Mussain!Mas situações hiper-exageradas distorcendo qualquer existência física não falta hehee.... A folha é retangular, mas de qualquer maneira me mostre a fusão dos três componentes citados. Agora fiquei curioso. Quando o fizer, gostaria de ver um cubo com um lado, formando um círculo perfeito.... Ah, e depois "ponha aqui algo impossível".
Acho que estou desatualzado hehe. Acho que retórica é a eloquência em defender algo, mas pobre de idéia. Bem... Se bem me lembro, segundo o "Aurélio", é assim que se classifica.
Pelo que eu tenho compreendido, da geometria clássica, sistematizada por Euclides e outros honestos matemáticos, certos postulados e axiomas, são intuitivos e evidentes em si próprios, praticamente isentos de demonstração, como é o caso das linhas rectas e das paralelas.
Todavia para os mais apaixonados e livres pensadores, sobre as verdades matemáticas, surgiram contradições inusitadas. Foi o caso das dificuldades encontradas no traçado de linhas rectas e doutras figuras geométricas como
os polígonos, à superfície duma esfera, ou no espaço vazio.
Sem dúvida, que a definição de plano e de recta, numa área de certa grandeza bem limitada, corresponde perfeitamente aos bons costumes geométricos. Mas quando se passa para outro tipo de formas e grandezas, a verdade consensual dum sistema torna-se paradoxal.
Por essa razão, por exemplo, se for traçado um quadrado, um triângulo, ou outro polígono regular qualquer, circunscrito sobre um equador esférico, obtem-se fatalmente uma correspondência circunferencial perfeita. Portanto nessas condições, qualquer polígono desenhado nessas superfícies, fatalmente sairá redondo. Com um plano acontece a mesmíssima coisa. Para fins práticos, se o nosso planeta, fosse rigorosamente esférico, seria um exemplo perfeito. Os marinheiros de mar alto, quando navegam fora da visão de terra, têm essa exacta noção.
Portanto, se for traçado um cubo circunscrito numa superfície esférica com uma área plana, como no exemplo acima mencionado,
o nosso planeta, ou outro muito maior de preferência, obtêm-se infalivelmente, um cubo esférico de um só lado. Porque as arestas coincidirão com as faces; e com os vértices sucederá o mesmo.
Um quadrado de dois lados, creio que está numa situação idêntica, quando coincide com o circulo dum equador esférico.
Quantos lados tem uma esfera ou um circulo? Um, ou depende do critério de avaliação?
Em relação à retórica só tenho a dizer, que de acordo com a Porto Editora, é a arte de bem falar e de expor o pensamento com a melhor clareza; que só se torna eloquência vazia, se houver ignorância e intenções falaciosas, por parte do orador, ou escritor.
Parece-me que Aristóteles, tem um texto bem explicativo sobre esse asunto.