Autor Tópico: Provar a existência de deus  (Lida 5827 vezes)

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
Re: Provar a existência de deus
« Resposta #25 Online: 29 de Abril de 2009, 09:13:58 »
Caríssimos!!!

Se "D.eu.s" - é invenção humana - então existe; porque, praticamente tudo o que a humanidade inventa, existe. Então, porque é que
"D.eu.s", não tem hipóteses de existir? É proibido? Ou está mal inventado? Ou apenas necessita de alguns aperfeiçoamentos?

Estou em crer, que entre as mais variadas concepções de "D.eu.s" que se conhecem e parece-me que são muitas, dado as mais variadas religiões existentes, alguma há-de ter valor suficiente, que justifique a racionalidade de tal invenção...

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
  • "SILINCE, I KILL YOU!" Infidel
« Resposta #26 Online: 29 de Abril de 2009, 16:41:29 »
Caríssimos!!!

Se "D.eu.s" - é invenção humana - então existe; porque, praticamente tudo o que a humanidade inventa, existe. Então, porque é que
"D.eu.s", não tem hipóteses de existir? É proibido? Ou está mal inventado? Ou apenas necessita de alguns aperfeiçoamentos?

Estou em crer, que entre as mais variadas concepções de "D.eu.s" que se conhecem e parece-me que são muitas, dado as mais variadas religiões existentes, alguma há-de ter valor suficiente, que justifique a racionalidade de tal invenção...

Sim, preencher as lacunas do desconhecido, transformar o homem em um ser supremo e imortal, e de quebra,  controlar as pessoas pelo medo.

"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #27 Online: 29 de Abril de 2009, 19:12:50 »
Shinigami-Ateu.

Citação de: lusitano  em  Hoje às 09:13:58

Caríssimos!!!

........................................................... ............................

Sim, preencher as lacunas do desconhecido, transformar o homem em um ser supremo e imortal, e de quebra, controlar as pessoas pelo medo.

Você acredita mesmo, que é só por essas razões que "D.eu.s" foi inventado? Isto é - que qualquer que seja a concepção - em que se crê, tem sempre essas mesmas motivações? O medo, a ignorância e a prepotência humana, sobre tudo e todos os seres? Não poderão existir, digamos, razões mais poéticas e até mesmo filosóficas?

« Última modificação: 29 de Abril de 2009, 19:17:12 por lusitano »
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
« Resposta #28 Online: 29 de Abril de 2009, 19:27:03 »
Shinigami-Ateu.

Citação de: lusitano  em  Hoje às 09:13:58

Caríssimos!!!

........................................................... ............................

Sim, preencher as lacunas do desconhecido, transformar o homem em um ser supremo e imortal, e de quebra, controlar as pessoas pelo medo.

Você acredita mesmo, que é só por essas razões que "D.eu.s" foi inventado? Isto é - que qualquer que seja a concepção - em que se crê, tem sempre essas mesmas motivações? O medo, a ignorância e a prepotência humana, sobre tudo e todos os seres? Não poderão existir, digamos, razões mais poéticas e até mesmo filosóficas?

"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #29 Online: 30 de Abril de 2009, 08:58:52 »
Shinigami-Ateu.

...

Talvez um instinto de busca a um pai protetor, a figura de um pai protetor que cuida de você a todo tempo é algo confortante. Poderia ser algo  estimulado por instinto?

Realmente minha resposta foi um tanto que simplista, mas não consigo visualizar motivos mais nobres que esses: Egoísmo, prepotência e carência.

Sim, eu admito - que podem ser esses um dos motivos básicos - que levaram à invenção de "D.eu.s", e que depois com o tempo, foi-se aperfeiçoando...

Aquilo que um homem só não consegue, consegue a sociedade. O que poderá acontecer, se a humanidade se se pacificar completamente? Eu creio que 
o egoísmo, a prepotência e a carência, diminuirão notavelmente. Porque o homem individualmente, se sentirá muitíssimo mais seguro e confortável.

Então eu posso considerar plausível - que a Humanidade é na prática - o que muitas pessoas compreendem como "D.eu.s"... O doador de segurança, poder e conhecimento. E tem tendência a melhorar.

« Última modificação: 30 de Abril de 2009, 09:04:24 por lusitano »

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 30 de Abril de 2009, 09:11:49 »
Se "D.eu.s" - é invenção humana - então existe; porque, praticamente tudo o que a humanidade inventa, existe.

Nem toda invenção é física. Nem toda invenção existe....

Mas seguindo seu raciocínio: Acabo de inventar uma bola quadrada de dois lados. Então ela existe. :hihi:

Então, porque é que

Porque é tão fantasioso que nem mesmo tem uma definição.

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
« Resposta #31 Online: 30 de Abril de 2009, 09:56:36 »
Shinigami-Ateu.

...

Talvez um instinto de busca a um pai protetor, a figura de um pai protetor que cuida de você a todo tempo é algo confortante. Poderia ser algo  estimulado por instinto?

Realmente minha resposta foi um tanto que simplista, mas não consigo visualizar motivos mais nobres que esses: Egoísmo, prepotência e carência.

Sim, eu admito - que podem ser esses um dos motivos básicos - que levaram à invenção de "D.eu.s", e que depois com o tempo, foi-se aperfeiçoando...

Aquilo que um homem só não consegue, consegue a sociedade. O que poderá acontecer, se a humanidade se se pacificar completamente? Eu creio que 
o egoísmo, a prepotência e a carência, diminuirão notavelmente. Porque o homem individualmente, se sentirá muitíssimo mais seguro e confortável.

Então a Humanidade - é na prática - o que muitas pessoas compreendem como
"D.eu.s"... O doador de segurança, poder e conhecimento. E tem tendência
a melhorar.

Não creio que seja possível pacificar completamente a humanidade, somos animais, lutamos por espaço e sobrevivência, lutamos pelo sexo oposto, vivemos em constante conflito, penso que um mundo sem conflito é utopia.

Você está dizendo que a humanidade, como conjunto de seres humanos, que partilham características e prima pela solidariedade pode ser caracterizada como deus? Uma "coisa"  onde as pessoas possam encontrar segurança e proteção?
Assim como a maioria dos deuses, a humanidade também é relapsa, seu braço não alcança todos seus filhos, a vida de todos não tem o mesmo valor, alguns parâmetros definem quem são os "escolhido", os usuários VIP´s.
Os deuses se parecem muito com os homens, adoram ser bajulados, são prepotentes, egoístas e quando são desafiados, agem com violência, típico comportamento humano.
Os deuses são o reflexo dos homens, mas como um homem quer alguém melhor que ele para buscar abrigo, ele quer um "X-Men", com poderes metafísicos, capas de curar suas doenças, viver eternamente, o transportar para outra dimensão , tudo aquilo que ele nunca poderá ser.
Resumindo:

Deus = (Personalidade humana) + (Tudo aquilo que o homem sonha e não pode ser).

Offline RORSCHACH

• Nível 13
  • *
  • Este é um mundo caótico!
« Resposta #32 Online: 30 de Abril de 2009, 11:44:12 »
Bom! Muito bom mesmo!
Chega de papo! Vamos ao que interessa!

Offline JLM

• Nível 06
  • *
« Resposta #33 Online: 30 de Abril de 2009, 13:12:47 »
Uahhh!!!
vcs me dão sono,mas ao mesmo tempo me fazem dar boas risadas!
lendo os topicos sobre como se tornaram ateus e as piores besteiras que os religiosos dizem,eu os recomendaria a todos estudantes de psicologia.
gente revoltada,gente manhosa,meninas que mostraram aos pais que ao invés de se tornarem adultos,preferiram se tornar ateus...é muito instrutivo.
porem nas feridas vcs não tocam,né?
Vamos falar de cosmologia??vamos falar do argumento teleologico??
Claro que vcs vão falar do deus antropormofico,do deus das lacunas...é mais facil.
Agora,que tal demonstrar que não existe finalidade na natureza(o 'deus' dos ateus)??
já até sei que vão usar o famosissimo escape do 'onus' da questão,então já vou adiantando:
eu acredito em evolução,tá dentro do principio da subsequencia,então vou ao contrario ( de um modo geral e não estritamente correto)
homem-animais vertebrados-repteis-mononucleados..etc,já perceberam onde eu quero chegar??
ao principio...porque se tem evolução dá para seguir até o começo e perguntar se tem evolução de um modo ou de outro tem uma finalidade e o que inicia esta finalidade??
já até sei que vão falar que sempre existiu,vão correr,xingar,fugir...
a coisa é uma só,independente do nome que queiram dar,independente do argumento covarde das lacunas,independente da fé mais que religiosa dos ateus em falar que um dia vamos compreender,só fica uma explicação:alguma coisa,algum ser com inteligencia ...
7,3 % da população do Brasil não declaram sua religião,destes apenas 45% se dizem ateus, ou seja apenas aprox, 3,5% dos brasileiros são ateus!
fonte::censo 2000 IBGE
fonte:http://www.espacoacademico.com.br/094/94rodrigues.htm
fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Religi%C3%B5es_no_Brasil#N.C3.A3o-religiosos
11,4% dos presos são ateus.
Ateus tem maior potencialidade para serem criminosos!<;)>
fonte:censo 2000-IBGE.
fonte:www.fgv.br/cps/simulador/impacto_2006/ic175.pdf.

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
« Resposta #34 Online: 30 de Abril de 2009, 13:27:23 »
Uahhh!!!
vcs me dão sono,mas ao mesmo tempo me fazem dar boas risadas!
lendo os topicos sobre como se tornaram ateus e as piores besteiras que os religiosos dizem,eu os recomendaria a todos estudantes de psicologia.
gente revoltada,gente manhosa,meninas que mostraram aos pais que ao invés de se tornarem adultos,preferiram se tornar ateus...é muito instrutivo.
[/quote]

Olha!!! Olha boca menino feio!!
O papai noel não vai lhe trazer presente esse ano, seu mal educado.
Menino feio!! "papi" do céu não gosta de grosseria.

hahahahahahahahaha

porem nas feridas vcs não tocam,né?
Vamos falar de cosmologia??vamos falar do argumento teleologico??
Claro que vcs vão falar do deus antropormofico,do deus das lacunas...é mais facil.
Agora,que tal demonstrar que não existe finalidade na natureza(o 'deus' dos ateus)??
já até sei que vão usar o famosissimo escape do 'onus' da questão,então já vou adiantando:
eu acredito em evolução,tá dentro do principio da subsequencia,então vou ao contrario ( de um modo geral e não estritamente correto)
homem-animais vertebrados-repteis-mononucleados..etc,já perceberam onde eu quero chegar??
ao principio...porque se tem evolução dá para seguir até o começo e perguntar se tem evolução de um modo ou de outro tem uma finalidade e o que inicia esta finalidade??
a coisa é uma só,independente do nome que queiram dar,independente do argumento covarde das lacunas,independente da fé mais que religiosa dos ateus em falar que um dia vamos compreender,só fica uma explicação:alguma coisa,algum ser com inteligencia ...
A finalidade não seria:
Manter-se vivo e perpetuar seus genes.
Que outra finalidade teria?

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 30 de Abril de 2009, 13:41:22 »

Concordo. Esse bando de gente que ao invés de se tornarem dependentes de fantasias tradicionalistas adultos, se tornaram essas pestes abomináveis.... Bando de ateus safados, que por definição matam criancinhas.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #36 Online: 30 de Abril de 2009, 15:34:25 »
Shinigami-Ateu.

Não creio que seja possível pacificar completamente a humanidade, somos animais, lutamos por espaço e sobrevivência, lutamos pelo sexo oposto, vivemos em constante conflito, penso que um mundo sem conflito é utopia.

Pode ser - que seja muitíssimo difícil - pacificar todos os indivíduos duma só vez. Mas politicamente, acredito, que as nações mais tarde ou mais cedo o serão. Os Estados Unidos da Terra, são uma utopia realizável a longo prazo.

Você está dizendo que a humanidade, como conjunto de seres humanos, que partilham características e prima pela solidariedade pode ser caracterizada como deus? Uma "coisa" onde as pessoas possam encontrar segurança e proteção?

:ok: - Sim digo isso - :!:

Assim como a maioria dos deuses, a humanidade também é relapsa, seu braço não alcança todos seus filhos, a vida de todos não tem o mesmo valor, alguns parâmetros definem quem são os "escolhido", os usuários VIP´s.
Os deuses se parecem muito com os homens, adoram ser bajulados, são prepotentes, egoístas e quando são desafiados, agem com violência, típico comportamento humano.

Por essa razão é que eu digo que o conceito de "D.eu.s" é aperfeiçoável. Evolui como o seu inventor: o Homem.

Os deuses são o reflexo dos homens, mas como um homem quer alguém melhor que ele para buscar abrigo, ele quer um "X-Men", com poderes metafísicos, capas de curar suas doenças, viver eternamente, o transportar para outra dimensão , tudo aquilo que ele nunca poderá ser. Resumindo:

Deus = (Personalidade humana) + (Tudo aquilo que o homem sonha e não pode ser).

Sem dúvida que os deuses, são a imagem e semelhança do homem e vice-versa.
E eu acredito, que a ciência e a tecnologia do futuro, nos mostrarão as melhores surpresas. Sou optimista em relação a essa utopia... Sou fã do "Realismo Fantástico.  :idea:  :ok:

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 30 de Abril de 2009, 15:40:32 »

Concordo. Esse bando de gente que ao invés de se tornarem dependentes de fantasias tradicionalistas adultos, se tornaram essas pestes abomináveis.... Bando de ateus safados, que por definição matam criancinhas.
É verdade!!! Esses ateus de vida vazia e medíocre, cheios de tristeza no coração! É só dar uma olhada aqui para ver como não chegamos aos pés de pessoas religiosas... Essas pessoas por sua vez não se sentem incomodadas de ver pessoas inteligentes que dispensam as crendiçes e mesmo assim parecem mais realizadas e em paz que eles, por isso não tem a necessidade de fazer observações vazias e infundadas baseadas unicamente em achismo!!!

JLM, faça uma pesquisa nesse site e vai ver que esse seu argumento não é novidade e é muito ingênuo...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 30 de Abril de 2009, 15:41:52 »
Minha contribuição:

"homem-animais vertebrados-repteis-mononucleados..etc,já perceberam onde eu quero chegar??
a coisa é uma só,independente do nome que queiram dar,independente do argumento covarde das lacunas,independente da fé mais que religiosa dos ateus em falar que um dia vamos compreender,só fica uma explicação:alguma coisa,algum ser com inteligencia ..."
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #39 Online: 30 de Abril de 2009, 16:07:59 »
Mussain!

CitarSe "D.eu.s" - é invenção humana - então existe; porque, praticamente tudo o que a humanidade inventa, existe.

Nem toda invenção é física. Nem toda invenção existe...

De facto, assim é. Nem todas as invenções existem no estado físico. Algumas existem no estado metafísico, ou imaginário.

Mas seguindo seu raciocínio: Acabo de inventar uma bola quadrada de dois lados. Então ela existe.

Decerto que sim, - depende do contexto geométrico - em que essa invenção se enquadrar. Conhece a fita de Moébius?

Quem é que ia acreditar que o espaço é curvo e constituído por cubos perfeitamente rectilíneos e justapostos numa trama infinita?  B-)  :)

CitarEntão, porque é que "D.eu.s", não tem hipóteses de existir? É proibido? Ou está mal inventado? Ou apenas necessita de alguns aperfeiçoamentos?

--------------------------------------------------------

Porque é tão fantasioso que nem mesmo tem uma definição.

Concerteza - :ok: - Por isso é que eu digo, que depende da classe de fantasistas que o definem... E há toda a espécie diferente de fantasistas nessa área. Veja a definição de "d.eu.s" de Espinosa.

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
« Resposta #40 Online: 30 de Abril de 2009, 16:11:38 »
Pode ser - que seja muitíssimo difícil - pacificar todos os indivíduos duma só vez. Mas politicamente, acredito, que as nações mais tarde ou mais cedo o serão. Os Estados Unidos da Terra, são uma utopia realizável a longo prazo.
O que lhe faz acreditar que isso ira acontecer a longo prazo?

:ok: - Sim digo isso - :!:
Se Deus é tido como o criador do universo e de tudo que existe, provedor de todo o conhecimento essa definição não se aplica a humanidade.

Por essa razão é que eu digo que o conceito de "D.eu.s" é aperfeiçoável. Evolui como o seu inventor: o Homem.
Acho que a ao invés de evoluir, ele se transforma de acordo com a cultura e os hábitos de um determinado grupo de pessoas, muda com o passar dos anos, mudam como tudo que existe.

E eu acredito, que a ciência e a tecnologia do futuro, nos mostrarão as melhores surpresas. Sou optimista em relação a essa utopia... Sou fã do "Realismo Fantástico.  :idea:  :ok:

Eu já sou pessimista, não se pode controlar as pessoas, tentamos impor verdades e regras de moral e conduta, criamos leis, estipulamos normas a serem seguidas.
Imaginamos um mundo perfeito, como um formigueiro, cada um fazendo seu papel, seguindo um "script" pré determinado por outros homens, que por pensarem como a maioria, escrevem tais normas e as publicam como verdade. Não existe moral transcendental, se para você ou pra mim o mundo perfeito  de acordo com o que pensamos ser bom e perfeito, seria ótimo, para outros o nosso mundo perfeito é o inferno , um psicopata adoraria uma lei que permitisse o assassinato de no máximo cinco pessoas por mês, parece horrendo para mim ou para você, mas para ele não, ele é feliz matando enquanto outros são felizes bebendo ou jogando futebol.  
Cada pessoa é única, cada pessoa é uma bomba de hormônios, emoções, sentimentos,  traumas,e problemas genéticos e influências externas, não se pode controlar isso.
Então o mundo perfeito de amor e paz nunca vai existir pelo simples fato de que paz e amor não é a perfeição para algumas pessoas.
« Última modificação: 30 de Abril de 2009, 16:15:30 por Shinigami-Ateu »

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
« Resposta #41 Online: 30 de Abril de 2009, 16:21:47 »
Minha contribuição:

"homem-animais vertebrados-repteis-mononucleados..etc,já perceberam onde eu quero chegar??
a coisa é uma só,independente do nome que queiram dar,independente do argumento covarde das lacunas,independente da fé mais que religiosa dos ateus em falar que um dia vamos compreender,só fica uma explicação:alguma coisa,algum ser com inteligencia ..."

Só pode ser ele:

Curve-se de ante do salvador Pastafariano!!!!!

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 30 de Abril de 2009, 16:27:43 »
De facto, assim é. Nem todas as invenções existem no estado físico. Algumas existem no estado metafísico, ou imaginário.

Essa palavra metafísica.... Imaginário é uma coisa. Existir é outra absolutamente diferente. Vc relaciona os dois...

Decerto que sim, - depende do contexto geométrico - em que essa invenção se enquadrar. Conhece a fita de Moébius?

Não, não existe uma bola quadrada de dois lados.... Isso nem tem sentindo, quanto mais existência...

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #43 Online: 30 de Abril de 2009, 17:24:46 »
Shinigami-Ateu.

Citação de: lusitano  em  Hoje às 15:34:25Pode ser - que seja muitíssimo difícil - pacificar todos os indivíduos duma só vez. Mas politicamente, acredito, que as nações mais tarde ou mais cedo o serão. Os Estados Unidos da Terra, são uma utopia realizável a longo prazo.

----------------------------------------------------------

O que lhe faz acreditar que isso ira acontecer a longo prazo?

Uma certa forma como eu observo a história e o meu desejo optimista.

Citação de: lusitano  em  Hoje às 15:34:25

Sim digo isso.

Se Deus é tido como o criador do universo e de tudo que existe, provedor de todo o conhecimento essa definição não se aplica a humanidade.

Sim, essa definição não se aplica à humanidade. Só que essa definição, não é a única que se conhece...

---------------------------------

Acho que a ao invés de evoluir, ele se transforma de acordo com a cultura e os hábitos de um determinado grupo de pessoas, muda com o passar dos anos, mudam como tudo que existe.

Mas eu entendo isso como uma forma de evolução.

Eu acredito, que a ciência e a tecnologia do futuro, nos mostrarão as melhores surpresas. Sou optimista em relação a essa utopia... Sou fã do "Realismo Fantástico.   

----------------------------------------------------------------------

Eu já sou pessimista, não se pode controlar as pessoas, tentamos impor verdades e regras de moral e conduta, criamos leis, estipulamos normas a serem seguidas.
Imaginamos um mundo perfeito, como um formigueiro, cada um fazendo seu papel, seguindo um "script" pré determinado por outros homens, que por pensarem como a maioria, escrevem tais normas e as publicam como verdade.

Eu imagino o futuro, como um inferno perfeitamente democrático.
Em que os indivíduos, colaboram de boa vontade para a existência duma ética social prática, aceite por uma maioria em que a moral, é absolutamente relativa.

Não existe moral transcendental, se para você ou pra mim o mundo perfeito  de acordo com o que pensamos ser bom e perfeito, seria ótimo, para outros o nosso mundo perfeito é o inferno, um psicopata adoraria uma lei que permitisse o assassinato de no máximo cinco pessoas por mês, parece horrendo para mim ou para você, mas para ele não, ele é feliz matando enquanto outros são felizes bebendo ou jogando futebol.

Essa também é uma das razões, porque o conceito de “d.eu.s” é tão controverso. Cada pessoa, individualmente é um “D.eu.s” diferente dos outros.

Mas os psicopatas, numa utopia, não passam despercebidos...
“Num inferno perfeitamente democrático”, existem sempre anarquistas, dispostos, a representar o papel dos X-Men. E de resto eu acredito, que quem gosta de eliminar o semelhante sem justificação alguma, é um sério candidato à exterminação, ou à transformação forçada.

Cada pessoa é única, cada pessoa é uma bomba de hormônios, emoções, sentimentos,  traumas, e problemas genéticos e influências externas, não se pode controlar isso.

Então o mundo perfeito de amor e paz nunca vai existir pelo simples fato de que paz e amor não é a perfeição para algumas pessoas.

Eu creio que o aperfeiçoamento genético e social, é uma das ambições da ciência actual e parece-me, que pode ser alcançado a longo prazo.

Concerteza que a robotização dos indivíduos, não é a melhor atitude ideal a explorar. Mas uma mediania ética, estatisticamente aceitável, para os indivíduos estarem relativamente adaptados, a uma sociedade cada vez mais harmoniosa, pode ser razoavelmente desejável.

Especulativamente – Artur.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #44 Online: 30 de Abril de 2009, 18:30:10 »
Mussain!

CitarDe facto, assim é. Nem todas as invenções existem no estado físico. Algumas existem no estado metafísico, ou imaginário.

---------------------------------------------------

Essa palavra metafísica.... Imaginário é uma coisa. Existir é outra absolutamente diferente. Vc relaciona os dois...

Sim eu relaciono os dois. A Matéria, é física e metafísica. Ou seja: é concreta e abstracta. Portanto também é imaginária.

CitarDecerto que sim, - depende do contexto geométrico - em que essa invenção se enquadrar. Conhece a fita de Moébius?

--------------------------------------------------

Não, não existe uma bola quadrada de dois lados.... Isso nem tem sentindo, quanto mais existência...

Mas você deu existência a uma afirmação, que supõe não coincidir com a realidade.

Convenhamos: uma superfície "bolada" é um plano bidimensional, mais ou menos semelhante a um balão e que pode perfeitamente ter dois lados. Agora analisemos, o que lhe falta para ser um quadrado.

Um quadrado, é uma figura plana, com quatro lados iguais e quatro ângulos iguais, que costumam ser rectos. Isto na geometria de Euclides.

Uma vez que a geometria não euclidiana, foi considerada racional, então, é "perfeitamente" plausível, que numa superfície de espaço curvo, em que todos os pontos de uma linha são rectilíneos, um "quadrado" pode perfeitamente coincidir com uma superfície "esférica" com dois lados.  :?:  :idea:  :hihi:  :arrow: :oba:  :?:

Todavia você como criador da mesma, tem todo o direito de discordar do irrealismo da sua criação.  :ok:

« Última modificação: 30 de Abril de 2009, 18:39:06 por lusitano »

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 02 de Maio de 2009, 20:47:39 »
Sim eu relaciono os dois. A Matéria, é física e metafísica. Ou seja: é concreta e abstracta. Portanto também é imaginária.
Pronto, expressei-me mal. Não existe fisicamente. Imaginário é completamente diferente de existência física, de existência material. Isto é que na realidade vai importar. Inventar fantasmas é fácil hehe.

Mas você deu existência a uma afirmação, que supõe não coincidir com a realidade.

Convenhamos: uma superfície "bolada" é um plano bidimensional, mais ou menos semelhante a um balão e que pode perfeitamente ter dois lados. Agora analisemos, o que lhe falta para ser um quadrado.

Um quadrado, é uma figura plana, com quatro lados iguais e quatro ângulos iguais, que costumam ser rectos. Isto na geometria de Euclides.

Uma vez que a geometria não euclidiana, foi considerada racional, então, é "perfeitamente" plausível, que numa superfície de espaço curvo, em que todos os pontos de uma linha são rectilíneos, um "quadrado" pode perfeitamente coincidir com uma superfície "esférica" com dois lados.  Question  Idea  Hihi!  Arrow Oba!  Question

Todavia você como criador da mesma, tem todo o direito de discordar do irrealismo da sua criação.

Retórica. Mas acho que não vou discutir a existência (falo de algo físico. algo material, que é o que realmente importa. sonhar é fácil) de uma bola quadrada de dois lados....  :lol:

Mas por curiosidade hehe...

http://www.x-centrico.com/e107_images/noticias/bola_futebol.gif
(bola)

http://matematicao.psico.ufrgs.br/assessorias/iv2_062/fotos/01.png
(quadrado)

"dois lados" é uma situação bem arbitrária, já que vc é quem está definindo quantos lados existem no seu ponto de visão. Mas ficamos com esta imagem hehe:

http://conteudo.imasters.uol.com.br/8062/img19.jpg
(folha de papel, com "lado frente" e "lado verso".)

Como será que ficaria a sua imagem...?  :hihi:

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #46 Online: 04 de Maio de 2009, 08:51:51 »
Mussain!

Retórica. Mas acho que não vou discutir a existência (falo de algo físico. algo material, que é o que realmente importa. sonhar é fácil) de uma bola quadrada de dois lados....   

Mas por curiosidade hehe...

http://www.x-centrico.com/e107_images/noticias/bola_futebol.gif
(bola)

http://matematicao.psico.ufrgs.br/assessorias/iv2_062/fotos/01.png
(quadrado)

"dois lados" é uma situação bem arbitrária, já que vc é quem está definindo quantos lados existem no seu ponto de visão. Mas ficamos com esta imagem hehe:

http://conteudo.imasters.uol.com.br/8062/img19.jpg
(folha de papel, com "lado frente" e "lado verso".)

Como será que ficaria a sua imagem...?

:ok: Retórica:  :arrow: Arte de persuadir pela argumentação.

É mais fácil convencer alguém, que um quadrado, pode ser perfeitamente redondo, do que persuadi-lo que pode ser possuidor, de apenas dois lados. Mas em qualquer dos casos, você mostrou-me uma folha de papel quadrado, com duas faces.  :ok:

A questão é a seguinte: alguém cria definições, que aparentam ser absolutamente inabaláveis. Até ao momento, em que o génio inventivo, descobre outras possibilidades alternativas na realidade.  :)

Como eu lhe disse antes: nunca me passaria pela cabeça, que o espaço é curvo, e composto por cubos rigorosamente rectilíneos e iguais.  :?:  :oba:

« Última modificação: 04 de Maio de 2009, 08:54:25 por lusitano »

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 04 de Maio de 2009, 09:51:57 »
Mas situações hiper-exageradas distorcendo qualquer existência física não falta hehee.... A folha é retangular, mas de qualquer maneira me mostre a fusão dos três componentes citados. Agora fiquei curioso.  :hihi: Quando o fizer, gostaria de ver um cubo com um lado, formando um círculo perfeito. Ah, e depois "ponha aqui algo impossível"... ...Ah, e depois "ponha aqui algo impossível".

Acho que estou desatualzado hehe. Acho que retórica é a eloquência em defender algo, mas pobre de idéia. Bem... Se bem me lembro, segundo o "Aurélio", é assim que se classifica.  :?
« Última modificação: 04 de Maio de 2009, 09:56:15 por Mussain! »

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #48 Online: 05 de Maio de 2009, 07:33:04 »
Mussain!

Mas situações hiper-exageradas distorcendo qualquer existência física não falta hehee.... A folha é retangular, mas de qualquer maneira me mostre a fusão dos três componentes citados. Agora fiquei curioso.   Quando o fizer, gostaria de ver um cubo com um lado, formando um círculo perfeito.... Ah, e depois "ponha aqui algo impossível".

Acho que estou desatualzado hehe. Acho que retórica é a eloquência em defender algo, mas pobre de idéia. Bem... Se bem me lembro, segundo o "Aurélio", é assim que se classifica.

Pelo que eu tenho compreendido, da geometria clássica, sistematizada por Euclides e outros honestos matemáticos, certos postulados e axiomas, são intuitivos e evidentes em si próprios, praticamente isentos de demonstração, como é o caso das linhas rectas e das paralelas.

Todavia para os mais apaixonados e livres pensadores, sobre as verdades matemáticas, surgiram contradições inusitadas. Foi o caso das dificuldades encontradas no traçado de linhas rectas e doutras figuras geométricas como
os polígonos, à superfície duma esfera, ou no espaço vazio.

Sem dúvida, que a definição de plano e de recta, numa área de certa grandeza bem limitada, corresponde perfeitamente aos bons costumes geométricos. Mas quando se passa para outro tipo de formas e grandezas, a verdade consensual dum sistema torna-se paradoxal.

Por essa razão, por exemplo, se for traçado um quadrado, um triângulo, ou outro polígono regular qualquer, circunscrito sobre um equador esférico, obtem-se fatalmente uma correspondência circunferencial perfeita. Portanto nessas condições, qualquer polígono desenhado nessas superfícies, fatalmente sairá redondo. Com um plano acontece a mesmíssima coisa. Para fins práticos, se o nosso planeta, fosse rigorosamente esférico, seria um exemplo perfeito. Os marinheiros de mar alto, quando navegam fora da visão de terra, têm essa exacta noção.

Portanto, se for traçado um cubo circunscrito numa superfície esférica com uma área plana, como no exemplo acima mencionado, o nosso planeta, ou outro muito maior de preferência, obtêm-se infalivelmente, um cubo esférico de um só lado. Porque as arestas coincidirão com as faces; e com os vértices sucederá o mesmo.

Um quadrado de dois lados, creio que está numa situação idêntica, quando coincide com o circulo dum equador esférico.

Quantos lados tem uma esfera ou um circulo? Um, ou depende do critério de avaliação?  

Em relação à retórica só tenho a dizer, que de acordo com a Porto Editora, é a arte de bem falar e de expor o pensamento com a melhor clareza; que só se torna eloquência vazia, se houver ignorância e intenções falaciosas, por parte do orador, ou escritor.

Parece-me que Aristóteles, tem um texto bem explicativo sobre esse asunto.

___________________________________________________________ _____
especulativamente - artur.

« Última modificação: 06 de Maio de 2009, 13:05:27 por lusitano »

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 06 de Maio de 2009, 09:21:38 »
Em relação à retórica só tenho a dizer, que de acordo com a Porto Editora, é a arte de bem falar e de expor o pensamento com a melhor clareza; que só se torna eloquência vazia, se houver ignorância e intenções falaciosas, por parte do orador, ou escritor.
Então acho que estou desatualizado mesmo hehe.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!