"O livro negro do comunismo", porque além de mostrar as atrocidades do comunismo alertando as pessoas para a maldade desse corrente, também tem parte em que explica os sofistas de antes de tomar o poder fazendo uma atuação do tipo quanto pior e demonizando um bando de pessoas criticando tando se elas agiam quanto se elas agiam mal, falando até que quando agiam bem eram do que quando agiam bem, insinuando para as massas que era uma culpa e escolha pessoal delas criminosamente, pois os comunistas mais cultos sabiam que não era assim,e insinuando que havia uma abundancia escondida (nisso mesmo os comunistas mas cultos até acreditavam) e sendo sem nenhum problema técnico e depois o livro mostra em que deu isso junto com a ideia de que se tinha que derrubar demais o que eles chamavam de "Estado burguês" coisa que deu origem ao unipartidarismo. E a parte contando as atrocidades também é muito importante, pois conscientiza as pessoas da memoria de uma coisa muito séria.
Já que era para citar só um livro eu estava em dúvida sobre qual livro sobre o assunto, se os volumes 2 e 3 da bibliografia de Trotsky ou bibliografia de Isac Deustcher, se o livro "A sociedade aberta e seus inimigos" se o livro de Raymond Aron, "O marxismo de Marx", se o livro "História concisa da revolução russa" de Richard Pipes, se um dos dois volumes do "Arquipélago Gulag" mas eu acabei achando melhor, "o livro negro do comunismo" mesmo. No caso do "A sociedade aberta e seus inimigos" o Karl Popper é diplomático demais, os 3 livros da bibliografia de Trotsky de Isac Deustcher e o da bibliografia de Stalin do mesmo autor, fala demais da parte comunistas das vítimas de Stalin, e pouco das vitimas não-comunistas, ou mesmo pouco das vitimas com carnê de comunistas mas sem ser intimamente comunistas e que tinham que ter o carnê para poder ter certos cargos e/ou por motivos infiltrativos. Na verdade ao falar pouco dessas vitimas, esses livros em parte estão considerando que as vitimas não sinceramente comunistas, não são humanas ou então não são pessoas. Apesar disso, esses livros explicam muita coisa. Mas esse lado ruim atrapalha.
Já os outros livros citados não tem esses lados ruins, e entre esses eu acabei escolhendo o "Livro negro do comunismo" mesmo....