Olá, foristas. Sou novo neste fórum e aqui está a minha curta história de vida:
Meu nome é Nikolas André Cavalcanti. Sou agnóstico, apesar da minha família ser católica (alguns familiares combinaram crenças de outras religiões, mas basicamente são todos católicos). Meu interesse pela Ciência começou quando eu tinha 3 anos e li o meu primeiro livro, sobre Astronomia. Então durante boa parte da minha infância cultivei um interesse pela ciência anteriormente citada, a ponto de querer me tornar um astronauta à longo prazo.
Depois de sofrer com sérios problemas de saúde na infância, principalmente quando tinha 6 anos, a influência religiosa de vários parentes cresceu. Queriam que eu acreditasse em Deus. Diziam que eu tinha de acreditar Nele. Com o tempo, vi que estava sendo submetido à religião não por conclusão própria, mas pela necessidade tão enfatizada pelos meus familiares.
Já em idade escolar, as aulas de Matemática e ciências ajudaram a modificar o meu pensamento. A curiosidade fortaleceu meu interesse pela Ciência. Com as primeiras aulas de Química e Física, no 9º ano, veio a necessidade de entender o Universo e tudo o que há nele. As aulas obrigatórias de Ensino Religioso, exclusivamente neste mesmo ano letivo, serviram apenas para acentuar o meu nascente ceticismo. Desde então tenho me tornado um ser mais... racional.
Passei a questionar as religiões, Deus e quaisquer crenças e superstições com que tive contato. Nessa época, minha admiração pela Astronomia mudou de rumo e passei a estudar Matemática, Química e Física com interesse muito maior. Pouco tempo depois, conheci o Agnosticismo e percebi que se tratava da postura mais adequada para mim. Eu não posso provar a inexistência ou não de quaisquer formas de divindade ou criaturas mitológicas/seres fantásticos. Mas admito a possibilidade de haver avanços científicos em alguns destes assuntos futuramente.
Depois de pesquisas e reflexões, veriquei que o ceticismo era a abordagem ideal para estudar fenômenos e tudo o que lhes diz respeito. Finalmente, cheguei neste fórum, em busca de ajuda nesta longa jornada por conhecimento. Hoje considero-me livre de todas as crenças, superstições e medos que algum dia já tive.
Muito obrigado.