Autor Tópico: Mais uma evidencia contra o suposto semi-analfabetismo de Chico Xavier  (Lida 3479 vezes)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Re: Mais uma evidencia contra o suposto semi-analfabetismo de Chico Xavier
« Resposta #25 Online: 21 de Março de 2009, 21:49:19 »
Por que estes psicografistas não fazem algo realmente impressionante, como psicografar em uma língua em outro alfabeto?
Eu iria mais além. Mesmo que os "espíritos" não vejam a necessidade de provas, porque nenhum deles ajuda a traduzir manuscritos de línguas mortas, ou dar a localização de tumbas e cidades perdidas ? Isso traria benefícios à Humanidade.

Também já foi "realizado". Um modesto porteiro em Milão (início do sec. XX) apresentou uma página cheia de sinais desconhecidos a um renomado paleógrafo, prof Corresio, que descobriu tratar-se do texto completo de uma inscrição rúnica do museu local que ele não pudera interpretar porque a pedra estava quebrada. O espírito em questão era de chefe bárbaro do qual se tratava a inscrição. (fonte: René Sudre, Tratado de Parapsicologia). Existem outros casos, que carecem de rigor científico mas que poderiam enganar facilmente leigos nesses assuntos, como já enganaram alguns cientistas re personalidades renomadas.

Edgar Cayce era "mestre" em cidades que continuam perdidas mas tem uma legião de adeptos que "provam" o que ele disse. Em relação à encontrar túmulos, basta ligar no Discovery, atualmente é uma mania americana.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 21 de Março de 2009, 22:15:13 »
Aproveitando que estou com o livro na mão:

A psicologia das comunicações bastaria, por si só, para demonstrar o erro da crença espírita. Sua degradação, sua estupidez, chocaram todos os experimentadores. Huxley já dizia em 1869: "Se alguém me desse a faculdade de escutar a tagarelice das velhas e dos curas da cidade vizinha, eu declinaria desse favor, tendo coisa melhor a fazer. E se as pessoas, no mundo espiritual, não falam com mais sabedoria e bom senso do que seus amigos informam, eu as ponho na mesma categoria. O único bem que vejo na demonstração da verdade do espiritismo é o de fornecer um argumento suplementar contra o suicídio. Antes viver como um varredor de ruas do que morrer para que um médium me faça contar inépcias a um guinéu por sessão".

As sessões espíritas ainda são o que eram no tempo de Huxley. Consistem sempre em insípidas homílias, em discursos descozidos, em pilhérias infantis e às vezes baixas e obcenas. Aristóteles, Joana D'Arc e Napoleão não falam melhor que as velhas da paróquia, e é preciso que Victor Hugo esteja à mesa, nas sessões de Jersey, para que Moliére se exprima em versos aceitáveis. Essa é, com efeito, uma terrível objeção. Jamais, no plano literário, se recebeu de além túmulo o equivalente de pensamento de Pascal ou de uma frase de Chateubriand.

Os espíritas inteligentes estão longe de dissimular a gravidade da objeção. Fazem, então, toda espécie de suposições. Dizem que os espíritos superiores escapam à atração terrestre em virtude de seu "perispírito" mais sutil, que passam para a "esferas" de onde não regressam mais, que os espíritos que se manifestam são os mais pesados e os mais vulgares e que eles que usurpam o nome dos espíritos superiores. Este últimos devem enviar mandatários para representá-los.

"Que importa, em definitivo". diz Allan Kardec, "que um espírito seja realmente ou não o de Fénelon? Desde que só diga coisas boas e fale como o próprio Fénelon, que é um bom espírito; o nome sob o qual se faz conhecer é indiferente e geralmente não é mais que um meio de fixar nossas idéias". Um pouco mais adiante, para explicar as faltas de ortografia e as incorreções que poderiam cometer o ilustre autor da Lettre à l´ Académie Française, declara que, apegando-se apenas às idéias, os espíritos não se preocupam em usar "formas longas e embaraçadas da linguagem humana". Ora, o que falta nas comunicações dos espíritos é tanto a idéia como o estilo!

fonte: Sudre, Réne - Tratado de Parapsicologia, Ed Zahar

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
« Resposta #27 Online: 21 de Março de 2009, 22:31:31 »
É mesmo. Neste tempo no além, Einstein já deve ter refletido, se informado com os anjos e resolvido a questão da Gravitação Quântica, não é mesmo?

Porque espíritos, aliens, duendes, hiperbóreos, entre outros estão sempre preocupados em passar liçõezinhas de moral?

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #28 Online: 22 de Março de 2009, 18:35:29 »
Edgar Cayce era "mestre" em cidades que continuam perdidas
  :histeria: :histeria:

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #29 Online: 22 de Março de 2009, 18:55:19 »
Eu tenho um livro chamado “O Outro Lado do Espiritualismo Moderno – Para Compreender a Nova Era” de Ricardo Sasaki, editado pela Editora Vozes..... Bom, o livro é uma defesa das chamadas religiões tradicionais... Segundo o autor, nos dias de hoje são sete as religiões tradicionais: a tradição hindu, a taoísta, a judaica, a xamânica, a budista (ou como o autor prefere – a buddhista), a cristã e a islâmica. Por exemplo, a cristã seria representada pelos católicos tanto romanos quanto pelos ortodoxos, as demais manifestações do cristianismo seriam formas rebeldes e descontextualizadas do ensinamento tradicional.  O livro é  interessante, pois faz uma análise de diversas formas de “manifestações rebeldes” desde a Reforma.... Neste livro também são apresentadas “formas rebeldes” nas tradições orientais, umas bem “engraçadas”...  Detalhe, o autor não é cristão como a princípio possa parecer, o Ricardo é budista e faz parte de uma tradição chamada de Budismo Theravada.  Na parte do livro que trata o espiritismo, tem uma trecho sobre esse suposto semi-analfabetismo do Chico Xavier.

Aqui esta o trecho:

O famoso médium [Chico Xavier], aliás, sempre foi conhecido como alguém bastante inteligente e de memória prodigiosa. Toda infância e adolescência passou lendo e estudando, recusando-se mesmo a brincar com os meninos de sua idade. Entretanto, os espíritas fazem questão de apresentá-lo como sendo alguém sem cultura alguma, o que seria uma prova da influência dos espíritos em sua vasta literatura. Nascido em Pedro Leopoldo, MG, em 1910, Chico Xavier demonstrou inclinações poéticas desde cedo, chegando mesmo a publicar alguns poemas de sua autoria no Jornal das Moças. Entrou em contato com o Espiritismo ainda moço. Sua irmã sofria de ataques e foi levada a uma espírita. Mais tarde, esta espírita passou a dar sessões na própria casa de Chico Xavier. Em seu livro Parnaso de Além Túmulo apresenta a si mesmo como possuindo “...o mais pronunciado pendor para a literatura” e “...com a melhor boa vontade para o estudo”. Sempre leu com afinco as obras de todos os poetas que mais tarde, curiosamente, “receberia mediunicamente”.  Tinha especial admiração por Augusto dos Anjos e Humberto de Campos. Isto é a melhor prova de que o médium capta e reelabora o que inconsciente, ou conscientemente, consegue retirar de sua própria memória latente.
Amauri Pena, sobrinho de Chico Xavier, também psicografou inúmeros poemas de  famosos escritores brasileiros. Mas em 1958, fazendo as pazes com a sua consciência, resolve chamar a imprensa e declarar: “...Tudo o que tenho psicografado até hoje, apesar das diferenças de estilo, foi criado por minha própria imaginação, sem que precisasse de interferência de almas de outro mundo”. E prossegue: “...Sempre encontrei muita facilidade em imitar estilos. Por isso os espíritas diziam que tudo quanto saía do meu lápis eram mensagens ditadas pelos espíritos desencarnados. Revoltava-me contra essas afirmativas, porque nada ouvia e sentia de estranho quando escrevia. Os espíritas, entretanto, procuravam convencer-me de que era médium. Levado a meu tio, um dia, assegurou-me ele, depois de ler o que eu escrevera, que deveria ser seu substituto. Isso animou bastante os espíritas...Passei a viver pressionado pelos adeptos da chamada Terceira Revelação. Cansado, enfim, cedi, dando os primeiros passos no caminho da farsa constante.......  Vi-me, então, diante de duas alternativas: mergulhar de vez na mentira e arruinar-me para sempre, ou levantar-me corajosamente  para penitenciar-me diante do mundo e de mim mesmo, libertando-me definitivamente. Foi o que resolvi fazer, procurando um jornal mineiro e revelando toda a farsa......   Não desmascaro meu tio como homem, mas como médium. Chico Xavier ficou famoso pelo seu livro Parnaso de Além Túmulo. Tenho uma obra idêntica, e para fazê-lo não recorri a nenhuma psicografia”. Quem dera a maioria dos espíritas tivesse a sinceridade e a clareza mental de Amauri Pena.....

Offline webcodigo

• Nível 04
  • *
« Resposta #30 Online: 29 de Março de 2009, 13:07:43 »
Digo eu, que o lixo de Paulo Coelho faz muito mais sucesso que C.Xavier.Então se ele tinha alguma aptidão,seria mais plausivel, fazer tudo por merito proprio teria maior reconhecimento. Ja que ele é visto como sobrenatural,e pelo menos no Brasil, com os evangelicos o sobrenatural e do Diabo.

Mas tambem adianto,que mesmo sendo espirita,não vejo QUALQUER coisa de anormal no Chico.Muitos dos meus "colegas" de doutrina fazem o contrario o "batizam" como santo!

Estou vendo que poderemos comentar muitas coisas sadias.

Podem notar que mesmo sendo espírita,não acredito em muita coisa não.

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
« Resposta #31 Online: 29 de Março de 2009, 21:30:54 »
Digo eu, que o lixo de Paulo Coelho faz muito mais sucesso que C.Xavier.Então se ele tinha alguma aptidão,seria mais plausivel, fazer tudo por merito proprio teria maior reconhecimento. Ja que ele é visto como sobrenatural,e pelo menos no Brasil, com os evangelicos o sobrenatural e do Diabo.

Eu não gosto, particularmente, do Paulo Coelho, mas admiro nele a sinceridade de admitir que ganha dinheiro sim com essa literatura, que tem milhões de pessoas no mundo ávidas para lê-lo, e que isso é lícito numa sociedade aberta e democrática. Quem não gosta de Paulo Coelho, simplesmente não compra Paulo Coelho. Jà qualquer besteira que venha do Chico Xavier, e chancelada por uma editora espírita é automaticamente assimilada pelos espíritas. Ousar duvidar da sinceridade ou da honestidade do CX é um anátema perigoso no espiritismo, punível com a pior das chagas... a temida OBSESSÃO (ui, ui, que medo).

"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #32 Online: 29 de Março de 2009, 23:16:41 »

Eu não gosto, particularmente, do Paulo Coelho, mas admiro nele a sinceridade de admitir que ganha dinheiro sim com essa literatura, que tem milhões de pessoas no mundo ávidas para lê-lo, e que isso é lícito numa sociedade aberta e democrática. Quem não gosta de Paulo Coelho, simplesmente não compra Paulo Coelho. Jà qualquer besteira que venha do Chico Xavier, e chancelada por uma editora espírita é automaticamente assimilada pelos espíritas. Ousar duvidar da sinceridade ou da honestidade do CX é um anátema perigoso no espiritismo, punível com a pior das chagas... a temida OBSESSÃO (ui, ui, que medo).

:histeria: :histeria: :histeria: :histeria:

Offline webcodigo

• Nível 04
  • *
« Resposta #33 Online: 31 de Março de 2009, 12:26:36 »
So deixe claro:
Que espiritismo você fala?

o criado a 150 anos atras,ou o atual brasileiro?

E so uma coisa, espirtas Sérios não classificam Cx como espirita e sim ESPIRITUALISTA,assim como a Zibia Gasparetto.

Não tenho interesse algum pelas obras do chico.E não vejo qualquer importancia dele,ou contribuição, ao contrario ajuda a denegrir a cada dia mais a imagem espirita.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 31 de Março de 2009, 13:04:23 »
So deixe claro:

E so uma coisa, espirtas Sérios não classificam Cx como espirita e sim ESPIRITUALISTA,assim como a Zibia Gasparetto.

Não tenho interesse algum pelas obras do chico.E não vejo qualquer importancia dele,ou contribuição, ao contrario ajuda a denegrir a cada dia mais a imagem espirita.

As bobagens escritas por Kardec e seus Blue Caps não são diferentes das bobagens desse "outro" espiritismo, que convenientemente você coloca de lado, só são bobagens mais antigas. Aliás, bobagens de 150 anos  são bobagens empoeiradas que já deviam estar a muito tempo sepultadas, mas mesmo assim serviram de fundamento para a edificação desse "outro" espiritismo.

Esse espiritismo fundamentalista dos espíritas "sérios" é uma piada.
« Última modificação: 31 de Março de 2009, 14:48:52 por Gigaview »

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 31 de Março de 2009, 13:12:21 »
So deixe claro:

Estamos nos referindo a crença em um conceito o qual não possui nenhuma evidencia de que seja real, falamos na crença de que existam espiritos.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
« Resposta #36 Online: 31 de Março de 2009, 17:30:45 »

Não concordo. A Federação Espírita Brasileira (órgão oficial do espiritismo no Brasil) edita as obras do CX desde a década de 30. Já a Zibia é outra história. Ela sim está na categoria "espiritismo de re$ultado$", que está cre$cendo ba$tante na e$teira do penteco$talismo, IURD e outra$ denominaçõe$ moderna$.
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!