Autor Tópico: Desafio aos simpatizantes do D.I. criacionista.  (Lida 2959 vezes)

Offline Perseus

• Nível 22
  • *
Desafio aos simpatizantes do D.I. criacionista.
« Online: 10 de Julho de 2005, 14:51:12 »
Fiz este desafio na lista de discução por e-mail (questionandoasorigens), e achei que seria uma boa postar aqui também.

Desafio.

Sabe-se que as quedas da agua são um fator importantissimo para a economia de um país, devido ao seu potencial enérgico, obtido através das hidrelétricas.
No Brasil por exemplo, nosso potencial hidraulico, levando em conta apenas as grandes quedas d´agua (e ignorando as pequenas) é de cerca de 280 milhões de Kwh. Este é o 3º maior potencial do mundo, perdendo apenas para China e Rússia respectivamente.

Mas, por obra do designer inteligente, e não do destino, não podemos utilizar mais que 35% destas quedas da agua (hoje utilizamos apenas 25% do total) e o motivo é bem simples: Distância. O Designer colocou as quedas da agua em lugares extremamente inacessiveis às grandes civilização, de modo que, fica muito inviavel construir uma hidrelétrica a dezenas de milhares de quilómetros. E devo lembrar, as hidrelétricas atualmente são a forma mais segura de se obter energia. Sem poluição e sem danos para o ambiente.

E a situação se complica quando olhamos para China e Rússia.
No caso da China, la o que não seca, congela. Na Rússia, com clima frio o ano todo, é impossível para eles aproveitarem sequer 5% do total potencial hidraulico que eles possuem.
E com toda a certeza, as condições climaticas destes países, por serem muita complexas, não podem ter sido obra do acaso. Alguém deve ter colocado as frentes frias ali com algum propósito.

Desafio: Responda porque isso acontece. Porque todos os fatos descritos acima são assim?

É um desafio simples, bobinho e tonto, que leva informações extremamente básicas de ensino médio, que transforma em poeira toda e qualquer tentativa de colocar um desenho inteligente na superficie terrestre.
"Send me money, send me green
Heaven you will meet
Make a contribution
and you'll get a better seat

Bow to Leper Messiah"

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re.: Desafio aos simpatizantes do D.I. criacionista.
« Resposta #1 Online: 11 de Julho de 2005, 05:29:52 »
No caso da China, la o que não seca, congela. Na Rússia, com clima frio o ano todo, é impossível para eles aproveitarem sequer 5% do total potencial hidraulico que eles possuem.

é verdade a maior parte dos grandes rios da rússia (e os com grande potencial hidrelétrico, devido a montanhas) está na sibéria. são, no entanto, aproveitáveis no verão. no inverno eles passam a usar carvão ou petróleo....

aliás, resposta criacionista hipotética ao desafio: não sabemos os avanços tecnológicos que virão.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 11 de Julho de 2005, 10:02:21 »
outras respostas:

- o pecado original ferrou com tudo
- ineficiência de projeto não significa ausência de projeto
- há razões incógnitas por trás desse projeto que aparente imperfeição, que somos incapazes de entender

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #3 Online: 11 de Julho de 2005, 10:38:41 »
As civilizações é que estão nos lugares errados.  :D

Poindexter

• Visitante
Re: Desafio aos simpatizantes do D.I. criacionista.
« Resposta #4 Online: 11 de Julho de 2005, 11:17:51 »
Citação de: Perseus

Sabe-se que as quedas da agua são um fator importantissimo para a economia de um país, devido ao seu potencial enérgico, obtido através das hidrelétricas.

Que nada! Hoje, há várias alternativas à energia hidrelétrica.

Mas, por obra do designer inteligente, e não do destino, não podemos utilizar mais que 35% destas quedas da agua (hoje utilizamos apenas 25% do total) e o motivo é bem simples: Distância.

Nada a ver. As grandes cidades brasileiras não estão aqui desde sempre. Quando o português aqui chegou, não havia grandes aglomerados populacionais tais quais os conhecemos hoje. A Coroa Portuguesa e os descendentes de europeus e africanos escolheram por si próprios os locais de maior aglomeração populacional.

E devo lembrar, as hidrelétricas atualmente são a forma mais segura de se obter energia. Sem poluição e sem danos para o ambiente.

Sem danos ao meio ambiente?

De jeito nenhum! As instalações de hidrelétricas constituem verdadeiros desastres ambientais! Florestas inteiras são afundadas no processo!

E a situação se complica quando olhamos para China e Rússia.
E com toda a certeza, as condições climaticas destes países, por serem muita complexas, não podem ter sido obra do acaso. Alguém deve ter colocado as frentes frias ali com algum propósito.

Desafio: Responda porque isso acontece. Porque todos os fatos descritos acima são assim?

O Homem escolheu ficar longe destas fontes porque quis.

É um desafio simples, bobinho e tonto, que leva informações extremamente básicas de ensino médio, que transforma em poeira toda e qualquer tentativa de colocar um desenho inteligente na superficie terrestre.

Generalização Arrasadora. Falácia.

Offline Perseus

• Nível 22
  • *
« Resposta #5 Online: 11 de Julho de 2005, 12:36:15 »
Citação de: Poindexter

Que nada! Hoje, há várias alternativas à energia hidrelétrica.

É claro que ha muitas outras.
Nuclear, biomassa, carvão mineral (o nosso por obra do 'destino' é o da pior espécie, ninguem quer, é o mais barato e o que mais polue) e etc.

Mas quando se ve o custo beneficio, nós não precisamos de energia nuclear, se temos 280 milhões de Kwh disponiveis, apenas nas grandes quedas d´agua.

Citação de: Pointdexter

Nada a ver. As grandes cidades brasileiras não estão aqui desde sempre. Quando o português aqui chegou, não havia grandes aglomerados populacionais tais quais os conhecemos hoje. A Coroa Portuguesa e os descendentes de europeus e africanos escolheram por si próprios os locais de maior aglomeração populacional.

Ora, o tal designer não é onisciente justamente para isto?
Se ele sabia que seria assim, porque afastou as quedas d´agua do local aonde haveria populações?

De jeito nenhum! As instalações de hidrelétricas constituem verdadeiros desastres ambientais! Florestas inteiras são afundadas no processo!

Sim, as primeiras hidrelétricas arrasavam os rios, e arrasando os rios literalmente pulverizava o que havia em volta.

Mas isto não acontece com as hidrelétricas atuais, que literalmente estão limpando rios. Isso sem falar na fauna.
As hidrelétricas na Bacia Amazonica possuem até elevador para os peixes.

O Homem escolheu ficar longe destas fontes porque quis.

Bom, no caso da China não ha muita escolha. Ninguém vai querer construir uma cidade no pé do morro. (é o que esta acontecendo com a classe baixa la no Rio de Janeiro infelizmente)

Generalização Arrasadora. Falácia.

Tem certeza que é uma generalização?

Que eu saiba, não devemos deixar o tal "designio inteligente" apenas no seres vivos. Ja que o tal Designer fez a coagulação sanguinea e a Aids com algum propósito, ele também fez o planeta, com algum propósito.

E é isto que o desafio mostra: Não existe nenhum projeto ou designio para este planeta.
Heaven you will meet
Make a contribution

Bow to Leper Messiah"

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 11 de Julho de 2005, 12:43:03 »
Bom, no caso da China não ha muita escolha. Ninguém vai querer construir uma cidade no pé do morro. (é o que esta acontecendo com a classe baixa la no Rio de Janeiro infelizmente)

mesmo no caso russo.... viver no lado europeu ao invés de viver na gelada sibéria não é bem uma escolha....
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Perseus

• Nível 22
  • *
« Resposta #7 Online: 11 de Julho de 2005, 12:55:23 »
Pois é. Lendo qualquer livro de Geografia e História pode-se fazer 10 desafios deste por dia...

É muito fácil encaixar um projetista inteligente quando se fala apenas do que funciona. Mas quando você para pra ver as desgraças...
E as quedas d´agua são apenas uma de muitas demonstrações de que não ha nenhum projeto inteligente na natureza.
Heaven you will meet
Make a contribution

Bow to Leper Messiah"

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 11 de Julho de 2005, 13:58:53 »
Que eu saiba, não devemos deixar o tal "designio inteligente" apenas no seres vivos. Ja que o tal Designer fez a coagulação sanguinea e a Aids com algum propósito, ele também fez o planeta, com algum propósito.

Não canso de falar:
Há diversos designers inteligentes, criando projetos que visam destruir ou se proteger dos projetos de outros designers. Só assim se explica a existência de predadores e presas. Se um único projetista tivesse sido responsável por tudo, presumivelmente não iria fazer projetos que destroem uns aos outros, em vez disso planejaria uma convivência harmoniosa, todos os seres poderiam ser autotróficos.

Mas assim como podemos inferir o design, podemos perceber que um design não é só um design e pronto. Mas há designs de armas. De onde inferimos que há uma guerra acontecendo. A inferência do design leva logicamente à inferência da guerra biológica.

Offline Perseus

• Nível 22
  • *
« Resposta #9 Online: 11 de Julho de 2005, 18:19:55 »
Verdade...
Eu nem me lembrava direito deste argumento.

Mencken fala a mesma coisa no "Livro dos Insultos"
Só que claro, de uma maneira menos educada  :roll:
Heaven you will meet
Make a contribution

Bow to Leper Messiah"

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #10 Online: 11 de Julho de 2005, 22:57:04 »
:offtopic:

Sim, as primeiras hidrelétricas arrasavam os rios, e arrasando os rios literalmente pulverizava o que havia em volta.

Mas isto não acontece com as hidrelétricas atuais, que literalmente estão limpando rios. Isso sem falar na fauna.
As hidrelétricas na Bacia Amazonica possuem até elevador para os peixes.

As hidrelétricas causam bem mais danos que devastar leito de rio e afundar árvore. O clima muda, e com isso o regime de reprodução de alguns organismos... o ambiente de corredeira (lótico) passa a ser lagoa (lêntico), e a fauna da região pode ser substituída... há menos oxigênio no fundo, mudando a estratificação dos organismos... tem tanta coisa....  :(   Mas não me perguntem, sou uma porta em ecologia.... :oops:

Pelo que ouvi, a energia mais limpa e que deve-se buscar é a fusão nuclear (mas não sei se é só Sci-Fi). Todas as outras geram mais resíduos, mais poluentes e causam mais dano ambiental.

:wink:
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Huxley

• Nível 18
  • *
« Resposta #11 Online: 12 de Julho de 2005, 12:49:54 »
Para se criticar o Design Inteligente basta citar o exemplo da existência do vírus da Aids.Nem adianta citar aquela analogia que também há falhas no design humano no projeto de um carro ou um elevador.O vírus HIV
nada mais do que é um ser com um design para destruir e apenas prejudicar outro organismo para conseguir manter seu status de parasita.Muito diferente de uma mera mutação prejudicial ou o mau funcionamento do airbag de um carro.Existe o recurso de dizer que
as intenções do Designer são insondáveis.Se as intenções do Designer são insondáveis, então ela é uma hipótese a prova de falseamento , o que caracteriza um típico raciocínio presente na pseudociência criacionista.
"A coisa mais importante da vida é saber o que é importante". Otto Milo

Meu blog: http://biologiaevolutiva.blogspot.com

Offline Perseus

• Nível 22
  • *
« Resposta #12 Online: 12 de Julho de 2005, 15:07:37 »
Citação de: Nina

As hidrelétricas causam bem mais danos que devastar leito de rio e afundar árvore. O clima muda, e com isso o regime de reprodução de alguns organismos... o ambiente de corredeira (lótico) passa a ser lagoa (lêntico), e a fauna da região pode ser substituída... há menos oxigênio no fundo, mudando a estratificação dos organismos... tem tanta coisa....  :(   Mas não me perguntem, sou uma porta em ecologia.... :oops:

Pelo que ouvi, a energia mais limpa e que deve-se buscar é a fusão nuclear (mas não sei se é só Sci-Fi). Todas as outras geram mais resíduos, mais poluentes e causam mais dano ambiental.

É verdade. Problemas ambientais existem. Mas eles estão sendo resolvidos. Principalmente com o trabalho da Eletronorte na Bacia amazonica, construindo hidrelétricas, digamos, condicionadas, a não causar tantos impactos no meio ambiente. Como ja disse, tem até elevador para peixes.
O que não significa é claro, que inexistam os impactos ambientais.

E eu também acho que seria uma boa investir em energia nuclear por esta ser a mais limpa. Mas, ninguém quer gastar uma fábula com isso tendo centenas de milhões de Kwh disponiveis em quedas d´agua. Este é o 'problema'.  8)
Heaven you will meet
Make a contribution

Bow to Leper Messiah"

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #13 Online: 12 de Julho de 2005, 16:04:11 »
Citação de: Nina

É verdade. Problemas ambientais existem. Mas eles estão sendo resolvidos. Principalmente com o trabalho da Eletronorte na Bacia amazonica, construindo hidrelétricas, digamos, condicionadas, a não causar tantos impactos no meio ambiente. Como ja disse, tem até elevador para peixes.
O que não significa é claro, que inexistam os impactos ambientais.

E eu também acho que seria uma boa investir em energia nuclear por esta ser a mais limpa. Mas, ninguém quer gastar uma fábula com isso tendo centenas de milhões de Kwh disponiveis em quedas d´agua. Este é o 'problema'.  8)

:lol:  Peixe subindo escada é o fim da picada... estas escadas não são 100% não. Tem várias espécies que não sobem... E às vezes são rampas tão pequenas que os peixes não as encontram, e ficam batendo a cara no concreto mesmo... Imagine a cena da Dori batendo a cara na barragem....  :lol:

As hidrelétricas têm mecanismos para diminuir o impacto ambiental, mas ainda assim elas não são isentas, como você disse. E além disso, elas enterram com água coisas como as Sete Quedas do rio Iguaçu....  :chorando:

E na planície amazônica é um crime construir barragens. Lá é muito plano.... a área inundada é maior.  :(
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

rippclaw

• Visitante
« Resposta #14 Online: 13 de Julho de 2005, 14:26:53 »
Nem sempre pensamos na maravilha química que está por detrás de um simples copo de água ou de uma gota de chuva. Nesta era de alta tecnologia e engenharia avançada, a mistura de hidrogênio e oxigênio (H2O), é a imagem da simplicidade. No entanto, a água é uma das substâncias mais notavelmente projetadas do Universo. E os fenômenos relacionados a ela são prova disso.

1. Ação capilar. É a capacidade que a água possui de subir dentro de tubos finos, desafiando a força da gravidade. Quando se coloca a água em um tubo de ensaio, por exemplo, percebe-se que as bordas do líquido em contato com as paredes de vidro se curvam levemente. Isso acontece porque o hidrogênio no material sólido atrai o oxigênio do líquido, fazendo com que a água "se empurre para cima". Quanto mais fino o tubo, mais alto a água sobe.

É justamente o fenômeno da ação capilar que mantém vivas todas as plantas, pois do contrário a água e os nutrientes do solo não conseguiriam chegar às folhas mais altas. Desafiando a gravidade e sem a necessidade de bombas, a água sobe através dos veios das plantas.

2. Gelo. Por que o gelo flutua? É uma ocorrência tão normal que achamos o fato comum. Mas o gelo não deveria flutuar, pois é sólido. As moléculas dos sólidos são muito mais unidas do que a dos líquidos. Por isso, quase todas as substâncias são mais densas no estado sólido. Mas não a água. Ela segue uma lei diferente.

A princípio, quando a água é resfriada, ela segue o comportamento usual dos líquidos: contrai-se, fica mais densa. Mas quando ela esfria abaixo de 4 graus centígrados negativos, de repente começa a se expandir, a ficar menos densa, graças a uma propriedade especial das pontes de hidrogênio de suas moléculas.

É justamente devido ao fato de a água congelada ser menos densa que a líquida, que a vida nos rios e lagos pode ser mantida. Caso a água não se comportasse dessa forma, os rios, lagos e mares ficariam congelados por inteiro no inverno. Mas o que ocorre é que o gelo sólido flutua acima da massa de água líquida, formando uma camada de isolamento que impede o congelamento da água abaixo. Assim, os peixes e outros animais aquáticos são protegidos durante as estações frias.

3. Capacidade de absorver calor sem ferver. A regra é: quanto mais leve a substância, mais baixo o ponto de fervura. Se a água, que está entre as substâncias mais leves, se comportasse como deveria, ferveria a 53 graus centígrados negativos! Isso significaria que mesmo o gelo dos pólos ferveria. O sangue também ferveria no corpo dos seres vivos. Enfim, seria uma catástrofe.

Entretanto, a água, mais uma vez, se comporta de modo singular. Ela tem ponto de fervura bastante alto, 100ºC, e é capaz de absorver grande quantidade de calor sem ferver. Por isso mesmo é usada como agente resfriador no motor dos automóveis, por exemplo. E é ela que serve como moderador climático, pois a grande quantidade de água nos oceanos regula os extremos de temperatura, tornando a vida possível neste planeta.

Na próxima vez que você beber um copo de água, pense no amor e no cuidado de Deus em projetar um líquido tão singular, sem o qual a vida seria impossível.

Offline Perseus

• Nível 22
  • *
« Resposta #15 Online: 13 de Julho de 2005, 14:57:08 »
Nunca fui de confiar em criacionistas da Terra jovem por dois motivos:
1. 99% tem um nariz muito empinado, se acham super inteligentes.
2. Acham que todo mundo é idiota e por isso sempre usam o velho recurso de copy & paste, mas sem citar fonte ou qualquer coisa do tipo com a intenção de parecer que eles que redigiram o texto.

E é óbvio que na menssagem acima não foi diferente.
Aqui esta a origem deste texto:
http://www.criacionismo.com.br/htdocs/digitais/agua.html

Agua além de ser abundante se forma de maneira praticamente natural, regida por leis fisicas bem estabelecidas.

E isso não chega nem perto de ser um projeto porco de resposta ao desafio proposto.
Heaven you will meet
Make a contribution

Bow to Leper Messiah"

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 13 de Julho de 2005, 14:59:46 »
Rippclaw, você acredita que a Terra tem apenas 6000 anos, tendo sido criada, bem como todos os seres, instantaneamente?
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
Re: Re.: Desafio aos simpatizantes do D.I. criacionista.
« Resposta #17 Online: 13 de Julho de 2005, 15:26:07 »
1. 99% tem um nariz muito empinado, se acham super inteligentes.

Eles se acham eleitos de deus, capazes de perceber a verdade inquestionável da existência do único verdadeiro deus (o deles seja lá qual for) enquanto os outros, que não crêem neste mesmo deus, são tolos cegos orgulhosos demais para se curvar diante do criador quando não tolos cegados por artimanhas do próprio diabo.

2. Acham que todo mundo é idiota e por isso sempre usam o velho recurso de copy & paste, mas sem citar fonte ou qualquer coisa do tipo com a intenção de parecer que eles que redigiram o texto.

Eles estão habituados apenas a recitar versículos ou recitar palavras iluminadas reveladas aos profetas, não surpreende que estejam habituados a cortar e colar.

Offline Perseus

• Nível 22
  • *
« Resposta #18 Online: 13 de Julho de 2005, 19:59:04 »
Concordo com cada palavra sua.

E bem, como nenhum criacionista ira/conseguira responder a este  desafio (desafio extremamente babaca, diga-se de passagem) vou pedir algo mais fácil agora, que não exige nenhum trabalho mental ou conhecimento basico de ensino médio:

Qual é a opinião de vocês sobre este texto:  (vejam bem, opinião sobre o texto, e não sobre evolução ou abiogenese)
(OPINIÃO, é o que vocês e todos os cientistas criacionistas vêm fazendo a décadas, não é pedir muito, é?)

------------------------------------------------------------------------

“De fato, religião é e sempre será questão de fé, e assim sendo, abstrata e subjetiva. Já a ciência reúne há anos muitas evidências científicas que transformaram a Teoria da Evolução num fato científico, atualmente incontestável, como bem lembra o autor do Editorial da Science”

Mensagem de Rubens Marschalek, evangélico Batista, mestre em Genética e Melhoramento de Plantas pela Esalq/USP, e doutor em Ciências Agrárias (Genética e Melhoramento de Plantas) pela Universidade de Göttingen (Alemanha):

Parabenizo o JC pela publicação do excelente editorial da Revista Science que versa sobre o “Desenho Inteligente” e a Evolução. De fato a discussão entre evolução e criação (e suas variantes) carece de artigos como o de Alan I. Leshner, com posições sábias e equilibradas sobre o tema.

Tenho acompanhado há algum tempo, na mídia em geral e também no JC, o debate que envolve evolução e criação. Recentemente, li um artigo (publicado em 2-Jun-2005 no JC), que discorre sobre o assunto de modo a defender com veemência a evolução, o que até certo ponto é louvável, porém, tenho visto com reservas (ainda assim, com respeito), o posicionamento anti-religioso de cientistas envolvidos no debate, alguns dos quais, no justo intuito de defender o que também eu considero verdadeiro (a saber, a Evolução), partem para uma retórica desrespeitosa e agressiva, que não raro visa atingir deliberada e abertamente setores específicos, como os evangélicos.

Isso lamentavelmente em nada contribuirá para que a sociedade entenda melhor a ciência e os cientistas, tampouco a evolução.

Esclareço que também não vejo com bons olhos a propagação, não do criacionismo em si, mas da ignorância científica, da qual ele é apenas um dos sintomas.

É evidente que o ensino do criacionismo e suas nuanças no meio acadêmico e escolar não deva assumir caráter de “verdade científica”, tampouco como teoria científica pode ser admitida neste meios, pelos motivos já expostos no Editorial da Science.

Cabe, porém, como bem lembra o mesmo editorial, o direito ao cidadão de ter eventual ensino e/ou discussão numa disciplina de “religião”, por exemplo, ainda que tampouco nestes casos eu possa concordar com uma interpretação literal dos textos de Gênesis.

Também não me agradaria ver o professor(a) de religião (ou o de biologia) contrapondo excludentemente ambas, criação e evolução.

Neste sentido, gostaria de lembrar aos leitores que nos meios religiosos nem sempre reina o fundamentalismo e a ignorância sobre o tema. Para tentar esclarecer o que pensam setores religiosos menos radicais, permito-me citar o livro do Físico e Pastor Evangélico Batista Peter James Cousins. Quanto ao Gênesis bíblico, com propriedade o autor descreve que: “Gênesis 1 é uma poesia. Sua estrutura é claramente poética e, assim, é uma celebração da criação, e não uma explicação do procedimento que Deus usou para criar o universo”.

Ainda escreve que “Gênesis 1 não diz nada a respeito de como Deus criou o mundo, porque tem por assunto Deus, e não o mundo” (Ciência e Fé: novas perspectivas; ABU Editora S/C, 1997).

Eu mesmo tenho, no meu limitado círculo, tratado de defender com veemência (até extrema) a posição cientificamente correta e racionalmente aceitável, ou seja, a evolução (artigo publicado em 29-4-2005 no Jornal de Santa Catarina).

No entanto, como já disse, não é prudente que a ciência e seus representantes desqualifiquem, por vezes também através do JC, jocosa e levianamente argumentos outros, mesmo os puramente religiosos, ainda que eles possam ser tidos como sendo apenas de caráter abstrato e subjetivo, mesmo porque também a ciência não provou que Deus existe, tampouco conseguiu provar o contrário até hoje, e possivelmente nunca o fará.

Não estou todavia em absoluto querendo dizer que devemos arrefecer e ser coniventes frente a intransigente ação de alguns grupos que visam solapar o ensino científico nas escolas.

Fez bem, portanto, a Sociedade Brasileira de Genética em mostrar no seu manifesto de 5-5-05 que muitos teólogos não excluem a compatibilidade dos princípios evolucionários e os religiosos.

De fato, religião é e sempre será questão de fé, e assim sendo, abstrata e subjetiva. Já a ciência reúne há anos muitas evidências científicas que transformaram a Teoria da Evolução num fato científico, atualmente incontestável, como bem lembra o autor do Editorial da Science.

Diante disso, cabe sim à religião, especialmente ao cristianismo, no mínimo, reler e interpretar de forma menos literal os textos bíblicos de “Gênesis”. Negar a Evolução, seja onde for, escola ou igreja, significa privar o povo da verdade, e pelo que me consta, a mentira não é um princípio cristão.

Por outro lado, nós cientistas não podemos e não devemos ignorar que, no caso do Cristianismo, este desempenha incontestáveis funções sociais, morais, e espirituais que a ciência talvez nunca possa suprir.

Os princípios do Cristianismo norteiam a civilização ocidental, porém é fundamental que a sociedade deixe a ciência responder às questões científicas.

Seria conveniente estarmos cientes de que o relato de Gênesis, apesar de lindo, é poético, e que a Evolução, para os que preferem continuar “crendo” em Deus, não é incompatível com uma leitura inteligente e atualizada dos textos bíblicos.

Respeito e admiro todavia a opinião daqueles que preferem julgar ambas incompatíveis. Que possamos todos saudavelmente cultivar a livre expressão, desejável em ambientes democráticos, e agir como menciona Voltaire: "Não concordo com uma só palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte vosso direito de dizê-lo".

http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=29708
Heaven you will meet
Make a contribution

Bow to Leper Messiah"

Poindexter

• Visitante
« Resposta #19 Online: 13 de Julho de 2005, 20:51:05 »
Por quê o design teria que ser inteligente? Por quê o designer não poderia ser burro, ou sádico?

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 13 de Julho de 2005, 21:01:19 »
Porque os criacionistas dizem que é inteligente.

E por que eles dizem isso? Porque eles enxergam a natureza como projetada inteligentemente.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 13 de Julho de 2005, 22:09:26 »
Citação de: Huxley
Para se criticar o Design Inteligente basta citar o exemplo da existência do vírus da Aids.Nem adianta citar aquela analogia que também há falhas no design humano no projeto de um carro ou um elevador.O vírus HIV
nada mais do que é um ser com um design para destruir e apenas prejudicar outro organismo para conseguir manter seu status de parasita.Muito diferente de uma mera mutação prejudicial ou o mau funcionamento do airbag de um carro.Existe o recurso de dizer que
as intenções do Designer são insondáveis.Se as intenções do Designer são insondáveis, então ela é uma hipótese a prova de falseamento , o que caracteriza um típico raciocínio presente na pseudociência criacionista.

não sei rapaz, tendo em vista que madre maria de calcutá disse que a aids era um castigo divino para os promíscuos....

Offline Perseus

• Nível 22
  • *
« Resposta #22 Online: 13 de Julho de 2005, 22:32:16 »
Citação de: Poindexter
Por quê o design teria que ser inteligente? Por quê o designer não poderia ser burro, ou sádico?

Porque seus defensores são em geral, religiosos, que acreditam no tal Deus do amor e etc.

Um Deus criando vírus e pragas despropositadamente jamais se encaixaria no neo-criacionismo atual.
Heaven you will meet
Make a contribution

Bow to Leper Messiah"

rippclaw

• Visitante
« Resposta #23 Online: 13 de Julho de 2005, 23:26:08 »
Barbaridade só rindo dos argumentos de vcs.

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #24 Online: 13 de Julho de 2005, 23:37:34 »
Citação de: rippclaw
Barbaridade só rindo dos argumentos de vcs.

Fique tranquilo, os seus são muito mais engraçados! :roll:
"O mundo necessita de todos os tipos de mente trabalhando juntas." - Temple Grandin

http://falandodeautismo.com.br

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!