Autor Tópico: Humilhação e Discriminação na escola.  (Lida 4170 vezes)

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
Humilhação e Discriminação na escola.
« Online: 13 de Março de 2009, 00:05:02 »
Garoto não tira durante o boné durante a oração e é mandado para fora de sala.

<a href="http://www.youtube.com/v/bCIqgRJp9Cs" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/bCIqgRJp9Cs</a>
Be ashamed to die until you have won some victory for humanity

Offline Penny Lane

• Nível 24
  • *
Re: Humilhação e Discriminação na escola.
« Resposta #1 Online: 13 de Março de 2009, 00:13:30 »
Infelizmente, normal.
Quando eu tava na primeira série resolvi cutucar algo no meio da oração tomei um tapa com aquelas varas. :(
::)

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
« Resposta #2 Online: 13 de Março de 2009, 01:03:26 »
existe alguma instituição no Brasil tipo a ALCU daqui dos EUA ?

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #3 Online: 13 de Março de 2009, 01:13:40 »
A resposta fica em: todo mundo crê, então é norma.  :hmph:

Ainda é ministrado a matéria ensino religioso no fundamental brasileiro ?    :nojo:
Não deseje.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 13 de Março de 2009, 01:54:59 »
Infelizmente, normal.
Quando eu tava na primeira série resolvi cutucar algo no meio da oração tomei um tapa com aquelas varas. :(

Desculpe a minha indiscrição, mas, mais ou menos, em que ano foi isto?

Eu já estudei em escolas particulares e em escolas públicas, tanto no RS quanto em SP, e nunca na minha vida precisei orar na sala de aula... até mesmo as aulas de religião, que existiam na década de 70, não eram obrigatórias.
Tinha um montão de coisas que hoje até soariam absurdas, como o hasteamento da bandeira nacional, desfile de 7 de setembro e aulas de OSPB (Organização Social e Política Brasileira)... mas nunca houve orações. 

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
« Resposta #5 Online: 13 de Março de 2009, 01:59:19 »
Infelizmente, normal.

Eu já estudei em escolas particulares e em escolas públicas, tanto no RS quanto em SP, e nunca na minha vida precisei orar na sala de aula... até mesmo as aulas de religião, que existiam na década de 70, não eram obrigatórias.
Tinha um montão de coisas que hoje até soariam absurdas, como o hasteamento da bandeira nacional, desfile de 7 de setembro e aulas de OSPB (Organização Social e Política Brasileira)... mas nunca houve orações. 

Esse garoto é de Aimorés - MG, que fica bem perto da cidade onde nasci e passei a maior parte da minha adolescência e nós tínhamos oração obrigatória, asteamento de bandeira e o escambal.

Offline EduardoCFF

• Nível 20
  • *
« Resposta #6 Online: 13 de Março de 2009, 08:37:33 »
Foi-se o tempo que eu ficava irritado vendo a discriminação que ateus tendem a passar...
Mas admito que o sangue ferveu um pouco nesta parte:
“Você sabia que não pode ter oração em escola publica?”
“Não senhor! Não existe isso não...

Mais uma vez o laicismo só existe no papel... :no:
“Se a historia da ciência nos ensina alguma coisa, é que não vamos a lugar nenhum chamando nossa ignorância de deus”

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 13 de Março de 2009, 11:10:38 »
Infelizmente, normal.

Esse garoto é de Aimorés - MG, que fica bem perto da cidade onde nasci e passei a maior parte da minha adolescência e nós tínhamos oração obrigatória, asteamento de bandeira e o escambal.

Parece ser algo que esta enraizado nas escolas de MG.... não sei se seria o caso de denunciar isto ao ministério da educação, me parece algo ilegal.

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #8 Online: 13 de Março de 2009, 11:22:20 »
Meu colégio é proibido usar o boné...

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #9 Online: 13 de Março de 2009, 11:31:42 »
Assisti... Acho que começou errado porque a norma é proibido uso de boné, mas também ela foi errada durante de oração depois uso de boné. Contradizou, entregue o processo jurídica.
Eu também nunca precisei. Lembro me, quinta série, a professora ensino religião estava brava comigo porque não estou indo a igreja. É só falar: - Se vira...

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #10 Online: 13 de Março de 2009, 12:08:53 »
Parece ser algo que esta enraizado nas escolas de MG.... não sei se seria o caso de denunciar isto ao ministério da educação, me parece algo ilegal.

Em Belo Horizonte e Contagem nunca tivemos oração em sala de aula e as aulas de ensino religioso eram sobre as várias religiões que existem e a cada semana era apresentada uma religião. Foi só na 5ª série que eu tive essa aula. Nas outras séries não teve mais.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Penny Lane

• Nível 24
  • *
« Resposta #11 Online: 13 de Março de 2009, 13:20:24 »
Infelizmente, normal.

Lá por meados de 90 no interior de SC.
::)

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #12 Online: 13 de Março de 2009, 13:24:23 »
Só lembrando um pequeno detalhe: usar chapéu em ambientes fechados é falta de educação. Ao entrar na casa de alguem, no escritório de alguem, em uma sala de aula, em um restaurante, etc., retira-se o chapéu. No caso, boné.

É o tipo de educação que se deveria receber em casa.

Claro que isso não justifica o exagero e a ocorrência de orações em sala de aula de uma escola pública...
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
« Resposta #13 Online: 13 de Março de 2009, 14:40:45 »
Só lembrando um pequeno detalhe: usar chapéu em ambientes fechados é falta de educação. Ao entrar na casa de alguem, no escritório de alguem, em uma sala de aula, em um restaurante, etc., retira-se o chapéu. No caso, boné.

É o tipo de educação que se deveria receber em casa.

Claro que isso não justifica o exagero e a ocorrência de orações em sala de aula de uma escola pública...

<a href="http://www.youtube.com/v/GdylqIyYqXk" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/GdylqIyYqXk</a>

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 13 de Março de 2009, 15:15:08 »
Só lembrando um pequeno detalhe: usar chapéu em ambientes fechados é falta de educação.

Não, não é!

E tanto não é que até mesmo dentro da tradição militar, conservadora em sua essência, diz que a retirada da cobertura é opcional em ambientes fechados, ficando ao critério do militar.

Daonde você tirou isto que usar boné, chapéu ou qualquer outra cobertura em ambientes fechados é falta de educação?   :hein:

Offline Johnny Deiro

• Nível 10
  • *
« Resposta #15 Online: 13 de Março de 2009, 17:08:11 »
Estou interessado no caso. A minha frete, a atea já se pronunciou a respeito, e tudo indica que ela vai defender o elemento, porque esse é um direito garantido pela laicidade. Detalhe é que o caso chamou a atenção da mídia, e o jornalista estava fazendo contato com o indivíduo.

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #16 Online: 13 de Março de 2009, 17:26:30 »
Daonde você tirou isto que usar boné, chapéu ou qualquer outra cobertura em ambientes fechados é falta de educação?   :hein:

Regras de etiqueta.

E biscoito1r, o fato de haver um monte de adolescentes mal educados usando boné dentro da sala de aula não é argumento. Se todos os alunos começarem a cuspir no chão isso se torna uma atitude mais adequada? Ele foi discriminado e não questiono isso. Estou apenas lembrando que ele também errou.
« Última modificação: 13 de Março de 2009, 17:34:24 por Orbe »

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #17 Online: 13 de Março de 2009, 19:12:51 »
Só lembrando um pequeno detalhe: usar chapéu em ambientes fechados é falta de educação.

Não, não é!

E tanto não é que até mesmo dentro da tradição militar, conservadora em sua essência, diz que a retirada da cobertura é opcional em ambientes fechados, ficando ao critério do militar.

Então chega em um rancho e olha quantos vão comer com a cobertura. E pergunta pros que tiraram porque eles o fizeram.

Desde que eu era criança e passava tempos no interior, minhas avós e tios diziam pra tirar o chapéu ao entrar em casa por educação. Acho que deve ser algo semelhante ao lance de não colocar os cotovelos sobre a mesa na hora de comer...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 13 de Março de 2009, 20:17:39 »

Regras de etiqueta.

HOHOHOHOHO... de certo no livreto de etiquetas impresso por algum novo rico luso, HOHOHOHOHO.

Tanto isto é bullshit, das grandes, enormes para dizer a verdade, que até mesmo altas eminencias da ICAR usam suas coberturas mesmo em ambientes fechados... reis usam suas coroas em ambientes fechados e até mesmo no oriente médio, usam cobertura mesmo em ambiente fechado.

Coisa de capiau.... só pode. A etiqueta do pequeno burgues. :histeria:
« Última modificação: 13 de Março de 2009, 22:13:32 por Spitfire »

Offline A Mosca

• Nível 24
  • *
« Resposta #19 Online: 13 de Março de 2009, 21:45:21 »
Na década de 80, todos os colégios em quais estudei e mesmo os que eu tinha conhecimento, nos obrigavam - nós alunos - a cantar o hino nacional, enquanto era hasteada a bandeira nacional, e a rezar um pai nosso, antes de adentrarmos para as salas de aula. E no findar das aulas, éramos obrigados a rezar outro pai nosso. Certo dia, no findar da aula, fui discriminada e esculhambada pela professora, que era uma católica fervorosa. Só porque, numa brincadeira boba de criança, eu fazia caretas ao mesmo tempo em que rezava. Os meus coleginhas passaram a me enxergar como: "uma menina-má", principalmente, devido ao chilique da professora. Áaaaaaaaa, mas dias depois eu fui à forra! Coloquei um despacho embaixo do birô da professora, hahaha, precisavam ver a cara da infeliz! Ela me impôs religião. Nada mais justo que eu tivesse imposto religião a ela também. Acho que até hoje ela lembra desse susto... Deve está orando até hoje!  :histeria:

Mas quero deixar aqui, bem claro, que o hábito de discriminar e humilhar não é exclusividade de religiosos. Tenho histórias de 'CARAS' que sofreram arbitrariedades do gênero, por parte de ateus e agnósticos.  ::)  

E só uma observação: Nos meados do século XX, quando o uso do chapéu era de praxe, por educação, o cavalheiro tirava o chapéu quando era apresentado para uma dama ou ao adentrar em ambientes fechados. Por sinal, o porta-chapéu ou o cabide de parede eram móveis indispensáveis para uma residência.  :ok:
« Última modificação: 13 de Março de 2009, 22:39:07 por Azumi »
Se alumia, então é lanterna...

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 13 de Março de 2009, 23:23:01 »
Discriminar e humilhar são características humanas, ponto... religioso ou não, humanos somos todos.

O problema é discriminar por causa da religião, justamente aqueles que quem se esperaria o mais elevado padrão moral (a prática mostra o contrário).

Escola pública é lugar de ensino... ensino laico, pois presupõe-se servir a todas as denominações religiosas (ou não religiosas, no caso dos ateus) e não templo de orações.

Orar se faz em casa... com a família ou em um templo religioso, caso professe alguma religião... fora disto, em espaços públicos, isto viola a laicidade do estado, sendo, portanto, crime contra constituição.

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
« Resposta #21 Online: 13 de Março de 2009, 23:34:19 »
Dá ate vontade de mandar uma cartinha dando puxão de orelha na professora

Offline A Mosca

• Nível 24
  • *
« Resposta #22 Online: 13 de Março de 2009, 23:49:26 »
Bom, considero tais características como sendo desumanas. Animais não-humanos discriminam, diga-se de passagem. Eu nunca esperei grau mais elevado da moral de ninguém. Nunca fui religioso, desde que me conheço por gente. Não tenho nem a mínima pretensão de distinguir os preconceituosos. Discriminação é crime, seja pela religião ou pelo que for... Não existe mais nem menos discriminatório. O que existe é discriminação, e ponto final. E outra, não se trata da questão de orar em sala de aula. Quem se propor a isso, for de sua crença, nada o impede. Agora o problema está no impor religião. Era o que acontecia. Ninguém pode impor nada a ninguém. Não sei se acontece nos dias de hoje. Mas era o que acontecia. :( 
« Última modificação: 14 de Março de 2009, 00:12:46 por Azumi »
Se alumia, então é lanterna...

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #23 Online: 14 de Março de 2009, 00:21:53 »

Regras de etiqueta.

HOHOHOHOHO... de certo no livreto de etiquetas impresso por algum novo rico luso, HOHOHOHOHO.

Tanto isto é bullshit, das grandes, enormes para dizer a verdade, que até mesmo altas eminencias da ICAR usam suas coberturas mesmo em ambientes fechados... reis usam suas coroas em ambientes fechados e até mesmo no oriente médio, usam cobertura mesmo em ambiente fechado.

Coisa de capiau.... só pode. A etiqueta do pequeno burgues. :histeria:

Altas eminências da ICAR (por motivos religiosos) e reis com suas coroas (por motivos políticos) estão acima dessa regra. Quanto ao oriente médio, eles tem suas próprias regras baseadas na sua cultura e religião.

A regra de etiqueta ocidental sobre chapéus em ambientes fechados é: retire-os ao entrar. Assim como não se coloca os cotovelos sobre a mesa durante as refeições, assim como não se deve palitar os dentes em público, assim como não se deve gesticular com talheres nas mãos, nem falar de boca cheia, nem falar ou rir muito alto, nem limpar os lábios na toalha da mesa, nem cuspir no chão...  não se mantém o chapéu na cabeça em ambientes fechados.

Nem acredito que ainda tenho que falar de coisas tão básicas...

Pesquise.  :ok:

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 14 de Março de 2009, 00:28:44 »
Sim, sim... não estou duvidando de você... é bem possível que isto aconteça, até hoje, como mostrou o caso do menino.

Educado ou não (ISTO É EXTREMAMENTE IRRELEVANTE NO CASO EM QUESTÃO), padrão de uniforme ou não (isto nem pode ser mais cobrado em escola públicas), mas o caso que o uso do boné é tolerado em qualquer situação em sala de aula (como o menino revelou no segundo vídeo), menos na hora da oração.

O único que pode levar o caso adiante é o menino... eu levaria... é ilegal o que esta acontecendo.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!