Autor Tópico: Fake ou procedimento médico?  (Lida 7533 vezes)

Offline Lion

• Nível 35
  • *
Fake ou procedimento médico?
« Online: 02 de Maio de 2009, 19:39:55 »
Encontrei essa foto em um site cujo conteúdo não é o mais adequado  ::) por isso vou omitir a fonte, mas o caso é que na descrição da foto constava que se tratava de um procedimento médico para preservar a mão do sujeito até que a região do pulso estivesse preparada para recebê-la novamente.  Ainda segundo o site o cara teve a mão decepada por uma serra.   

Esse procedimento existe ou se trata de um fake?  Pessoalmente achei esse lance meio bizarro/suspeito....

Se for fake alguém poderia mandar esse meu post lá para o “ Tópico nonsense com Imagens!”  :P

Offline EVO

• Nível 00
  • *
Re: Fake ou procedimento médico?
« Resposta #1 Online: 02 de Maio de 2009, 21:14:04 »
Totalmente possível, já vi relatos usando dedos, mas mãos inteiras é a primeira vez... provavelmente usaram as árterias e veias axilares nesse caso

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #2 Online: 03 de Maio de 2009, 18:46:24 »
Qual o nome deste procedimento?

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #3 Online: 03 de Maio de 2009, 21:11:52 »
Procurei referências sobre isso hoje à tarde, não encontrei nada.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
« Resposta #4 Online: 04 de Maio de 2009, 10:45:42 »
É possível... mas teríamos que sabor o porquê.
Só se justificaria caso o braço, da qual a mão foi arrancada, estivesse sendo reconstruída, para poder recebe-la novamente.
Então, para preservar os tecidos, nada melhor que no próprio corpo.

Alguém se lembra da orelha no braço?

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #5 Online: 04 de Maio de 2009, 15:17:23 »

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #6 Online: 08 de Maio de 2009, 00:17:51 »
Procurei referências sobre isso hoje à tarde, não encontrei nada.

Eu também procurei informações sobre isso, não achei nada, nem outras fotos nem artigos, nadinha..... Teoricamente parece possível esse tipo de procedimento, mas permaneço com o pé atrás, um caso como esse não passaria sem ser documentado...

Algum tempo atrás achei outra foto igualmente estranha.... Era a foto de um recém-nascido cujo intestino tinha se desenvolvido não dentro de seu corpo, mas do lado de fora.... Na época fiquei pensando que se tratava de mais um designer demonstrando seu talento na alteração de fotos, mas depois de fazer uma pesquisa constatei que na verdade era uma anomalia chamada de “gastro-alguma-coisa”  :P e que existem vários casos registrados..... Segundo um artigo que li o qual tinha várias fotos, em casos como esse o bebê se desenvolve (ainda no útero da mãe) com o intestino do lado de fora do abdômen então o intestino sofre alterações ficando muito inchado..... O tratamento resumidamente é o seguinte: colocar o intestino do bebê dentro de uma bolha para que esse não entre em contato direto com o bebê e esperar o bebê adquirir certo tamanho e o intestino desinchar um pouco então é realizada uma cirurgia para introduzir o intestino do bebê dentro do abdômen... Se não me falha a memória o procedimento é esse.....

Bom...... citei esse exemplo apenas para demonstrar que apesar de ser um procedimento estranho para uma pessoa como eu que não pertence ao meio médico ele foi documentado ao contrário dessa mão implantada.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #7 Online: 08 de Maio de 2009, 09:30:22 »
Gastrosquise. Já vi vários casos.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #8 Online: 09 de Maio de 2009, 15:11:24 »
Passado o período de recuperação após a cirurgia para recolocar o intestino no lugar a criança leva uma vida normal ou essa gastrosquise deixa consequências?

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #9 Online: 09 de Maio de 2009, 19:47:36 »
Conheço um adulto que vive normalmente, sem sequelas.

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #10 Online: 22 de Outubro de 2010, 22:43:07 »
Franciscodog,
Você é médico, correto? Qual a sua opinião sobre esse assunto?

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 22 de Outubro de 2010, 22:58:41 »
Sinceramente? Não sei se é fake, mas o trabalho para implantar a mão ali é quase o mesmo de colocar no local. Talvez aguardando enquanto uma prótese é colocada no pulso, ou talvez um enxerto...

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 23 de Outubro de 2010, 00:53:49 »
Sinceramente? Não sei se é fake, mas o trabalho para implantar a mão ali é quase o mesmo de colocar no local. Talvez aguardando enquanto uma prótese é colocada no pulso, ou talvez um enxerto...

Ou para facilitar as coçadas nas axilas! :biglol:
Foto USGS

Offline Sofista

• Nível 12
  • *
« Resposta #13 Online: 23 de Outubro de 2010, 01:10:57 »
A imagem pode ser real, mas  para poder dizer se é fake ou não, alguem que entenda de fotografia poderia responder melhor que um médico!!!
Quem sou eu?Entre os crente sou ateu, entre ateus sou um crente.

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #14 Online: 23 de Outubro de 2010, 12:35:14 »
Hum, muito estranho
normalmente nas amputações traumáticas o reimplante é feito em primeiro tempo, pois quanto mais precoce melhor.
Tecnicamente acho possível implantar a mão alí, basta ter arterias e veia adequadas, obviamente vai haver um encurtamento de tendões, lesão óssea, etc..
Porém não consigo imaginar porquê não reimplantar direto no braço

PS- já participei de reimplante de mão antes e nunca vi isso, mas vou conversar com a equipe que faz esses procedimentos e volto para informar
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #15 Online: 25 de Outubro de 2010, 15:44:05 »
Bom pessoal, só para dar um retorno
Procurei na litteratura e não achei nada, porém por ser uma sub-sub especialidade é mais difícil achar mesmo.
Conversei com o pessoal da Plástica reconstrutora e eles falaram ser tecnicamente viável, porém também não conseguiram imaginar uma situação em que isso fosse desejável, já que toda a aprte de microcirurgia não poderia ser feita.  Ou seja, mesmo que a mão "madurasse" provavlemtente não se conseguiria num segundo tempo coloca-la no lugar ficando funcionalmente viável.
Me falaram que usam isso na cirurgia plástica para mamilos em mamoplasitas reconstrutoras( implantam no abdômen), quando da espera de enxerto "maturar".
Enfim, tenho um colega de turma que é cirurgião de mã, vou tentar falar com ele
Abraços
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline Sofista

• Nível 12
  • *
« Resposta #16 Online: 25 de Outubro de 2010, 17:35:42 »
Depois olhando de novo, acho que mão esta boazinha demais pós uma amputação tão drastica, teria algumas áreas de necrose, alteração na coloração, mas ela esta muito perfeitinha.
Ta cheirando montagem... :?
Quem sou eu?Entre os crente sou ateu, entre ateus sou um crente.

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #17 Online: 25 de Outubro de 2010, 17:59:19 »
Boa observação  :ok:

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 18 de Novembro de 2010, 20:36:37 »
Notícia nova. Acho que agora o caso está resolvido!

http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI188699-17770,00-MEDICOS+ENXERTAM+MAO+DE+GAROTA+NA+PERNA+PARA+FUTURO+TRANSPLANTE.html
Médicos enxertam mão de garota na perna para futuro transplante

Compartilhe
15
Menina que teve mão decepada só se recuperou após ficar três meses com órgão preso à perna
por Redação Galileu
 A chinesa Ming Li, de nove anos, caminhava para a escola quando teve sua mão esquerda decepada ao ser atropelada por um trator. Os médicos chineses acreditaram que a mão poderia ser salva, mas o braço estava muito machucado para que o implante fosse feito com sucesso. Para que os tecidos da mão não morressem, os médicos enxertaram o órgão em uma das pernas da garota.

A mão de Ming Li só foi implantada de volta em seu braço três meses após o acidente, quandos os médicos avaliaram o tecido não sofreria rejeição por causa do ferimento.

Mão da garota ficou ligada ao corpo pela perna
O médico Hou Jianxi, porta-voz do hospital de Zhengzhou, local do acidente, afirma que o transplante da mão de volta para o braço foi bem sucedido. "Quando ela chegou ao hospital, a mão estava completamente fora de seu braço. Era muito assustador", disse ele, em entrevista ao jornal Zhoukou Evening Post.

Segundo o médico, citado em reportagem do Orange News, ela já consegue mexer o pulso e o sangue voltou a circular normalmente no braço e na mão. "Com a terapia e mais algumas cirurgias de reparação, Ming Li será capaz de fazer a maioria das atividades sem problemas", disse Jianxi.

>> Siga a Galileu no Twitter

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 18 de Novembro de 2010, 20:38:26 »
A garotinha já com a mão reimplantada no local:

Da reportagem original:

http://web.orange.co.uk/article/quirkies/Girls_hand_grafted_onto_her_leg

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #20 Online: 18 de Novembro de 2010, 22:11:03 »
Notícia nova. Acho que agora o caso está resolvido!
Caso encerrado!  :ok:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!