einstein *provavelmente era ateu.
Incluindo do próprio texto da beth
Não sei porque teístas costumam adorar pegar uma parte do texto que lhe apraz e igonorar o restante..
*modificado
Eu acho que você não leu o texto. Nada nesse texto indica que ele era ateu e até tem citação onde ele nega ser ateu.
Tudo o que você postou do texto demonstra que ele era deísta.
eu citei as partes. Tudo o que citei o coloca como no méximo panteísta, e isso foi o texto que você colocou. Porque não rebate os textos que citei?
E quanto a isso?
http://www.stephenjaygould.org/ctrl/quotes_einstein.html
Outro ponto: vou colocar a reação dos religiosos da época...
Pelo motivo do texto que você citou ser o mesmo que eu. Um texto onde fica claro que ele não era ateu.
Nesse texto que você citou agora temos algo interessente já que ele se declara agnóstico.
Ele parece ser então um agnóstico deísta com um conceito obscuro de Deus que beira um panteísmo semelhante a certos deuses orientais.
eu não dou a mínima para o que einstein acreditava... como já disse não tenho reverência por nada/ninguém... mas acho que você deve estar de brincadeira...
No texto que você citou está escrito isso
Deus foi uma palavra muito usada por Einstein, mas não no sentido comum do Deus da revelação presente nas grandes religiões monoteístas, mas sim como metáfora para o mundo e para a harmonia do mundo. Quando Einstein dizia “Deus é subtil, mas não malicioso”, queria dizer as leis da Natureza são complexa, mas podem ser alcançadas pelo homem. Quando dizia que “Deus não joga aos dados com o Universo”, queria dizer que não acreditava numa teoria, como a teoria quântica, segundo a qual as leis naturais ao nível do muito pequeno tinham um carácter probabilístico. E quando se dizia interessado em saber se “Deus tinha tido alguma liberdade na criação do mundo”, queria apenas saber se, com base em princípios gerais, nomeadamente de simetria, as leis naturais ficavam univocamente determinadas.
Einstein falou cem frases claras sobre o seu tipo de religião... a religião do respeito ao universo, sem deus, falando que a bíblia era infantil... mas você quer ignorar tudo isso apenas para manter seu fundamentalismo
você precisaria ler Beth e parar de pensar que todos estão errados porque não acreditam no seu deus... Se você quiser fazer uma análise de einstein, pegue o link que te passei que tem uma duzia de citações dele... e responda aquilo.
Não minta para si mesma..