Autor Tópico: Argentinos organizam campanha de negação do catolicismo  (Lida 690 vezes)

Rhyan

• Visitante
Argentinos organizam campanha de negação do catolicismo
« Online: 12 de Abril de 2009, 04:56:27 »
Argentinos organizam campanha de negação do catolicismo
Sob o lema 'não em meu nome', ONGs estão impulsionando iniciativas de ateísmo e de afastamento da Igreja

Efe

BUENOS AIRES - As iniciativas europeias para impulsionar o ateísmo e o afastamento da Igreja Católica chegaram à Argentina, onde membros de mais de 21 ONGs começaram nesta segunda-feira, 2, uma campanha para promover a renúncia ao catolicismo sob o lema "Não em meu nome".

Os promotores da campanha, conhecida como "afastamento coletivo", pertencem a cerca de 25 organizações civis de todo o país dos mais diferentes setores, desde grupos de mulheres a favor da descriminalização do aborto até coletivos homossexuais, passando pela Associação de Ateus da Argentina, ArgAtea.

Andrés Miñones, membro da ArgAtea, que promove a implantação dos valores laicos e é a única de seu tipo existente no país, explicou à Efe que o objetico é "abrir um debate na sociedade argentina para que as pessoas possam expressar sua discordância com algumas posturas da Igreja Católica."

Miñones reconheceu que a Argentina é um país eminentemente católico e admitiu que os organizadores da campanha confiam em conseguir grandes deserções, embora tenha considerado que seja um passo importante lançar esse debate inédito.

O gatilho para a iniciativa no país, lembrou, foi a polêmica que se iniciou em novembro passado no vizinho Uruguai sobre a descriminalização do aborto e a linha radical que a Igreja Católica uruguaia adotou com ameaças de excomunhão.

A campanha se articula em torno de uma página na web (apostasiacolectiva.org) onde os interessados podem baixar uma carta de renúncia a seu batismo que devem dirigir a seus respectivos arcebispados.

Fonte: http://www.estadao.com.br/vidae/not_vid332132,0.htm

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
Re: Argentinos organizam campanha de negação do catolicismo
« Resposta #1 Online: 12 de Abril de 2009, 09:55:31 »
Deveria ter algo parecido por aqui

Como posso pedir o meu "desbatismo"? 

Rhyan

• Visitante
« Resposta #2 Online: 12 de Abril de 2009, 11:56:05 »
Acho que o nome disso é "Apostasia".

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 12 de Abril de 2009, 19:15:57 »
Ameaças de excomunhão, cancelamento de batismos :umm:... é tudo tão ridículo... para mim ameaçar que o papai noel não vai trazer presentes no natal ou cancelar a visita do coelhinho da páscoa seriam atitudes mais reais e ameaçadoras.

Mas tudo bem, para quem acredita isso pode ter alguma importância...

Uma das vantagens de ser ateu é ter uma gratificante sensação de liberdade nessa hora por não acreditar em nenhuma destas bobagens e estar pouco me lixando para excomunhões, batismos, crismas, pecados, penitências, céu, inferno, etc. Com tantos problemas reais para enfrentar no dia a dia, é um alívio estar livre pelo menos de vários dos imaginários.
"Deus prefere os ateus"

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #4 Online: 12 de Abril de 2009, 20:02:13 »
Já havia um tópico: ../forum/topic=19367.0.html

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!