Autor Tópico: Estimulador espiritual do cérebro  (Lida 2785 vezes)

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Estimulador espiritual do cérebro
« Online: 11 de Julho de 2005, 17:55:24 »
Estimulador espiritual do cérebro

Onde mora Deus, afinal? Na cabeça dos homens, naturalmente. Foi o que concluiu o psicólogo canadense Michael Persinger, que declarou anos atrás ter desencadeado, ao apertar um botão, sentimentos quase religiosos em voluntários ao sensibilizar certas regiões do cérebro por meio da Estimulação Magnética Transcranial. Desde então, entre estudiosos surgiram especulações sobre um "módulo neuronal para Deus".

Pehr Granqvist, da Universidade de Uppsala, Suécia, jogou um balde de água fria sobre os pesquisadores. Baseado no método de Persinger, Granqvist expôs novamente a mente dos quase 90 participantes de sua pesquisa a fortes campos eletromagnéticos. Nem a pessoa testada nem o coordenador, porém, sabiam em que momento a corrente magnética estaria ligada.

O resultado do teste foi surpreendente: cerca de 25% dos "enganados" relataram ter tido "um sentimento estranho", como se uma terceira pessoa invisível estivesse presente. Mas uma em cada duas pessoas viveu essa experiência espiritual com o estimulador cerebral desligado.

Um questionário respondido em seguida esclareceu que os espiritualistas estavam, de maneira geral, mais abertos a experiências sobrenaturais. Seria este apenas um efeito placebo? Não, retruca Persinger. Segundo ele, o método de Granqvist não seria comparável ao seu. Entre outras coisas, o tempo de exposição teria sido insuficiente para estimular o cérebro de fato.

Fonte: Revista Viver Mente & Cérebro

rippclaw

• Visitante
Re.: Estimulador espiritual do cérebro
« Resposta #1 Online: 11 de Julho de 2005, 18:08:07 »
Tendência religiosa é genética, mas o fator fenótipo funciona muito também. Isso naõ quer dizer que deus não exista.
O destino do homem está escrito nos genes, nós podemos alterá lo através do livre arbítrio, já que o que está nos genes é a tendência e não caminho certo para fazer.
Alias o presidente do genoma humano cre em deus

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
Re: Re.: Estimulador espiritual do cérebro
« Resposta #2 Online: 11 de Julho de 2005, 18:10:26 »
Aliás, o presidente do genoma humano crê em deus.

E daí? Isso é um problema pessoal dele e ninguém tem nada com isso.

rippclaw

• Visitante
« Resposta #3 Online: 11 de Julho de 2005, 18:11:53 »
Vcs acham que só ignorante crê em deus.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 11 de Julho de 2005, 18:15:35 »
Citação de: rippclaw

Onde alguém aqui afirmou isso?

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #5 Online: 11 de Julho de 2005, 18:17:59 »

Vocês quem? Se alguém afirmou isso aqui dirija-se especificamente a quem o fez. Acho até que acusações generalizadas como essa são contra as regras do fórum. Eu não penso assim e conheço a maioria das pessoas do fórum e sei que elas não pensam assim. Essa sua visão preconceituosa contra pessoas que você não conhece é algo bastante desagradável, acho que você deveria ser mais comedido em suas afirmações.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 11 de Julho de 2005, 18:21:03 »
"Não julgueis e não sereis julgado..."
"Não levantarás falso-testemunho..."

rippclaw

• Visitante
« Resposta #7 Online: 11 de Julho de 2005, 18:34:33 »
Stephen Dutch é geólogo e uma ativista cético. Em suas constantes discussões sobre ciência, ceticismo, evolucionismo e etc, Dutch recebe muitos emails irados como esse:

"Estou cansado dos que se apontam como experts e de sua atitude arrogante de quem sabe tudo. Porque vocês não ficam fora de coisas das quais não sabem nada? Vocês fazem parecer que sabem tudo e o resto de nós é estúpido"

Agora Stephen Dutch jogou o pano:

"Já vi esse script antes. Neste ponto eu deveria assumir uma postura humilde e dizer 'Tudo bem... nós não queríamos fazê-lo se sentir mal. Você é mesmo uma boa pessoa e um ser humano valioso e suas opiniões são importantes'.

Estou cansado desse jogo.

Nós não somos auto-intitulados experts. Nós somos experts de verdade.

Não é arrogância falar sobre o que você sabe profissionalmente. É arrogância rejeitar a opinião de um expert sem possuir expertise para tal.

Se ouvir os experts que dizem que você está errado faz você se sentir mal ou estúpido, este é um problema seu, não nosso. Procure um analista e trabalhe a sua auto-estima. Se você pensa que isso machuca seu ego tente passar meses trabalhando em um artigo científico e depois vê-lo ser rejeitado; algo por que passam os verdadeiros experts de vez em quando.

Nós não sabemos tudo mas sabemos mais à respeito de nossa área de conhecimento do que outras pessoas, especialmente pessoas sem treinamento nenhum.

A não ser que você possua evidências verdadeiras que suportem sua opinião, elas não contam.

Se você ouviu algo que conflita com o que você acha que sabe e não se importou em checar a informação então você não deveria se sentir estúpido. Você é estúpido.

Se você quer discutir com experts mas não quer investir tempo e esforço para se tornar um expert, você não é apenas estúpido. Você é preguiçoso também.

Se você pensa que estou desreipetando você, você está certo. Eu não tenho nenhum respeito por quem é desinformado e que fica nervoso quando alguém o contradiz, mas é preguiçoso demais para se informar e covarde demais para suportar rejeição, crítica e a possibilidade de mudar suas conviccções. Você não é uma boa pessoa. Ninguém que é preguiçoso e covarde pode ser chamado de "bom".

De onde você tirou a idéia de que é tão valioso? Há seis bilhões de nós por aí. Você não é único. Como exatamente você se convenceu de que está tão alto na escala cósmica das coisas para ser tratado como igual pelos experts sem se importar em adquirir, você mesmo, conhecimento?"

Como geólogo, Dutch certamente tinha criacionistas em mente. Eu diria o mesmo para certos conspiracionistas que obviamente nunca assistiram uma aula de física na vida e se escoram na sua ignorância para tentar nos convencer que o homem nunca foi à Lua.

Isso diz tudo

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 11 de Julho de 2005, 18:52:10 »
:?: Tudo o que?
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #9 Online: 11 de Julho de 2005, 18:53:14 »
Ok, Stephen Dutch perdeu a paciência com as críticas injustas.   E daí?  O que isso prova, ou mesmo evidencia, a não ser que muitos anti-evolucionistas são chatos?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
« Resposta #10 Online: 11 de Julho de 2005, 19:15:24 »

Você já conversou com ele para saber o por quê dele acreditar em deus?
Ele pode acreditar em deus por um motivo muito fraco, que nem a "autoridade" de seu nome segura.

Além disso, Dutch não está falando "eu estou sempre certo, tudo o que disser ,aceitem" ele diz "parem de achar que eu não sei do que estou falando", ou seja,a "autoridade" de alguém vale para saber que não falo inexperienciadamente, mas não para aceitar.

Há diferença entre respeito a "autoridade" e falácia da autoridade

Atheist

• Visitante
« Resposta #11 Online: 11 de Julho de 2005, 22:33:00 »
Tendência religiosa é genética, mas o fator fenótipo funciona muito também.

Fator fenótipo???

Você sabe o que é fenótipo?

E?

rippclaw

• Visitante
« Resposta #12 Online: 11 de Julho de 2005, 23:34:35 »
Fator fénótipo são fatores que não estão estipulados no dna dos genes, são fatores externos que podem alterar os genes, esses por sua vez provocam adaptação do indivíduo no meio e em alguns casos provoca a evolução se a deriva genética não for baixa. Evolução existe. O que não existe é evolução sem Deus.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #13 Online: 11 de Julho de 2005, 23:41:31 »
Fator fénótipo são fatores que não estão estipulados no dna dos genes, são fatores externos que podem alterar os genes, esses por sua vez provocam adaptação do indivíduo no meio e em alguns casos provoca a evolução se a deriva genética não for baixa. Evolução existe. O que não existe é evolução sem Deus.

Êta terminologia...

fenótipo é a característica observável do indivíduo.  Não é um "fator" e sim o resultado final, a expressão do genótipo - possivelmente afetada por fatores ambientais.

Se você nem entende os próprios termos que usa, não devia tentar debater.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Brudna

• Nível 18
  • *
    • Gluon
« Resposta #14 Online: 11 de Julho de 2005, 23:44:03 »
O que não existe é evolução sem Deus.

Poderia explicar essa sua afirmação? preferencialmente com exemplos.  :wink:

rippclaw

• Visitante
« Resposta #15 Online: 11 de Julho de 2005, 23:53:42 »
Fenótipo é observável em alguns indivíduos decorrente do ambiente que o molda e o especializa, isso pode ser o primeiro passo da evolução ou não.
A evolução jamais poderia ocorrer sem ter um juiz das mitose, meiose, zigotos e clivagens essas coisas são muito complexas são dezenas de milhares de células se dividindo onde apenas um erro pode fazer vc nascer vivo com o cérebro para fora do crânio ou outras coisas bem piores.
Acho que acreditar em sorte tem um limite.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #16 Online: 11 de Julho de 2005, 23:59:07 »
Fenótipo é observável em alguns indivíduos decorrente do ambiente que o molda e o especializa, isso pode ser o primeiro passo da evolução ou não.

Fenótipo é observável em QUALQUER indivíduo que EXISTA...

Offline Luis Brudna

• Nível 18
  • *
    • Gluon
« Resposta #17 Online: 11 de Julho de 2005, 23:59:17 »
A evolução jamais poderia ocorrer sem ter um juiz das mitose, meiose, zigotos e clivagens essas coisas são muito complexas são dezenas de milhares de células se dividindo onde apenas um erro pode fazer vc nascer vivo com o cérebro para fora do crânio ou outras coisas bem piores.

Você realmente acha que existe um coordenador em todas as interações biológicas que estão ocorrendo neste momento?

Um fantasmão interferindo com uma bactéria... "naaaaao.. nao Maria-Bacteria, nao troque transposons com sua amiguinha Josefina-bactéria neste momento!!!" ou interferindo em todas as infecções por vírus e as alterações genéticas que ocorrem no hospedeiro e no vírus?

Realmente acha?

Atheist

• Visitante
« Resposta #18 Online: 12 de Julho de 2005, 00:03:23 »
Fator fénótipo são fatores que não estão estipulados no dna dos genes, são fatores externos que podem alterar os genes,

Fatores que alteram genes (seja lá o que você quer dizer com isso) são agentes mutagênicos, recombinação, etc. Fenótipo é a manifestação de um genótipo. O mais perto que você pode chegar é se falar em epigenética, mesmo assim ainda é questionável.

esses por sua vez provocam adaptação do indivíduo no meio

O quê????

Você está falando em mutações direcionadas? Que tal exemplos e fontes?

Tá difícil entender o que você quer dizer, talvez seja melhor ser mais claro.

e em alguns casos provoca a evolução se a deriva genética não for baixa.

Er... Se a deriva for alta, o acaso é preponderante, e a evolução é aleatória. Não sei onde este argumento lhe ajuda... Principalmente com a citação abaixo:

Evolução existe. O que não existe é evolução sem Deus.

Isso contradiz o que você escreveu...

Mas que tal demonstrar deus, para depois conversarmos sobre a atuação dele na evolução? Por enquanto, a evolução acontece (seja por deriva genética ou seleção natural) sem qualquer necessidade de deuses...

Atheist

• Visitante
« Resposta #19 Online: 12 de Julho de 2005, 00:04:49 »

Uai... mas isso acontece!!

Se você estivesse certo, qualquer mutação seria benéfica e não haveria 5000 síndromes genéticas em humanos...

Prove deus e continuamos... Caso contrário, lamento, mas a biologia não precisa disso.

Atheist

• Visitante
« Resposta #20 Online: 12 de Julho de 2005, 00:06:37 »
Citação de: Luis Brudna

Você realmente acha que existe um coordenador em todas as interações biológicas que estão ocorrendo neste momento?

Um fantasmão interferindo com uma bactéria... "naaaaao.. nao Maria-Bacteria, nao troque transposons com sua amiguinha Josefina-bactéria neste momento!!!" ou interferindo em todas as infecções por vírus e as alterações genéticas que ocorrem no hospedeiro e no vírus?

Realmente acha?

Ou então na evolução viral:

Sim, agora que há dois tipos de vírus infectando esta célula, os pedaços 1, 2 e 3 de DNA do vírus A vão se juntar com os pedaços 2 e 4 do vírus B para formar um novo vírus... Não, pedaço 1 do vírus B, você continua com os seus companheiros...

rippclaw

• Visitante
« Resposta #21 Online: 12 de Julho de 2005, 00:29:13 »
Como vcs acreditam na sorte incrível.
Deus age através das leis da física, a gravidade não é apenas gravidade

Atheist

• Visitante
« Resposta #22 Online: 12 de Julho de 2005, 00:31:59 »

Provas?

Qual deus?

Por que o deus que você acredita é real e outros não?

E por aí vai... Isso não termina. Você não consegue provar. Enquanto isso, aguardamos.

Offline Luis Brudna

• Nível 18
  • *
    • Gluon
« Resposta #23 Online: 12 de Julho de 2005, 00:34:52 »

Aaahhh.. deixa eu ver se entendi. Se você vai ser atropelado e seu deus não quer, a gravidade vira anti-gravidade e tóooinnn... vc é salvo?

:roll:

rippclaw

• Visitante
« Resposta #24 Online: 12 de Julho de 2005, 00:39:09 »
Já ouviram falar de física quântica.
Ela defende que se viajarmos no tempo, nossas ações lá não alterarão as coisas no presente pois as coisas sempre darão um "jeito", para que o presente não se altere, ex: se vc for matar um cara que vc sabe que matará seu pai, vc sempre que tentar não achará o homem por várias razões.
Vcs não achão isso incrível demais e parecendo estar friamente calculado?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!