do discurso de paz e amouuuur existe ódio, intolerância, violência, superstição e controle sobre as pessoas, baseados em mentiras e auto-enganações.

Qualquer um que diga isto será acusado de arrogante, e é óbvio que causará reações extremadas. Mas é só mimimi de pessoas que estão com medo de que alguém questione a sua fé. Todos questionam no seu interior a própria fé, mas não admitem que outros lhe apontem isso.

Como Dawkins está muito bem obrigado vivendo tranquilamente e fazendo seus programas, suas aulas, palestras que estão sempre cheias, deixem que esperneiem, que gritem, que ataquem,que acusem... assim cada vez mais pessoas saberá que existem aqueles que defendem o ateísmo.

Até mesmo porque não é uma corrida por fiéis, por dízimo, por controle mundial ou poder pessoal. É uma luta por liberdade de pensamento sem as amarras das superstições, e isso levará muito tempo para acontecer.

Online Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #36 Online: 23 de Março de 2009, 16:44:47 »
Eu creio que pessoas devam ser respeitadas, idéias não.

A ONU, graças a poderosos lobbies e apoio da China e Rússia, está prestes a aceitar uma resolução contra a "difamação do Islã".

Ou seja, querem que em países democráticos e onde existe livre expressão o islamismo esteja a salvo de críticas, que seja considerado um crime criticar o islã, quando na verdade qualquer um pode criticar até as religiões dominantes destes próprios países.

Os muçulmanos têm que aprender a conviver com as críticas, assim como a Igreja Católica também teve que aprender e qualquer outra religião. Eles não podem, como normalmente fazem, condenar a morte alguém só porque escreveu um livro ou desenhou uma charge que desagradou a algum aiatolá.

As grandes religiões nunca foram oprimidas, essa idéia é uma inversão. Até recentemente oprimido era quem se dispusesse a manifestar algum pensamento discordante ao da religião oficial.

Por isso vozes como as de Dawkins dizendo claramente que há coisas absurdas, despropositadas e até
mesmo ridículas envolvendo as práticas religiosas são bem vindas justamente porque fazem com que muitos
que também pensam asssim percebam que não são os únicos, que não há motivos concretos para que
deuses que eles não querem engolir lhes sejam enfiados goela abaixo.

Definitivamente Dawkins não prega que o fim das religiões seja o fim dos problemas do mundo. Mas ele tem
direito de achar que religiões são desnecessárias, que não fariam falta a humanidade, e também tem o direito de expressar esta opinião. O que não deveria causar maiores comoções. Pelo menos não comoções maiores do que geram opiniões contrárias a qualquer outra coisa em sociedades democráticas.

Mas afinal, porque a religião tem que ser tabu? Porque não se pode discuti-la? Porque não se pode critica-la?

Talvez, no fundo, porque as próprias religiões nunca tenham se sentido sólidas o bastante em seus fundamentos teológicos para conviverem com as críticas.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #37 Online: 24 de Março de 2009, 00:45:11 »
Não tem jeito, Gilberto. Qualquer um que diga que a religião é também culpada pelos males do mundo, causando mais ódio e intolerância, será acusado de arrogante? Porquê? Simples, eles pregam o contrário, dizem buscar um mundo mais belo, mais justo, com fraternidade, com amooooour. O que Dawkins faz é mostrar que o discurso não serve de parâmetro para análise, e sim os atos e consequências. Ele demonstra que atrás do discurso de paz e amouuuur existe ódio, intolerância, violência, superstição e controle sobre as pessoas, baseados em mentiras e auto-enganações.

Qualquer um que diga isto será acusado de arrogante, e é óbvio que causará reações extremadas. Mas é só mimimi de pessoas que estão com medo de que alguém questione a sua fé. Todos questionam no seu interior a própria fé, mas não admitem que outros lhe apontem isso.

Como Dawkins está muito bem obrigado vivendo tranquilamente e fazendo seus programas, suas aulas, palestras que estão sempre cheias, deixem que esperneiem, que gritem, que ataquem,que acusem... assim cada vez mais pessoas saberá que existem aqueles que defendem o ateísmo.

Até mesmo porque não é uma corrida por fiéis, por dízimo, por controle mundial ou poder pessoal. É uma luta por liberdade de pensamento sem as amarras das superstições, e isso levará muito tempo para acontecer.

Eu creio que pessoas devam ser respeitadas, idéias não.

A ONU, graças a poderosos lobbies e apoio da China e Rússia, está prestes a aceitar uma resolução contra a "difamação do Islã".

Ou seja, querem que em países democráticos e onde existe livre expressão o islamismo esteja a salvo de críticas, que seja considerado um crime criticar o islã, quando na verdade qualquer um pode criticar até as religiões dominantes destes próprios países.

Os muçulmanos têm que aprender a conviver com as críticas, assim como a Igreja Católica também teve que aprender e qualquer outra religião. Eles não podem, como normalmente fazem, condenar a morte alguém só porque escreveu um livro ou desenhou uma charge que desagradou a algum aiatolá.

As grandes religiões nunca foram oprimidas, essa idéia é uma inversão. Até recentemente oprimido era quem se dispusesse a manifestar algum pensamento discordante ao da religião oficial.

Por isso vozes como as de Dawkins dizendo claramente que há coisas absurdas, despropositadas e até
mesmo ridículas envolvendo as práticas religiosas são bem vindas justamente porque fazem com que muitos
que também pensam asssim percebam que não são os únicos, que não há motivos concretos para que
deuses que eles não querem engolir lhes sejam enfiados goela abaixo.

Definitivamente Dawkins não prega que o fim das religiões seja o fim dos problemas do mundo. Mas ele tem
direito de achar que religiões são desnecessárias, que não fariam falta a humanidade, e também tem o direito de expressar esta opinião. O que não deveria causar maiores comoções. Pelo menos não comoções maiores do que geram opiniões contrárias a qualquer outra coisa em sociedades democráticas.

Mas afinal, porque a religião tem que ser tabu? Porque não se pode discuti-la? Porque não se pode critica-la?

Talvez, no fundo, porque as próprias religiões nunca tenham se sentido sólidas o bastante em seus fundamentos teológicos para conviverem com as críticas.

Pessoal, eu não tiro toda a razão de vcs, mas acho que não há a necessidade de termos esse espírito armado na discussão. Dá pra conversar em um clima mais ameno. Se encontrarmos um fundamentalista mais sectário é só deixarmos claro a incompatibilidade da posição dele para uma conversa mínima.

Eu concordo que nós ateus talvez sejamos a minoria menos visível da sociedade, mas os religiosos fanáticos também não formam a maioria (graças a ...). Aqui em fóruns talvez tenha muito religioso fanático (e tb ateu fanático) pq os atrai, mas temos que saber levar na boa e separar bem, pois acho que a maioria dos religiosos e ateus são "tranquilos". Quando gera alguma polêmica os fanáticos procuram aparecer mais pois são mais fortemente atraídos (a minha mini teoria conspiratória).

Agora com relação a ciência que eu defendo muito, continuo achando que ela deva ser superior a isso tudo pela sua importância, e que ela deveria ter um bom "departamento de relações públicas" para gerenciar e procurar esclarecer os fanáticos que a criticam e que a usam exageradamente.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Acho que a agressividade de Dawkins reduziu bastante nos últimos anos. Deus, um delírio é um livro fantástico, não prega intolerância, e sim reflexões sobre a falta de lógica na existência de um deus. O único problema que vejo nesse livro é o título, assusta, repele! Mas é o modo Dawkins de fazer as coisas, no estilo: dane-se!

O que em parte é problema de tradução. "Delusion" talvez fosse mais para "ilusão" ou "desilusão" do que "delírio". "Delírio" sugere um pouco que a pessoa seja meio pinel, enquanto que as outras duas palavras provavelmente vão mais com o que ele queria sugerir, algo que pode acontecer com qualquer um sem ser "maluco". Supondo pelo termo, não pelo livro, que não li.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!