Autor Tópico: Por que Deus tem sempre que ser bonzinho?  (Lida 3655 vezes)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Por que Deus tem sempre que ser bonzinho?
« Online: 11 de Julho de 2005, 15:59:51 »
No cristianismo e no kardecismo Deus é a autoridade moral máxima que existe. Chega-se ao cúmulo de dizer que ele é infinitamente bondoso, seja lá como seja possível medir a bondade ou, pior ainda, medir alguma coisa infinita; pois ao que eu saiba, as únicas coisas consideradas infinitas, as diferentes classes de números e de funções, o são por extrapolação e não porque alguém contou.

Entretanto bondade, assim como beleza, é um juízo de valor muitas vezes fundamentado em cultura, contexto, momento; não é uma grandeza objetiva e mensurável da qual ninguém possa discordar. Caso contrário haveria consenso entre as diversas religiões que se dizem portadoras da mensagem do Deus todo-bondoso, em vez de discordâncias a respeito de coisas tão básicas quanto como, quando e por que se deve fazer sexo.

Aquilo em que as religiões costumam concordar é no que diz respeito a regras absolutamente necessárias para evitar a desintegração da sociedade, como a proibição do assassinato, por exemplo; e ameaças tão práticas e imediatas como essa não carecem de revelação divina para serem coibidas.

Fugindo um pouco da questão sobre se as religiões refletem ou não a sabedoria divina, vamos fingir que acrediamos que existe um Deus bonzinho. Que parâmetros temos para dizer que ele é bom se foi ele quem criou as regras? Precisaríamos de uma ética universal independente dele para podermos avaliá-lo, caso contrário classificar Deus como bom seria classificar Deus como Deus, e ser bom se reduziria simplesmente a tentar ser parecido com ele. Até aí não há nada de errado; só o esvaziamento do conceito de bondade, visto que se Deus fosse um psicopata canibal nós consideraríamos esse comportamento muito gentil.

O que é bem curioso é a incrível coincidência cósmica que faz com que o modelo de comportamento que um Deus único que não precisa se relacionar com nada seja o modelo de comportamento inicial para seres humanos sociais que precisam se relacionar uns com os outros. A idéia de uma ética baseada no "toma-lá-dá-cá" selecionado naturalmente não soa muito mais simples e direta?

Outra coisa é que mesmo os maiores ditadores do nosso mundo real se achavam portadores da moral. Se Deus existisse e fosse um ser mesquinho e egoísta no modelo dos deuses gregos ele também não assumiria esse posto? E como poderíamos julgar o que é certo e o que é errado o momento em que um fanático explode dezenas de inocentes no metrô de Londres porque acha que é a vontade de seu Deus? Em vez de se discutir se é certo matar, deveríamos estar nos questionndo agora se a mensagem que ele recebeu de Deus é genuína ou não.

(P.S.: Sinal dos tempos - hoje em dia até o genoíno é falso...)

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #1 Online: 11 de Julho de 2005, 16:35:46 »
Chega-se ao cúmulo de dizer que ele é infinitamente bondoso, seja lá como seja possível medir a bondade ou, pior ainda, medir alguma coisa infinita

Onde isso é dito na Bíblia?
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Re.: Por que Deus tem sempre que ser bonzinho?
« Resposta #2 Online: 11 de Julho de 2005, 16:39:06 »
Respondendo ao título do tópico:

Por que as pessoas crêem no que desejam ser verdade, e não no que ela é.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 11 de Julho de 2005, 16:40:00 »
Citação de: Snake
Chega-se ao cúmulo de dizer que ele é infinitamente bondoso, seja lá como seja possível medir a bondade ou, pior ainda, medir alguma coisa infinita

Sempre me disseram que deus era onibondoso. "E Deus, na sua infinita bondade..."...

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 11 de Julho de 2005, 16:49:30 »
Citação de: Snake

Nesse momento eu estava me referindo aos kardecistas na verdade.

Offline Cristão

• Nível 09
  • *
« Resposta #5 Online: 12 de Julho de 2005, 12:27:55 »
Deus é bondoso sim, assim como vocês são com seus filhos, se Deus não fosse tão bondoso não nos daria  a vida de seu filho... para nos salvar...
mas é claro que Deus também tem seus momentos de ira...
 :D  :)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 12 de Julho de 2005, 12:33:52 »
Todas as pessoas são bondosas com os filhos? E os pedófilos, os espancadores, os simplesmente desinteressados?
E se Deus fosse bondoso com seus filhos, ele não daria a vida de seu filho para nos salvar. Ele daria a própria vida. Ah, é, mas Deus é pai e filho... De qualquer forma, não é ele que é o tod-poderoso que cria as regras? Ele não poderia ter dado um jeito de nos salvar que não envolvesse tortura, sacrifício e sofrimento?

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #7 Online: 12 de Julho de 2005, 12:54:32 »
Citação de: Cristão
Deus é bondoso sim, assim como vocês são com seus filhos, se Deus não fosse tão bondoso não nos daria  a vida de seu filho... para nos salvar...
mas é claro que Deus também tem seus momentos de ira...
 :D  :)

Se Deus fosse tão bondoso não mataria tanta gente e não mandaria alguém pro inferno só por não acreditar nele (afinal, ele nunca deu uma prova de sua existência).
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 12 de Julho de 2005, 13:29:25 »
Gabriel, você não tem medo do castigo que deus prepara para você por ficar por aí cogitando sobre ele não ser bonzinho??? Eu hein....

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #9 Online: 12 de Julho de 2005, 13:38:50 »
se Deus não fosse tão bondoso não nos daria  a vida de seu filho... para nos salvar...

Essa história deus ter dado seu filho não tem cabimento. Não se pode dar algo e continual com ele. Ele pode ter encarnado e sofrido (segundo o que os cristãos acreditam) mas não DEU nada, não abriu mão de nada, não perdeu nada.

Deus não deu seu filho coisíssima nenhuma.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #10 Online: 12 de Julho de 2005, 13:39:40 »
Alguém pode me explicar como alguém pode dar algo e continuar tendo esse algo?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 12 de Julho de 2005, 13:48:25 »
Citação de: Marcelo Terra
se Deus não fosse tão bondoso não nos daria  a vida de seu filho... para nos salvar...

Essa história deus ter dado seu filho não tem cabimento. Não se pode dar algo e continual com ele. Ele pode ter encarnado e sofrido (segundo o que os cristãos acreditam) mas não DEU nada, não abriu mão de nada, não perdeu nada.

Deus não deu seu filho coisíssima nenhuma.

Pior ainda:

- ele "deu o filho", para "nos salvar" da arapuca que ele mesmo armou!!!

- qual a função exata desse martírio? Quero dizer, não poderia ter nos salvado, simplesmente dizendo "olha aqui, estão salvos. Sabe aquilo lá, do jardim do Éden, a maçã, coisa e tal..... pois é, não tá mais valendo".

Simplesmente não havia necessidade disso (ou ele não teria poder para isso?).... mas claro que impressiona mais, fazendo esse sacrifício, se fazer de herói sofredor (o que é um tanto dúbio, já que ao mesmo tempo um ser onipotente pode por vontade sofrer infinitamente e ter resistência infinita a todo sofrimento), salvando todos da própria armação.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 12 de Julho de 2005, 14:00:05 »
E Deus não podia ter colocado a maçã em um cofre?   :roll:  :P

Poindexter

• Visitante
Re: Re.: Por que Deus tem sempre que ser bonzinho?
« Resposta #13 Online: 12 de Julho de 2005, 16:16:01 »

Por favor, este é um fórum de respeito! Há menores lendo as mensagens! :x

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #14 Online: 12 de Julho de 2005, 16:22:40 »
Citação de: Danniel
Pior ainda:

- ele "deu o filho", para "nos salvar" da arapuca que ele mesmo armou!!!

- qual a função exata desse martírio? Quero dizer, não poderia ter nos salvado, simplesmente dizendo "olha aqui, estão salvos. Sabe aquilo lá, do jardim do Éden, a maçã, coisa e tal..... pois é, não tá mais valendo".

E ainda tem essa história de redimir pecados com sofrimento físico. Qual é a relação? Arbitrária, deus teria escolhido essa forma, pronto e acabou. Por que não escolheu jogar uma azeitona por cima do ombro? Ou três pulinhos em uma perna só? Ah, mas aí não ia ter tanto apelo emotivo...

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #15 Online: 12 de Julho de 2005, 16:24:54 »
Citação de: Poindexter

:D

Cara, eu juro que nem pensei nisso. hehehehe. Juro que eu não sou sempre tão inocente assim.

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #16 Online: 12 de Julho de 2005, 17:37:12 »
Deus é infinitamente bom porque ele diz (ou dizem que ele diz) que é. É a única "lógica", digamos assim, da coisa toda.
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 12 de Julho de 2005, 19:36:29 »

Pensei a mesma coisa. :lol:

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #18 Online: 12 de Julho de 2005, 22:30:03 »
Citação de: Ricardo Mioto

Pensei a mesma coisa. :lol:

Eehehehehehe. que mente polúída, se continuar assim, v/ não vão ter direito a salvação.
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 12 de Julho de 2005, 23:46:05 »
exato! eu me sinto ofendido com esse tipo de coisa  :x
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Tulkas

• Visitante
« Resposta #20 Online: 13 de Julho de 2005, 01:10:34 »
Gabriel meu filho, você acabou de afirmar aquilo que sempre defendo, só que de uma ótica teísta.

Se minha leitura corrida sobre aquilo que você escreveu me permitiu um entendimento correto, você disse que não há como classificar Deus dentro de um conceito de "bom" sendo que este conceito é determinado culturalmente, subjetivamente dentro de um momento e época específicos certo? O que é bom pra mim não é bom pra você, ou aquilo que é bom para nós pode não ser bom para nossos netos...

Bem, se esta lógica vale para não classificarmos Deus como "bom" vale também para não O classificarmos como "não-bom". Haja visto que esta sua posição excluiu a possibilidade de um "bom" absoluto e torna o termo relativo. Não há com que haver comparação, então Deus não é bom e nem não bom.

Contudo, há coisa é meio que lógica (tenho receio em usar o termo lógica para conosco, cristãos, mas tudo bem). Se Deus é nosso padrão, no que cremos por fé, não por meios comprobatórios empíricos e etc... logo, o que Ele faz é justo, bom e correto. Ele é nosso padrão, dentro de um mundo onde os absolutos foram excluídos.

Por isso Ele sempre será absolutamente bom.

Por isso e por vários motivos mais... mas dentro da sua colocação acho que é o que mais cabe.

Obviamente não espero que você ou mais alguém concorde, mas é.... uma posição.

Abraços.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 13 de Julho de 2005, 01:14:57 »
Normal, Tulkas (ou seria Maykon?), o causo é que é estranho que o comportamento de um Deus solitário seja apropriado para o comportameno de seres sociais. Seria como esperar que um tigre se relacionasse com outro tigre da mesma forma que uma zebra se relaciona com outra zebra.

Tulkas

• Visitante
« Resposta #22 Online: 13 de Julho de 2005, 01:40:36 »
Pode me chamar de Maykon. Tulkas é só uma homenagem ao personagem de mesmo nome do Silmarillion de Tolkien, que meus amigos existem em dizer que existem semelhanças entre nós.

Solitário? E o Filho e o Espírito Santo entram onde?

Vixe... melhor parar senão a conversa vai longe.

E mesmo que fosse solitário. Ele é Deus, em quem decidimos crer porque sim e pronto. É perfeito, e Seu modelo sempre será o melhor.

Enfim, o raciocínio é cíclico e não tem fim.

Abraços.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #23 Online: 13 de Julho de 2005, 02:08:19 »
Maykon, já leu o texto em http://www.infidels.org/library/modern/michael_martin/rape.html ?  Salvo engano meu, nele há uma interessante especulação sobre a origem da moral e o papel de Deus.

Eis um trecho:

Is Theistic Morality Necessarily Objectivist?
Let us assume for the moment that the Biblical position on rape is clear: God condemns rape. But why? One possibility is that He condemns rape because it is wrong. Why is it wrong? It might be supposed that God has various reasons for thinking rape is wrong: it violates the victim's rights, it traumatizes the victim, it undermines the fabric of society, and so on. All of these are bad making properties. However, if these reasons provide objective grounds for God thinking that rape is wrong, then they provide objective grounds for others as well. Moreover, these reasons would hold even if God did not exist. For example, rape would still traumatize the victim and rape would still undermine the fabric of society even. Thus, on this assumption, In this case, atheists could provide objective ground for condemning rape--the same grounds used by God.

Let us suppose now that rape is wrong because God condemns it. In this case, God has no reasons for His condemnations. His condemnation makes rape wrong and it would not be wrong if God did not condemned it. Indeed, not raping someone would be wrong if God condemned not raping. However, this hardly provides objective grounds for condemning rape: Whether rape is right or wrong would be based on God's arbitrary condemnation. On this interpretation, if atheists can provide no objective grounds for condemning rape, they are no worse off than theists. However, as we have seen, there is no reason to suppose that they cannot provide such grounds.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Res Cogitans

• Nível 14
  • *
« Resposta #24 Online: 13 de Julho de 2005, 03:09:57 »
Bem, se existisse uma moral absoluta ele existiria independente de Deus, pois se a moral está condicionada aos caprichos de uma entidade para existir ela não é absoluta. Se existisse um deus e uma moral absoluta, Deus que estaria condicionado a esta moral e não a moral condicionada a Deus.
"Conhecer a verdade não é o mesmo que amá-la, e amar a verdade não equivale a deleitar-se com ela" Confúcio

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!