Autor Tópico: Menina de 4 anos morre e família acusa médicos  (Lida 2487 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
Menina de 4 anos morre e família acusa médicos
« Online: 18 de Abril de 2009, 19:27:45 »
http://www.diariodopara.com.br/noticiafull.php?idnot=39349

Uma criança de 4 anos de idade estava com uma unha encravada e acabou morrendo na sala de cirurgia do Hospital da Maternidade de Santa Izabel. A família de Luana Santos Silva culpa o médico, Gilberto Pessoa, e a anestesista, que não teve o nome identificado, por imperícia médica.

A mãe da menina, Lucilene Castro dos Santos Silva, 26, contou que a filha se encontrava bem de saúde, apenas estava coma unha inflamada. “Ela brincava normalmente, minha filha era saudável, mas à noite, na hora de dormir, ela reclamava de dor na unha. Por isso, procurei um médico”, disse, chorando muito, a mãe da criança.

Lucilene informou que na manhã de ontem, por volta de 8h, ela deu entrada com a criança no hospital. Ela disse que o enfermeiro chegou a fazer a retirada de sangue da filha, mas em seguida logo levaram Luana para a sala de cirurgia. A mãe da menina começou a perceber que os médicos estavam demorando bastante, pois já era quase 11h e ninguém dava notícias.

Com a demora, os pais da menina começaram a questionar a equipe que estava prestando atendimento à criança e Lucilene disse que uma das pessoas, que ela não sabe identificar, chegou a dizer que havia ocorrido um imprevisto. Com isso, os pais entraram em desespero e invadiram a sala onde a equipe se encontrava com a criança.

“Quando eu entrei na sala, eu vi quando a anestesista tentava reanimar minha filha, eles estavam pressionando o peito dela”, disse Aldir Lima da Silva, o pai da menina.

Após esse tumulto, os médicos informaram à família que a criança seria transferida para o Pronto-Socorro Mário Pinotti, da travessa 14 de Março, em Belém. Mas, quando a criança chegou ao local, os médicos informaram que ela já tinha sofrido duas paradas cardíacas. No momento em que a família da criança percebeu que “os médicos estavam agindo de má fé”, logo procuraram a Seccional de Santa Izabel para fazer a denúncia.

Lá, o delegado plantonista da seccional, Glauco Nascimento, informou que fez a intimação para que o médico e a equipe fossem prestar depoimento.

Por volta de 14h, o médico foi até a seccional e se defendeu. Ele disse que a criança estava com uma inflamação no dedo e foi submetida a uma avaliação clínica para passar por cirurgia. Ele ainda informou em depoimento que durante a cirurgia a menina teve uma parada cardíaca e a equipe tentou reanimá-la, mas não obteve sucesso.

O delegado também ouviu o depoimento dos pais da menina e disse que será aberto inquérito policial para apurar o caso. Após os depoimentos, se for comprovado o erro médico, os responsáveis podem ser indiciados por homicídio.

A equipe do DIÁRIO procurou pelo médico Gilberto Pessoa para que ele se pronunciasse. Mas às 17h, ele não estava mais no local de trabalho. A reportagem também se dirigiu à residência do médico, mas a secretária dele informou, pelo interfone, que ele não se encontrava no imóvel.
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
Re: Menina de 4 anos morre e família acusa médicos
« Resposta #1 Online: 18 de Abril de 2009, 19:38:23 »
Gente, vocês acreditam se eu falar pra vocês que morro de medo de morar no meio do nada por causa destas coisas?
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #2 Online: 18 de Abril de 2009, 19:39:17 »
Sh*t happens. Qualquer pessoa pode ter reação anafilática a anestésicos ou complicações inesperadas. Deve ser esclarecido o que aconteceu e se o atendimento da intercorrência foi o adequado. Não vi nas informações da matéria nada que aponte erro.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #3 Online: 18 de Abril de 2009, 19:54:02 »
No caso da notícia se passa em um grande centro (Belém), ao que tudo parece. Nas cidades do interior a coisa é bem mais precária que nas capitais.

Stéfano, qual a estrutura mínima que você julga necessária para evitar situações como essa?

Se o caso for choque anafilático, reações alérgicas não podem ser evitadas fazendo testes antes da anestesia? Não há como evitar estas reações?
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #4 Online: 18 de Abril de 2009, 19:56:12 »
Sh*t happens. Qualquer pessoa pode ter reação anafilática a anestésicos ou complicações inesperadas. Deve ser esclarecido o que aconteceu e se o atendimento da intercorrência foi o adequado. Não vi nas informações da matéria nada que aponte erro.
É verdade que anestésicos reagem com dipirona? :duvida:
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #5 Online: 18 de Abril de 2009, 19:57:26 »

Mas seria estranho a intervenção cirúrgica numa criança sem o consentimento dos pais, afinal a menina não saberia dizer se tinha alguma alergia.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #6 Online: 18 de Abril de 2009, 19:57:31 »
Não sei, mas tem uma história aqui na minha cidade de que uma criança foi medicada em casa com dipirirona e também pelo médico quando chegou no hospital, e dizem que morreu por superdosagem.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #7 Online: 18 de Abril de 2009, 19:58:44 »
Então já estava nadando em dipirona ...
--
Si hemos de salvar o no,

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #8 Online: 18 de Abril de 2009, 19:58:51 »
Stéfano, qual a estrutura mínima que você julga necessária para evitar situações como essa?

A menina estava em centro cirúrgico, muito provavelmente com todos os equipamentos mínimos necessários para que um CC funcione, e foi assistida por anestesista. Ela não tinha as condições mínimas, aparentemente ela tinha as condições máximas para este tipo de intercorrência.

Se o caso for choque anafilático, reações alérgicas não podem ser evitadas fazendo testes antes da anestesia? Não há como evitar estas reações?

Não. Reações anafiláticas são caracteristicamente dose-independentes. A mesma reação que alguém teria com uma medicação também teria com uma dose ínfima utilizada para teste. No final das contas, estes testes não são recomendados.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #9 Online: 18 de Abril de 2009, 19:59:59 »
Então já estava nadando em dipirona ...

Sim, aí não sei se a mãe mentiu ou se não foi feita uma anamnese.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #10 Online: 18 de Abril de 2009, 20:01:05 »
Mas seria estranho a intervenção cirúrgica numa criança sem o consentimento dos pais, afinal a menina não saberia dizer se tinha alguma alergia.
Obviamente houve consentimento dos pais. Raptaram a criança em casa e a levaram ao centro cirúrgico ?

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #11 Online: 18 de Abril de 2009, 20:02:01 »
Sei lá, por um absesso na laringe me perguntaram uma 5 vezes em 24 horas sobre alergias, preenchi um questionário para o anestesista , e eu sou maior de idade (faz tempo, aliás). Como entra uma menina para uma cirurgia e a mãe não sabe ?
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #12 Online: 18 de Abril de 2009, 20:02:16 »
Dipirona é uma medicação muito segura. Não dá para dizer pelas informações de que isso teria alguma coisa a ver com o incidente.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #13 Online: 18 de Abril de 2009, 20:04:25 »
Obviamente houve consentimento dos pais. Raptaram a criança em casa e a levaram ao centro cirúrgico ?

Pois é, ou o médico é um homem-bolha ou a estória está mal contada. Mas olha Stéfano,  qualquer médico que seria residente 'r bolinha' estagiário que olha a 5 metros de distância em qualquer bom hospital, láááá no interiorzão, vira semi-deus.
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #14 Online: 18 de Abril de 2009, 20:07:20 »

A menina estava em centro cirúrgico, muito provavelmente com todos os equipamentos mínimos necessários para que um CC funcione, e foi assistida por anestesista. Ela não tinha as condições mínimas, aparentemente ela tinha as condições máximas para este tipo de intercorrência.

Desculpe, não ficou clara minha pergunta... queria saber mesmo qual a estrutura mínima pra podermos confiar num pronto-atendimento, por exemplo. Aqui na minha cidade, quando a pessoa fica doente, a família tem que levar comida pra ela no hospital. Nem raio-X tem, e se você faz exames clínicos (rotina mesmo, porque cultura não fazem), e os repete no mesmo dia em outra cidade maior, eles apontam diferenças berrantes. No posto de saúde, as enfermeiras não sabem como usar a balança pra pesar os bebês antes da vacinação...

Isso muito nos preocupa...

Não. Reações anafiláticas são caracteristicamente dose-independentes. A mesma reação que alguém teria com uma medicação também teria com uma dose ínfima utilizada para teste. No final das contas, estes testes não são recomendados.

Realmente não sabia disso. Então, qualquer procedimento cirúrgico deveria ser amparado por um anestesista, certo? Aqui o "médico da cidade" faz cesária direto, no hospital que já descrevi antes...

O que o povo da cidade fala dele é o seguinte: se ele não te mata, ele te cura. É 50% de chance cada vez que você o procura.

Mas o mais legal é que ele analisa os exames e atende o "retorno" das consultas dentro da farmácia dele (e diz que não adianta comprar na concorrência, porque o remédio de lá não funciona).

:'(

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #15 Online: 18 de Abril de 2009, 20:07:36 »
Pra ser sincero, a única coisa que achei inesperada nessa história foi a presença do anestesista. Acredito que, na maior parte do país, o procedimento seria feito sem a presença de anestesista. O simples fato de ter um já sugere uma infra-estrutura superior à média.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #16 Online: 18 de Abril de 2009, 20:09:11 »
Dipirona é uma medicação muito segura. Não dá para dizer pelas informações de que isso teria alguma coisa a ver com o incidente.
Minha irmã vai fazer uma cirurgia na segunda, e como ela vai levar anestesia geral passaram uma lista de medicamentos que não podia tomar de jeito nenhum uma semana antes da cirurgia... :?  E dipirona era um desses remédios...  por isso eu perguntei... :?

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #17 Online: 18 de Abril de 2009, 20:11:17 »
Realmente não sabia disso. Então, qualquer procedimento cirúrgico deveria ser amparado por um anestesista, certo? Aqui o "médico da cidade" faz cesária direto, no hospital que já descrevi antes...

O que o povo da cidade fala dele é o seguinte: se ele não te mata, ele te cura. É 50% de chance cada vez que você o procura.

Mas o mais legal é que ele analisa os exames e atende o "retorno" das consultas dentro da farmácia dele (e diz que não adianta comprar na concorrência, porque o remédio de lá não funciona).

:medo: Não faz cirurgia aí não Nina...

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #18 Online: 18 de Abril de 2009, 20:11:23 »
Pra ser sincero, a única coisa que achei inesperada nessa história foi a presença do anestesista. Acredito que, na maior parte do país, o procedimento seria feito sem a presença de anestesista. O simples fato de ter um já sugere uma infra-estrutura superior à média.

Aqui na minha cidade não tem nem obstetra, pediatra... imagina só ter um anestesista?!!!

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #19 Online: 18 de Abril de 2009, 20:12:37 »

Então podemos ter uma diferenciazinha de interpretação onde a mãe achava 'unha encravada' e o médico viu 'septicemia' (ou 'uma baita infecção' )?
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #20 Online: 18 de Abril de 2009, 20:12:49 »

:medo: Não faz cirurgia aí não Nina...

Certamente! :ok:

Qualquer "alergia de pele" e vamos para Patos de Minas, que fica a mais ou menos 100 km daqui.
« Última modificação: 18 de Abril de 2009, 20:18:22 por Nina »

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #21 Online: 18 de Abril de 2009, 20:23:16 »
Nina,

Como estrutura mínima, nesse caso, eu sugiro um bom carro e pegar a estrada para uma cidade com melhor atendimento.

É por isso que de vez em quando algum político aparece na mídia malhando a classe médica pela falta de médicos no interior do país, mesmo com salários proporcionalmente altos. O Estado não fornece infra-estrutura, muitas vezes sequer paga o salário prometido ou demitem ao final do mandato, por isso são poucos os que querem. E vocês imaginam o perfil dos que querem...

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #22 Online: 18 de Abril de 2009, 20:27:55 »
Minha irmã vai fazer uma cirurgia na segunda, e como ela vai levar anestesia geral passaram uma lista de medicamentos que não podia tomar de jeito nenhum uma semana antes da cirurgia... :?  E dipirona era um desses remédios...  por isso eu perguntei... :?
Há uma preocupação de que a dipirona cause uma reação idiossincrática que leva a destruição da medula óssea. Essa preocupação é desproporcional ao risco mínimo de isso acontecer. Especula-se que essa preocupação ocorra pois a patente da dipirona é européia, enquanto que a do paracetamol, seu principal concorrente, seja americana. Não há (ou pelo menos não utiliza-se) dipirona nos EUA. Assim, protocolos americanos (geralmente seguidos mundialmente) não incluem a dipirona em nada, sendo que alguns ainda contra-indicam a dipirona pelo tão temido risco.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #23 Online: 18 de Abril de 2009, 20:30:07 »
Então podemos ter uma diferenciazinha de interpretação onde a mãe achava 'unha encravada' e o médico viu 'septicemia' (ou 'uma baita infecção' )?
Pouco provável, mas é possível. Se a criança estava em sépsis e foi levada às pressas para o centro cirúrgico, há outras causas para a parada cardíaca, que passam a incluir a sépsis, ou a utilização de antibióticos pré-operatórios.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 18 de Abril de 2009, 20:34:21 »
Sinceramente, não sei o que é pior: a falta de uma estrutura mínima ou existir essa estrutura e não ter médicos, a não ser que você pague, lógico.

E, convenhamos, pagar por algo que lhe é e direito é muita sacanagem.

Desde que me conheço por gente, pelo menos aqui na minha cidade, SEMPRE foi assim, pode entrar o partido que for, fica tudo na mesma!
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!