Não consigo acreditar em alguns comentários que vejo aqui, francamente. Á, então está certo, vamos tampar o sol com a peneira. Poxa, eu fiz artes marciais durante um período considerável. É lógico que o indivíduo fica mais agressivo. O que mais se vê em casas de shows, a torta e a direita, são esses pit-boys cheios de marra, loucos para colocar em prática o que aprenderam. Pô, quer ficar másculo? Pega no pesado, segura um machado em mãos e se mete a arrancar toco. Nada mais másculo. Agora dizer que a ausência de conhecimentos sobre técnicas marciais deixa o homem afeminado, é de uma sandice sem precedentes.
Azumi, existem pessoas e pessoas. Tenho vários amigos que praticam diversos tipos de artes-marciais e nenhum deles é violento ou sai por aí procurando briga. Penso que a arte marcial pode influenciar uma personalidade violenta, mas despertar a violência em alguém subitamente é algo que não acontece com tanta frequência assim. Nunca pratiquei nenhum tipo de arte-marcial, mas o conhecimento que tenho é de que elas trabalham também a mente do praticante, ensinando principalmente a disciplina corporal. É um contra-senso afirmar que elas instigam a violência - a menos que haja uma predisposição individual para tanto.
Os pit boys que existem por aí não se tornaram violentos pela prática de artes-marciais: já tinham uma predisposição a isso, já pensavam que podem fazer e acontecer e não serem punidos por isso. Aliás, esse tipo de gente busca a prática de modalidades de luta unicamente para impor medo e criar confusão. Para eles, se impor pela força é essencial para serem considerados 'homens'.
Ah, e não acho que para ficar másculo basta pegar num machado e ir 'arrancar toco'. Se você tem uma mente legal, não vai procurar 'esportes' que pregam a violência e a falta de respeito para com o outro. Sim, os garotos podem praticar musculação, arte-marcial e outras modalidades de luta sem que se tornem esses monstros que vemos por aí.
E mais, existem inúmeras medidas a serem tomadas, nesses casos de brigas entre crianças... Muito mais sensatas que colocar o filho numa acadêmia e incentvá-lo a retribuir na mesma moeda. Se for por esse caminho, porque não comprar logo uma garrucha? Armado Bandido Com essa, eu vou dá uma volta. Tchau
Lugar de criança é na escola, aprendendo o que tem verdadeira relevância. Não em rinhas de seja lá o que for.
Alguém falou em colocar uma criança numa escola de artes-marciais para ensiná-la a se defender? Só não acho que seja saudável para uma criança recorrer aos pais e professores toda vez que um coleguinha pega a caneta ou puxa o cabelo. Eu também não afirmei que deve-se incentivar a criança a bater no outro colega, mas a não deixar que ela faça isso e se defender. Acho que o contrário gerará um adolescente e um adulto medroso, que não sabe se impor e deixa que os outros o dominem. A meu ver, isso é altamente prejudicial. Se você pensa diferente, direito seu.
Como já afirmei acima: sou a favor do posicionamento do juiz. No entanto, lugar de criança não é apenas na escola: é lá e em outras atividades que contribuam para o seu desenvolvimento (sim, até mesmo uma arte-marcial, porque não?). Criança recebe proteção integral por parte do Estado e é por isso que deve ser retirada de ambientes que incentivem à violência e afetem sua integridade física e psíquica. Se o ambiente não agride, não há porque retirá-la de lá. E criança não aprende só na escola, aprende em bons ambientes, principalmente dentro de sua própria casa.
Abraço.