Autor Tópico: Materialismo mais antigo que Espiritualismo?  (Lida 2872 vezes)

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
Re: Materialismo mais antigo que Espiritualismo?
« Resposta #25 Online: 27 de Março de 2009, 10:13:14 »
Nos tempos das cavernas não se acreditava em nada de espiritual, não é mesmo? Acho que o materialismo veio antes, claro. Mas vc quer contar desde o princípio do homem na terra ou desde de uma linguagem ou desde uma civilização?

Não sabemos. Provavelmente sim, provavelmente os primeiros cultos foram animistas, totens eram animais ou plantas considerados 'pais' de uma linhagem humana (de uma familia ou tribo). Além disso homem das cavernas' é um pouco século XIX, não achas ? ;)
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #26 Online: 27 de Março de 2009, 10:22:48 »
Sim. Como a espiritualidade/"xamâs" não é inerente ao humano, acho lógico que não se tivesse nenhum tipo de crença espiritual. O medo das reações da natureza era comum, já que na maioria das vezes o humano tende a temer o que não conhece. Acho que esse medo natural é o berço das crenças "sobrenaturais".

mas Mussain, esse também é a origem dos 'xamãs' ou qualquer um que se afastava do grupo para vievr em comunhão com a natureza e era como um portal entre o mundo 'material' e o submundo 'sobrenatural' onde as cosias realmente se originavam, como tempestades, secas, etc.
--
Si hemos de salvar o no,

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 27 de Março de 2009, 10:40:53 »
1° Pode ser. Mas foi apenas um modo de falar de algo antigo.

2° Quando pus "espiritualidade/"xamâs"" me referia a qualquer tipo de crença sobrenatural.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #28 Online: 27 de Março de 2009, 10:50:59 »
Então não entendi a diferença entre crença espiritual e crença sobrenatural.
--
Si hemos de salvar o no,

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #29 Online: 27 de Março de 2009, 10:51:18 »
Mas tudo bem, também não entendi o seu avatar, hehehe...
--
Si hemos de salvar o no,

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #30 Online: 27 de Março de 2009, 11:03:02 »

Citando Mussain!

Mas também temos de averiguar, quando e em que situações, é que o Homem das cavernas, começou a desenvolver uma linguagem intelectualmente significativa.

Por isto perguntei ao autor do tópico:

'Mas vc quer contar desde o princípio do homem na terra ou desde de uma linguagem ou desde uma civilização?'

Parece que o autor do tópico não se apercebeu da sua pergunta.

Portanto a respiração foi o primeiro acto espiritual, que o Homem experimentou, afim de continuar a viver.

Isto se baseando no judaísmo... Mas o judaísmo não foi a primeira religião ou grupo de pessoas que afirmam existir espiritualidade, no real sentido da palavra. Os sumérios, "primeira" civilização humana, datam de 5 mil A.E.C e eram politeístas, ou seja, tinha suas crenças e afirmam coisas diferentes, com certeza.

Sim concerteza, tanto é que – Javé movia guerra a todos os deuses, exteriores ao judaísmo. O espiritualismo jeovita, não suportava a espiritualidade dos deuses, das culturas que lhe deram origem.

Não sei se estou te entendo, mas vc quer dizer que a espiritualidade veio primeiro porque javé soprou nas narinas do homem e ele passou a viver...?   

Sim – exactamente – o espírito é precisamente, o alimento aeriforme
que permite ao homem manter-se conscientemente vivo. O espírito abandona-nos e nós morremos; isto é: deixamos de respirar.

Claro que isto é uma concepção materialista do espírito. Pode-se portanto conjecturar que os judeus de certo modo eram materialistas; mas que entretanto aceitavam, a existência de seres espirituais capazes de se materializar: os anjos.

Certos praticantes modernos de Hata-ioga, decerto modo afirmam o mesmo: Eu sou o ar que respiro.

Especulativamente – Artur.

Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 27 de Março de 2009, 11:07:45 »
JCatino,

1° Nenhum. Quis globalizar exatamente isto, espiritualidade, sobrenatural, deus, demônio, alma, espíritos e etc.

2° Um personagem do anime Bleach, Kenpachi Zaraki. E já que perguntou, vou poder assistir esse fim de semana! Estou começando a fase depois do fim do mundo espiritual, Soul Society. Espero assistir até acompanhar os episódios recentes, os espadas!

Edit.

Sim – exactamente – o espírito é precisamente, o alimento aeriforme
que permite ao homem manter-se conscientemente vivo. O espírito abandona-nos e nós morremos; isto é: deixamos de respirar.

Claro que isto é uma concepção materialista do espírito. Pode-se portanto conjecturar que os judeus de certo modo eram materialistas; mas que entretanto aceitavam, a existência de seres espirituais capazes de se materializar: os anjos.

Certos praticantes modernos de Hata-ioga, decerto modo afirmam o mesmo: Eu sou o ar que respiro.

Mas vc não pode se basear apenas porque é o jeová ou faz parte de sua crença ou 'a bíblia diz'. Isto é apenas o que a religião diz, não fato.
« Última modificação: 27 de Março de 2009, 11:15:06 por Mussain! »

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #32 Online: 27 de Março de 2009, 11:56:39 »
Mussain!

Mas vc não pode se basear apenas porque é o jeová ou faz parte de sua crença ou 'a bíblia diz'. Isto é apenas o que a religião diz, não fato.

Realmente - uma coisa é o que a bíblia diz - e outra as minhas crenças. E de facto eu não me pauto pela Bíblia. Embora eu considere, que lá tem alguma coisa de aproveitável.

Sou mais a favor do Ecletismo. Creio que todos os sistemas têm valor. Uns mais que outros.

Mas em relação ao Espírito, considero, que o "sonho" que eu contei, é a minha melhor crença. Mas enquanto estou vivo, e relativamente saudável, aceito, que
grosso modo "eu sou" a minha auto-percepção; o ar que respiro", a luz que me ilumina e outras coisas mais.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #33 Online: 27 de Março de 2009, 12:09:21 »
Renato T

Materialismo e Espiritualismo me parece uma colocação errada. Materialismo é a explicação do mundo pelo material, enquanto o Espiritualismo soa como algo que afirma a existência de espíritos/seres ou coisas não físicas. A não ser que o significado de "Espiritualismo" seja um sinônimo de Idealismo, ou seja, a explicação do mundo através de uma metafísica, eu discordo.

Em termos de "materialismo dialéctico" é. Os sistemas filosóficos podem-se reduzir ao Materialismo e ao Idealismo: O primeiro afirma que Tudo é matéria. Os fenómenos espirituais, são propriedades da mesma. O segundo diz justamente o contrário; só existe o espírito, os fenómenos materiais são estados de espírito...

Mas parece-me, que esse tipo de sistematização, é bastante moderno na história
humana.

« Última modificação: 27 de Março de 2009, 12:13:04 por lusitano »
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!