Não tenho fontes, mas lembro de um comentário de um apresentador de televisão que pensava em comprar um jatinho para uso pessoal e foi tirar suas dúvidas com o falecido dono da TAM.
Foi mais ou menos assim : A aeronave custa "X", então tem um custo de manutenção periódico mesmo que ela seja nova e nunca saia do hangar já que certas peças tem prazo de validade, outras tem que ser trocadas a "X" horas de uso mesmo que estejam com aparência de coisa nova, tem as taxas da Infraero , o salário de duas tripulações de pilotos (No mínimo), gasto com combustível e a cada seis meses uma revisão total (Mesmo que fique estacionada no chão)
Resumindo, se a aeronave custou "X" então se gasta até 30% do próprio preço dela ao ano com taxas, revisões, salários, combustível, o que acaba levando os donos de jatinho a alugar a aeronave para diminuir gastos.
No caso de uma empresa aérea (Segundo o cara..) a solução para baixar custos é ter várias aeronaves do mesmo modelo para evitar ter uma equipe de mecânicos para cada tipo diferente e programar os vôos de modo que tenham no mínimo 50% de passageiros nele.
Então correr atrás de moedas é algo a meu ver totalmente inútil porque não muda em nada o monte de gastos obrigatórios.