Citando Mussain!
Re: Materialismo mais antigo que Espiritualismo?
Parece que o autor do tópico não se apercebeu da sua pergunta.
Portanto a respiração foi o primeiro acto espiritual, que o Homem experimentou, afim de continuar a viver.
Isto se baseando no judaísmo... Mas o judaísmo não foi a primeira religião ou grupo de pessoas que afirmam existir espiritualidade, no real sentido da palavra. Os sumérios, "primeira" civilização humana, datam de 5 mil A.E.C e eram politeístas, ou seja, tinha suas crenças e afirmam coisas diferentes, com certeza.
Sim concerteza, tanto é que – Javé movia guerra a todos os deuses, exteriores ao judaísmo. O espiritualismo jeovita, não suportava a espiritualidade dos deuses, das culturas que lhe deram origem.
Não sei se estou te entendo, mas vc quer dizer que a espiritualidade veio primeiro porque javé soprou nas narinas do homem e ele passou a viver...?
Sim – exactamente – o espírito é precisamente, o alimento aeriforme
que permite ao homem manter-se conscientemente vivo. O espírito abandona-nos e nós morremos; isto é: deixamos de respirar.
Claro que isto é uma concepção materialista do espírito. Pode-se portanto conjecturar que os judeus de certo modo eram materialistas; mas que entretanto aceitavam, a existência de seres espirituais capazes de se materializar: os anjos.
Certos praticantes modernos de Hata-ioga, decerto modo afirmam o mesmo: Eu sou o ar que respiro.