Sempre ouvia falar sobre a doutrinação esquerdista nas universidades, mas nunca vi isso pessoalmente. Nem em conversas com amigos universitários vi a tal doutrinação. Isso deve ser porque eu faço faculdade de tecnologia e os amigos universitários cursam coisas que não cabem muito bem a doutrinação (Letras, Matemática, etc.)
Mas uma vez conversando com o meu tio, que cursa serviço social numa universidade mediana de minha cidade, o cara parecia um planfleto do PC do B. E era até estranho escutar isso dele, um cara já velho (40 e poucos anos) que nunca, até onde sei, tinha tido tais idéias. Fazia as críticas simplórias ao capitalismo, chegando a falar que para o capitalista os fins justificam os meios, que Marx disse isso e aquilo, etc.
E olha que é um curso não muito propício à doutrinação (ou será que é?), numa universidade mediana (meia-boca).
Na minha faculdade não tive nada que chegasse perto da doutrinação, apesar de ter disciplinas de economia. O professor de economia tá mais pra centrista, mas ele não tem grande conhecimento, segundo críticas aqui do fórum sobre o texto dele:
../forum/topic=16487.0.html