Autor Tópico: TSE cria projeto para eleitor votar em qualquer cidade  (Lida 1907 vezes)

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
TSE cria projeto para eleitor votar em qualquer cidade
« Online: 19 de Março de 2009, 20:35:15 »

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Ayres Britto, apresentou nesta quinta-feira ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva um projeto que permitirá a todos os eleitores votarem em qualquer cidade que estiverem no dia da eleição. Por meio de um cartão eletrônico, com chip e informações digitais, o eleitor não precisará justificar o voto.
Atualmente, o TSE possui informações biométricas de 43 mil eleitores de Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Rondônia. A meta é ampliar para 4 milhões ainda neste ano. O presidente do TSE pediu a Lula uma verba de R$ 250 milhões neste ano para a compra de 100 mil urnas adaptadas para o novo processo, que seriam as urnas biométricas, que reconhecem o eleitor pela digital.

Ele estima que na eleição de 2014 mais de 130 milhões de eleitores, praticamente a totalidade do eleitorado brasileiro, já votarão por esse processo. Ayres Britto explicou que o chip poderá incluir também dados da carteira de identidade, da carteira de motorista, da carteira previdenciária e outros documentos do brasileiro. "É uma revolução. É espetacular", avaliou.

O presidente Lula demonstrou entusiasmo com a proposta, segundo relato de Ayres Britto, pois trata-se de "colocar a informática a serviço do processo eleitoral, da ética, da democracia e do combate ao crime e à fraude." O presidente do TSE observou que a Polícia Federal já trabalha num projeto de registro único e que o TSE fará um convênio com a PF para agilizar e facilitar a mudança. "Isso significa mais um passo para a autenticidade do processo democrático", disse.

http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2009/03/19/tse+cria+projeto+para+eleitor+votar+em+qualquer+cidade+4923919.html

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Lua

• Nível 40
  • *
Re: TSE cria projeto para eleitor votar em qualquer cidade
« Resposta #1 Online: 19 de Março de 2009, 22:26:29 »

Eu gostei da idéia. É um transtorno precisar viajar durante as eleições e ainda fico com a consciência pesada por não ter votado. Parabéns para o ministro do TSE pela iniciativa. :ok:

E para o Lula o projeto é o que há de melhor: como grande parte do seu eleitorado é do nordeste e geralmente nordestino migra para o sudeste no intuito de ter melhores condições de vida, o número de eleitores do Lulalá certamente aumentaria.
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #2 Online: 19 de Março de 2009, 22:30:19 »

Atualmente, o TSE possui informações biométricas de 43 mil eleitores de Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Rondônia. A meta é ampliar para 4 milhões ainda neste ano.

:medo:

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 19 de Março de 2009, 23:46:10 »
Se for tão bem implantado quanto o Bolsa-voto que até defunto recebe...

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #4 Online: 20 de Março de 2009, 01:06:29 »
E olha que a idéia nem é do Lula ^^
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 20 de Março de 2009, 07:21:32 »

Imagine o seguinte: Já postei aqui umas duas dúzias de links comprovando a existência de fraudes eleitorais com urnas eletrônicas e isso atualmente quando se exige a presença do eleitor na cabine de votação para assinar o livro.

Aconteceram casos de eleitores que chegaram na cabine e já tinham votado em seu lugar, eleitores inexistentes ou em maior número que o registrados, urnas desligadas durante a votação....

Quem garante que não fabricarão um monte de eleitores para votar no candidato "X" se a presença não for obrigatória ? Há modo de comprovar se o eleitor existe ou é apenas um número no registro eleitoral?
« Última modificação: 20 de Março de 2009, 07:24:48 por Arcanjo Lúcifer »

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 20 de Março de 2009, 07:22:38 »

Um breve comentário : Se ele gostou, não é coisa boa.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #7 Online: 20 de Março de 2009, 10:12:11 »
Concordo com a opinão da Lua. Realmente foi uma boa iniciativa do TSE.

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #8 Online: 20 de Março de 2009, 12:37:36 »
A idéia de domicílio eleitoral parece hoje totalemente anacrônica/sem razão para eleições  estaduais, nacionais e até municipais.
Não me parece aceitável que eu tenha que estar em meu domicílio para votar num referendo, plebiscito ou outras armas de democracia direta. Minha opinião ou meu direito são inaceitáveis se eu estiver fora de meu domicílio eleitoral ?
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 20 de Março de 2009, 13:20:50 »

Você terá sua chance de mudar isso em 2010, Serra vem aí. De qualquer forma, o candidato do PT vai ganhar novamente, mas não custa tantar né? :)

Com o Serra, as coisas serão supimpas!

Ps: e acabarão as conspirações.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #10 Online: 20 de Março de 2009, 15:18:30 »
Imagine o seguinte: Já postei aqui umas duas dúzias de links comprovando a existência de fraudes eleitorais com urnas eletrônicas e isso atualmente quando se exige a presença do eleitor na cabine de votação para assinar o livro.

Aconteceram casos de eleitores que chegaram na cabine e já tinham votado em seu lugar, eleitores inexistentes ou em maior número que o registrados, urnas desligadas durante a votação....

Quem garante que não fabricarão um monte de eleitores para votar no candidato "X" se a presença não for obrigatória ? Há modo de comprovar se o eleitor existe ou é apenas um número no registro eleitoral?

Para isso estão fazendo o cadastro das impressões digitais. E ouvi falar (mas adianto que a fonte não é fidedigna) que eles querem fazer as cartelas eleitorais (aquelas onde se assina e destaca o comprovante) com a foto do eleitor.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 20 de Março de 2009, 23:58:50 »

Você terá sua chance de mudar isso em 2010, Serra vem aí. De qualquer forma, o candidato do PT vai ganhar novamente, mas não custa tantar né? :)

Outra coisa que não entendo, por qual motivo eu não gostar do Lulla ou do PT me torna eleitor do Serra ou do PSDB?

Procure em qualquer das quase 4150 mensagens que enviei ao CC , qualquer tipo de comentário a favor de qualquer candidato de qualquer partido.

Nisso vc se engana, sempre haverá algum petista rico falando das conspirações da zelithy qui qué u pudê.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 21 de Março de 2009, 00:02:29 »

Para isso estão fazendo o cadastro das impressões digitais. E ouvi falar (mas adianto que a fonte não é fidedigna) que eles querem fazer as cartelas eleitorais (aquelas onde se assina e destaca o comprovante) com a foto do eleitor.

Se continuarem fraudando as urnas não importa para quem é o voto, só importa o resultado.

Viu o link que postei certa vez? Em uma cidade do nordeste encontraram 93% das urnas com algum tipo de irregularidade.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 21 de Março de 2009, 19:08:05 »
Mais uma brecha que pode facilitar a fraude... e enriquecer o vencedor da licitação para a fabricação do equipamento adquirido pelo TSE por um preço super faturado.   :lazy:

Fariam um benefício maior para o Brasil instituindo o voto facultativo.

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #14 Online: 21 de Março de 2009, 23:36:52 »

Concordo.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 22 de Março de 2009, 01:01:18 »
Seria um benefício para a democracia.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 22 de Março de 2009, 01:02:13 »

Outra coisa que não entendo, por qual motivo eu não gostar do Lulla ou do PT me torna eleitor do Serra ou do PSDB?

Procure em qualquer das quase 4150 mensagens que enviei ao CC , qualquer tipo de comentário a favor de qualquer candidato de qualquer partido.

Nisso vc se engana, sempre haverá algum petista rico falando das conspirações da zelithy qui qué u pudê.

Sei lá. A maioria dos anti-PT que eu conheço, votam no candidato que tem maiores chances de derrotar o PT, não importando qual.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 22 de Março de 2009, 08:04:20 »
Não faço nenhum segredo que não gosto do PT e entre um candidato petista e um macaco de circo , voto no macaco mesmo.

Só não votarei no macaco de tiver uma terceira opção.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 22 de Março de 2009, 11:28:14 »
Não faço nenhum segredo que não gosto do PT e entre um candidato petista e um macaco de circo , voto no macaco mesmo.

Entre um macaco de circo e o Lula, prefiro anular meu voto.  :wink:

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 22 de Março de 2009, 12:49:32 »

Então minha afirmação sobre o Serra não estava incorreta. :)

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #20 Online: 22 de Março de 2009, 13:01:54 »
Mais um passo em direção à criação de um biochip implantado que funcionará como cédula de identidade, carteira de motorista, cartão de crédito, etc. Acho que isso será inevitável e não vai demorar muitos anos...
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #21 Online: 22 de Março de 2009, 19:39:41 »

Concordo.

Também concordo. Mas duvido que alguém tenha interesse nesse tipo de projeto... Brasileiro geralmente vota obrigado e acaba escolhendo mal porque tem opções ruins - 'votam no menos pior' e o país continua repleto de políticos corruptos e aproveitadores. Se não existisse a obrigatoriedade do voto, muitos não votariam porque sequer entendem o conceito de cidadania e o poder que o voto representa.
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 22 de Março de 2009, 19:53:46 »
Se o voto fosse facultativo o eleitor só se mobilizaria a ir a uma sessão eleitoral depositar seu voto se um dos candidatos conseguisse convencê-lo de ser a melhor opção... se os candidatos são ruins o numero de eleitores seria extremamente baixo, isto por si só já seria um belíssimo filtro para os políticos... depuraria-se o processo.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 22 de Março de 2009, 22:33:24 »

Entre um macaco de circo e o Lula, prefiro anular meu voto.  :wink:

O macaco tem a vantagem de não ficar criando ministérios para enfiar apadrinhados, então é o melhor dos dois. E não adianta anular voto  se outro achar que o Lulla é melhor e votar nele.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 22 de Março de 2009, 22:34:55 »

Então minha afirmação sobre o Serra não estava incorreta. :)

Está correta se só tiver a opção Lulla/ Serra.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!