[...]
Eu, particularmente, acho que isto é combinado. O cara bota o dedo na cara, fala e a pessoa apaga. Tá parecendo um Vulcano!!! 
[...]
Parece. A diferença é que os vulcanos põe as mãos no ombro da pessoa, perto da cabeça. 
Chama-se signo-sinal e é algo combinado na sessão de hipnose. A primeira sessão é um pouco demorada e o Giga já postou algumas coisas a respeito, porém, quando a pessoa já se encontra em transe, você dá a ela um sinal que pode ser uma palavra, um gesto ou uma combinação dos dois. A partir de então, basta o sinal para a pessoa entrar em transe. Em pessoas mais sugestionáveis, pode-se conseguir a inserção do sinal durante uma apresentação, já que a pessoa encontra-se em estado pré-hipnótico (ou já hipnotizado) só de assistir ao show. Outros sinais podem ser colocados durante cultos evangélicos (em que a pessoa fica "endemoniado") ou em terrenos de candomblé, quando recebem um espírito ou a pomba-gira, em que o som do batuque se torna o sinal.
Quando eu fazia hipnose, na época da faculdade, do outro lado da sala de aula (em U) fazia um gesto em uma colega entrava em transe (depois ela mesma saía, já que não entrava em um estado profundo, e ficava aborrecida comigo...

), porém isso é algo totalmente errado de se fazer, não se deve brincar com isso.