Autor Tópico: Mais uma evidencia contra o suposto semi-analfabetismo de Chico Xavier  (Lida 3478 vezes)

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
Mais uma evidencia contra o suposto semi-analfabetismo de Chico Xavier
« Online: 17 de Março de 2009, 22:13:34 »
Mais uma evicencia contra o mito criado em torno de C. Xavier. Parte do mito de que ele seria "guiado" por espiritos seria de que uma pessoa semi-analfabeta e sem acesso a literatura não poderia ter forjado suas "psicografias":

O Caderno de Chico Xavier

Neste artigo de Vitor Moura Visoni, comentamos um caderno de recortes recentemente descoberto de Chico Xavier com diversas colagens que o suposto médium, em sua juventude, fez reunindo textos de centenas de poetas, nacionais e internacionais. Essa é uma descoberta de grande importância, demonstrando de maneira definitiva que o médium possuía um conhecimento muito superior à sua formação escolar. Conhecimento este que teria possibilitado que escrevesse anos depois sua primeira obra “psicografada”, o livro de poemas Parnaso de Além Túmulo.

http://www.ceticismoaberto.com/news/?p=1707
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
Re: Mais uma evidencia contra o suposto semi-analfabetismo de Chico Xavier
« Resposta #1 Online: 17 de Março de 2009, 22:19:21 »
Palmas para Kentaro Mori.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 17 de Março de 2009, 22:24:15 »
  :ok:
O site dele é uma exelente base para se começar a pensar céticamente!!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #3 Online: 17 de Março de 2009, 22:57:34 »
Eu vi isso, não lembro se ontem ou antes de ontem... só sei que fiquei com preguiça de trazer pra cá...

Putz, ando tão desmotivado...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 18 de Março de 2009, 11:16:46 »
  :ok:
O site dele é uma exelente base para se começar a pensar céticamente!!

Vitor Moura, ex-forista do CC,  está fazendo um excelente trabalho em "Obras Psicografadas" (http://obraspsicografadas.haaan.com/). Parabéns a ele e ao Kentauro Mori (http://www.ceticismoaberto.com).

Fica cada vez mais claro que CX é um caso de fraude inconsciente (principalmente de criptomnésia + escrita automática) mesclado com fraude consciente, manipulada por uma quadrilha sem escrúpulos que fez dele um miquinho amestrado fantoche.

A mediunidade, um dos pilares do pensamento espiritóide, está indo ralo abaixo.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #5 Online: 18 de Março de 2009, 12:45:52 »
Não acho...

Pra nós, com certeza ja foi pro ralo ha muito tempo, pros impressionáveis, isso não faz diferença...
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 18 de Março de 2009, 15:16:05 »
Não acho...

Pra nós, com certeza ja foi pro ralo ha muito tempo, pros impressionáveis, isso não faz diferença...

Desculpe, esqueci de citar a fonte que usei como referência para fazer essa afirmativa tão forte: http://www.psy.herts.ac.uk/wiseman/papers/MediumBJP.pdf

Baseado em que você fez a sua afirmação?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #7 Online: 18 de Março de 2009, 22:28:38 »
(...)Vitor Moura, ex-forista do CC,  está fazendo um excelente trabalho em "Obras Psicografadas" (http://obraspsicografadas.haaan.com/). Parabéns a ele e ao Kentauro Mori (http://www.ceticismoaberto.com).
(...)

Não sei se sabe mas o haaan é um 'guardachuva de projetos céticos' mantido pelo mesmo Kentaro Mori.
--
Si hemos de salvar o no,

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 18 de Março de 2009, 22:41:48 »
O Vitor Moura defendia muito o CX. Ele afirmava ao mesmo tempo que ele era fortemente influenciado pelas suas leituras mas ao mesmo tempo era um médium poderoso.

mas fez um bom trabalho..
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 18 de Março de 2009, 22:54:14 »
(...)Vitor Moura, ex-forista do CC,  está fazendo um excelente trabalho em "Obras Psicografadas" (http://obraspsicografadas.haaan.com/). Parabéns a ele e ao Kentauro Mori (http://www.ceticismoaberto.com).
(...)

Não sei se sabe mas o haaan é um 'guardachuva de projetos céticos' mantido pelo mesmo Kentaro Mori.

Sim, sabia. Tenho enorme admiração pelo trabalho dele. Percebí que você está desenvolvendo um projeto de investigação com ele. Estou certo?

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 18 de Março de 2009, 23:06:10 »
O Vitor Moura defendia muito o CX. Ele afirmava ao mesmo tempo que ele era fortemente influenciado pelas suas leituras mas ao mesmo tempo era um médium poderoso.

mas fez um bom trabalho..

Engraçado, achei o mesmo em relação à discussão da mediunidade da Sra. Piper.  Não cheguei a formar um quadro completo das convicções do Vitor.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #11 Online: 18 de Março de 2009, 23:44:04 »
Não acho...

Desculpe, esqueci de citar a fonte que usei como referência para fazer essa afirmativa tão forte: http://www.psy.herts.ac.uk/wiseman/papers/MediumBJP.pdf

kkkkkkkk... vou ler o paper amanha, depois vejo o que faço...

Mas qual foi Giga, acordou com o pé esquerdo????

hahaa...

Buena...
 - Carl Sagan

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 18 de Março de 2009, 23:48:37 »
(...)

Foi lendo os artigos do Mori que eu começei a entender o que é ceticismo!

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 18 de Março de 2009, 23:53:19 »

Não acho...

kkkkkkkk... vou ler o paper amanha, depois vejo o que faço...

Mas qual foi Giga, acordou com o pé esquerdo????

hahaa...

Buena...

Desculpas cara, tô com ressaca cética, não me leve a mal. Não esquenta não. Esquece.
 :)
« Última modificação: 18 de Março de 2009, 23:55:24 por Gigaview »

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #14 Online: 19 de Março de 2009, 17:54:39 »
Bom, Giga, eu disse o seguinte: Que pra nós, que conhecemos um pouco de ciencia e temos um lado cético bem desenvolvido (convencido né), mediunidade, espiritismo e etc., ja foram pro ralo ha muito tempo. Mas para as pessoas ignorantes em ciencia e impressionaveis, sem um lado cético apurado, esses estudos, provas e etc., não significam nada.

Ao que parece, sua fonte me corrobora:
    Second, demonstrations of apparent mediumistic abilities have a significant impact
on public belief and behaviour. Recent opinion polls have revealed that almost 30% of
Americans now believe in the existence of genuine mediumistic abilities (Newport &
Strausberg, 2001), approximately 10% of Britons visit mediums to both receive messages
from the deceased and obtain general guidance for their lives (Roe, 1998), and new
types of television programmes featuring such demonstrations consistently attract
millions of viewers (Brown, 2001). Well-controlled tests of mediums would help the
public and television programme makers assess the validity of such alleged abilities, and
thus help inform their resulting decisions and behaviour.
Ou seja, grande parte do povão ainda se impressiona com essas demonstrações, mesmo que a ciencia ja tenha desmacarado muitos e muitos farsantes por aí. Ainda encontramos João de Deus, Dr. Fritz e etc... pra impressionar os desavisados.

Vemos crescer nos canais pagos, programas sobre investigações psiquicas, programas como paranormal state e etc...

Temos tambem uma grande taxa de incidencia de medicos espiritas... e por ai vai.

Portanto, não sei onde foi que eu falei besteira. Poderia apontar?

uma fonte, menos confiavel que a sua claro, mas ainda assim interessante:
http://felipelemos.blogspot.com/2007/08/espiritismo-cresce-mesmo-aps-cinco-anos.html

enfim...
 - Carl Sagan

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 19 de Março de 2009, 23:23:19 »
Bom, Giga, eu disse o seguinte: Que pra nós, que conhecemos um pouco de ciencia e temos um lado cético bem desenvolvido (convencido né), mediunidade, espiritismo e etc., ja foram pro ralo ha muito tempo. Mas para as pessoas ignorantes em ciencia e impressionaveis, sem um lado cético apurado, esses estudos, provas e etc., não significam nada.

Ao que parece, sua fonte me corrobora:
    Second, demonstrations of apparent mediumistic abilities have a significant impact
on public belief and behaviour. Recent opinion polls have revealed that almost 30% of
Americans now believe in the existence of genuine mediumistic abilities (Newport &
Strausberg, 2001), approximately 10% of Britons visit mediums to both receive messages
from the deceased and obtain general guidance for their lives (Roe, 1998), and new
types of television programmes featuring such demonstrations consistently attract
millions of viewers (Brown, 2001). Well-controlled tests of mediums would help the
public and television programme makers assess the validity of such alleged abilities, and
thus help inform their resulting decisions and behaviour.
Ou seja, grande parte do povão ainda se impressiona com essas demonstrações, mesmo que a ciencia ja tenha desmacarado muitos e muitos farsantes por aí. Ainda encontramos João de Deus, Dr. Fritz e etc... pra impressionar os desavisados.

Vemos crescer nos canais pagos, programas sobre investigações psiquicas, programas como paranormal state e etc...

Temos tambem uma grande taxa de incidencia de medicos espiritas... e por ai vai.

Portanto, não sei onde foi que eu falei besteira. Poderia apontar?

uma fonte, menos confiavel que a sua claro, mas ainda assim interessante:
http://felipelemos.blogspot.com/2007/08/espiritismo-cresce-mesmo-aps-cinco-anos.html

enfim...

OK.  :ok:

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #16 Online: 19 de Março de 2009, 23:49:09 »
Por que estes psicografistas não fazem algo realmente impressionante, como psicografar em uma língua em outro alfabeto?

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 19 de Março de 2009, 23:52:08 »
Por que estes psicografistas não fazem algo realmente impressionante, como psicografar em uma língua em outro alfabeto?
O CX já psicografou em ingles muito mal "dizido"!!! Traduçãozinha muito tosca...

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 19 de Março de 2009, 23:53:22 »

Já fizeram. Já ressucitaram línguas mortas e até línguas de outros planetas (!). Existem casos interessantes mas muito pobres em evidências científicas.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 19 de Março de 2009, 23:54:59 »
O CX já psicografou em ingles muito mal "dizido"!!! Traduçãozinha muito tosca...

Sim. Textos mal traduzidos com uso literal de palavras decoradas no dicionário.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 20 de Março de 2009, 00:32:50 »

Algo realmente impressionante poderia ser a apresentação de um caso confirmado de psicografia cruzada. Médiuns, em diferentes países sem contato entre sí, poderiam ser escolhidos por "espíritos" para psicografar textos diferentes numa língua comum, simultaneamente e num único dia com hora marcada. Como partes de um quebra-cabeças, esses textos se juntariam para formar um romance com personagens e história com início, meio e fim. Se realmente existem espíritos que querem nos convencer, por que não se juntam num projeto desse tipo? Ou são incompetentes ou simplesmente não existem.

CX e Waldo Vieira (sim, a mesma dupla das materializações fraudulentas de Uberaba) chegaram a produzir uma obra através de psicografia cruzada tão fajuta como a irmã Josefa.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #21 Online: 21 de Março de 2009, 09:51:35 »
Se realmente existem espíritos que querem nos convencer, por que não se juntam num projeto desse tipo? Ou são incompetentes ou simplesmente não existem.

"Seu incrédulo, eles nos avisam o tempo todo, nós é que os negamos. Eles não estão interessados em convencer ninguém, aliás, é auto-evidente que existem espíritos ! " :)

Não adianta...
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 21 de Março de 2009, 18:08:36 »
Se realmente existem espíritos que querem nos convencer, por que não se juntam num projeto desse tipo? Ou são incompetentes ou simplesmente não existem.

"Seu incrédulo, eles nos avisam o tempo todo, nós é que os negamos. Eles não estão interessados em convencer ninguém, aliás, é auto-evidente que existem espíritos ! " :)

Não adianta...

Tenho um amigo que é médium espírita (!!!) que vivo atormentando com desafios desse tipo. Ele simplesmente diz que a era das grandes demonstrações já passou, foi no final do século XIX e início dos século XX e acrescenta exatamente o que você citou acima. Pensando bem, é uma atitude coerente de quem tem algo a esconder pois atualmente é muito difícil sustentar uma fraude e é melhor evitá-las para o bem (?) da sobrevivência do pensamento espiritóide.

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
« Resposta #23 Online: 21 de Março de 2009, 19:57:29 »

Não adianta...

Tenho um amigo que é médium espírita (!!!) que vivo atormentando com desafios desse tipo. Ele simplesmente diz que a era das grandes demonstrações já passou, foi no final do século XIX e início dos século XX e acrescenta exatamente o que você citou acima. Pensando bem, é uma atitude coerente de quem tem algo a esconder pois atualmente é muito difícil sustentar uma fraude e é melhor evitá-las para o bem (?) da sobrevivência do pensamento espiritóide.

É essa a explicação padrão dos espíritas para a ausência de fenômenos físicos na atualidade ("eles não seriam mais necessários"). Na verdade, é porque as técnicas de desmascarar fraudes são melhores em 2009 do que em 1857! Vamos lembrar que o Espiritismo nasceu meio junto com a fotografia, dando chance para que ingênuos crédulos como Arthur Conan Doyle acreditassem piamente nas fadinhas de Cottingley. No tempo em que eu era espírita, via uma grande reserva das pessoas com relação a esse tipo de coisas, como se fossem um verdadeiro taboo... Hoje eu percebo que as evidências de fraude eram tão grandes que, realmente, pessoas sensatas deveriam permanecer longe dessas palhaçadas. O que eu não entendo é como essas mesmas pessoas não iam além, questionando se as coisas que hoje são fraudes não o seriam também em 1857...
« Última modificação: 21 de Março de 2009, 20:05:33 por Sklogw »
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #24 Online: 21 de Março de 2009, 20:17:56 »
Eu iria mais além. Mesmo que os "espíritos" não vejam a necessidade de provas, porque nenhum deles ajuda a traduzir manuscritos de línguas mortas, ou dar a localização de tumbas e cidades perdidas ? Isso traria benefícios à Humanidade.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!