Autor Tópico: Bento 16 critica uso de preservativos para evitar aids em viagem a África  (Lida 5124 vezes)

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
Re: Bento 16 critica uso de preservativos para evitar aids em viagem a África
« Resposta #50 Online: 20 de Março de 2009, 17:32:03 »
Desculpe, me exaltei quando falei da dislexia.

Está desculpado. Podemos prosseguir, se desejar.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #51 Online: 20 de Março de 2009, 17:40:27 »
Mr. Mustard, ainda sim,
Mesmo com os milhões de ajuda humanitária e toda a assistência médica, o problema não diminui.
acho que o Diego está certo em dizer que falta apresentar fontes. :wink:

===//===//===

Percebendo a realidade cultural do povo Africano, o que acha mais eficaz:

a) Sentá-los numa sala de aula e colocar em suas cabeças uma reeducação sexual?
b) Sentá-los num templo e colocar em suas cabeças que a fidelidade espanta os maus espíritos?
Primeiro porque existe uma questão de princípios. Não é mais fácil castrá-los e acabar com o sexo de vez? Opa! Quer dizer então que não é acabar com a AIDS a qualquer custo né?

Segundo que, mesmo que fosse verdade, não seria uma regra a se aplicar somente para as culturas africanas. A gente também podia, aqui no ocidente, abolir a ciência e manipular a informação para proliferar a religião com princípios morais (não assassinar e não estuprar espanta maus espíritos) como verdade absoluta.
Mas a gente não quer isso, né? Mesmo que supostamente acabasse com crimes desse tipo.

Terceiro que é uma hipótese questionável. Nunca existiu 100% de fidelidade, mesmo em sociedades viciadas em crenças matrimoniais. Sendo que basta 1 saidinha para pegar AIDS, e a AIDS não te dá trégua só porque você foi fiel 99% do tempo.
« Última modificação: 20 de Março de 2009, 17:42:34 por Ilovefoxes »

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #52 Online: 20 de Março de 2009, 17:55:58 »

Se você conseguir convencer um chefe de tribo africano com estes argumentos, retido o que disse.
Mesmo com os milhões de ajuda humanitária e toda a assistência médica, o problema não diminui.

Percebendo a realidade cultural do povo Africano, o que acha mais eficaz:

a) Sentá-los numa sala de aula e colocar em suas cabeças uma reeducação sexual?
b) Sentá-los num templo e colocar em suas cabeças que a fidelidade espanta os maus espíritos?

Acredito que não dá para tirar um povo da Idade da Pedra, sem passar por outras etapas primeiro.

Pergunta1: Até que ponto você se considera conhecedor da realidade cultural do "povo africano"?[1]
Pergunta2: Esse seu argumento também poderia ser aplicado a moradores de favelas do Brasil? S/N?
Pergunta3: Você poderia justificar a resposta da pergunta 2?

[1] Supondo [2] que essa "realidade" seja a mesma para quenianos, sul africanos, congoleses, etc...
[2] Embora eu admita de antemao que essa é uma suposiçao estúpida.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #53 Online: 20 de Março de 2009, 18:00:31 »
Educação sexual é uma coisa muito complicada. Você não deve esperar que as pessoas façam o que você quer ou o que você diga que elas façam, porque isso simplesmente não vai acontecer.

O problema é: as pessoas são geneticamente impelidas a fazer sexo e vão fazê-lo a não ser que sejam impedidas ou que conscientemente decidam o contrário. Tanto a decisão de fazer ou não sexo quanto a de usar ou não preservativo* dependem da capacidade de pesar consequências a longo prazo interrompendo (completa ou parcialmente) um ato que traz recompensas a curtíssimo prazo. E geralmente só pessoas instruídas e/ou com boas perspectivas futuras (como a de cursar uma faculdade, ter uma carreira de sucesso ou ter uma família estruturada) consegue fazer isso.

Portanto, esse problema não se resolve com campanhas, nem distribuição de preservativos, nem ameaça de sofrimento eterno: isso se resolve com melhoria das condições de vida, fortalecimento da economia e educação da população. A ÚNICA outra solução para o problema da AIDS na África é vacinação efetiva.

* espera-se que campanhas maciças no sentido de incorporar a utilização do preservativo no "ritual de acasalamento" em todas as mídias possíveis possa eliminar o ato de pensar para colocar o preservativo. Mas todas as experiências mostram que o custo disso é muito grande, a eficácia é discutível e que o abandono do preservativo é praticamente instantâneo após a diminuição da campanha
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #54 Online: 20 de Março de 2009, 18:04:52 »
Educação sexual é uma coisa muito complicada. Você não deve esperar que as pessoas façam o que você quer ou o que você diga que elas façam, porque isso simplesmente não vai acontecer.

O problema é: as pessoas são geneticamente impelidas a fazer sexo e vão fazê-lo a não ser que sejam impedidas ou que conscientemente decidam o contrário. Tanto a decisão de fazer ou não sexo quanto a de usar ou não preservativo* dependem da capacidade de pesar consequências a longo prazo interrompendo (completa ou parcialmente) um ato que traz recompensas a curtíssimo prazo. E geralmente só pessoas instruídas e/ou com boas perspectivas futuras (como a de cursar uma faculdade, ter uma carreira de sucesso ou ter uma família estruturada) consegue fazer isso.

Portanto, esse problema não se resolve com campanhas, nem distribuição de preservativos, nem ameaça de sofrimento eterno: isso se resolve com melhoria das condições de vida, fortalecimento da economia e educação da população. A ÚNICA outra solução para o problema da AIDS na África é vacinação efetiva.

* espera-se que campanhas maciças no sentido de incorporar a utilização do preservativo no "ritual de acasalamento" em todas as mídias possíveis possa eliminar o ato de pensar para colocar o preservativo. Mas todas as experiências mostram que o custo disso é muito grande, a eficácia é discutível e que o abandono do preservativo é praticamente instantâneo após a diminuição da campanha

Prezados Dr. Manhattan e Ilovefoxes

Faço as palavras do Sr. Stéfano, minhas palavras.

Sr. Stéfano, muito obrigado por elucidar a questão. Eu estava tentando, mas sem sucesso.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #55 Online: 20 de Março de 2009, 18:24:46 »
Por favor, não entenda que quero atacar o Papa ou a postura do governo na África, mas concordo que somente o preservativo não vai resolver o problema da AIDS daquele pobre e sofrido país.
Até porque não é a promiscuidade que faz a AIDS se espalhar tão rapidamente na África...

A reutilização de seringas descartáveis é que faz mais gente se contaminar... Eu sei que é mais legal pensar que o sexo (aquela coisa horrível, que é pior que matar uma pessoa)  é responsável por essa epidemia na África, e que deixar os pobres africanos na ignorância e medo parece ser a solução mais fácil para evitar o sexo (não a AIDS, já que essa doença tem outros meios de contaminação)... mas para evitar a contaminação pela AIDS tem que aplicar outras medidas... uma pessoa que nunca fez sexo pode se contaminar se usar uma seringa usada por alguém que tem AIDS...
« Última modificação: 20 de Março de 2009, 18:28:06 por Fabi »
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #56 Online: 20 de Março de 2009, 18:33:18 »
Seringas reutilizadas, violência sexual, transfusão de sangue contaminado, drogas... há várias formas de contaminação, todas elas só solucionáveis com as medidas que citei acima, mas justiça social, que é muito importante.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #57 Online: 20 de Março de 2009, 18:46:23 »
Por favor, não entenda que quero atacar o Papa ou a postura do governo na África, mas concordo que somente o preservativo não vai resolver o problema da AIDS daquele pobre e sofrido país.
Até porque não é a promiscuidade que faz a AIDS se espalhar tão rapidamente na África...

A reutilização de seringas descartáveis é que faz mais gente se contaminar... Eu sei que é mais legal pensar que o sexo (aquela coisa horrível, que é pior que matar uma pessoa)  é responsável por essa epidemia na África, e que deixar os pobres africanos na ignorância e medo parece ser a solução mais fácil para evitar o sexo (não a AIDS, já que essa doença tem outros meios de contaminação)... mas para evitar a contaminação pela AIDS tem que aplicar outras medidas... uma pessoa que nunca fez sexo pode se contaminar se usar uma seringa usada por alguém que tem AIDS...
Eu nem sabia desa... uma coisa que o texto diz: "Os países ricos poderiam fornecer aos países africanos as seringas com mecanismos contra reutilização"

Algo que parece tão óbvio, era melhor fabricar só disso, não é?

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #58 Online: 20 de Março de 2009, 18:50:52 »
Que seja... enfim... mas isto não autoriza o papa a vir jactar que preservativos são ineficazes para prevenir a AIDS (sexualmente transmitida). Uma coisa não invalida a outra, não são auto-excludentes.

Que se questione as fontes de pesquisas sobre a eficiência dos preservativos... mas quais são as "fontes" do papa? Um livreto de mitologias escrito por nômades ignorantes e supersticiosos?

Da licença, né?  ::)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #59 Online: 20 de Março de 2009, 19:07:01 »
Seringas reutilizadas
Em alguns países da África são os próprios médicos e enfermeiros que reutilizam seringas nos pacientes...
Eu nem sabia desa... uma coisa que o texto diz: "Os países ricos poderiam fornecer aos países africanos as seringas com mecanismos contra reutilização"

Algo que parece tão óbvio, era melhor fabricar só disso, não é?
É uma alternativa...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 20 de Março de 2009, 22:01:22 »
Coronel mostarda tem falado enormes groselhas aqui no site.

Primeiro, alguns julgam que para uma solução ser efetiva ela deve solucionar a totalidade dos problemas. Então, como a camisinha não soluciona todo o problema da AIDS, ela não é a solução.

Ou como ela não protege em todos os casos e sim apenas 99.9% das vezes, ela não é segura...  Nada é seguro. Para sexo, apenas punheta, não pego avião, não ando de carro... um pouco de risco é inerente a nossa existência.

Eu considero que a camisinha é importante mesmo para países desenvolvidos. Campanhas como essas são utilizadas lá também. Isso é, mesmo que a África fizesse o que diz o Stéfano e se educasse, no final ela teria ainda campanhas de utilização de camisinha;

E os números estão aí. Camisinha é associado à redução de AIDS, pronto. Discutir o que? Que não vai solucionar todo o problema? Isso é groselha
« Última modificação: 20 de Março de 2009, 22:11:17 por Agnóstico »
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #61 Online: 21 de Março de 2009, 18:58:30 »
Coronel mostarda tem falado enormes groselhas aqui no site.

Primeiro, alguns julgam que para uma solução ser efetiva ela deve solucionar a totalidade dos problemas. Então, como a camisinha não soluciona todo o problema da AIDS, ela não é a solução.

Ou como ela não protege em todos os casos e sim apenas 99.9% das vezes, ela não é segura...  Nada é seguro. Para sexo, apenas punheta, não pego avião, não ando de carro... um pouco de risco é inerente a nossa existência.

Eu considero que a camisinha é importante mesmo para países desenvolvidos. Campanhas como essas são utilizadas lá também. Isso é, mesmo que a África fizesse o que diz o Stéfano e se educasse, no final ela teria ainda campanhas de utilização de camisinha;

E os números estão aí. Camisinha é associado à redução de AIDS, pronto. Discutir o que? Que não vai solucionar todo o problema? Isso é groselha

Coronel Mostarda?  :histeria: :histeria: :histeria:

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #62 Online: 21 de Março de 2009, 21:17:50 »
Eu considero que a camisinha é importante mesmo para países desenvolvidos. Campanhas como essas são utilizadas lá também. Isso é, mesmo que a África fizesse o que diz o Stéfano e se educasse, no final ela teria ainda campanhas de utilização de camisinha
Não disse que a educação eliminaria a necessidade de campanhas. Estudo realizado no Reino Unido há alguns anos mostrou que a redução das campanhas foi associada a uma redução no uso de preservativos quase para os níveis pré-AIDS entre homossexuais britânicos. Educação e campanhas maciças agem sinergicamente e ambas isoladas têm pouco valor.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #63 Online: 26 de Março de 2009, 11:05:07 »
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1058133-5602,00-PAPA+VIRA+CAMISINHA+EM+PARIS.html

Papa 'vira' camisinha em Paris
Preservativos com a imagem de Bento XVI foram lançados na França.
Eles ironizam a posição da Igreja Católica na prevenção da Aids.

Mulher mostra camisinhas com a imagem do Papa Bento XVI e a inscrição 'Eu disse não' nesta quarta-feira (25) em Paris. Elas foram feitas para criticar o pontífice, que voltou a criticar o uso da camisinha na prevenção da Aids durante sua visita à África. (Foto: AFP)

:histeria:

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #64 Online: 26 de Março de 2009, 13:03:28 »
Huahuahuahuahua

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!