Autor Tópico: Ateu ou Deísta?  (Lida 6301 vezes)

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
Re: Ateu ou Deísta?
« Resposta #25 Online: 29 de Março de 2009, 22:24:19 »
"Ich habe einen Drachen in meiner Garage"  (A. Einstein, psicografado agora pouco por Sklogw)
« Última modificação: 31 de Março de 2009, 17:24:51 por Sklogw »
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #26 Online: 29 de Março de 2009, 23:30:44 »
Ao que parece Einstein se definia como agnóstico e em questão de fé, se definia como deísta.  Mas a questão parece só restrita a crença pessoal do físico alemão. 
A forma como encaramos o mundo influencia nossos atos e até mesmo descobertas, não dá para dizer que a visão filosófica de mundo que ele tinha, não influenciou seus raciocínios e descobertas.
O que se pode dizer é que outras formas de olhar o mundo podem trazer os mesmos resultados em pessoas diferentes e que nenhuma visão é por si só superior a outra. No fim tudo depende da pessoa chegar a algo e não do 'como' ela chegou lá.

Influenciou sim. Por ter a crença numa perfeição de nosso universo, Einstein pagou alguns micos sérios... :twisted: Quer que os mencione ?

Quanto a modificar a forma de visão, ela,  "visão diferente de Einstein" (nem tão diferente assim, apesar de genial),  não ultrapassou a verificação do que é a nossa realidade, ou o âmbito da ciência.
« Última modificação: 29 de Março de 2009, 23:33:23 por Humberto Francis »
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 30 de Março de 2009, 07:15:16 »
E o que impede que Einstein tenha se tornado ateu ao longo dos anos - como nós?
Nada! Mas também nada impede que ele tenha se tornado um cristão fanático ao longo dos anos.
Faltam são as provas de quaisquer dessas supostas conversões.
Não é importante - para os ateus - saber se Einstein era ateu ou não.
O que nos irrita é ver os crentes dizendo que Einstein acreditava em Deus como se isto provasse alguma coisa.
Os crentes só citam os cientistas como autoridades quando eles dizem (ou parecem dizer) alguma coisa em favor da religião, caso contrário os crentes vêem os cientistas como um bando de ateus pecaminosos.
"Apelo à autoridade" seletivo.

Offline ElizHabett

• Nível 04
  • *
« Resposta #28 Online: 30 de Março de 2009, 16:34:48 »
einstein *provavelmente era ateu.

Incluindo do próprio texto da beth

Não sei porque teístas costumam adorar pegar uma parte do texto que lhe apraz e igonorar o restante..

*modificado
Eu acho que você não leu o texto. Nada nesse texto indica que ele era ateu e até tem citação onde ele nega ser ateu.
Tudo o que você postou do texto demonstra que ele era deísta.

eu citei as partes. Tudo o que citei o coloca como no méximo panteísta, e isso foi o texto que você colocou. Porque não rebate os textos que citei?

E quanto a isso?

http://www.stephenjaygould.org/ctrl/quotes_einstein.html

Outro ponto: vou colocar a reação dos religiosos da época...
Pelo motivo do texto que você citou ser o mesmo que eu. Um texto onde fica claro que ele não era ateu.
Nesse texto que você citou agora temos algo interessente já que ele se declara agnóstico.
Ele parece ser então um agnóstico deísta com um conceito obscuro de Deus que beira um panteísmo semelhante a certos deuses orientais.

Offline ElizHabett

• Nível 04
  • *
« Resposta #29 Online: 30 de Março de 2009, 16:38:26 »
E?
Se existe um ou outro site e/ou ateu afirmando que Einstein era ateu não muda o fato de que na maioria das vezes o que encontramos são teístas afirmando que Einstein acreditava no deus judaico-cristão como forma de proselitismo, usando para isso citações falsas e outras completamente fora do contexto. Basta visitar fóruns e comunidades do orkut para comprovar isso. Eu mesmo já tive que refutar essas afirmações dezenas de vezes.

Ou seja, a sua afirmação de que os teístas se limitam a desmentir os malvados ateus mentirosos é completamente falsa.

Eu nunca vi nenhum teísta tentando defender que ele acreditava no Deus judaico e criei esse tópico justamente para desmentir sites com dizeres como o citado:
"Carta que mostra que Einstein era ateu vai a leilão".
http://ateusdobrasil.com.br/noticias/carta-que-mostra-que-einstein-era-ateu-vai-a-leilao/

A sua percepção individual sobre teístas não é relevante ao tópico já que aqui eu faço o que você diz ser totalmente falso: "Ou seja, a sua afirmação de que os teístas se limitam a desmentir os malvados ateus mentirosos é completamente falsa."

Você comete o erro de vir ao tópico com idéias sobre o que outros fulanos fazem como apelo a autoridade.
« Última modificação: 30 de Março de 2009, 16:41:45 por ElizHabett »

Offline ElizHabett

• Nível 04
  • *
« Resposta #30 Online: 30 de Março de 2009, 16:41:08 »
E o que impede que Einstein tenha se tornado ateu ao longo dos anos - como nós?
Nada! Mas também nada impede que ele tenha se tornado um cristão fanático ao longo dos anos.
Faltam são as provas de quaisquer dessas supostas conversões.
Não é importante - para os ateus - saber se Einstein era ateu ou não.
O que nos irrita é ver os crentes dizendo que Einstein acreditava em Deus como se isto provasse alguma coisa.
Os crentes só citam os cientistas como autoridades quando eles dizem (ou parecem dizer) alguma coisa em favor da religião, caso contrário os crentes vêem os cientistas como um bando de ateus pecaminosos.
"Apelo à autoridade" seletivo.
E como eu já citei ateus fazem o mesmo.

O que importa é esclarecer a verdade e esse é o intuito do tópico.
Einstein até agora parece ser tipo de agnóstico panteísta que fazia uma idéia única e bastante pessoal de Deus.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 30 de Março de 2009, 19:50:45 »
einstein *provavelmente era ateu.

Incluindo do próprio texto da beth

Não sei porque teístas costumam adorar pegar uma parte do texto que lhe apraz e igonorar o restante..

*modificado
Eu acho que você não leu o texto. Nada nesse texto indica que ele era ateu e até tem citação onde ele nega ser ateu.
Tudo o que você postou do texto demonstra que ele era deísta.

eu citei as partes. Tudo o que citei o coloca como no méximo panteísta, e isso foi o texto que você colocou. Porque não rebate os textos que citei?

E quanto a isso?

http://www.stephenjaygould.org/ctrl/quotes_einstein.html

Outro ponto: vou colocar a reação dos religiosos da época...
Pelo motivo do texto que você citou ser o mesmo que eu. Um texto onde fica claro que ele não era ateu.
Nesse texto que você citou agora temos algo interessente já que ele se declara agnóstico.
Ele parece ser então um agnóstico deísta com um conceito obscuro de Deus que beira um panteísmo semelhante a certos deuses orientais.

eu não dou a mínima para o que einstein acreditava... como já disse não tenho reverência por nada/ninguém... mas acho que você deve estar de brincadeira...
No texto que você citou está escrito isso

Deus foi uma palavra muito usada por Einstein, mas não no sentido comum do Deus da revelação presente nas grandes religiões monoteístas, mas sim como metáfora para o mundo e para a harmonia do mundo. Quando Einstein dizia “Deus é subtil, mas não malicioso”, queria dizer as leis da Natureza são complexa, mas podem ser alcançadas pelo homem. Quando dizia que “Deus não joga aos dados com o Universo”, queria dizer que não acreditava numa teoria, como a teoria quântica, segundo a qual as leis naturais ao nível do muito pequeno tinham um carácter probabilístico. E quando se dizia interessado em saber se “Deus tinha tido alguma liberdade na criação do mundo”, queria apenas saber se, com base em princípios gerais, nomeadamente de simetria, as leis naturais ficavam univocamente determinadas.

Einstein falou cem frases claras sobre o seu tipo de religião... a religião do respeito ao universo, sem deus, falando que a bíblia era infantil... mas você quer ignorar tudo isso apenas para manter seu fundamentalismo

você precisaria ler Beth e parar de pensar que todos estão errados porque não acreditam no seu deus... Se você quiser fazer uma análise de einstein, pegue o link que te passei que tem uma duzia de citações dele... e responda aquilo. 
Não minta para si mesma..
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #32 Online: 30 de Março de 2009, 21:07:53 »
Muitos ateus tentam passar Einstein como ateu usando pedaços de texto...

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 30 de Março de 2009, 21:29:48 »
Eu nunca vi nenhum teísta tentando defender que ele acreditava no Deus judaico e criei esse tópico justamente para desmentir sites com dizeres como o citado:
"Carta que mostra que Einstein era ateu vai a leilão".
http://ateusdobrasil.com.br/noticias/carta-que-mostra-que-einstein-era-ateu-vai-a-leilao/
Talvez nunca tenha visto por enxergar apenas aquilo que deseja. Freqüente mais fóruns e comunidades do orkut e vai vê-los as dezenas. Só um exemplo de citação inventada atribuída a Einstein:

http://www.guia.heu.nom.br/fe_de_albert_einstein.htm

Observe especialmente o que está escrito no começo segundo parágrafo "Creio em um Deus pessoal". Exemplos como esse existem as dezenas na internet, tanto em sites como em discussões com teístas.

Agora você não pode mais dizer que nunca viu nenhum teísta tentando defender que ele acreditava no deus judaico.

A sua percepção individual sobre teístas não é relevante ao tópico já que aqui eu faço o que você diz ser totalmente falso: "Ou seja, a sua afirmação de que os teístas se limitam a desmentir os malvados ateus mentirosos é completamente falsa."
A minha percepção individual sobre teístas é baseada na experiência de anos discutindo com eles e tendo que refutar sempre os mesmos textos que tentam provar que Einstein era teísta.

Você comete o erro de vir ao tópico com idéias sobre o que outros fulanos fazem como apelo a autoridade.
Não. Você que comete o erro de vir ao tópico com a idéia pré-concebida sobre o que os foristas daqui pensam sobre Einstein, tanto que presumiu de antemão que o Snow considerava Einstein ateu sem ele sequer ter dito algo a respeito.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 30 de Março de 2009, 21:34:56 »
Agora que você já sabe que teístas mentem para tentar convencer as pessoas que Einstein acreditava no deus judaico-cristão, você também vai entrar em fóruns teístas e criar tópicos para desmentir sites com os dizeres como os citados ou sua indignação só vale contra ateus?
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 30 de Março de 2009, 21:44:14 »
ainda no texto da beth

A mais bela experiência que podemos ter é a do mistério. Ele é a emoção fundamental que se acha no berço da verdadeira arte e da verdadeira ciência. Quem não sabe isto já não consegue surpreender-se, já não sabe maravilhar-se, está praticamente morto e tem os olhos embotados. Foi a experiência do mistério – ainda que mesclada com a do medo - que gerou a religião. Saber da existência de algo em que não podemos penetrar, perceber uma razão mais profunda e a mais radiante beleza, que só nos são acessíveis à mente em suas formais mais primitivas, esse saber e essa emoção constituem a verdadeira religiosidade; nesse sentido, e apenas nele, sou um homem profundamente religioso.”

essa é a religião eisteiniana... êxtase por uma beleza, êxtase por uma lei que só conseguimos compreender parcialmente..  e nada sobrenatural...
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #36 Online: 03 de Abril de 2009, 16:47:45 »
Agora que você já sabe que teístas mentem para tentar convencer as pessoas que Einstein acreditava no deus judaico-cristão, você também vai entrar em fóruns teístas e criar tópicos para desmentir sites com os dizeres como os citados ou sua indignação só vale contra ateus?
Hahaha... Boa 06...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
« Resposta #37 Online: 04 de Abril de 2009, 01:08:51 »
Einstein até agora parece ser tipo de agnóstico panteísta que fazia uma idéia única e bastante pessoal de Deus.

Não concordo, ElizHabett. Einstein podia ter sido tudo, menos um porra louca. Não podia ter sido um agnóstico panteísta, pois esse é um oxímoro (ou se é agnóstico, ou se é panteista). Está claro que ele, mesmo tendo nascido num ambiente cultural e socialmente ligado ao judaismo, rompeu completamente com ele ainda na mocidade, como está nas biografias mais recentes dele, como as de Abraham Pais e Isaacson. Claro que essa influência nunca o deixou completamente, como provam as várias citações a ele atribuidas sobre "deus". Mas é claro que fora de um contexto religioso.

"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!