Muitos ateus tentam passar Einstein como ateu usando pedaços de texto como esse:
"É naturalmente uma mentira o que vocês leram sobre minhas convicções religiosas, uma mentira que é repetida sistematicamente.
Eu não acredito em um deus pessoal e nunca neguei isso, mas o expressei claramente. Se algo em mim pode ser chamado religioso isso é a admiração sem limites pela estrutura do mundo da maneira que a ciência consegue revelá-la" - Albert Einstein
A internet esta repleta de sites propagando essa mentira:
http://strangemansparadise.blogspot.com/2006/12/einstein.html"Carta que mostra que Einstein era ateu vai a leilão".
http://ateusdobrasil.com.br/noticias/carta-que-mostra-que-einstein-era-ateu-vai-a-leilao/Qual o motivo dele se referir ao Deus pessoal?
Einstein ataca sua religião e idéias como a do povo escolhido e bíblia inspirada?
Ele chega a chamar as religiões de infantis?
Fácil seria então concluir que ele era um ateu, mas quem não acredita em um deus PESSOAL não é exatamente ateu, já que continua acreditando em um Deus a sua própria visão, seja uma energia ou o que for.
Einstein era um deísta que como tantos outros deístas era contrario as religiões e suas idéias supersticiosas. Criticar a religião e idéias preconceituosas como a do povo escolhido não faz de ninguém ateu.
“Não sou ateu, e não creio que possa me chamar panteísta. Estamos na situação de uma criancinha que entra em uma imensa biblioteca, repleta de livros em muitas línguas. A criança sabe que alguém deve ter escrito aqueles livros, mas não sabe como. Não compreende as línguas em que foram escritos. Tem uma pálida suspeita de que a disposição dos livros obedece a uma ordem misteriosa, mas não sabe qual ela é. Essa, ao que me parece, é a atitude até mesmo do mais inteligente dos seres humanos diante de Deus. Vemos o Universo, maravilhosamente disposto e obedecendo a certas leis, mas temos apenas uma pálida compreensão delas. Nossa mente limitada capta a força misteriosa que move as constelações. Sou fascinado pelo panteísmo de Espinosa, mas admiro ainda mais sua contribuição para o pensamento moderno, por ele ter sido o primeiro filósofo a lidar com a alma e o corpo como uma coisa só, e não como duas coisas separadas”.
Não me parecem palavras de um ateu, como dito, criticar a religião como ele faz na carta, não faz de ninguém um ateu.
Ele claramente era Deísta, já que também não se permite chamar de panteísta.
Eu também acho que a chamada palavra de Deus é a mais profunda expressão da ignorância humana e certamente diria isso de forma bem ríspida ao tratar do assunto em uma carta em resposta a um livro intitulado 'O chamado bíblico para a revolta', mas não pensem nem por um minuto que isso faz de mim uma atéia, continuo acreditando em Deus a própria minha maneira e rejeitando todas as religiões e todos os que si dizem inspirados por Deus.