Autor Tópico: Eu sou uma outra pessoa  (Lida 1977 vezes)

Offline ronysalles

• Nível 15
  • *
  • livre para aprender.
Eu sou uma outra pessoa
« Online: 17 de Maio de 2009, 15:33:05 »
O que está abaixo é uma resposta a um amigo crente. Sugerindo que eu deveria ouvir sua mensagem espiritual, ele me envio uma historinha de um cachorro e um mendigo:
http://amizadeverdadeira-amizade.blogspot.com/2009/02/serapiao.html

Após ter lido atenciosamente sua mensagem, eu lhe envie a seguinte resposta:

Eu sou uma outra pessoa

Como sempre, você é uma pessoa muito poética. Vejo que você procura convencer por meio do lado emotivo. Isso não é ruim. Acho que é uma maneira muito eficaz quando se quer tocar alguém a partir dos sentimentos. No entanto, há coisas que requer praticidade e raciocínio lógico, por exemplo: dirigir um carro, seguir uma receita de comida etc.

Mas não estou a dizer que não gostei da mensagem, pelo contrário, aprendi coisas interessantes com a metáfora do cachorrinho e do mendigo.

Pelo o que entendi, também, é que o cachorrinho representa a pessoa que pensa como eu (agnóstico, ateu, cético etc.); e o mendigo representa o missionário, aquele que quer passar uma mensagem... Você sabe, em textos de sentidos múltiplos, a gente pode tirar várias conclusões, afinal, não é um texto cientifico, e sim poético, portanto considere caso eu não tenha interpretado como você.

Repetindo: eu gostei da mensagem... É uma mensagem POÉTICA, muito bonita, inclusive estou pensando em recriá-la com minha própria versão (remover a parte mística e pôr a humanística)

Levando em conta sua boa intenção, eu só tenho a agradecer, ou seja, você deseja coisas boas pra mim; querer que exista um super-herói celestial que tome conta de todos nós, não somente de você, mas de todos nós, é um sentimento bom... Não é egoísta, você quer que todos possam usufruir dessa força positiva. Isso me deixa feliz... que bom que você pensa assim.

Quando alguém me diz: “vai com Deus!”, eu respondo: “muito obrigado!”. Eu traduzo essas palavras como algo de bom pra mim, não há por que rejeitá-las.

Eu só não entendo uma coisa: por que os crentes (católicos, evangélicos etc.) fazerem tanta questão de que eu ACREDITE em um ser sobrenatural? Eu gostaria de saber se isso muda alguma coisa. Acaso eu não sou uma pessoa de bem? Mudaria alguma coisa em meu caráter se eu cresse em um ser sobrenatural, mesmo sabendo que pra mim isso não faz sentido? O fato de eu acreditar sinceramente no amor, no altruísmo, no respeito, na bondade etc. não é o bastante pra nós que somos humanos?

Ou será que seria ético em eu dizer: “tá bom, então eu vou acreditar”. Mas apenas da boca pra fora. Isso é justo? Isso é certo? Do que adianta eu dizer: “agora eu vou acreditar em um deus”. Isso muda alguma coisa?

Quantas pessoas nesse mundo não dizem que acreditam em deuses, mas estão longe de cumprir o mínimo de nossos códigos de ética (respeitar, cumprir deveres, reconhecer o direito dos outros etc.)

Se alguém diz: “Eu acredito em deus”. Eu respondo: “ótimo, se é assim que você prefere; tudo bem!”. Ou seja, eu não vejo diferença. E daí, se alguém acredita e eu não. Qual é ponto culminante nisso?

Acaso o deus dessas pessoas ficaria com raiva de mim só por eu ser SINCERO; acaso o deus dessas pessoas me condenaria só porque eu estou falando francamente. Que deus é esse?

Já imaginou! Eu lá no inferno, alguém me pergunta: “por que você foi condenado”? Eu respondendo: “Rapaz, só porque eu fui sincero. Só porque eu falei o que sentia.  Isso é justo?”

Eu aprendi que na vida as pessoas têm preferências diferentes; pensam diferente; gostam de coisas diferentes; discordam umas das outras. Isso é a VIDA. Por ter aprendido que o mundo é assim, aprendi também que não é certo querer que a minha maneira de vislumbrar a vida seja igual pra todos.

E nessa questão de crença em seres sobrenaturais, eu não vejo sentido algum... Acredito no ser humano, é ele quem faz e desfaz as coisas que estão ao seu alcance. Se existe alguém “lá”, no céu, no paraíso... Eu só posso dizer uma coisa: “eu não sei”; não posso me obrigar a mim mesmo a dizer: “eu conheço deus, Ele fala comigo, eu escuto ele, ele me chama, ele faz as cosias pra mim”; não dá. Pois se assim eu fizer, eu estarei sendo mentiroso, traidor, antiético, porque não é verdade; eu não consigo crer cegamente, só por crer.

O argumento de que a Natureza é a presença de Deus não vale muito pra mim. Pra mim natureza é natureza; duendes, gnomos, fadas, anjos, deuses, espíritos, fantasmas etc. são outras coisas: misticismo. Não há como eu ver de outra forma. Nunca tive contato com nenhuma dessas entidades, exceto na literatura. E se esse argumento tiver validade, não podemos deixar de fora as doenças, os terremotos, as tisunamis, as imperfeições do corpo humano...tudo isso faz parte da natureza. Deus quis assim? 

Meu caro amigo, se Deus fala com você, e comigo não, eu peço desculpas. A gente não pode tomar a nossa própria experiência de vida e aplicar ao outro. Ou seja, se você ouve, fala, escuta, sabe etc. Não esqueça! é com VOCÊ, e não comigo. No dia em que Deus resolver falar comigo, amigavelmente, não vejo problema nenhum em respeitar, ouvir, e até seguir suas sugestões, do contrário não vejo por que.

Mas não esqueça, eu sou um agnóstico “cristão”. Ou seja, eu considero muitas coisas ensinadas por Jesus. Ele deixou muitos ensinos filosoficamente importantes, tal como Sócrates, Aristóteles, Espinosa; Ghandi, Madre Teresa etc., mas apenas considero aquilo que é REAL, o sobrenatural são para os homens de fé, e não pra mim que sou um homem do tipo Tomé.

Acho que mereço usufruir de meus direitos, não é?

Um abraço! Não deixe de enviar suas mensagens. Aquilo que for interessante, eu considero. Não é assim o ser humano?

Assista a esse pequeno vídeo de 5 minutos.

« Última modificação: 17 de Maio de 2009, 15:35:06 por ronysalles »
“A maior decepção de um crente fervoroso seria, ao chegar no céu, vê um ateu”. ronysalles

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
Re: Eu sou uma outra pessoa
« Resposta #1 Online: 29 de Dezembro de 2009, 09:17:11 »
ronysalles

Mas não esqueça, eu sou um agnóstico “cristão”. Ou seja, eu considero muitas coisas ensinadas por Jesus. Ele deixou muitos ensinos filosoficamente importantes, tal como Sócrates, Aristóteles, Espinosa; Ghandi, Madre Teresa etc., mas apenas considero aquilo que é REAL, o sobrenatural são para os homens de fé, e não pra mim que sou um homem do tipo Tomé.

:ok: :arrow:  :!: :) Excelente tese a sua :!: :idea: :!: :idea: :!: E o vídeo está muito bom.
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Palmito

• Nível 02
  • *
« Resposta #2 Online: 22 de Janeiro de 2010, 10:08:39 »
grande parte das religioes possuem ensinamentos sabios, de viver a vida honestamente, amando ao proximo, mas no que se diz na parte da doutrina/dogmas, é a pura criação do homem..
e é justamente porisso que o homem pode viver sem ter uma crença, mas o ideal é se viver com principios.. :wink: :biglol: :hihi: :lol: :lol:

Offline CTHULHUZINHO

• Nível 10
  • *
  • O R'lyeh!
« Resposta #3 Online: 22 de Janeiro de 2010, 10:16:20 »
grande parte das religioes possuem ensinamentos sabios, de viver a vida honestamente, amando ao proximo, mas no que se diz na parte da doutrina/dogmas, é a pura criação do homem..
e é justamente porisso que o homem pode viver sem ter uma crença, mas o ideal é se viver com principios.. :wink: :biglol: :hihi: :lol: :lol:
Mas os princípios (morais) não dependem de religião ou crença, certo?
Ph'nglui mglw'nafh Cthulhu R'lyeh wgah'nagl fhtagn!

Offline Palmito

• Nível 02
  • *
« Resposta #4 Online: 22 de Janeiro de 2010, 10:37:16 »
exato, foi o que eu disse..
o ser humano nao precisa de uma crença para viver, porem se todos possuissem os bons principios, com ctza nosso mundo seria um lugar melhor para se viver! apesar de fazer lavagem cerebral nas pessoas, uma ou outra coisinha que é ensinada nas religioes é algo reaproveitavel..que no caso são as mensagens de amor ao proximo,etc..
mas na parte de dogmas/doutrinas, prefiro ser um Jedi e acreditar na Força! hehehehe!!

e que a Força estejam com voces amigos.. :biglol: :biglol:

Offline Berehit

• Nível 05
  • *
« Resposta #5 Online: 22 de Janeiro de 2010, 11:51:51 »
Li de 17 Mai 2009, e muito me atraiu a pessoa de RonySales, porque embora sob um nome cifrado ou oculto, Rony expressa de si, e do seu interior brota o que está escrito abertamente (como :o abrir da alma!).
Assim repito alguns versos de sua mensagem, para em relembrar  em estabelecer o elo e  acompanhar da continuidade das “águas do Rio ou Fonte”, onde particularizamos (“uma gotinha”), como um começo, .... mas, que deve ser tratado como : Quando tudo começou para Rony?
Eu só não entendo uma coisa: por que os crentes (católicos, evangélicos etc.) fazerem tanta questão de que eu ACREDITE em um ser sobrenatural? Eu gostaria de saber se isso muda alguma coisa. Acaso eu não sou uma pessoa de bem? Mudaria alguma coisa em meu caráter se eu cresse em um ser sobrenatural, mesmo sabendo que pra mim isso não faz sentido? O fato de eu acreditar sinceramente no amor, no altruísmo, no respeito, na bondade etc. não é o bastante pra nós que somos humanos?

Já imaginou! Eu lá no inferno, alguém me pergunta: “por que você foi condenado”? Eu respondendo: “Rapaz, só porque eu fui sincero. Só porque eu falei o que sentia.  Isso é justo?”

O argumento de que a Natureza é a presença de Deus não vale muito pra mim. Pra mim natureza é natureza; duendes, gnomos, fadas, anjos, deuses, espíritos, fantasmas etc. são outras coisas: misticismo. Não há como eu ver de outra forma. Nunca tive contato com nenhuma dessas entidades, exceto na literatura. E se esse argumento tiver validade, não podemos deixar de fora as doenças, os terremotos, as tisunamis, as imperfeições do corpo humano...tudo isso faz parte da natureza. Deus quis assim?

Um abraço! Não deixe de enviar suas mensagens. Aquilo que for interessante, eu considero. Não é assim o ser humano?

Li e muito me atraiu a pessoa de RonySales
Se perguntará ou se dirá:
-Hoje, quando é encaminhada uma nova mensagem, em relação a tua mensagem, que acima se faz lembrança;
Ou -No dia e hora, quando os teus pais e parentes e amigos da família e também aos estranhos, estavam naquele lugar na hora do teu nascimento; e quando todos se alegraram...
Mas, porque um estranho à família se alegrou com a tua? 
Ou -Porque viu ? e antes, ouviu o teu chorar anunciando da tua entrada no mundo, e todos, e também o estranho viu como:  É Bom! Maravilhoso!... Porque : Rony é única entre toda a diversidade de formas e dons, dentro de um universo tão extenso ?;
Ou -No dia da eternidade, quando a “Criação se fez” ou quando o “Big Bang” teve Seu princípio...;
Ou -No momento dO Eterno quando pensou (Lhe veio a idéia) ou quando o acionador ou princípio da ação de explosão deu princípio ao “Big Bang”...;
Mas,- Quando e como tratar os quadros ?
Vamos enveredar nas tantas opiniões gerais dos homens e seus penamentos, todos frágeis, em seus resultados, tão ineficazes em relação eles mas, essencialmente ao que importa a ti;... que segundo o teu pensar, tratar, regar, enraizar,... formará o fruto em ti! será totalmente diferenciado...
-Tu podes se tornar uma Rosa, um espinheiro, um cordeiro(a), um leão, uma cobra, uma aguia, um herói, um santo, um perverso, um cruel, um amoroso, um rancoroso... entre as referências do natural (porque, em verdade, antes são: espírito...);
Qual das formas de pensar, ou seja qual dos fundamentos eu estruturarei para a minha casa?
-Colocarei minha casa (permanente?) em baixo de um terreno em potencial para cair sobre ti? (-Isto vale também, em paralelo, para o espiritual da tua casa: de madeira ou alvenaria onde tu estás dentro e reside... Também vale para os pensamentos que seguem..:)
-Colocarei minha casa em lugares baixos que as chuvas (palavras soltas) alagarão?
-Construirei São Francisco (uma cidade) sobre “placas tectônicas” prontas a destruir...?
-Farei ou não farei, pensarei.....
Assim recebemos o dom de pensar, ponderar, julgar, tomar decisões;
-Um dirá com gratidão: É dom, e sei que eu recebi !
-Outro dirá na minha força eu vou em frente não tenho nada a agradecer à ninguém...
Alguém à outro dirá : Se levantares a tua voz para O TEU PAI, POR ninguém mais vais ter respeito: nem à criança, ao adolescente, ao jovem, ao maduro, ao velho, ao teu marido e à tua esposa... Tu terás sempre as tuas razões justificadas por ti mesmo.
Toda a exposição que lemos, vimos, e ouvimos, nos conduzirá a pensar, meditar, ponderar,..julgar, e tomar direção ou caminho..
É falar assim..., de religião? Ou estamos falando das conseqüências, em fatos de tudo que cotidianamente, temos observado e comprovado...Talvez possamos dizer : “É a ciência (do cientista) do bem viver em plena coerência, da vida que segundo o universo e o planeta nos estabelece e nos impõe; sob restrições ou leis, e desde : O Big Bang...ou antes dele...
O Ser sobrenatural sempre brotará em ti, seja dO Bom, ou seja dO Mal; tudo que se chama habitualmente por natural, ou real, é (antes da forma, ou da sua manifestação: espírito) dO espírito que te conduz (e tu está sob O Seu domínio...; mas, tu não tem discernimento até aqui).
Assim encontrarás de Quem os heróis como os que tu citaste falaram e experimentaram (não só falaram, mas, falam, e sim : antes ecoam!) Tu mesmo terás que experimentar do que aqui NÒS FALAMOS, E SE OUVIRES QUEM CONTIGO FALA ...; então verás e saberás : porque antes e fora DESTES, os teus pensamentos estão soltos, ao vento... e tu quer segurá-los; mas, não dá!

Offline Berehit

• Nível 05
  • *
« Resposta #6 Online: 22 de Janeiro de 2010, 14:20:24 »
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2010, 15:08:39 por FZapp »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!