Autor Tópico: Doutrinação nas universidades  (Lida 926 vezes)

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
Doutrinação nas universidades
« Online: 27 de Março de 2009, 10:54:42 »
Sempre ouvia falar sobre a doutrinação esquerdista nas universidades, mas nunca vi isso pessoalmente. Nem em conversas com amigos universitários vi a tal doutrinação. Isso deve ser porque eu faço faculdade de tecnologia e os amigos universitários cursam coisas que não cabem muito bem a doutrinação (Letras, Matemática, etc.)

Mas uma vez conversando com o meu tio, que cursa serviço social numa universidade mediana de minha cidade, o cara parecia um planfleto do PC do B. E era até estranho escutar isso dele, um cara já velho (40 e poucos anos) que nunca, até onde sei, tinha tido tais idéias. Fazia as críticas simplórias ao capitalismo, chegando a falar que para o capitalista os fins justificam os meios, que Marx disse isso e aquilo, etc.

E olha que é um curso não muito propício à doutrinação (ou será que é?), numa universidade mediana (meia-boca).

Na minha faculdade não tive nada que chegasse perto da doutrinação, apesar de ter disciplinas de economia. O professor de economia tá mais pra centrista, mas ele não tem grande conhecimento, segundo críticas aqui do fórum sobre o texto dele:

../forum/topic=16487.0.html

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
Re: Doutrinação nas universidades
« Resposta #1 Online: 27 de Março de 2009, 14:00:53 »
Bem... a esquerdalha se concentra mais nos cursos de humanas. Mas nem toda esquerda é marxista. Há os esquerdistas social-democratas, os esquerdistas pós-modernistas...

Offline Pellicer

• Nível 21
  • *
« Resposta #2 Online: 27 de Março de 2009, 19:22:37 »
A única doutrina aprendida na universidade que eu sigo é o sinal do tensor métrico.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 27 de Março de 2009, 22:34:05 »
acho que sociologia, história e filosofia são os cursos mais sujeitos a doutrinação.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
« Resposta #4 Online: 27 de Março de 2009, 22:35:40 »
As universidades são os centro de dispersão dos vírus de computador e dos memes do pensamento esquerdista. E como vem de professores, que normalmente deveriam ser quem saberia as verdades científicas do mundo, isso passa um verniz de credibilidade que necessita de anos para se livrar e se aprender a ver a realidade novamente. Eu que o diga.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 27 de Março de 2009, 22:41:20 »
pois é.. o cara na sala de aula está com uma postura para aprender, a mente aberta para aprender. Aí vem o professor e se utiliza desta postura para despejar groselhas na cabeça dos incautos
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Pellicer

• Nível 21
  • *
« Resposta #6 Online: 27 de Março de 2009, 22:51:46 »
pois é.. o cara na sala de aula está com uma postura para aprender, a mente aberta para aprender. Aí vem o professor e se utiliza desta postura para despejar groselhas na cabeça dos incautos

Curiosamente, os que mais abraçam essa doutrina são os que não estão dispostos a aprender.

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
« Resposta #7 Online: 27 de Março de 2009, 22:53:26 »
E é aquela coisa que tem um papo para um mundo mais justo, mais humano, mais bonito, mais ecológico... E tem a mesma resposta pra todos os problemas do mundo globalizado universal: Culpa dos ricos!!! Acabem com os ricos e resolveu os problemas.

E o professor sai de vectra da universidade...

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 27 de Março de 2009, 22:59:15 »
eu tinha um amigo que dizia que para cada barril de óleo os EUA matavam um Iraquiano. Ele foi para os EUA trabalhar e que carro ele comprou? Uma cherokee hahaha

É mais fácil criticar os caras quando não temos acesso às coisas que eles têm, mais difícil é estar lá e não se utilizar das facilidades do país.

Eu faço sempre uma pergunta: Você é que você faz ou o que faria se tivesse todas as oportunidades?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #9 Online: 27 de Março de 2009, 23:34:49 »
eu tinha um amigo que dizia que para cada barril de óleo os EUA matavam um Iraquiano. Ele foi para os EUA trabalhar e que carro ele comprou? Uma cherokee hahaha

É mais fácil criticar os caras quando não temos acesso às coisas que eles têm, mais difícil é estar lá e não se utilizar das facilidades do país.

Eu faço sempre uma pergunta: Você é que você faz ou o que faria se tivesse todas as oportunidades?
Acho que a pergunta é mais ou menos essa:
1) um empresário que rouba do seguro para os funcionários;
2) um caixa de super-mercado que rouba uns trocados da registradora;
O sujeito 1 é pior do que o 2?
Ou o 2 faria diferente se as quantias fossem tão grandes quando o 1?

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #10 Online: 28 de Março de 2009, 00:10:37 »
acho que sociologia, história e filosofia são os cursos mais sujeitos a doutrinação.

Na filosofia nem tanto. Agente tem mais senso crítico.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 28 de Março de 2009, 21:19:17 »

Acho que a pergunta é mais ou menos essa:
1) um empresário que rouba do seguro para os funcionários;
2) um caixa de super-mercado que rouba uns trocados da registradora;
O sujeito 1 é pior do que o 2?
Ou o 2 faria diferente se as quantias fossem tão grandes quando o 1?

sou mais para essa:

1- O sujeito um matou seu vizinho
2- O sujeito 2 passou dez anos esperando uma oportunidade para matar seu vizinho de uma maneira que não pudesse ser rastreado. Seu vizinho mudou e ele não conseguiu.
1 é diferente do 2? (sem contar sua exposição à justiça)

Vejo muitas pessoas criticando atitudes de, por exemplo, chefes quando é óbvio que eles fariam coisas similares/piores. Imagine-se acordando com um poder absoluto... o que faríamos?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!