Bem, eu não disse isso. Mas mesmo assim os gregos evidenciam essas atividades. O teatro como o conhecemos começa lá (no Ocidente, claro); o direito também, o exército organizado também, as técnicas de engenharia também, e assim por diante...
Obviamente em termos de civilização somo s ciilizações completamente diferentes, mas os alicerces estão aí. Assim como os olmecas para os aztecas, e assim por diante.
Não tem que nos surpreender, assim como as espécies, as civilizações evoluem.
O teatro ocidental não vem realmente da Grécia. Isso é mito. O teatro ocidental na verdade, vem de representações religiosas de histórias biblicas (que os atores sabiam porque tinha sido contadas pelos padres) feitas em grande festas religiosas estilo procissões e quermesses na idade média. Depois começaram a fazer uma versão laica disso.
O teatro grego era cantado e cada peça se passava num tempo só equivalente ao tempo real, sem puladas de tempo e geralmente num só lugar dentro da peça.
Lara, o fato de existir teatro, de construir teatros, de haver inclusive competições de teatro, representações em vários locais, de Mileto a Atenas, significa que havia uma preocupação com a representação que ganhou uma sofisticação que não havia anteriormente. Mesmo sabendo que as representações egípcias eram espetaculares para a época, como aniversários de batalhas representadas no Nilo, não chegaram ao grau de sofisticação grego.
O fato de existirem dois famosos dramaturgos, Sófocles e Eurípides, que 'competiam' em concursos, contradiz o que você diz.
Dos gregos provém a divisão atual de papéis, escolas de dramaturgos, preocupação com a escrita da peça, a divisão em peças, etc. Claro que a estrutura era diferente, e a estrutura atual, moderna, provém de evoluções ocorridas numa série de momentos. O que você diz também está incorreto, porque as representações medievais iniciaram numa estrutura devocional. E Sófocles também já ainda vivo quebrou um pouco a estrutura da época, muitas vezes colocando coros na divisão das peças (para dar tempo aos atores) e não no primeiro plano, então havia muitas mais falas. Uma peça que já era representada assim foi 'As Nuvens' (uma crítica aos filósofos, principalmente a Socrates, que provavelmente viu em vida a peça).
As várias estruturas da dramaturgia atual são fruto de toda essa evolução, que, como disse, é incremental. Sófocles por exemplo não gostava de trilogias, muitos autores voltaram a elas. A estrutura dos dramas e das comédias (e esses nomes) provém de peças gregas, mas as atuais comédias e dramas tem pouco do que eram inicialmente. É óbvio. A sociedade evolui, seus rituais e costumes também. Mas é fato que a sofisticação que os gregos deram ao teatro não tinha paralelo no mundo antigo. Pesquise e verá.
E, de novo, no mundo grego há muito de persas, por dois motivos: foram uma colônia persa, e depois a conquistaram. Então, em situações diferentes absorveram de seus primeiro inimigos, e depois conquistados, e sem querer conquistaram um império, que aliás não conseguiram administrar. Tudo o que está relacionado a administração do estado provém dos persas, por esses motivos, e mesmo tendo-o absorvido, não tinhama coesão necessária para manter um império, e o perderam.
O que disse sobre persas não diminui em NADA o fato de ser muito importante ler A Ilíada e A Odisséia, pois infelizmente não temos relatos persas dessa magnitude que tenham sobrevivido, tirando Gilgamesh, de além de mais antigo, não tem a profundidade de personagens que as obras gregas que citei. Embora claro, possa adicionar a minha lista ler as aventuras de Gilgamesh, principalmente para demonstrar para crentes onde está a origem das crenças que veêm na Bíblia.
Agora, se quiser se apegar a crenças sobre a Historia para não ler uma relíquia valiossísima do passado, esteja à vontade.
Mas entendo que a coisa não é como em '300'. É mais ou menos ao contrário: Xerxes deveria estar coberto da cabeça aos pés e representar O Estado em maiúsculas, e Leônidas, um bárbaro. Miller enfatizou o lado humano e de lutador de Leônidas para criar uma contraposição, então o rei persa ficou meio descaracterizado, mais por motivos dramatúrgicos que históricos. Dramatúrgicos, oops...