Autor Tópico: Ateu ou Deísta?  (Lida 6300 vezes)

Offline ElizHabett

• Nível 04
  • *
Ateu ou Deísta?
« Online: 28 de Março de 2009, 20:09:53 »
Muitos ateus tentam passar Einstein como ateu usando pedaços de texto como esse:

"É naturalmente uma mentira o que vocês leram sobre minhas convicções religiosas, uma mentira que é repetida sistematicamente. Eu não acredito em um deus pessoal e nunca neguei isso, mas o expressei claramente. Se algo em mim pode ser chamado religioso isso é a admiração sem limites pela estrutura do mundo da maneira que a ciência consegue revelá-la" - Albert Einstein

A internet esta repleta de sites propagando essa mentira: http://strangemansparadise.blogspot.com/2006/12/einstein.html

"Carta que mostra que Einstein era ateu vai a leilão".
http://ateusdobrasil.com.br/noticias/carta-que-mostra-que-einstein-era-ateu-vai-a-leilao/

Qual o motivo dele se referir ao Deus pessoal?
Einstein ataca sua religião e idéias como a do povo escolhido e bíblia inspirada?
Ele chega a chamar as religiões de infantis?

Fácil seria então concluir que ele era um ateu, mas quem não acredita em um deus PESSOAL não é exatamente ateu, já que continua acreditando em um Deus a sua própria visão, seja uma energia ou o que for.
Einstein era um deísta que como tantos outros deístas era contrario as religiões e suas idéias supersticiosas. Criticar a religião e idéias preconceituosas como a do povo escolhido não faz de ninguém ateu.

Não sou ateu, e não creio que possa me chamar panteísta. Estamos na situação de uma criancinha que entra em uma imensa biblioteca, repleta de livros em muitas línguas. A criança sabe que alguém deve ter escrito aqueles livros, mas não sabe como. Não compreende as línguas em que foram escritos. Tem uma pálida suspeita de que a disposição dos livros obedece a uma ordem misteriosa, mas não sabe qual ela é. Essa, ao que me parece, é a atitude até mesmo do mais inteligente dos seres humanos diante de Deus. Vemos o Universo, maravilhosamente disposto e obedecendo a certas leis, mas temos apenas uma pálida compreensão delas. Nossa mente limitada capta a força misteriosa que move as constelações. Sou fascinado pelo panteísmo de Espinosa, mas admiro ainda mais sua contribuição para o pensamento moderno, por ele ter sido o primeiro filósofo a lidar com a alma e o corpo como uma coisa só, e não como duas coisas separadas”.

Não me parecem palavras de um ateu, como dito, criticar a religião como ele faz na carta, não faz de ninguém um ateu.
Ele claramente era Deísta, já que também não se permite chamar de panteísta.

Eu também acho que a chamada palavra de Deus é a mais profunda expressão da ignorância humana e certamente diria isso de forma bem ríspida ao tratar do assunto em uma carta em resposta a um livro intitulado 'O chamado bíblico para a revolta', mas não pensem nem por um minuto que isso faz de mim uma atéia, continuo acreditando em Deus a própria minha maneira e rejeitando todas as religiões e todos os que si dizem inspirados por Deus.
« Última modificação: 28 de Março de 2009, 20:16:40 por ElizHabett »

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
Re: Ateu ou Deísta?
« Resposta #1 Online: 28 de Março de 2009, 21:14:54 »
me passe a fonte dessa citação por favor?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 29 de Março de 2009, 13:20:05 »
A pergunta que importa: Por que o fato de Einstein ser ateu, teísta ou deísta deve influenciar na validade dos argumentos de qualquer religião?
Argmentum ad autoritatem
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 29 de Março de 2009, 16:07:16 »
E o que impede que Einstein tenha se tornado ateu ao longo dos anos - como nós?

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 29 de Março de 2009, 16:11:02 »
Eu também acho que a chamada palavra de Deus é a mais profunda expressão da ignorância humana e certamente diria isso de forma bem ríspida ao tratar do assunto em uma carta em resposta a um livro intitulado 'O chamado bíblico para a revolta', mas não pensem nem por um minuto que isso faz de mim uma atéia, continuo acreditando em Deus a própria minha maneira e rejeitando todas as religiões e todos os que si dizem inspirados por Deus.
Sua posição é: "Acho que existe um criador, mas não faço a mínima idéia de como ele seja".
Na prática, a existência desse deus é irrelevante. Não muda em nada a vida de quem acredita nele.

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #5 Online: 29 de Março de 2009, 16:36:06 »
Ao que parece Einstein se definia como agnóstico e em questão de fé, se definia como deísta.  Mas a questão parece só restrita a crença pessoal do físico alemão. 
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #6 Online: 29 de Março de 2009, 19:21:23 »
Espero que pessoalmente vc não considere a alcunha de atéia como depreciativa  ou imoral.
Se vc crê em alguma deidade, isso se refere basicamente a sua crença pessoal. Pessoalmente não vejo nas religiões nada além de um legado cultural.
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline ElizHabett

• Nível 04
  • *
« Resposta #7 Online: 29 de Março de 2009, 19:30:00 »
me passe a fonte dessa citação por favor?

Tirei daqui, um texto muito bom com as referencias no final: http://dererummundi.blogspot.com/2007/04/einstein-e-religio.html

Me passe agora, por favor, qualquer fonte onde ele diga ser ateu.

Offline ElizHabett

• Nível 04
  • *
« Resposta #8 Online: 29 de Março de 2009, 19:32:12 »
A pergunta que importa: Por que o fato de Einstein ser ateu, teísta ou deísta deve influenciar na validade dos argumentos de qualquer religião?
Argmentum ad autoritatem
Não influencia na validade do argumento de nenhuma religião, nem do ateísmo.

http://ateusdobrasil.com.br/noticias/carta-que-mostra-que-einstein-era-ateu-vai-a-leilao/

O que temos são ateus espalhando a idéia falsa de Einstein como ateu, então o argumento da autoridade parte é dos ateus e não dos teístas que se limitam a desmentir isso.

Offline ElizHabett

• Nível 04
  • *
« Resposta #9 Online: 29 de Março de 2009, 19:35:21 »
E o que impede que Einstein tenha se tornado ateu ao longo dos anos - como nós?
Nada! Mas também nada impede que ele tenha se tornado um cristão fanático ao longo dos anos.
Faltam são as provas de quaisquer dessas supostas conversões.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 29 de Março de 2009, 19:38:33 »
Voc6e acha que só existe ateísmo e cristinanismo? Esqueceu que Einstein foi criado e se declarava Judeu? Que saiu da Alemanha justamente por seu Judeu (etnicamente)?

Só pra evitar confusão: "judeu" descreve tanto uma religião como um povo. Tenho um amigo que é judeu e ateu. Ele mesmo descreveu que não é muito diferente de ser negro e ateu ou japon6es e crstão.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline ElizHabett

• Nível 04
  • *
« Resposta #11 Online: 29 de Março de 2009, 19:39:57 »
Ao que parece Einstein se definia como agnóstico e em questão de fé, se definia como deísta.  Mas a questão parece só restrita a crença pessoal do físico alemão. 
A forma como encaramos o mundo influencia nossos atos e até mesmo descobertas, não dá para dizer que a visão filosófica de mundo que ele tinha, não influenciou seus raciocínios e descobertas.
O que se pode dizer é que outras formas de olhar o mundo podem trazer os mesmos resultados em pessoas diferentes e que nenhuma visão é por si só superior a outra. No fim tudo depende da pessoa chegar a algo e não do 'como' ela chegou lá.

Offline ElizHabett

• Nível 04
  • *
« Resposta #12 Online: 29 de Março de 2009, 19:42:11 »
Voc6e acha que só existe ateísmo e cristinanismo? Esqueceu que Einstein foi criado e se declarava Judeu? Que saiu da Alemanha justamente por seu Judeu (etnicamente)?

Só pra evitar confusão: "judeu" descreve tanto uma religião como um povo. Tenho um amigo que é judeu e ateu. Ele mesmo descreveu que não é muito diferente de ser negro e ateu ou japon6es e crstão.
Einstein era judeu e deísta.
Se acha que ara judeu e ateu, cite qualquer coisa que de suporte a essa alegação e que vá além de uma critica a religião e uma carta em resposta a um livro intitulado 'O chamado bíblico para a revolta'.

Basta um citação onde ele se declara ateu.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 29 de Março de 2009, 19:45:21 »
Se acha que ara judeu e ateu, cite qualquer coisa que de suporte a essa alegação[...]

Eu nunca disse que ele era ateu ou qualquer outra coisa além de etnicamente judeu e um ótimo cientista. Minha mensagem foi de encontro à sua menção a ele se tornar um "fervoroso cristão". Eu não me importo nem um pouco com a religião de Einstein. Só pelo seu trabalho como cientista, que dá emprego a pelo menos dois amigos meus e tantos outros colegas de profissão.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 29 de Março de 2009, 19:57:20 »
Aqui está Beth

http://www.stephenjaygould.org/ctrl/quotes_einstein.html

Estou pegando agora a rejeição que ele sofreu dos católicos, protestantes e judeus quando ele falou essas frases. À época, ele foi encurralado por suas declarações. Eintein era ateu.. no máximo panteista.

Mas isso não importa nada realmente...
« Última modificação: 29 de Março de 2009, 19:59:39 por Agnóstico »
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 29 de Março de 2009, 20:08:32 »
O que temos são ateus espalhando a idéia falsa de Einstein como ateu, então o argumento da autoridade parte é dos ateus e não dos teístas que se limitam a desmentir isso.
Isso está muito longe da verdade. O que mais existe por aí é teísta afirmando que Einstein acreditava em um deus pessoal e usando isso como argumento de autoridade. Geralmente são os ateus que são obrigados a postar citações dele para desmentir isso, e não o contrário.

Se acha que ara judeu e ateu, cite qualquer coisa que de suporte a essa alegação e que vá além de uma critica a religião e uma carta em resposta a um livro intitulado 'O chamado bíblico para a revolta'.

Basta um citação onde ele se declara ateu.
Por que você está agindo como se todo mundo aqui afirmasse que Einstein era ateu?

Até agora ninguém nesse tópico fez tal afirmação e para a maioria dos que postam aqui a religião de Einstein é simplesmente irrelevante.

Se quiser saber o que realmente achamos sobre Einstein é melhor você perguntar, ao invés de simplesmente decidir por conta própria que nós achamos que Einstein era ateu.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 29 de Março de 2009, 20:13:50 »
einstein *provavelmente era ateu.

Incluindo do próprio texto da beth
Mas Einstein não ficou ateu... Deixou, de facto, de acreditar num Deus pessoal, um Deus que se preocupa com as acções dos homens, um Deus que premeia ou castiga os homens conforme os actos por ele praticados na Terra, portanto o Deus de judeus e cristãos, tal como se revela na Bíblia.

O grande físico desenvolveu progressivamente uma outra visão religiosa do mundo, segundo a qual o próprio mundo se identificava com Deus. Num certo sentido, o Universo, para Einstein, era Deus, numa visão algo panteísta bastante semelhante à de um outro judeu rebelde, o filósofo e também artífice (polidor de lentes) de origem portuguesa Bento Espinosa, o autor de “Ética”

Deus foi uma palavra muito usada por Einstein, mas não no sentido comum do Deus da revelação presente nas grandes religiões monoteístas, mas sim como metáfora para o mundo e para a harmonia do mundo. Quando Einstein dizia “Deus é subtil, mas não malicioso”, queria dizer as leis da Natureza são complexa, mas podem ser alcançadas pelo homem. Quando dizia que “Deus não joga aos dados com o Universo”, queria dizer que não acreditava numa teoria, como a teoria quântica, segundo a qual as leis naturais ao nível do muito pequeno tinham um carácter probabilístico. E quando se dizia interessado em saber se “Deus tinha tido alguma liberdade na criação do mundo”, queria apenas saber se, com base em princípios gerais, nomeadamente de simetria, as leis naturais ficavam univocamente determinadas.

Aqui está a religião eisteiniana (como chamado por dawkins) -- ainda na fonte da Beth
Sim, sou, pode dizer isso. Tente penetrar, com os seus recursos limitados, nos segredos da Natureza, e o senhor descobrirá que, por detrás de todas as concatenações discerniveis, resta algo de subtil, intangível e inexplicável. A veneração dessa força, que está além de tudo o que podemos compreender, é a minha religião. Nessa medida, sou realmente religioso”.

Não sei porque teístas costumam adorar pegar uma parte do texto que lhe apraz e igonorar o restante..

*modificado
« Última modificação: 29 de Março de 2009, 20:16:54 por Agnóstico »

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline ElizHabett

• Nível 04
  • *
« Resposta #17 Online: 29 de Março de 2009, 21:27:12 »
Isso está muito longe da verdade. O que mais existe por aí é teísta afirmando que Einstein acreditava em um deus pessoal e usando isso como argumento de autoridade. Geralmente são os ateus que são obrigados a postar citações dele para desmentir isso, e não o contrário.

Nesse forum mesmo eu vi gente afirmando que ele era ateu.
O Agnostico acaba de sugerir isso sem fundamento, o dawkins, ateu proselitista faz o mesmo e esse cite que citei também:

« Última modificação: 29 de Março de 2009, 21:29:14 por ElizHabett »

Offline ElizHabett

• Nível 04
  • *
« Resposta #18 Online: 29 de Março de 2009, 21:31:24 »

Não sei porque teístas costumam adorar pegar uma parte do texto que lhe apraz e igonorar o restante..

*modificado
Eu acho que você não leu o texto. Nada nesse texto indica que ele era ateu e até tem citação onde ele nega ser ateu.
Tudo o que você postou do texto demonstra que ele era deísta.

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
« Resposta #19 Online: 29 de Março de 2009, 21:36:41 »
Eu acho que você não leu o texto. Nada nesse texto indica que ele era ateu e até tem citação onde ele nega ser ateu.

Por que essa fixação no que Einstein achava ou deixava de achar? Ele foi um grande físico teórico, mas algum estudioso ousa dizer que ele foi um grande teólogo, ou filósofo? Qual a importância real de se estabelecer se o querido velhinho acreditava ou não em deus? Alguém, por acaso, fica fazendo o mesmo com outras grandes figuras científicas, como Sigmund Freud, Madame Curie, Alexander Fleming? Deixem o velhinho em paz, pelo amor de....!!!
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 29 de Março de 2009, 21:44:03 »

Por que essa fixação no que Einstein achava ou deixava de achar? Ele foi um grande físico teórico, mas algum estudioso ousa dizer que ele foi um grande teólogo, ou filósofo? Qual a importância real de se estabelecer se o querido velhinho acreditava ou não em deus? Alguém, por acaso, fica fazendo o mesmo com outras grandes figuras científicas, como Sigmund Freud, Madame Curie, Alexander Fleming? Deixem o velhinho em paz, pelo amor de....!!!

...Odin?
« Última modificação: 29 de Março de 2009, 22:17:37 por SnowRaptor »
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 29 de Março de 2009, 22:02:54 »
Einstein era médium espírita e a teoria da relatividade foi ditada por espíritos superiores que habitam uma das luas de Jupiter.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 29 de Março de 2009, 22:06:45 »

*modificado

eu citei as partes. Tudo o que citei o coloca como no méximo panteísta, e isso foi o texto que você colocou. Porque não rebate os textos que citei?

E quanto a isso?

http://www.stephenjaygould.org/ctrl/quotes_einstein.html

Outro ponto: vou colocar a reação dos religiosos da época...

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 29 de Março de 2009, 22:13:38 »

O Agnostico acaba de sugerir isso sem fundamento, o dawkins, ateu proselitista faz o mesmo e esse cite que citei também:

E?
Se existe um ou outro site e/ou ateu afirmando que Einstein era ateu não muda o fato de que na maioria das vezes o que encontramos são teístas afirmando que Einstein acreditava no deus judaico-cristão como forma de proselitismo, usando para isso citações falsas e outras completamente fora do contexto. Basta visitar fóruns e comunidades do orkut para comprovar isso. Eu mesmo já tive que refutar essas afirmações dezenas de vezes.

Ou seja, a sua afirmação de que os teístas se limitam a desmentir os malvados ateus mentirosos é completamente falsa.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 29 de Março de 2009, 22:20:21 »

E?
Se existe um ou outro site e/ou ateu afirmando que Einstein era ateu não muda o fato de que na maioria das vezes o que encontramos são teístas afirmando que Einstein acreditava no deus judaico-cristão como forma de proselitismo, usando para isso citações falsas e outras completamente fora do contexto. Basta visitar fóruns e comunidades do orkut para comprovar isso. Eu mesmo já tive que refutar essas afirmações dezenas de vezes.

Ou seja, a sua afirmação de que os teístas se limitam a desmentir os malvados ateus mentirosos é completamente falsa.

Aliás, Einstein iria dar gargalhadas se lesse tudo o que disseram que ele disse.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!