Malthus, Toynbee, etc.
Tetlock fez um estudo nos anos 80, no qual examinou 27.451 previsões de 284 acadêmicos. Baseado nos estudos, Dan Gardner publicou um livro, este:
https://www.nytimes.com/2011/03/27/books/review/book-review-future-babble-by-dan-gardner.htmlAqui tem mais algumas adivinhações semelhantes:
https://computerworld.com.br/2012/10/23/oito-previsoes-tecnologicas-que-nao-emplacaram/"Um foguete nunca será capaz de sair da atmosfera da Terra" - New York Times (1936)
"Não há a menor indicação que a energia nuclear algum dia será alcançada. Isso significaria que os átomos poderiam ser destruídos sempre que fosse necessário" -
Albert Einstein (1932)
"Este 'telefone' tem contratempos demais para ser considerado um meio de comunicação. Este dispositivo não tem nenhum valor para nós" - União Ocidental (1876)
"Viajar em alta velocidade sobre trilhos não é possível porque os passageiros, sem poder respirar, iriam morrer de asfixia" - Dr. Dionysius Lardner (1830)
"Eu acho que há um mercado mundial para talvez cinco computadores" - Thomas Watson, presidente da IBM (1943)
"Vão descobrir que os raios X são uma mentira" -
Lord Kelvin, presidente da Sociedade Real (1883)
"Todos que conhecem o assunto irão reconhecer que é uma falha conspícua" - Henry Morton, presidente do Instituto de Tecnologia Stevens, sobre a lâmpada de Thomas Edison (1880)
"O cavalo está aqui para ficar, mas o automóvel é apenas uma moda" - Presidente do Michigan Savings Bank sobre a Ford (1903)
"A televisão não irá durar porque as pessoas logo se cansarão de ficar assistindo uma caixinha todas as noites" - Darryl Zanuck, produtor de filmes da 20th Century Fox (1946)
"Não há razão para ninguém ter um computador em casa" - Ken Olson, presidente da Digital Equipment Corporation (1977)
"Se o fumo excessivo tem um papel na produção de câncer pulmonar, é algo pequeno" - W. C. Heuper, Instituto Nacional de Câncer (1954)