Autor Tópico: Crença em cientistas  (Lida 2873 vezes)

Offline Snake

• Nível 31
  • *
Crença em cientistas
« Online: 09 de Julho de 2005, 12:44:15 »
Um argumento que já vi várias vezes em debates diz que céticos na verdade crêem nos cientistas, pois eles nunca viram/tocaram/etc as evidências. O que vocês acham disso?
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
Re: Crença em cientistas
« Resposta #1 Online: 09 de Julho de 2005, 12:50:28 »
Citação de: Snake
Um argumento que já vi várias vezes em debates diz que céticos na verdade crêem nos cientistas, pois eles nunca viram/tocaram/etc as evidências. O que vocês acham disso?
Depende. Eu não "creio" nos cientistas pois isso seria assumir que tudo o que eles falam seria verdade. Eu "confio" nos cientistas pois sei que eles usam de métodos precisos para analisarem as coisas e que não é qualquer lorota que eles falam, mas ainda assim eu sei que eles estão sujeitos a erros e que esses erros mais para frente podem aparecer.

É mais "confiança" do que "fé". Se eles falarem algo contraditório, não vou me descabelar por isso...
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #2 Online: 09 de Julho de 2005, 13:04:52 »
Citação de: Alenônimo
Depende. Eu não "creio" nos cientistas pois isso seria assumir que tudo o que eles falam seria verdade. Eu "confio" nos cientistas pois sei que eles usam de métodos precisos para analisarem as coisas

Mas como você sabe disso? Não seria essa outra crença?
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #3 Online: 09 de Julho de 2005, 13:43:06 »
Citação de: Alenônimo
Depende. Eu não "creio" nos cientistas pois isso seria assumir que tudo o que eles falam seria verdade. Eu "confio" nos cientistas pois sei que eles usam de métodos precisos para analisarem as coisas
Mas como você sabe disso? Não seria essa outra crença?
Bom... No momento em que você conhece como funciona o método científico, você passa a ter mais confiança nos pesquisadores. Sabe que eles tendem a não falar qualquer besteira. Mas sabe como é, tem sempre aqueles diplomados que falam asneiras como o Adauto Lourenço por exemplo. Não é garantido. Não existe confiança absoluta nos pesquisadores, pois volta e meia sai alguma pesquisa idiota por aí.

Agora, a confiança nos pesquisadores é possível pois suas teorias tendem a ser plausíveis e falseáveis. Eles lhe dão margem para questionar e acham até bom quando se descobre alguma lacuna. Vê se os religiosos pensam desta maneira?
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Luis Brudna

• Nível 18
  • *
    • Gluon
Re.: Crença em cientistas
« Resposta #4 Online: 09 de Julho de 2005, 15:32:17 »
Nem confiar eu confio.  :D

Eu confio é na desconfiança dos cientistas concorrentes.

O interessante é que tem que 'sofrer' pra fazer passar uma idéia numa publicação. Tem que se bem explicada e baseada para ser aceita em um jornal. Óbvio que aparecem absurdos e passam erros.

Por isso a desconfiança é bem útil.

NUNCA imaginem que os cientistas são seres bondosos e com uma procura imaculada de uma verdade universal, como num conto de fadas.  :D

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
« Resposta #5 Online: 09 de Julho de 2005, 18:47:34 »
E pra isso que existe o termo charlatão, não confundir aqueles que merecem confiança e os caras de pau sem evidência.

Se bem que nem sempre se resume a charlatão versus honesto, muitas o sujeito erra, como todos, tem vários motivos pra desconfiar dos cientistas, mas continuar a utilizar das teorias.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 09 de Julho de 2005, 18:52:11 »
na ciência sabe-se como chegou ao conhecimento. é tudo empírico. se você duvidar que a pressão de um gás (em geral) é inversamente proporcional ao volume, vai lá, pega a aparelhagem e faz. se você duvida da existência do átomo tal como ele é proposto pela ciência, vai lá, pega a lâmina de ouro, faz o experimento que o rutherford (foi ele né?) fez. está tudo claro. claro que em certo grau as coisas ficam mais complexas do que isso, mas com o devido aprendizado vê-se porque as coisas são tidas como são tidas.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #7 Online: 09 de Julho de 2005, 23:49:24 »
Eu já vi evidências!!!  :hihi:

Mas acreditem, o meio é tão restritivo qunto o Brudna falou.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 11 de Julho de 2005, 15:29:19 »
Não é uma questão de acreditar nos cientistas, é uma questão de conhecer o método científico e saber como as coisas funcionam dentro do meio acadêmico. Quando Einstein e Darwin, por exemplo, enunciaram suas teorias tiveram que enfrentar muita resistência, e se suas idéias ressoam até hoje (mais modernas, claro) é porque convenceram muita gente que brigou para derrubá-los. Pense que para cada gênio com teorias que já foram influentes na ciência existem centenas ou até milhares de gênios tão bons ou até melhores, mas cujas idéias não sobreviveram ao teste da realidade e por isso caíram no esquecimento. A ciência é como o capitalismo: a concorrência leva à excelência. Na religião é preciso confiar nas autoridades e nas escrituras.

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #9 Online: 11 de Julho de 2005, 15:45:49 »
Não sei, esses argumentos ainda parecem ad numerum e apelo à autoridade pra mim...

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 11 de Julho de 2005, 16:04:03 »
Apelo à autoridade certamente não é, muito pelo contrário! Cada idéia nova deve passar por revisão pelos pares, pessoas igualmente gabaritadas com relação ao autor.

Quanto a ad numerum, só se você achar que peneirar várias vezes uma informação é irrelevante.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
Re: Re.: Crença em cientistas
« Resposta #11 Online: 11 de Julho de 2005, 16:08:10 »
Não sei, esses argumentos ainda parecem ad numerum e apelo à autoridade pra mim...

Poderia explicar melhor?

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #12 Online: 11 de Julho de 2005, 16:34:53 »
Citação de: Gabriel dCF
Apelo à autoridade certamente não é, muito pelo contrário! Cada idéia nova deve passar por revisão pelos pares, pessoas igualmente gabaritadas com relação ao autor.

Sim, o problema é saber se essas pessoas são de fato igualmente gabaritadas.

Citação de: Marcelo Terra
Poderia explicar melhor?

Ad numerum: "quanto mais cientistas atestarem uma evidência, é mais provável que ela esteja correta"

Apelo à autoridade: "cientistas são confiáveis"

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #13 Online: 11 de Julho de 2005, 16:52:04 »

Por isso que cada revisão deve ser publicada para que seja feita uma nova revisão pelos seus pares novamente e assim até se consolidar a teoria.

Ad numerum: "quanto mais cientistas atestarem uma evidência, é mais provável que ela esteja correta"

Na verdade é ao contrário, uma hipótese sobrevive se ninguém consegue refutá-la

Como já foi dito, o método científico é que é confiável.

[]´s
"O mundo necessita de todos os tipos de mente trabalhando juntas." - Temple Grandin

http://falandodeautismo.com.br

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 11 de Julho de 2005, 17:01:29 »

A ciência vai tentando separar o joio do trigo usando várias peneiras, alumas com buracos mais grossos, outras com mais finos. Ninguém garante que nenhum joio vai acabar passando por todas elas, mas quanto mais se repete o processo, melhor fica o resultado.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 11 de Julho de 2005, 17:21:45 »
Acho que outro ponto fundamental é que as coisas científicas funcionam, não é algo que só saberemos se estava certo depois de morrer. Muito do que se usa no dia a dia depende das coisas apontadas pelos cientistas serem pelo menos em muito verdade, são confirmações.

Além dessas coisas, há aquelas que se pode confirmar mais ou menos "pessoalmente" (acho que a teoria da evolução é um bom exemplo), pelas evidências não serem muito complexas e inacessíveis.

Mas acho que em algumas áreas a gente acaba tendo que ficar apenas com a palavra deles mesmo. Mas eu não "acredito" nesses casos. Apenas estou ciente de quais são as teorias científicas mais aceitas, e mais ou menos os porques, o que é aceito como evidência.

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #16 Online: 18 de Julho de 2005, 09:26:02 »
(...) Pense que para cada gênio com teorias que já foram influentes na ciência existem centenas ou até milhares de gênios tão bons ou até melhores, mas cujas idéias não sobreviveram ao teste da realidade e por isso caíram no esquecimento.

Isse me fez pensar na Eletrodinâmica de Weber...
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 18 de Julho de 2005, 16:12:39 »
Verdade, e o extraordinário é que os problemas da Eletrodinâmica de Weber são bastante sutis, mas suas implicações em certos casos não representa o mundo tão bem quanto a Eletrodinâmica de Maxwell. Isso não muda o quanto Weber fi brilhante também, e se a sua teoria fosse certa hoje Maxwell é quem em vez de no Olimpo estaria em segundo plano na lista dos grandes nomes da ciência.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 18 de Julho de 2005, 16:15:31 »
Sobre o assunto, eu acho interessante o review de "Demon haunted world", de Sagan, por Lewontin, embora ache que ele levanta alguns pontos meio gratuitos, irrelevantes.
http://www.csus.edu/indiv/m/mayesgr/Lewontin1.htm

Offline Hupp

• Nível 00
  • *
« Resposta #19 Online: 13 de Agosto de 2005, 10:38:21 »
A essência do trabalho científico é a "desconfiança", pois ela se baseia na "revisão pelos pares": um resultado científico só é considerado válido se o experimento puder ser repetido por quaisquer outros cientistas.

A um tempo atrás alguém anunciou que havia conseguido realizar fusão a frio, e quando a imprensa começou a alardear (essa sim "confia") sobre o futuro com energia infinita, cientistas do mundo todo contestaram a descoberta pois repetiram o experimento descrito e nenhum conseguiu os mesmos resultados.

Se eu abro a mão e deixo cair minha caneta, posso repetir isto quantas vezes e sempre vai acontecer (na ausência de outras forças. Físicas, pra deixar claro). Ou seja, não é algo em que preciso crer, é algo que "é", e pronto. Só os crentes buscam coisas em que se deve acreditar... nós procuramos coisas que "são".
A ciência é falha, mas ainda é o melhor que temos.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 13 de Agosto de 2005, 10:50:09 »
pois é ... trata-se mais de "crença" na ciência do que nos cientistas.
e vejam bem que botei esse crença entre aspas , hein.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #21 Online: 13 de Agosto de 2005, 17:45:31 »

Isso de apelo a autoridade é complicado. Se passo anos numa universidade, provavelmente pode ser que eu saiba um pouco mais sobre minha área do que uma pessoa que nem sequer entende os conceitos básicos.

Dia desses tive uma discussão onde uma garota ficou chateada comigo, porque ela afirmava que baratas não evoluem. Tentei explicar, mas ela disse que se sentiu menosprezada por eu ter usado minha autoridade de bióloga. Como se isso fosse uma simples questão de opinião!:D
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
« Resposta #22 Online: 14 de Agosto de 2005, 14:39:46 »
Citação de: PSYCHOCANDY

Isso de apelo a autoridade é complicado. Se passo anos numa universidade, provavelmente pode ser que eu saiba um pouco mais sobre minha área do que uma pessoa que nem sequer entende os conceitos básicos.

Dia desses tive uma discussão onde uma garota ficou chateada comigo, porque ela afirmava que baratas não evoluem. Tentei explicar, mas ela disse que se sentiu menosprezada por eu ter usado minha autoridade de bióloga. Como se isso fosse uma simples questão de opinião!:D

Concordo com vc sobre ser complicado.....se por um lado incentivamos a pesquisa e o saber fundamentado no método cientifico, e por outro não aceitamos que pessoas que estudaram algo não tem mais condições de falar sobre o assunto....fica complicado.
Talvez junto com a autoridade tenhamos que também considerar o cientista como ser humano e sua formação ética, e principios.....aí entraria a filosofia.....
Uma verdade ou um ser podem ser vistos de vários pontos, porém a verdade e o ser estão acima de pontos de vista.

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
« Resposta #23 Online: 14 de Agosto de 2005, 14:48:06 »

" me apoiei nos ombros de gigantes"......o conhecimento humano tem sido cumulativo....se só formos levar em conta a nossa própria experiencia.....podemos fazer um exercicio de imaginação e ver onde estariamos...
Uma verdade ou um ser podem ser vistos de vários pontos, porém a verdade e o ser estão acima de pontos de vista.

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #24 Online: 19 de Agosto de 2005, 10:19:00 »
Mas muitos cientistas acreditam em algum deus, por exemplo. Por que o critério mostrado nesse tópico não se aplica a esse exemplo?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!